Velho Ateu
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Isso mesmo Ana-Lissë.
Quem, eu pergunto... quem diria não para aquela criatura arrebatadoramente linda, doce e encantadora que inspirava confiança e ainda mais quando este ser celestial te oferece, com uma voz hipnotizante, um simples objeto que, supostamente, tornaria sua vida um campo florido... um mar de rosas sem fim?
Não, ninguém podia resistir ao poder de Annatar... ou quase ninguém.
Lalaith, acho que algo do que você quer dizer é que nós provavelmente não resistiríamos às teias lançadas por Sauron, verdade, concordo plenamente. Mas isso não nos livra da culpa. Se eu cometo um erro que todos cometem isso não foi menos errado.
Quando Tolkien diz "bondade ou maldade de suas vontades", Ana-Lissë, ele mostra que havia uma ambiguidade nesses homens, quebrando um pouco a visão maniqueísta tão fortemente associada ao autor, mas quando os Nove caem, eles de fato perdem a liberdade e se tornam de todo maus. Porém, se houve bondade, pouco se nos dá. O que importa é que prevaleceu a maldade.
De fato não existiu possibilidade de redenção para esses. Talvez Tolkien quisesse mostrar que ao aceitar pactuar com o Mal em benefício próprío não se pode retornar, que tentar usar o Mal em benefício próprio é entregar-se completamente ao Mal.
Acerca da "apatia" dos demais, concordo com Anwel, era um período em que Sauron era tão belo e encantador que os mais sábios não conseguiam mais do que rejeitá-lo, que dirá viajar até o Norte para tentar salvar Reis Homens.
Galadriel e Gil-Galad eram exceção, como foi dito, mesmo entre os elfos. Assim, eles deviam estar preocupadíssimos com os Eldar, e vocês esperam que Galadriel, Gil-Galad e Gandalf tivessem tempo para tentar salvar todos os inúmeros amigos de Sauron. E ainda esperam que adivinhassem que bem esses Nove poderiam dar muitos problemas no futuro.