• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sony Patenteia Forma de Impedir a Venda de Jogos Usados

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Este é mais um daqueles momentos em que fãs de games ficam tristes com as empresas responsáveis por seus jogos preferidos. Enquanto a Nintendo está ocupada em promover o Wii U e a Microsoft prepara o anúncio do próximo Xbox, a Sony prefere gastar o tempo lutando numa possível futura guerra contra seus usuários.

A empresa japonesa acaba de patentear uma invenção (na verdade, a patente foi registrada em 12 de setembro de 2012, mas divulgada ao público apenas hoje) que impediria a venda e uso de jogos usados, atrelando a compra do jogo eternamente para a conta do usuário, ou pior ainda, para a máquina.

Através da “invenção”, marcas seriam feitas nos discos dos jogos para interagir com o console, limitando o uso apenas para o dono. A Sony não disse se essa aberração do DRM será implementada no PS4, mas os sonystas já podem começar a temer.

O negócio funciona assim: o aparelho lê a ID do disco; quando o jogo vai ser jogado, o aparelho de reprodução une a ID do disco e a ID do jogador, criando uma ponte para a tag de permissão; essa tag de permissão armazena os termos de uso do jogo, determinando se a combinação das IDs do disco e do jogador será permitida. Ou seja, jogou em um lugar aceitando os termos, vai precisar ou da sua conta ou só do seu console para jogar.

É possível que haja um tipo de permissão temporária para liberar o uso em outros consoles, desde que seja usado num determinado número de vezes (como cinco). Ou então limitar as horas jogadas.

Vamos torcer para que a Sony seja inteligente e desista de implementar essa tecnologia.

Fonte: Jovem Nerd
____________________________________________

Isso seria o fim definitivo para as poucas locadoras de video-game ainda no mercado.

Sem contar com o tão famoso mercado interno de video-games entre os players.
 
E qual seria o objetivo dessa tecnologia?
Não acredito que a Sony divulgaria com esse propósito de impedir venda de jogos usados.

Isso teria alguma aplicação em pirataria ou similar?
 
E qual seria o objetivo dessa tecnologia?
Não acredito que a Sony divulgaria com esse propósito de impedir venda de jogos usados.

Isso teria alguma aplicação em pirataria ou similar?

Concordo, seria muito trabalho para pouca coisa.
Mas não sei como isso poderia combater a pirataria, se o que é copiado é o conteúdo e não o disco em si.

Afinal quando você compra uma coisa, você não tem direito de fazer o que quiser com ela? Não poso vender e nem posso dar um jogo também.
 
Não vejo como aplicar contra a pirataria nesse caso, já que a venda de pirata não seria muito prejudicada com a quebra da ID ou mais ou menos como já é feito hoje em dia.

Seria mais na comercialização de jogos usados. Hoje em dia é muito praticável, já que as mídias estão muito caras. Com esse sistema, isso seria praticamente todo banido. Até mesmo a troca de jogos entre os jogadores.
 
Seria mais na comercialização de jogos usados. Hoje em dia é muito praticável, já que as mídias estão muito caras. Com esse sistema, isso seria praticamente todo banido. Até mesmo a troca de jogos entre os jogadores.
Mas isso não faz sentido ser o objetivo da Sony. Nenhuma empresa nunca manifestou repúdio a troca de games usados.
Essa consequencia parece mais saída da cabeça de quem fez a matéria.

Eu queria tentar entender qual o real objetivo da Sony numa tecnologia dessas.
 
Segundo um amigo meu, que me falou dessa noticia hoje, os desenvolvedores de jogos estão pressionando por algo do genero, pois eles perdem dinheiro com a revenda de jogos...
 
Eu acredito que seja mesmo isso. Hoje os jogos estão mais caros e isso é notável. A maioria prefere trocar seus jogos ou comprar usado, pois o preço com relação a um novo na loja fica muito mais em conta, tendo assim a oportunidade de ter mais jogos.

A Sony vai tentar acabar com isso, o que eu acho uma besteira total.
 
Se o objetivo realmente for esse mesmo, então a Sony está prestes a dar um tiro no próprio saco, pois ela estará pedindo pra ser boicotada.
Até programas de pesquisa que você compra licenças para instalar o software em um computador há a liberdade de retirar a licença de um computador e passar pra outro.
Essa briga ela vai perder logo de cara.


Os jogos hoje em dia não são mais caros que antigamente. No preço em dólares original sempre rodam em torno do mesmo desde o super nintendo. Só varia se o jogo é um lançamento esperado ou um jogo que ninguém conhece.
Aqui é que os preços flutuam bastante porcausa da comparação da nossa moeda com o dolar. Em meados dos anos 90 os games eram bem baratos porcausa do plano real. Mas desde inicio dos anos 2000 eles já passaram a sempre rodear os 200 reais em lançamentos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo