• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ajuda a iniciante em manga

tomazcdn

Usuário
Ola amigos,sou meio iniciante em desenhar manga,não achei outro forum melhor se não este.

Bom creio que aqui eu possa perguntar coisas sobre como desenhar certo? pelo que vi muitos também gostam de desenhar....

Bom estou com uma duvida que não quer calar,e em outros foruns o pessoal não me responde,é o seguinte:

Na parte de anatomia (esboço e etc...)

tipo eu estou revisando e quando me deparo com os manuais que tenho,nem um informa a medida que se deve tomar para fazer a "coxa" (femu) e a perna em geral.. quantas cabeças devo usar?

Eu acho que vi,não lembro bem,mas vi falando que era 1 cabeça + meia cabeça para fazer a coxa (região do femu) mas e o resto???

As unicas medidas que ache foram : da cabeça ao pubis é a metade do corpo,quer dizer essa medida é a mesma medida do pubis aos pés...

Alguem sabe me informar direitinho?

Eu estou usando o exemplo de um personagem de 7cabeças e meia ( 7+ 1/2)

E para não confundir se alguem souber de 7+1/2 e quanto ao resto? (6 cabeças)



Bom caso aqui ninguem saiba muito do assunto peço para que me indiquem um forum bom e obrigado pela atenção...

Caso voces entendam peço muito obrigado pela anteção e ajuda no assunto...
 
Ola amigos,sou meio iniciante em desenhar manga,não achei outro forum melhor se não este.

Bom creio que aqui eu possa perguntar coisas sobre como desenhar certo? pelo que vi muitos também gostam de desenhar....

Bom estou com uma duvida que não quer calar,e em outros foruns o pessoal não me responde,é o seguinte:

Na parte de anatomia (esboço e etc...)

tipo eu estou revisando e quando me deparo com os manuais que tenho,nem um informa a medida que se deve tomar para fazer a "coxa" (femu) e a perna em geral.. quantas cabeças devo usar?

Eu acho que vi,não lembro bem,mas vi falando que era 1 cabeça + meia cabeça para fazer a coxa (região do femu) mas e o resto???

As unicas medidas que ache foram : da cabeça ao pubis é a metade do corpo,quer dizer essa medida é a mesma medida do pubis aos pés...

Alguem sabe me informar direitinho?

Eu estou usando o exemplo de um personagem de 7cabeças e meia ( 7+ 1/2)

E para não confundir se alguem souber de 7+1/2 e quanto ao resto? (6 cabeças)



Bom caso aqui ninguem saiba muito do assunto peço para que me indiquem um forum bom e obrigado pela atenção...

Caso voces entendam peço muito obrigado pela anteção e ajuda no assunto...

Então tomazcdn, o tamanho da coxa obedece a alguns critérios importantes que devem ser considerados bem antes de recomendar o cálculo da proporção de qualquer estrutura.

No caso de seres vivos, por exemplo, a idade influencia na proporção entre cabeça e membros e crianças são naturalmente cabeçudas possuindo um centro de gravidade deslocado para o alto (favorecendo tombos no chão) e membros mais curtos, sem músculos definidos e feições delicadas/não desenvolvidas.

Também é preciso antes de escolher o personagem, verificar o que se deseja uma vez que as pessoas não possuem proporções regulares (são diferentes de objetos feitos em série como na indústria de automóveis) e alguns podem ter coxas longas em um tronco atarracado com cabeça pequena e se for um monstro ou criatura lendária a criatividade deixa o desenhista ainda mais livre para não obedecer proporções regulares. Se for caricatura a liberdade do desenhista é ainda maior.

Já para o traço realista a irregularidade ainda existe, mas obedece a biologia comum dos seres vivos.

Em todo caso eu curto desenhar para passar o tempo e treino o traço com figuras de mulheres que demandam uma delicadeza de detalhes alta o bastante para tentar desenhar homens e monstros sem maiores dificuldades.

Num ser humano padrão (nem bonito, nem feio) as proporções se repetem por todo o corpo e no caso da coxa eu costumo usar a distância da ponta do cotovelo até a ponta da mão fechada para desenhar a coxa de um adulto comum. Se for preciso eu uso uma régua ou observo em meu próprio corpo, mas raramente uso régua porque o ângulo e perspectiva faz com que eu precise obedecer ao mesmo tempo outras regras além da proporção humana. Falou e boa sorte!
 
Última edição:
Olá, Tomazcdn! Já passei por esse problema com a proporção do corpo humano, mas é essencial para adquirir a exata noção do tamanho dos membros.

No caso do Fêmur, a proporção para o desenho de 7+1/2 é de duas cabeças e uma cabeça e meia para a tíbia e a fíbula (perônio) e meia cabeça para os pés. Três cabeças para o tórax com início na cervical até o púbis, e por aí vai.

O mais importante em um mangá não é o primor na anatomia, e sim nas expressões faciais, cabelos e carisma. Esse último item é o separa um desenho do tipo "legal" de um "cara$@o!!". Meus desenhos eram anatomicamente perfeitos, mas eram sem vida, sem graça, estáticos. Essa é a ultima barreira que ainda não atravessei :dente: Boa sorte!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo