• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A religião pode afetar o Estado?

Me desculpe:

É chato sempre ter que bater na mesma tecla, se alguém não entender, aqui tem muitos advogados, embora para mim esteja bem claro.

Nossa, e é chato mesmo quando alguém acha que a gente é burro e não espera nem o argmento pra responder com essa má vontade. Como coloquei no meu post, pode não ser considerado inconstitucional porque Deus só é citado no preâmbulo, que não tem validade coetiva. Além disso, a presença de Deus no preâmbulo pode ser encarada apenas como uma opção pessoal dos constituintes, e, como o prêmbulo NÃO TEM FUNÇÃO NORMATIVA, ele não entra em conflito com as áreas da constituição que têm esta função.

Não sou advogada mas fiz várias matérias do direito, entre elas Direito Constitucional I e II, além de ter feito parte de um grupo de Estudos Constitucionais da Faculdade de Direito da UFMG por mais de um ano. Não sou leiga, nemt ampouco idiota. Não digo que minha opinião é a única verdade, mas que é uma interpretação não só possível, mas também cabível e amparada por vários pensadores do Direito brasileiro.
 
Na verdade é sim. Não interessa a todas as pessoas individualmente mas interessa à sociedade como um todo, RESGUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES.
Pode existir um vilarejo de imigrantes russos onde, tipo, TODOS são cristãos ortodoxos, logo, a festa da Dormição da Mãe de Deus é um evento importantíssimo, onde toda aquela sociedade se congrega e festeja. O mesmo vale para um bairro judeu, uma família muçulmana. Pode ser uma colônia, uma família, uma cidade, um estado inteiro, uma determinada região.

Você pode dizer que isso beneficia os católicos e está certo. Mas eu pergunto porque a religião majoritária deve se sentir culpada de ser a majoritária? O importante é o valor que tal evento tem para uma determinada sociedade ou micro núcleo dela.

PS: um ritual indígena, por exemplo, faria os índios terem mais consciência de serem brasileiros se houvesse uma participação maior de autoridades
 
E não podemos esquecer que festas religiosas fazem parte do patrimônio cultural de um povo. E isso não há como negar. Isso sem contar que acabam influenciando na economia através do turismo. Por isso é que muitas tem apoio oficial, pelos benefícios que trazem ao Estado como um todo. Mas o fato do Estado apoiar isso não significa que está tomando partido por religião A ou B. É apenas benefício mútuo.
 
Nossa, e é chato mesmo quando alguém acha que a gente é burro e não espera nem o argmento pra responder com essa má vontade. Como coloquei no meu post, pode não ser considerado inconstitucional porque Deus só é citado no preâmbulo, que não tem validade coetiva. Além disso, a presença de Deus no preâmbulo pode ser encarada apenas como uma opção pessoal dos constituintes, e, como o prêmbulo NÃO TEM FUNÇÃO NORMATIVA, ele não entra em conflito com as áreas da constituição que têm esta função.

Não sou advogada mas fiz várias matérias do direito, entre elas Direito Constitucional I e II, além de ter feito parte de um grupo de Estudos Constitucionais da Faculdade de Direito da UFMG por mais de um ano. Não sou leiga, nemt ampouco idiota. Não digo que minha opinião é a única verdade, mas que é uma interpretação não só possível, mas também cabível e amparada por vários pensadores do Direito brasileiro.

A intenção nunca era ser contra você, o me desculpe é por não esperar o seu argumento, nada que eu escrevi é contra você ou dirigido a você. Eu concordo com você qundo você disse que não é proibido, mas é inconstitucional.
 
Os feriados brasileiros católicos vêm de antes do Estado brasileiro ser declarado laico. A maioria já eram feriados e festivais na época da colonização, quando Estado e IC ainda eram praticamente a mesma coisa.
Retirá-los do calendário, assim de repente, causaria muitos problemas e uma certa revolta de grande parte da população. Porque mesmo quem não é católico se beneficia deles... alguns frequentando as festas que já deixaram de ser puramente religiosas e outros apenas tirando o dia de folga.

Mas para ser justo nessa questão, que outros feriados e eventos de outras religiões, como a páscoa judia e o ramadã, também entrassem no calendário.
 
Mas para ser justo nessa questão, que outros feriados e eventos de outras religiões, como a páscoa judia e o ramadã, também entrassem no calendário.

Não só justo como coerente. :yep:

Eu acho que existem casos e casos. Natal, Páscoa e Carnaval, por exemplo, tem base religiosa mas o apelo é cultural. Imaginem o Brasil sem o Carnaval por exemplo. Mas de boa, eu acho um absurdo que Curitiba não tenha feriado no dia da fundação da cidade, mas tenha feriado "da padroeira".
 
Não só justo como coerente. :yep:

Eu acho que existem casos e casos. Natal, Páscoa e Carnaval, por exemplo, tem base religiosa mas o apelo é cultural. Imaginem o Brasil sem o Carnaval por exemplo. Mas de boa, eu acho um absurdo que Curitiba não tenha feriado no dia da fundação da cidade, mas tenha feriado "da padroeira".

Pra falar a verdade, eu nem sei qual é a lógica da existência de feriados. A criação destes feriados católicos pode ter sido lá pras épocas emq eu o Brasil era, constitucionalmente, uma nação católica, antes de 1890.

Agora, concordo também que deveria ser só feriado. Na inglaterra por exemplo, os feriados são só "bank holliday".
 
Seria interessante mesmo diminuir esses dias idiotas tipo Dia das Mães e Dia da Avó, substituindo-os por dias culturais, rememorando festivais de várias religiões como os do judaísmo, islamismo, etc.
 
Seria interessante mesmo diminuir esses dias idiotas tipo Dia das Mães e Dia da Avó, substituindo-os por dias culturais, rememorando festivais de várias religiões como os do judaísmo, islamismo, etc.

Qual seria o propósito de tirar o Dia das Mães se ele cai sempre num domingo??? Nem dá pra considerar feriado [no sentido de que cai em um dia que já é "morto" mesmo].
Não esqueça que esses dias "idiotas" [segundo vc mesmo] geram muitos empregos e empurram a economia pra frente.
Todo mundo gosta de criticar como sendo "puro comércio", mas também gostam quando conseguem uma vaga temporária que pode se tornar efetiva, se estiver sem emprego há algum tempo...

E Dia da Avó não é feriado... apenas existe simbolicamente no calendário... não afeta em nada o dia-a-dia.

Por que um dia [ou vários, no caso] para homenagear a família não é cultural?
O catolicismo não é baseado na família?
 
A questão dos feriados religiosos do Brasil como explicou muito bem a Aranel vai pela tradição histórica atendendo a maioria da população e contra isso não há como mexer, pois já está consagrado culturamente.

Embora outras religiões se beneficiem, imaginem se fôssemos seguir ao pé-da-letra e aplicar todos os feriados e celebrações possíveis e existentes somente aos praticantes de cada religião?

Aí teríamos que ser sistemáticos demais chegando ao ponto de ter que emitir na RG de cada um de nós, o campo religião e obrigatoriamente declarar uma ou não se for ateu. Nisso o católico folgaria normalmente na páscoa, o outro no Ramadã e assim vai.

Mas aí surgiria uma coisa engraçada: e o ateu? Este a principio não teria data santa nenhuma pra comemorar e aí teria que trabalhar normalmente. Será que numa situação assim os ateus honrariam o que dizem ser e declarariam isso em documento ou apelariam pra mentira e adotariam a religião com o maior número de feriados só pra folgar mais?

É só um pensamento hipotético e impossível de acontecer que estou colocando, mas que seria uma loucura? Com certeza seria!
 
Eu acho que aos poucos as datas de outras religiões deveriam sim constar no calendário padrão, o que é diferente de ser feriado. É até uma informação cultural útil, para que as pessoas possam se conscientizar melhor sobre as religiões diferentes daquela na qual nasceu.
E também, aos poucos, transformar as datas religiosas que já são feriados em apenas datas lembradas ou facultativas. Exceto aquelas muito grandes citadas pela Ana: Natal, Páscoa, Carnaval, etc...

Quanto ao Ramadã, ele não pode ser feriado porque é um período muito longo [30 ou 40 dias, se não me engano]. Os muçulmanos não deixam de trabalhar nesse período... Significa apenas que eles tem que fazer jejum até o pôr do sol. [só esclarecendo...]

É fato que se o Brasil não tivesse TANTO feriado, seria um país bem mais produtivo!
Para mim que sou autônoma, os feriados fazem pouca diferença [a não ser quando tenho que ir no banco]. Com ou sem feriado eu continuo trabalhando...
 
Estou morando numa cidade com 2 feriados próprios: o da fundação da cidade e da padroeira (Nossa Senhora do Rosário).

Como sou autônomo pra mim não faz diferença alguma. Só folgo naqueles tradicionais mesmo.
 
É fato que se o Brasil não tivesse TANTO feriado, seria um país bem mais produtivo!
Para mim que sou autônoma, os feriados fazem pouca diferença [a não ser quando tenho que ir no banco]. Com ou sem feriado eu continuo trabalhando...

Nossa, aí já discordo completamente, vou até criar outro tópico pra discutir esse assunto.
 
Mas aí surgiria uma coisa engraçada: e o ateu? Este a principio não teria data santa nenhuma pra comemorar e aí teria que trabalhar normalmente. Será que numa situação assim os ateus honrariam o que dizem ser e declarariam isso em documento ou apelariam pra mentira e adotariam a religião com o maior número de feriados só pra folgar mais?

teríamos o dia do unicórnio rosa invisível para folgar :yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo