• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Do destino dos elfos

Parthadan

Pirata Autista Bebado e não um
Estava novamente lendo O Silmarillion, quando uma questão me intrigou.
Algo que não foi esclarecido por Tolkien (pelo menos não em nenhuma das obras que li). Abro esse tópico para que possamos discutir algumas das possibilidades para o destino dos Primogênitos de Eru (ou, para que alguém que saiba do destino previsto por Tolkien para eles, que compartilhe)

Sabemos um pouco do plano de Eru para os seus Filhos mais novos, os humanos, depois do "fim". Diz n'O Silmarillion que os humanos se juntarão a Eru e os Ainur para entoar a Segunda Música.

"Outrora, no entanto, os Valar declararam aos elfos em Valinor que os homensjuntarão suas vozes ao coro na Segunda Música dos Ainur..."
(J.R.R.Tolkien, O Silmarillon, Quenta Silmarillon, Capítulo I, "Do Início dos Tempos")

Não sabemos sobre o que acontece com os homens após sua morte, e sobre isso, diz-se que só Ilúvatar sabe. Porém Eru fez com que os homens procurassem sempre por algo fora do mundo, então não teriam por Arda o amor que os elfos tem.

E dos "Filhos Adotivos de Ilúvatar", os Anões, sabemos a crença que existe, pelo menos entre eles, para o fim. e sobre a morte, os elfos dizem que eles voltam para a pedra, de onde foram criados, mas não é nisso que eles mesmos acreditam

"..dizem que Aulë, o Criador, que chamam de Mahal, gosta deles e os acolhe em Mandos, em palácios separados; e que ele declarou a seus antigos Pais que Ilúvatar os abencoará, e lhes dará um lugar entre os Filhosno Final . Então, seu papel será servir a Aulë e auxiliar na recunstrução de Arda depois da Última Batalha.(..)"
(J.R.R.Tolkien, O Silmarillion, Quenta Silmarillion, Capítulo II, "De Aulë e Yavanna")

Então os Anões reconstruirão Arda com Aulë, depois da Úlltima Batalha.

Mas dos Primogênitos, os Elfos, não se sabe.

"(..)..embora Ilúvatar não tenha revelado suas intenções com relação aos elfos depois do fim do Mundo.."
(J.R.R.Tolkien, O Silmarillon, Quenta Silmarillon, Capítulo I, "Do Início dos Tempos")

Então o que aconteceria aos elfos?!


Os anões acreditam que irão reconstruir Arda, mas tamb´me acreditam que terão um lugar juntos aos Filhos, benção concedida por Ilúvatar. Então eles não reformariam Arda para que eles mesmos morassem lá. Essa crença poderia ter sido passada à eles por Aulë, já que ele, como um Valar, sabia do destino dos Filhos mais novos. Ou talvez Aulë desejasse isso, por amor aos anões que criou. Mas Eru adotou os anões, e os concederia um lugar em suas mansões. Então, por que motivo Arda seria reconstruída?

Ëa, o mundo que é, foi construído através da Música dos Ainur para que os Filhos de Ilúvatar o habitassem, então acredito que os elfos, que estão presos ao mundo, iriam continuar vivendo em Arda depois do fim, e pela graça de Eru continuariam no mundo que tanto amam.


Quero discutir diferentes opiniões sobre o destino dos elfos, e se alguém souber de algum texto relevante para essa discussão, que compartilhe conosco (ou comigo, se ninguém mais ler esse tópico :dente:).
 
Suas palavras foram interessantes caro Pathardan!

Somente Eru tinha em mente o real destino dos homens e, mesmo sendo mortais, não significaria que a morte era o fim, mas talvez um recomesso num futuro a quem pertence Eru. Para isso devenos nos lembrar das palavras de Gandalf a Pipin: "...vc vê praias brancas....." (acho que isso não é somente do filme, rs rs).

Os anões como bem sabemos e como vc colocou foi adotado por Eru com amor da mesma forma que os homens e elfos foram acohlidos por Eru.
Os anões possuem um lugar separado, mas isso é também meio confuso porque parece que o próprio Tolkien briga com os destinos dos filhos de Ilúvatar....

Os elfos, mesmo sendo "imortais" estão totalmente vinculados a existência de Arda. Ao que vem depois, ninguém sabe somente Eru.
 
Exato, não tem nenhum texto publicado referente a isso. As hipóteses são que os espíritos dos Elfos desaparecerão junto com EÄ, ou que Eru os acolhera (Bem melhor né?).
 
Exato, não tem nenhum texto publicado referente a isso. As hipóteses são que os espíritos dos Elfos desaparecerão junto com EÄ, ou que Eru os acolhera (Bem melhor né?).

Falcão meu amigo, não acredito que Eru tenha colocado a vida nos primogenitos, que são os mais parecidos com ele apenas pelo tempo da existencia de arda...
Pode ser que seus espiritos irão pra eru, como vc disse.. mas pode ser tambem que com a recostrução de arda, feita por aule e pelos anões ele ficassem lá mesmo... assim como os anões...
 
Falcão meu amigo, não acredito que Eru tenha colocado a vida nos primogenitos, que são os mais parecidos com ele apenas pelo tempo da existencia de arda...
Pode ser que seus espiritos irão pra eru, como vc disse.. mas pode ser tambem que com a recostrução de arda, feita por aule e pelos anões ele ficassem lá mesmo... assim como os anões...

É...Eu acho que depois da Dagor Dagorath, com Arda reconstruída e tal os elfos podem ficar vivendo ou nas Terras Imortais ou voltar a Terra-Média. Não acredito que haveria um fim definitivo do mundo, onde tudo deixaria de existir, de forma que os elfos sumissem também porque estão ligados a Arda...
 
É...Eu acho que depois da Dagor Dagorath, com Arda reconstruída e tal os elfos podem ficar vivendo ou nas Terras Imortais ou voltar a Terra-Média. Não acredito que haveria um fim definitivo do mundo, onde tudo deixaria de existir, de forma que os elfos sumissem também porque estão ligados a Arda...

Eu imagino que as Terras Imortais deixariam de existir, já que os Valar voltariam à presença de Eru e de novo seriam os Ainur (se não me engano), junto com outros, que não desceram à Terra.
Acho que os elfos continuariam na Terra Média, e dela cuidassem por toda a eternidade.
Penso isso porque não acredito que entre os anões surgiria, assim, do nada, a crença de que eles reconstruiriam Arda. É provavel que um dos Poderes (provavelmente Aulë ou algum mensageiro seu) passasse esse conhecimento a eles.
Aulë, como Valar, deveria saber do destino de Eä, já que esse provavelmente seria previsto por Mandos, conhecedor dos destinos do Mundo.
E talvez Eru quizesse que, assim como seu criador fez no início, os anões trabalhassem em Arda, que seria o eterno lar de seus primogênitos.
 
A morte dos elfos é comparada com a dos homens da seguinte forma: os homens ao morrerem, "morrem de verdade" e vão para junto de Eru, enquanto que os elfos morrem "de mentirinha", pois estão presos a Arda, e viverão enquanto Arda existir. Ae, me veio uma pergunta: se Ardas cessar de existir, os elfos teriam uma morte "verdadeira" e iriam para junto dos homens e de Eru? é uma possibilidade, não?

Outra: pelo que me lembro, no "final dos tempos" os filhos de Eru (incluindo os anões, filhos adotivos) se juntarão aos Ainur numa nova canção, não? Não seria assim que os anões iriam ajudar a reconstruir Arda?
 
Bom, acredito que com o fim de Arda e a derrota de Melkor na Dagor Dagorath, e então uma nova Música com a presença dos Filhos de Ilúvatar, os Elfos ficarão em Mandos para todo o sempre ou então deixarão de existir permanentemente, pois é dito que a vida deles dura enquanto Arda durar, e se Arda não mais existir, como eles podem continuar? Ou talvez Eru ligue a "Nova Arda" aos elfos, de modo que eles poderão viver no novo mundo como viveram na antiga Arda. E, dos Anões, acredito que "Reconstruir Arda" seja somente participar do Coro da Nova Música, ao lado dos Filhos de Ilúvatar.
 
Bom, acredito que com o fim de Arda e a derrota de Melkor na Dagor Dagorath, e então uma nova Música com a presença dos Filhos de Ilúvatar, os Elfos ficarão em Mandos para todo o sempre ou então deixarão de existir permanentemente, pois é dito que a vida deles dura enquanto Arda durar, e se Arda não mais existir, como eles podem continuar? Ou talvez Eru ligue a "Nova Arda" aos elfos, de modo que eles poderão viver no novo mundo como viveram na antiga Arda. E, dos Anões, acredito que "Reconstruir Arda" seja somente participar do Coro da Nova Música, ao lado dos Filhos de Ilúvatar.

É um paradoxo dos elfos:lol:

Dito é que estão presos a Arda, dessa forma, se Arda deixar de existir estes também deixarão, porém talvez Arda não seja Totalmente destrída na Dagor Dagorath, de forma que não se precise criar outra Arda, apenas restaurar a antiga, se isso não ocorrer (perdão não leio Silma há tempos) mas apoio a idéia do Luis que ele talvez ligue-os à nova Arda, também apoio o Luis de que os anões participarão da música.
 
Concordo também que os Anões participarão da Música e assim reconstuírão Arda. E eu li, na Wikipédia :think: (por isso não sei se é verdade mesmo né - se alguém puder confirmar eu agradecerei muito :mrgreen:), que os elfos, depois de toda a batalha e da nova música, despertariam novamente sem lembranças de suas vidas antes da Dagor Dagorath. Se isso for verdade e já que vida dos elfos depende da existência de Arda, isso é sinal de que Arda não deixaria de existir depois da Dagor Dagorath.
 
Ëa, o mundo que é, foi construído através da Música dos Ainur para que os Filhos de Ilúvatar o habitassem, então acredito que os elfos, que estão presos ao mundo, iriam continuar vivendo em Arda depois do fim, e pela graça de Eru continuariam no mundo que tanto amam.

bom, talvez por falta de conhecimentos mais profundos, aceito e acho lógico o argumento da permanência dos Elfos em Arda, após o fim, considerando-se que ocorra de fato a reconstrução de Arda.

Uma alternativa que ouso citar, passa pela questão de que, uma vez que Amán está desvinculada de Arda (sei que existem inúmeras teorias sobre se havia ido ou não para o espaço, ou se estaria apenas invisível, etc, não importa), seu terreno não seria em nada afetado pela Ultima Batalha, o que permitiria o retorno dos elfos (tanto os ''mortos'' na guerra que vão para Mandos, quanto os sobreviventes que navegariam direto para Eldamar ou outros locais) à terra Sagrada, para lá viverem até a reconstrução de Arda, ou indefinidamente.
 
Bom, acredito que com o fim de Arda e a derrota de Melkor na Dagor Dagorath, e então uma nova Música com a presença dos Filhos de Ilúvatar, os Elfos ficarão em Mandos para todo o sempre ou então deixarão de existir permanentemente, pois é dito que a vida deles dura enquanto Arda durar, e se Arda não mais existir, como eles podem continuar? Ou talvez Eru ligue a "Nova Arda" aos elfos, de modo que eles poderão viver no novo mundo como viveram na antiga Arda. E, dos Anões, acredito que "Reconstruir Arda" seja somente participar do Coro da Nova Música, ao lado dos Filhos de Ilúvatar.

Luis, não acredito que seja no coro da Segunda Música que os anões ajudariam a reconstruir Arda, até porque não acredito que ela fosse destruída a ponto de que fosse necessário construir outra Terra, assim também não acho que existiria uma "Nova Arda", e os Elfos poderiam permanecer (talvez após um julgamento de Mandos) em Arda.
Acho que eles ajudariam mais do mesmo modo com seu criador Aulë ajudou, no Início dos tempos: com o trabalho de suas mãos.

Uma alternativa que ouso citar, passa pela questão de que, uma vez que Amán está desvinculada de Arda (sei que existem inúmeras teorias sobre se havia ido ou não para o espaço, ou se estaria apenas invisível, etc, não importa), seu terreno não seria em nada afetado pela Ultima Batalha, o que permitiria o retorno dos elfos (tanto os ''mortos'' na guerra que vão para Mandos, quanto os sobreviventes que navegariam direto para Eldamar ou outros locais) à terra Sagrada, para lá viverem até a reconstrução de Arda, ou indefinidamente.

Acho que eles permaneceriam nas Terras Imortais até que Arda fosse reconstruída.

Existe um trecho do Silmarillion que fala sobre Aulë e Tulkas estarem cansados de tanto trabalhar em Arda.
Imagino que tanto os anões, junto com seu criador, Aulë, quanto os Elfos (pelo menos os mais habilidosos) ajudariam a reconstruir Arda, o que aumentaria nos Elfos o amor por Eä.
 
Sendo que os elfos existem se Arda existir, e se é dito, segundo a concepção dos anões, Arda será reconstruída após a Dagor Dagorath (como disse Parthadan, não foi algo que surgiu "do nada", mas provavelmente esse conhecimento foi passado a eles por Aulë), então, os elfos continuarão a residir em Arda depois que ela fosse, de algum modo, reconstruída. Sei lá, é o que acho...
 
Última edição:
A Dagor Dagorath só ocorrerá quando os Poderes, os Valar, estiverem cansados, envelhecidos.

"Aconteceu, assim, de entre os Ainur de alguns continuarem residindo com Ilúvatar fora dos limites do Mundo, mas outros, e entre eles muitos dos mais fortes e belos, despediram-se de Ilúvatar e desceram para nele entrar. No entanto, essa condição Ilúvatar impôs, ou talvez fosse conseqüência necessária de seu amor, que o poder deles a partir daí fosse contido no mundo e a ele restrito, e nele permaneceria para sempre, até que ele se completasse, para que eles fossem a vida do mundo ; e o mundo, a deles. E por esse motivo foram chamados de Valar, os Poderes do Mundo..." (O Silmarillion)

Uma questão intrigante. O poder dos Valar estava contido no mundo e a ele restrito. Eles eram por determinação de Eru a vida do mundo e o mundo era a vida deles.
Faz algum tempo que li a Segunda Profecia de Mandos, mas após a restauração da Luz por Fëanor, os Valar recuperam sua "juventude" (por falta melhor de termo)?
Porque se não, fica estranho que os Elfos possam habitar Ëa sendo que a Vida do Mundo está cansada, "envelhecida".
 
O destino dos elfos está ligado ao destino de Arda.....acabou-se Arda....acabou-se elfos. Não me lembro bem, mas se não me engano, nunca foi dito que Arda inteira seria destruida, como por exemplo explodir e deixar de existir...o que acredito que irá acontecer é que na Dagor Dagorath a existencia de Arda irá se definhar e logo após será renovado...que aí sim todos os Filhos de Iluvatar irão despertar e os Poderes voltarão a comandar, para depois todos juntos cantarem uma segunda Música.
 
Uma questão intrigante. O poder dos Valar estava contido no mundo e a ele restrito. Eles eram por determinação de Eru a vida do mundo e o mundo era a vida deles.
Faz algum tempo que li a Segunda Profecia de Mandos, mas após a restauração da Luz por Fëanor, os Valar recuperam sua "juventude" (por falta melhor de termo)?
Porque se não, fica estranho que os Elfos possam habitar Ëa sendo que a Vida do Mundo está cansada, "envelhecida".

Não acho que eles "recuperariam sua juventude" (sim, faltam mesmo termos melhores) mas acho que quando Fëanor restaurar a Luz, a Luz se tornaria a vida da Terra. Talvez não fossem mais necessário os controladores do Fogo Secreto.
Acho que com a restauração da Luz os Valar não estariam mais presos à Arda, e o destino dela talvez ficasse somente na mão dos elfos (considerando que esses permaneceriam em Eä).
 
Bom, quando os Elfos "morrem", eles vão para mandos Certo?
Mas ainda permanescem ligados à Arda, suponho que qundo chegar o fim, eles tornar-se-ão livres e se juntarão à Eru
 
Não acho que eles "recuperariam sua juventude" (sim, faltam mesmo termos melhores) mas acho que quando Fëanor restaurar a Luz, a Luz se tornaria a vida da Terra. Talvez não fossem mais necessário os controladores do Fogo Secreto.
Acho que com a restauração da Luz os Valar não estariam mais presos à Arda, e o destino dela talvez ficasse somente na mão dos elfos (considerando que esses permaneceriam em Eä).

Não há como saber qual o ciclo que Eru definiu pra arda, então não se pode saber nada......
como o historiando disse, depois de Feanor restaurar a luz das arvores, Uma nova era começara, cheia de paz, pois o mal tera sido banido! E isso e um motivo para que os Valar recuperassem a alegria de viver, ou a juventude!!! o que daria aos elfos um novo ciclo.
Porem não concordo com a ideia de que os elfos perderiam a memoria de vidas passadas... Feanor tem que refazer a luz..... Então nao pode perder a memoria né? :think:
 
não acompanhei o tópico todo, mas por alguns trechos que li deu para entender mais ou menos a idéia de todos que aqui responderam.

creio eu que os elfos não tem um "fim" bem exato porque talvez eles mesmo nunca tenham um fim para a existencia deles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo