• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fábulas

V

Saloon Keeper
fables1.jpg


Fables

Texto: Bill Willingham
Lápis: Lan Medina
Arte-Final: Steve Leialoha e Craig Hamilton
Cores: Sherilyn van Valkenburgh

Selo: Vertigo
Publicação Nacional: Devir
Formato: Encadernado de luxo (128 páginas)
Preço: Os olhos da sua cara
__________________________

Esse encadernado já foi lançado aqui há um tempo, mas eu não me lembro de ter visto tópico sobre ele. Trata-se de uma compilação dos 5 primeiros números de uma das séries da Vertigo de maior sucesso atualmente.

Como é uma publicação da Devir, algumas coisas já são esperadas: acabamento luxuoso (tem orelhas e o escambau), preço obscenamente estratosférico (algo em torno de 40 Reais) e tradução burocrática (no caso, um apêndice ou mesmo algumas notas de rodapé fariam uma boa diferença).

Mas por hora vamos nos concentrar no conteúdo: Fábulas é bem divertido, até certo ponto intrigante, e ocasionalmente utiliza alguma referência de forma bastante inteligente. A arte é ótima, as capas são excelentes e o conceito geral é bem interessante.

Porém, esse primeiro arco (premiado com vários Eisners) não chegou nem perto de explorar de forma realmente brilhante as possibilidades que a premissa oferece.

Trata-se da velha idéia de dar uma abordagem cínica e contemporânea a algo tradicionalmente ingênuo e idealizado. Dessa vez, as vítimas são protagonistas de contos-de-fada: Branca de Neve, João (aquele do pé-de-feijão), Lobo Mau, Príncipe Encantado, Barba Azul, Bela e Fera, etc.

Toda essa galera foi exilada do Mundo das Fábulas quando este foi dominado por uma entidade maligna à qual os personagens se referem apenas como "O Adversário". Passando a existir no mundo real, disfarçados de humanos, as fábulas agora vivem em Nova York, junto com os humanos normais, mas pertencem a uma comunidade oculta, com suas próprias leis e regras.

A história começa quando a irmã da Branca de Neve, Rosa Vermelha, misteriosamente desaparece, deixando para trás um apartamento todo destruído e cheio de sangue. Cabe ao Lobo Mau, que age como o detetive da comunidade das fábulas, resolver o crime.

A administradora da comunidade é a Branca de Neve, que se comporta como uma empresária arrogante, e ela acompanha o Lobo Mau (que tem a aparência do típico detetive desleixado) durante a investigação, o que dá margem a várias discussões divertidas entre os dois.

Além dos protagonistas, nós somos apresentados a vários personagens clássicos, modificados de maneira similar. Nada é muito aprofundado, no entanto, visto que a história se concentra na investigação.

Quem fala inglês logo percebe os problemas que a tradução apresentou, e como pelo menos algumas notas eram necessárias: no original, a porta do escritório do Lobo Mau dizia "B. Wolf", que obviamente é uma abreviação de "Big Bad Wolf". Isso foi uma boa sacada do Willingham, pois "Wolf" é um sobrenome comum nos EUA. A edição nacional traduziu o letreiro da porta para "B. Lobo", o que não faz o menor sentido. Talvez manter no original e explicar a referência em uma nota de rodapé fosse mais adequado.

Além disso, os personagens frequentemente se referem ao Lobo como "Bigby", que é uma contração de "Big Bad" - isso foi mantido na edição nacional, mas não há nenhuma nota explicando (eu desconfio que os tradutores não entenderam a piada até agora).

Problema semelhante ocorre com a Branca de Neve: no original, na plaqueta da mesa de seu escritório lê-se "S. White" (Snow White). "White" também é um sobrenome bem comum nos EUA, novamente uma boa idéia do criador da série. Na edição nacional a plaqueta diz "B. Neve", que apesar de, ao contrário de "B. Lobo", fazer sentido, ainda me incomodou um pouco, no sentido de que "Neve" e "Lobo" não são sobrenomes assim tão comuns.

A série ainda tem alguns outros detalhes interessantes, como a comunidade afastada da cidade onde vivem as fábulas que não conseguem assumir forma humana, chamada pelos personagens de "A Fazenda". Um dos três porquinhos vive fugindo de lá pra ir dormir no apartamento do Bigby (dando a desculpa de uma suposta dívida por este ter destruído a sua casa - na verdade ele só gosta da cidade).

Para quem está se perguntando como fábulas "más" e "boas" convivem juntas, há uma explicação para tudo. Ao vir para o mundo real, todos adquiriram personalidades humanas, e agora não são nem bons, nem maus. Seus atos cometidos no Mundo das Fábulas foram todos perdoados, e a única coisa que ainda é levada em conta são títulos de realeza (que são tecnicamente inúteis, e só voltariam a ter algum valor caso o Mundo das Fábulas fosse reconquistado).

Esse primeiro arco é uma ótima leitura, e o capricho da edição faz a compra valer à pena (apesar dos tropeços da tradução). Mas quando a coisa acaba fica aquela vontade de saber o que vai acontecer a seguir, e, digo, vai saber quando (ou se) a Devir vai publicar uma continuação.
 
Sensacional. O Bill Willingham fez um excelente trabalho, com uma história bem divertida com um ótimo senso de humor. Sem falar nos desenhos do Medina que são um show a parte
 
Li esse 1º arco esses dias e posso falar que é uma das coisasa mais divertidas que eu li no últimos meses.
A história é bem conduzida e gostosa de ler.
Ver todos aqueles personagens de contos de fadas ali, se esforçando p/ parecerem o mais humanos possível, personagens como Branca de Neve cuidando de burocracia, Lobo Mau como detetive e por ai vai... é bem legal mesmo!

Mas uma coisa que o V disse é de fato muito ruim... o lance de a Devir demorar p/ lançar as coisas e não se saber se vai lançar as continuações.
Mas ainda assim vale muito a pena pegar a série p/ ler.
 
Bom, li o nº 1 mas pretendo terminar o primeiro arco ainda nesta semana. Primeiras impressões? Fazia um booom tempo que não lia nada de HQ e achei "Fábulas" muito bom, pelo menos esse pouquinho que li. A parte da Bela com a Fera conversando com a Branca de Neve é muito boa...

"Nunca discuta higiene pessoal com um Troll, nunca troque receitas de caçarolas com uma bruxa da floresta negra, mas acima de tudo, qaundo estiver falando com a vice-prefeita... nunca mencione os Anões."
:lol: :lol: :lol:

E a arte do Lan Medina é muito boa também. Gostei bastante dos desenhos dele. :)

Ah sim, e o Lobo é o tipo detetive com jeito desleixado mesmo... legalzão. Foi só eu que senti algo meio "Logan" nele, ou será que na verdade são os dois que possuem o mesmo esteriótipo?
 
Bom, pra nossa felicidade a Devir divulgou a lista de lançamentos previstos pra este ano e dentre elas está o segundo arco de Fábulas. Agora é torcer pra que não demore muito pra sair
 
MaDZ disse:
Bom, pra nossa felicidade
Eu diria que p/ a felicidade dos meus netos, já que eles vão conseguir ler isso quando forem adolescentes (mais ou menos a época em que a Devir deve ta lançando).
besouro_a.gif
 
Gostei de Fábulas mas não achei nada muito espetacular. Dizem que o segundo arco é bem melhor..... bem, veremos....

Mesmo demorando pra publicar o formato ENCADERNADO, é a ÚNICA boa opção para se ler títulos com o selo Vertigo aqui no Brasil..... é melhor ler demorar pra sair mas ter a oportunidade de ler um arco inteiro do que ficar com os arcos em edições individuais incompletos.

Se até nos EUA Vertigo em edições individuais não vendem bem, imagine aqui no Brasil...... concordo plenamento com o plano editorial da Devir, meus parabéns para o Leandro Luigi del Manto.

:clap:
 
Re: Fábulas - Lendas no Exílio

Ok, comprei e li ontem o primeiro arco. Procurei um tópico pra comentar e resolvi ressucitar esse. Gostei da arte do lan Medina e da premissa da série. Mas sinceramente achei a história bem fraquinha. Não é feita uma análise mais aprofundada dos personagens, com exceção talvez da fria Branca e do Lobo, mesmo assim acho que são dois personagen que poderiam ser melhor trabalhados. Não achei a escolha do Barba Azul a melhor opção mas esta é minha opnião pessoal, se o Willingham tivesse explorado mais os crimes anteriores dele. Mesmo assim vale a pena ler pois sai da mesmice dos quadrinhos atualmente. Nota 7! Estou apostando no segundo arco, já foi realmente publicado no Brasil?
 
Re: Fábulas - Lendas no Exílio

Putz grila, eu li isso até o número mais recente (#47, se não me engano), e cheguei à conclusão de que FABLES é uma das melhores séries sendo publicadas atualmente.

O segundo arco é bem melhor que o primeiro, hilariamente maluco e etc, mas dali pra frente o Willingham vai fundo no universo das fábulas e você vai aos poucos percebendo que a série é bem mais do que uma idéia interessante -- há uma verdadeira paixão pelo material aqui, uma ligação emocional com os personagens e um senso de narrativa que mescla tão efetivamente delírios lisérgicos com drama sério que eu até agora não estou acreditando que uma história sobre a Branca de Neve quase me fez chorar (sério). Eu não vou entregar spoilers aqui, mas putz grila, a coisa fica bem melhor mais pra frente.

FABLES também tem o maior número de quadros absurdamente hilários mesmo fora de contexto desde, sei lá, PREACHER. Qualquer coisa envolvendo a galinha histérica da Fazenda ou o macaco alado da prefeitura é o suficiente pra rir alto, e eu só estou citando os exemplos mais óbvios. Mesmo nas histórias mais sérias fica claro que o BW está se divertindo bastante enquanto escreve isso, e ele tem um senso de humor perversamente genial.

Realmente notável, e tem tudo pra ser uma obra-prima caso não estiquem a série além do ponto.


Btw, FABLES + 100 BULLETS + Y - THE LAST MAN = Provavelmente as minhas 3 séries preferidas sendo publicadas enquanto falamos neste momento.

Ninguém segura a Vertigo na minha opinião. Melhor selo da atualidade DE LONGE.
 
Re: Fábulas - Lendas no Exílio

Bom V depois desse depoimento emocionado, eu, que não estava mais pensando em continuar com Fábulas, resolvi dar uma segunda chance pra série... Li alguma coisa na Internet e vi que a coisa deve melhorar realmente quando as Fábulas da fazenda entrarem na história... Valeu a dica!
 
Re: Fábulas - Lendas no Exílio

O Segundo volume em português deve estar aparecendo por aí a qualquer momento. Fiquem espertos.
 
Já vi ele nas bancas. Não faço a mínima idéia de como ficou a tradução, mas quanto mais essas coisas venderem, mais as editoras vão se animar pra publicar, então... façam o possível pra comprar.
 
V disse:
Já vi ele nas bancas. Não faço a mínima idéia de como ficou a tradução, mas quanto mais essas coisas venderem, mais as editoras vão se animar pra publicar, então... façam o possível pra comprar.

Ainda não achei...
Vou passar em uma loja especializada lá já deve ter chego :joy:
Valeu a dica! :joinha:
 
PQP

Isso tá tão absurdo que eu nem sei por onde começar.

Talvez seja bom mencionar que tá saindo um spin-off contando as aventuras do Jack depois que ele foi (spoiler) expulso de Fabletown, chamado JACK OF FABLES. O vilão é inspirado em alguém famoso, mas eu não vou entregar o jogo (não é difícil deduzir, basta juntar 2 com 2 etc). Tem a volta de alguém que teve uma participação importante em FABLES, e várias novas adições à pletora de personagens excêntricos que compõe o universo da série. E tem um personagem chamado "Pathetic Fallacy". E um ovo.


Também saiu uma antologia de luxo tipo-Foda chamada FABLES: 1001 NIGHTS OF SNOWFALL, que é, como os mais observadores já devem ter deduzido, uma espécie de "As 1001 Noites" com a nossa amiga Branca de Neve no lugar da Sherazad. Cada uma das histórias conta sobre o passado de algum dos personagens da série (ou seja, dá pra ler mesmo que você ainda não tenha chegado no ponto em que a série se encontra no momento), e cada uma delas é ilustrada por um artista diferente. Aliás, eu vou jogar uns nomes aqui pra vocês verem que eu estou falando sério: Charles Vess. Brian Bolland. Jill Thompson. James Jean (sim, o cara das capas). John Bolton. Etc.

Ou seja, isso valeria à pena mesmo se não fosse escrito pelo Willingham. E é.


Por fim, a série principal continua sendo uma das melhores coisas sendo publicadas atualmente (a melhor junto com POWERS, na minha humilde opinião). Se você tem espaço pra mais uma HQ na sua vida, deixe que seja essa (mas leia na ordem, peloamordedeus).
 
Última edição:
WoW, caraca eu acabei de ler o terceiro arco publicado pela DEVIR e chamado aqui de O livro do amor... Muito, muito foda!
Estou ansioso pelos próximos capítulos da série!

Ei V, sabe se tem alguma previsão e publicação desse especial 1001 noites chegar ao Brasil!!! Cara eu preciso ver a história desenhada pelo James Jean...
 
Eu voltei a ler wessa semana. To atualmente na edição 30 e pqp! O Willingham não perde o pique em nenhuma edição.
O arco da
revolução na fazendo liderada pela Cachinhos Dourados foi foda!! A invasão da Cidade das Fábulas pelos Homens de Madeira lideradas pela Baba-Yagga detonou tb!!
Falo com toda convicção que Fábulas é minha revista favorita sendo publicada lá fora junto com 52.
 
Acabei de ler a edição 45 e p/ mim não teve nenhuma queda na qualidade.
O jeito que o Willingham conduz tudo sem se perder em momento algum e vai tornando todo o plot principal (o exílio das fábulas por causa do domínio do Imperador) cada vez mais grandioso com as revelações e os personagens que vão aparecendo durante as histórias é maravilhoso!
Cada novo personagem introduzido à trama traz junto uma surpresa e de brinde ainda melhora os que já nos foram apresentados anteriormente.

Sei lá... acho que da p/ colocar o Willingham como sendo a versão Ultimate do Gaiman, pois o que ele ta fazendo é muito parecido com o que o Gaiman fez com Sandman.
Não é qq um que consegue pegar elementos já existentes e consagrados, dar um toque pessoal e criar algo completamente novo e fantástico a partir dessa junção.
 
concordo q é uma das melhores series, a unica coisa q mudaria era chamar mais artistas para fazerem parte do trabalho, mudar estilos de desenhos e afins...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo