• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desmatamento na Amazônia Legal aumenta 66% em julho, aponta estudo

Neithan

Ele não sabe brincar. Ele é joselito
Desmatamento na Amazônia Legal aumenta 66% em julho, aponta estudo

O instituto de pesquisa Imazon divulgou hoje um relatório que aponta um crescimento de 66% no desmatamento na chamada Amazônia Legal no mês de julho de 2019, em comparação com o mesmo período no ano passado. O estudo mostra que, no mês, foi detectado o desmatamento de 1.287 km² na região --uma área que equivale à do município do Rio de Janeiro. O Imazon é uma associação sem fins lucrativos qualificada pelo Ministério da Justiça. O instituto faz o monitoramento da Amazônia por meio de imagens de satélites, que reportam mensalmente o ritmo de desmatamento e degradação da floresta....

Veja mais

Nas últimas semanas esse assunto ganhou as manchetes dos jornais brasileiros, e com repercussão ao redor do mundo. O aumento do desmatamento no Brasil vem gerando críticas de órgãos internacionais de proteção ambiental, e crise no governo de Jair Bolsonaro, que já demitiu diretor do INPE por dizer a verdade.

Se continuar essa pressão externa, acreditam em uma mudança do governo em relação a esse tema?
 
O percentual de aumento no desmatamento é simplesmente assustador e preocupante. Contra imagens de satélite não há argumentos. Ele é o nosso VAR.

E depois do que aconteceu ontem a ponto do corredor de fumaça ter chegado a países vizinhos, a pressão internacional vai sim aumentar, porque não se trata de fumaça de algo que não podemos controlar como um vulcão incomodando os outros e sim o nosso maior patrimônio natural.
 
Uma situação triste. Infelizmente não tenho lá muito otimismo com esse governo. Acho que pra eles pressão externa é algo quase irrelevante. Fazem o que querem e dane-se a voz da razão. Mas esse governo aí não é um grande exemplo de inteligência e quando botam na cabeça uma ideia burra aí sai da frente que ninguém segura. Daqui a pouco eles arrumam algum doutor ignorólogo pra dizer que tá tudo perfeito na Amazônia e que o desmatamento é fake news.
Mas a esperança é a última que morre. Quem sabe por milagre a gente não reverte a situação pra salvar o que pode ser salvo pros nossos filhos e netos, né? Eu é que não quero que eles herdem um mundo fodido por culpa da nossa pura e simples estupidez.
 
1602480919626.png

1602473776110.png

Na minha mente ainda estamos no começo do ano, :osigh: devia ter deixado pra olhar esses gráficos quando já houvesse os números de 2020.
 
Última edição:
Se continuar essa pressão externa, acreditam em uma mudança do governo em relação a esse tema?
Já houve algumas investidas externas, o veto do acordo Mercosul-UE no Parlamento francês, aquela menção no debate presidencial estadunidense, mas, como o @Giuseppe falou, esse governo não parece ligar pra qualquer pressão externa – tanto que tergiversou sobre soberania e inventou que as queimadas eram feitos dos índios e sertanejos e tals...

O único jeito da postura de Bolsonaro com relação a isso mudar totalmente é se existir pressão interna (leia-se, do Congresso): se o Maia e/ou Centrão, pressionados pela sociedade, começarem a ver o tema com maior presteza, no dia seguinte é capaz do Bolsonaro virar vegano até rs

Pode ser até que essa pressão externa funcione: com a eleição de Biden, por exemplo, e os EUA se juntando finalmente ao coro dos países que reprovariam essa omissão, o que engrossaria o caldo de retaliações: talvez, até, com sanções econômicas.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo