• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudo: Vestido Branco da Éowyn

moriel

Banned
Vestido Branco da Éowyn – “A Dama do Escudo”
<o:p> </o:p>
imagem01oa6.jpg

<o:p> </o:p>
Vestido branco e colete/corselete marrom, usado no Retorno do Rei. Há também uma saia marrom que parece fazer parte do conjunto.
<o:p> </o:p>
De “A Arte do RdR”, entrevista com Ngila Dickson:
Sempre me perguntam sobre qual é a minha roupa favorita, e a minha resposta tem sempre sido nenhuma, mas aqui está uma das exceções. Este vestido simboliza para mim o cruzamento entre mulher e guerreira, o persistente conflito da personagem de Éowyn. O tecido é a mais macia seda, com costuras em forma de nervura muito detalhadas e bordado na gola. Nos trançamos manualmente os fios que seguram as mangas erguidas – um elemento muito importante para combate, já que não queríamos que a Éowyn ficasse inibida pelo volume de tecido das mangas. A rica camurça do espartilho tem costuras num padrão xadrez, e um bordado com um delicado fio dourado. Precisamos fazer muitas experiências até obter o equilíbrio certo do bordado – adicionando elementos decorativos sem deixar de manter o valor prático da peça como um todo.
<o:p> </o:p>
Do “New Zealand Herald”:
Esse conjunto é um retrato bastante exato do estilo medieval, não contando a estranha liberdade que Dickson tomou. A estrela desse vestido de seda creme com saia comprida é a manga.
<o:p> </o:p>
Estufada no ombro, a manga que vai até o meio da batata da perna é depois recolhida por baixo antes de finalmente cair aberta, numa versão do modelo medieval. A sensação é de movimento e praticidade, necessária porque a Éowyn é toda ação. Ela também é dada aos combates, daí a espada como acessório. Para completar o conjunto, um colete de pele marrom com bordado dourado é vestido por cima.
<o:p> </o:p>
Abaixo, uma lista de sites com dicas de confecção, moldes e estudos do vestido, usados como base para este estudo:
<o:p> </o:p>
http://www.alleycatscratch.com/lotr/Human/Eowyn/Shield.htm
http://www.costumersguide.com/shieldmaiden.shtml

<o:p></o:p>
<o:p>
</o:p>
imagem03bc2.jpg

<o:p> </o:p>
imagem04kn6.jpg


<o:p> </o:p>
imagem02rl1.jpg

<o:p>
</o:p>
<o:p>
</o:p>
<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
Colete e o espartilho
<o:p></o:p>
imagem07ky5.jpg

<o:p></o:p>
<o:p></o:p>O colete e o espartilho são duas peças separadas, feitas de materiais diferentes mas de cor idêntica. O material do espartilho é camurça, e supõe-se que as capinhas das mangas possam ser de camurça também.
<o:p> </o:p>
O espartilho possui costuras decorativas num padrão xadrez (losangos). A distância entre as costuras é de aproximadamente 2,5 cm. Provavelmente, possui barbantanas leves, pelo menos atrás. Elas podem ser vistas dos dois lados das argolas da amarração – estão costuradas na camada superior do espartilho. É amarrado atrás, com couro marrom e 11 argolas de cada lado, de baixo para cima. Os furos das 3 argolas de baixo passam pela camada superior do bordado. A cor das argolas é ouro manchado. O espartilho possui um “painel da modéstia” atrás, que cobra a parte inferior do colete.

As costas do espartilho e do colete.
imagem09wj8.jpg


Nas filmagens.
imagem11ex5.jpg

<o:p> </o:p>
O bordado é feito com um fio dourado, em camurça, e costurado no espartilho e também na gola do colete. Na parte inferior do espartilho, pode-se ver a costura ligando o bordado à peça. Não há costuras entre as linhas do bordado.

Esquema do bordado.
imagem08os9.jpg


Capinha da manga.
imagem10kn9.jpg


O padrão xadrez do espartilho, e os bordados da parte inferior.
imagem13ed5.jpg
<o:p></o:p>
<o:p></o:p>O bordado foi feito na máquina. Um detalhe interessante, o bordado da parte inferior do espartilho é maior em escala na frente, diminuindo a medida que o bordado continua para os lados. Além disso, as linhas do bordado são mais próximas na parte de trás. O padrão do bordado das partes inferior e superior do espartilho é o mesmo, mas em escalas ligeiramente diferentes. O bordado da gola do colete é uma variação do mesmo bordado em escala menor, modificada devido às dimensões. O bordado das capinhas das mangas é o mesmo também.
<o:p> </o:p>
O material do colete é na verdade um brocado, de aparência quase lisa. Talvez seja de poliéster. Possui um zíper invisível no meio das costas, e um fecho em forma de gancho em cima.

estampa do colete.
imagem12yt4.jpg

<o:p> </o:p>

<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>Vestido Branco
<o:p> </o:p>
A questão sobre o número de peças desse conjunto continua em aberto. O fato é que as mangas e a saia possuem uma estampa na mesma cor do tecido, enquanto o restante do vestido não. Se olharmos atentamente para a gola, onde estão as nervuras, podemos ver que o tecido ali é liso. Uma das teorias é que há um vestido branco de tecido liso com mangas estampadas, e uma saia estampada, usada sobre o vestido. O vestido liso, segundo aqueles que viram a roupa nas exposições, deve ter quase o mesmo comprimento da saia. Uma outra possibilidade é que a saia do vestido simplesmente possui um forro liso, passando a impressão de que o forro e o topo são um vestido.

Compare o tecido da manga e o tecido da gola: são diferentes.
imagem15mm3.jpg

<o:p> </o:p>Supõe-se que a saia marrom, usada também com o conjunto, seja do mesmo tecido que a saia estampada. Na barra, nota-se que o peso de tecido é semelhante ao usado para confeccionar a saia branca. Como o tecido estampado branco é um pouco ralo, a saia deve ter um forro marrom. Não vemos nenhum branco aparecendo, afinal.
<o:p> </o:p>
Resumindo, não sabemos ao certo. Possivelmente, o que temos é um vestido liso com mangas estampadas e duas saias, uma forrada, a outra não. Ou então, uma blusa branca lisa com mangas estampadas e duas saias forradas. A segunda opção parece mais racional.
<o:p> </o:p>
Há uma espécie de amarração na gola.
<o:p> </o:p>
O tecido é uma seda bem leve, com textura. Olhando atentamente para as mangas, podemos perceber a luz brilhando através do tecido: o tecido é bastante ralo. O tecido possui listras, alternando áreas brilhantes com estampa e áreas “amassadas”. As larguras das listras variam.

imagem17ou3.jpg


Observe também a barra.
imagem21gh2.jpg
<o:p></o:p>
Na minha opinião, as áreas “sem estampa” são simplesmente o “verso” das áreas estampadas. Afinal, olhando bem, podemos reparar em uma espécie de “estampa” nelas também, bastante semelhante à das áreas estampadas.
<o:p> </o:p>
Na gola, há um delicado bordado dourado, aparentemente feito à máquina. Aparentemente, ele continua nas costas também. Há 5 nervuras. Pessoas que viram o vestido ao vivo afirmam que o tecido está levemente franzido na gola.

imagem18cs7.jpg
<o:p></o:p>
A barra da saia e das mangas é feita num zigue-zague simples.
<o:p> </o:p>
A corda trançada que segura as mangas não está costurada a nada. Está simplesmente enrolada em volta do braço e amarrada atrás. Isso é 100% certo, pois em algumas exposições, a corda foi amarrada no lugar errado. O material é um fio de cor crua/creme. Faz-se um trança, adicionando um fio semelhante aos utilizados no bordado. O acabamento, nas pontas, é feito enrolando-se as pontas, por aproximadamente 1 cm. As pontas caem quase até o fim da manga. A corda menor, que segura a manga erguida, foi trançada com um material mais fino.

imagem14xx4.jpg


imagem16mg0.jpg


imagem20by1.jpg


<o:p> </o:p>
<o:p> </o:p>
Algumas idéias sobre a confecção do vestido
<o:p> </o:p>
Um vestido bastante apropriado para o clima, pela leveza e pela cor.
<o:p> </o:p>
Apesar de ter um molde mais obscuro e provavelmente mais complexo que os vestidos élficos, é mais fácil de ser confeccionado, por causa da decoração relativamente simples.
<o:p> </o:p>
Por outro lado, não exige um porte de modelo, afinal o espartilho esconde algumas imperfeições.
<o:p> </o:p>
Uma idéia de tecido: recentemente, encontrei nas lojas um devore branco bordado, com motivos florais. Apesar de não ser muito semelhante ao tecido original, parece ser um material bem apropriado. O código do tecido é S1001.

Para o colete, recomendaria um jaquard marrom.

<o:p> </o:p>Alguns sites, com dicas de confecção:
http://www.costumersguide.com/maggie_costumes/sm_makingof.html
http://www.yvettes.net/SMConstruction.html
http://www.koshka-the-cat.com/shieldmaiden.html
 
Última edição:
Essa me surpreende a todos os dias.

Moriel é a grande estilista da Terra Média. Se vc morasse lá seria contratada para fazer as roupas dos reis, rainhas e dos soldados de todos os povos da Terra Média, até mesmo Sauron iria te contratar (na livre e espontânea pressão kkkkkkkkkkkk).

Parabéns Lady of the Darkness!
 
Se o Impronunciável é o Senhor da Geografia Tolkieniana, a moriel é a Senhora da Moda Tolkieniana^^
Parabéns, legal^^
 
Brigada :D
Mas eu seria mesmo a costureira oficial de Barad-Dur. Eles tão precisando de alguém :P
*E olhem que logo-logo vai sair o vestido da coroação da Arwen, o verdinho, se eu não me embananar demais com o poster do Hobbit que eu quero fazer :P*
 
Parabéns! Eu acho esse vestido muito bonito ( mas ainda não é o meu preferido)...eu gosto do vestido verde que ela usa.
Mas mesmo assim, eu compraria esse com certeza, se eu tivesse dinheiro..

obs: Moriel, adoro seus estudos sobre vestidos por dois motivos:

1- eu sou mulher! rsrsrrs
2- pretendo me formar em moda, quero ser estilista....
 
Parabéns pelo excelente estudo, Moriel. :joy:
Eu adoro os vestidos da Eowyn, mas acho que eles devem ser bem mais complicados que os vestidos usados pela Arwen, pois tem que equilibrar feminilidade e praticidade, fundamental para uma donzela guerreira.

:abraco:
 
Wow, parabéns pela análise do vestido.
Ficou excelente, você está realmente de parabéns. Deve ter dado um trabalhão.
E o vestido é bem bonito mesmo. Bem a cara da Éowyn:D
 
É, fazer uns modelitos melhores pros orcs, as armaduras deles são muito feias
Hm... Acho que não, a roupa deve corresponder a aquele que a veste :D

Definitivamente.mas acho que ela merece cuidar de gente melhor... Mesmo porque como eles pagariam ela,né???:hihihi:
Aposto como Sauron tinha um monte de bugigangas legais. E, ultimamente, eu vendo a minha própria avo por uns metros do tecido que eu quero e umas miçangas :D

Parabéns! Eu acho esse vestido muito bonito ( mas ainda não é o meu preferido)...eu gosto do vestido verde que ela usa.
Mas mesmo assim, eu compraria esse com certeza, se eu tivesse dinheiro..

obs: Moriel, adoro seus estudos sobre vestidos por dois motivos:

1- eu sou mulher! rsrsrrs
2- pretendo me formar em moda, quero ser estilista....
Hmmm, quer fazer um grupo de estudos de roupas? Quem sabe até uma comunidade de corte e costura :D

Parabéns pelo excelente estudo, Moriel. :joy:
Eu adoro os vestidos da Eowyn, mas acho que eles devem ser bem mais complicados que os vestidos usados pela Arwen, pois tem que equilibrar feminilidade e praticidade, fundamental para uma donzela guerreira.

:abraco:
Pois é, exatamente. O corte dos vestidos da Eowyn é bem mais complicado do que o dos vestidos da Arwen, que de complicado só têm o bordado.

Wow, parabéns pela análise do vestido.
Ficou excelente, você está realmente de parabéns. Deve ter dado um trabalhão.
E o vestido é bem bonito mesmo. Bem a cara da Éowyn:D
Ah, nem tanto. Eu me interesso por roupas há uns 5 anos, e durante esse tempo juntei muitos materiais sobre roupas do SdA.
 
Eu nunca imaginava que o colete e o espartilho eram peças diferenças e não tinha visto no filme (se é que aparece) como é bonito nas costas. =)
 
Eu nunca imaginava que o colete e o espartilho eram peças diferenças e não tinha visto no filme (se é que aparece) como é bonito nas costas. =)

No filme ele aparece pouco, e tenho quase certeza de que não aparece de costas. Por mais incrível que pareça, não consigo prestar atenção nas roupas quando vejo o filme :P

Poderia ser uma peça só, se não fosse de amarrar. Mas com a amarração, é mais fácil fazer em duas peças.
 
Á primeira vista parece muito simples... mas vsito de perto é mesmo lindo! Eu nunca tinha dado muita importancia para este vestido... mas está lindo... Parabéns pelo tópico!!!

Realmente é o cruzamento de dama e guerreira... É LINDO!!!
 
Moriel, você fez esse vestido? Eu me interessei, porque ele realmente é lindo, mas deve ser muito difícil.
Se você fez, conseguiu seda pura e o brocado?
 
Moriel, você fez esse vestido? Eu me interessei, porque ele realmente é lindo, mas deve ser muito difícil.
Se você fez, conseguiu seda pura e o brocado?

Não fiz, mas penso em fazer algo - só que preto, pois eu gosto do preto e acho que quanto mais preto, melhor. :cool:
Mas como sou preguiçosa, eu pego qualquer tecido que tenha um caimento parecido e aparência agradável. Mas para conseguir cois igual, o negócio é comprar pela internet, em sites gringos. Nos brasileiros, costuma ter pouquissimas coisas. Na falta de cores adequadas, tingir.
De modo geral, para o vestido, recomendaria aquele tecido semelhante ao das saias indianas, só um pouco mais grosso, ou aquele devorê que eu falei, e para o colete, um jaquard monocromático (ou tingido).
 
Não fiz, mas penso em fazer algo - só que preto, pois eu gosto do preto e acho que quanto mais preto, melhor. :cool:
Mas como sou preguiçosa, eu pego qualquer tecido que tenha um caimento parecido e aparência agradável. Mas para conseguir cois igual, o negócio é comprar pela internet, em sites gringos. Nos brasileiros, costuma ter pouquissimas coisas. Na falta de cores adequadas, tingir.
De modo geral, para o vestido, recomendaria aquele tecido semelhante ao das saias indianas, só um pouco mais grosso, ou aquele devorê que eu falei, e para o colete, um jaquard monocromático (ou tingido).


obrigado pela dica:)
 
Enfim, em questào de materiais, acho esse vestido bem mais fácil de fazer que os da Arwen. É mais fácil arrumar algum tecido satisfatório na aparência e no preço, al'me de não haver aqueles bordados :D

verdade, aqueles bordados devem dar um trabalhão sem fim:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo