Vestido Branco da Éowyn – “A Dama do Escudo”
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Vestido branco e colete/corselete marrom, usado no Retorno do Rei. Há também uma saia marrom que parece fazer parte do conjunto.
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De “A Arte do RdR”, entrevista com Ngila Dickson:
<o> </o>Sempre me perguntam sobre qual é a minha roupa favorita, e a minha resposta tem sempre sido nenhuma, mas aqui está uma das exceções. Este vestido simboliza para mim o cruzamento entre mulher e guerreira, o persistente conflito da personagem de Éowyn. O tecido é a mais macia seda, com costuras em forma de nervura muito detalhadas e bordado na gola. Nos trançamos manualmente os fios que seguram as mangas erguidas – um elemento muito importante para combate, já que não queríamos que a Éowyn ficasse inibida pelo volume de tecido das mangas. A rica camurça do espartilho tem costuras num padrão xadrez, e um bordado com um delicado fio dourado. Precisamos fazer muitas experiências até obter o equilíbrio certo do bordado – adicionando elementos decorativos sem deixar de manter o valor prático da peça como um todo.
Do “New Zealand Herald”:
<o> </o>Esse conjunto é um retrato bastante exato do estilo medieval, não contando a estranha liberdade que Dickson tomou. A estrela desse vestido de seda creme com saia comprida é a manga.
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Estufada no ombro, a manga que vai até o meio da batata da perna é depois recolhida por baixo antes de finalmente cair aberta, numa versão do modelo medieval. A sensação é de movimento e praticidade, necessária porque a Éowyn é toda ação. Ela também é dada aos combates, daí a espada como acessório. Para completar o conjunto, um colete de pele marrom com bordado dourado é vestido por cima.
Abaixo, uma lista de sites com dicas de confecção, moldes e estudos do vestido, usados como base para este estudo:
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http://www.alleycatscratch.com/lotr/Human/Eowyn/Shield.htm
http://www.costumersguide.com/shieldmaiden.shtml
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Colete e o espartilho
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<o></o>O colete e o espartilho são duas peças separadas, feitas de materiais diferentes mas de cor idêntica. O material do espartilho é camurça, e supõe-se que as capinhas das mangas possam ser de camurça também.
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O espartilho possui costuras decorativas num padrão xadrez (losangos). A distância entre as costuras é de aproximadamente 2,5 cm. Provavelmente, possui barbantanas leves, pelo menos atrás. Elas podem ser vistas dos dois lados das argolas da amarração – estão costuradas na camada superior do espartilho. É amarrado atrás, com couro marrom e 11 argolas de cada lado, de baixo para cima. Os furos das 3 argolas de baixo passam pela camada superior do bordado. A cor das argolas é ouro manchado. O espartilho possui um “painel da modéstia” atrás, que cobra a parte inferior do colete.
As costas do espartilho e do colete.
Nas filmagens.
Nas filmagens.
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O bordado é feito com um fio dourado, em camurça, e costurado no espartilho e também na gola do colete. Na parte inferior do espartilho, pode-se ver a costura ligando o bordado à peça. Não há costuras entre as linhas do bordado.
Esquema do bordado.
Capinha da manga.
O padrão xadrez do espartilho, e os bordados da parte inferior.
Capinha da manga.
O padrão xadrez do espartilho, e os bordados da parte inferior.
<o></o>O bordado foi feito na máquina. Um detalhe interessante, o bordado da parte inferior do espartilho é maior em escala na frente, diminuindo a medida que o bordado continua para os lados. Além disso, as linhas do bordado são mais próximas na parte de trás. O padrão do bordado das partes inferior e superior do espartilho é o mesmo, mas em escalas ligeiramente diferentes. O bordado da gola do colete é uma variação do mesmo bordado em escala menor, modificada devido às dimensões. O bordado das capinhas das mangas é o mesmo também.
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O material do colete é na verdade um brocado, de aparência quase lisa. Talvez seja de poliéster. Possui um zíper invisível no meio das costas, e um fecho em forma de gancho em cima.
estampa do colete.
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<o> </o>Vestido Branco
<o> </o>A questão sobre o número de peças desse conjunto continua em aberto. O fato é que as mangas e a saia possuem uma estampa na mesma cor do tecido, enquanto o restante do vestido não. Se olharmos atentamente para a gola, onde estão as nervuras, podemos ver que o tecido ali é liso. Uma das teorias é que há um vestido branco de tecido liso com mangas estampadas, e uma saia estampada, usada sobre o vestido. O vestido liso, segundo aqueles que viram a roupa nas exposições, deve ter quase o mesmo comprimento da saia. Uma outra possibilidade é que a saia do vestido simplesmente possui um forro liso, passando a impressão de que o forro e o topo são um vestido.
Compare o tecido da manga e o tecido da gola: são diferentes.
<o> </o>Supõe-se que a saia marrom, usada também com o conjunto, seja do mesmo tecido que a saia estampada. Na barra, nota-se que o peso de tecido é semelhante ao usado para confeccionar a saia branca. Como o tecido estampado branco é um pouco ralo, a saia deve ter um forro marrom. Não vemos nenhum branco aparecendo, afinal.
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Resumindo, não sabemos ao certo. Possivelmente, o que temos é um vestido liso com mangas estampadas e duas saias, uma forrada, a outra não. Ou então, uma blusa branca lisa com mangas estampadas e duas saias forradas. A segunda opção parece mais racional.
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Há uma espécie de amarração na gola.
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O tecido é uma seda bem leve, com textura. Olhando atentamente para as mangas, podemos perceber a luz brilhando através do tecido: o tecido é bastante ralo. O tecido possui listras, alternando áreas brilhantes com estampa e áreas “amassadas”. As larguras das listras variam.
Observe também a barra.
Na minha opinião, as áreas “sem estampa” são simplesmente o “verso” das áreas estampadas. Afinal, olhando bem, podemos reparar em uma espécie de “estampa” nelas também, bastante semelhante à das áreas estampadas.
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Na gola, há um delicado bordado dourado, aparentemente feito à máquina. Aparentemente, ele continua nas costas também. Há 5 nervuras. Pessoas que viram o vestido ao vivo afirmam que o tecido está levemente franzido na gola.
A barra da saia e das mangas é feita num zigue-zague simples.
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A corda trançada que segura as mangas não está costurada a nada. Está simplesmente enrolada em volta do braço e amarrada atrás. Isso é 100% certo, pois em algumas exposições, a corda foi amarrada no lugar errado. O material é um fio de cor crua/creme. Faz-se um trança, adicionando um fio semelhante aos utilizados no bordado. O acabamento, nas pontas, é feito enrolando-se as pontas, por aproximadamente 1 cm. As pontas caem quase até o fim da manga. A corda menor, que segura a manga erguida, foi trançada com um material mais fino.
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Algumas idéias sobre a confecção do vestido
<o> </o>Um vestido bastante apropriado para o clima, pela leveza e pela cor.
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Apesar de ter um molde mais obscuro e provavelmente mais complexo que os vestidos élficos, é mais fácil de ser confeccionado, por causa da decoração relativamente simples.
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Por outro lado, não exige um porte de modelo, afinal o espartilho esconde algumas imperfeições.
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Uma idéia de tecido: recentemente, encontrei nas lojas um devore branco bordado, com motivos florais. Apesar de não ser muito semelhante ao tecido original, parece ser um material bem apropriado. O código do tecido é S1001.
Para o colete, recomendaria um jaquard marrom.
<o> </o>Alguns sites, com dicas de confecção:
http://www.costumersguide.com/maggie_costumes/sm_makingof.html
http://www.yvettes.net/SMConstruction.html
http://www.koshka-the-cat.com/shieldmaiden.html
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