• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Origem do medo de Gandalf

Pq o Gandalfteria medo daquele ser feito de fogo e rochas que habitava naquela minas....

Os Balrogs não são seres feitos de rocha e fogo, eles são Espíritos de Fogo. Valaraukor, são essencialmente, Maias em corpos inflamados, mas não corpos de rocha.

Apesar de ser um mago poderoso, Gandalf tinha medo do Balrog porque ele, em sua essência era mau.
O poder do mau é sempre desconhecido, é como enfrentar um guerreiro no escuro. Gandalf era muito poderoso, mas até você usar todo o seu poder fica difícil medi-lo. Por isso, acredito que ele sentia medo. Mesmo sendo o Cinzento.

Gandalf, se tinha medo do Balrog, não o tinha porque ele era um ser "do mau". Ele tinha medo sim do Balrog, porque, simplesmente, ele era um Valaraukor, um espírito de fogo, os seres mais poderosos de Morgoth, e ele os conhecia desde antes do inpicio dos tempos, pois ele era também um Maia. Ele teve medo, pois sabia que o Balrog era poderosíssimo, e que num hröa, não teria a mínima chance contra ele, muito menos cansado como estava. Ele sabia que morreria no fim das contas.

Fëanor derrotou quatro Barlrogs, e foi derrotado pelo Gothmog (que morreu nas mão de Glorfindel).

os Istari tinham uma barreira que limitava seu conhecimento, dete modo eles não tinham seu poder total de Maia (o Balrog era full power!!!). Alem disso o Cinzento ja vinha lutando alucinadamente há alguns dias, ja deveria estar bem cansadinho. Tanto que a luta foi de igual para igual e o Mago ganhou em uma vitória apertadíssima!!! (Lembrem-se que ele morreu depois!!!)

Se fosse na forma de Olórin, não tenho dúvidas que este Balrog covarde ( ele estava se escondendo, não é? ) seria um adversário mais fácil para superar, apesar do dom de olórin nao ser combativo.

Ecthelion derrotou Gothmog, Glorfindel derrotou um outro lá. Os Istari não tinham uma barreira que limitava seu conhecimento, eles estavam em hröar, e isso simplesmente, dificultava o acesso a seu poder subcriativo. Gandalf não estava lutando à dias, daonde tiraste isto? E cara, Olórin era simplesmente o nome de Gandalf, não existe "forma de Olórin". Na verdade, quando Gandalf vivia em Aman, na maior parte do tempo, ele caminhava no unseen, sem nenhuma forma, ou então na forma de um elfo. O que você quis dizer, é que se ele estivesse num fána teria sido melhor pra ele, e isso sim, é pura verdade.

Quem se borra mesmo (pra variar) é o Legolas.. ou esqueceram do fatidico

"Ui, Ui... um balrog!" :g:


(só provocando!)

Muahahahahahahaha!! Pura verdade! Legolas, além de ter sido o membro mais inútil da comitiva, era o mais aboiolado, dando esses chiliques feios...

Mas então, o medo que Gandalf sentia não era proporcional à realidade, certo? Quero dizer, ele tinha muito medo do Balrog, mas não era tããooo mais fraco que ele, né? Eu sempre imaginei algo como: Balrog = 57% Gandalf = 43%. Ou por aí.

Cara, Gandalf não tinha muito medo do Balrog, ele só tinha receio de morrer, mas ele sabia o que aconteceria se ele morresse, e não sentia tanto medo assim da morte. Quanto aos poderes, acredito que talvez fosse algo assim, ou até mais, visto que na época Gandalf estava nu hröa. Arriscaria Gandalf 40%, Balrog 60%.

Os Balrogs eram Seres antigos, de uma força enorme.. Gandalf sabia disso e não diria que tenha ficado com medo.. ficou receoso por estar cansado e ter de enfrentar algo tão forte (sozinho, pois as armas de seus companheiros nada podiam fazer). Mas Gandalf foi corajoso e mostrou seu valor.. talvez isso tb tenha contribuido para se tornar O Branco. Poderia ser encarado como um desafio na sua evolução?

Imagino que as armas não tinham muito o que fazer contra o Balrog, ele era muito poderoso e as armas "comuns" não tinham um poder significativo sobre ele, não fazendo grande diferença..
Deixando de fora o Cajado, o Anel e a Espada de Gandalf claro..

Assim, como o Anel poderia ferir o Balrog? Concordo que era uma puta arma, mas não para ferir, e sim para dominar, e acho que não dominaria o Balrog, pelo menos sem ele estar usando um anel escravo. O único que poderia fazer algo ao Balrog com o Anel, seria Sauron, e talvez, talvez somente, alguma outra pessoa que o tivesse dominado. Além disso, o que tem a ver o cajado ferir o Balrog? Ele não era nada além de uma bengala pros Istar, não era um foco ou fetiche mágico nem nada.
Além disso, a questão da comitiva não poder matar o Balrog, não é nem questão muito das armas. Gandalf tinha uma arma que poderia feri-lo, Frodo também, Aragorn também, e arriscaria dizer até o Legolas, mas nenhum desses além de Gandalf, teria sequer coragem de se aproximar do Balrog.

Isso mesmo, faça como Galdalf que não "tinha medo de nada"...
- Caramba, sua mãe está na UTI sendo operada no cérebro por um mecânico cego. Você tá com medo?
- Há forças contra as quais não fui testado ainda.
:doh:

Ou há forças contra as quais ela não foi testada ainda... hahahahahaha

assim... eu concordo q gandalf num tinha medo... mas sabia q poderia perder a batalha... por que ele ja estava cansado...:tsc:

mas sabia q em boas condições daria uma boa surra nu babakinha de fogo :joy:

Cara, você tá viajando? Mesmo Sauron, se tivesse que enfrentar mano a mano um Balrog, balançaria (embora eu acredite que ele pudesse ganhar fácil). Nenhum Ainu conseguiria derrotar fácil fácil um um Balrog no mano a mano (com a exceção óbvia de Sauron, Eonwë, Tulkas Oromë e Melkor [na minha opinião é claro]), muito menos o Gandalf, um Maia de Irmo fraquinho na porrada...

Basicamente, qualquer um poderia derrotar um Balrog. Fëanor e Glorfindel o fizeram no Silma.

Não esqueça de Ecthelion... (adoro esse cara :hanhan: ) :)
 
Ecthelion derrotou Gothmog, Glorfindel derrotou um outro lá. Os Istari não tinham uma barreira que limitava seu conhecimento, eles estavam em hröar, e isso simplesmente, dificultava o acesso a seu poder subcriativo. Gandalf não estava lutando à dias, daonde tiraste isto? E cara, Olórin era simplesmente o nome de Gandalf, não existe "forma de Olórin". Na verdade, quando Gandalf vivia em Aman, na maior parte do tempo, ele caminhava no unseen, sem nenhuma forma, ou então na forma de um elfo. O que você quis dizer, é que se ele estivesse num fána teria sido melhor pra ele, e isso sim, é pura verdade.


Nossa... Alguem prestou atenção detalhada no que eu disse...

Tenho direito a me retratar? Já fazia mais de dois anos que eu não lia absolutamente nada, esta havia sido minha messagem de estreia. E apenas poderei retirar os livros da estante após sabado, pois amanhã estarei enrolado.

Não tenho um bom domínio dos conceitos de hröar e similares, embora saiba de um modo prágmático seu significado, meus conhecimentos se limitam aos traduzidos até 2003 e o lost road.

Quando eu quiz dizer barreira de conhecimento eu estava me referindo exatamente sobre a capacidade de sub-criação, de utilizar seu conhecimento sobre a estrutura do mundo. A questão da "forma Olórin" era exatamente a de estar no estado mais puro. O lutando a dias eu disse em relação a estar fadigado por estar em Moria e ter acabado de lutar, alem da surpresa do contra feitiço, que ele não esperava.

E cada nome dado da uma força diferente ao ser nomeado. Embora Olórin, Gandalf, Mithrandir designem o mesmo ser, cada um deles representa um aspecto diferente deste ser, invocando e destacando características diferentes.
 
Última edição:
E cada nome dado da uma força diferente ao ser nomeado. Embora Olórin, Gandalf, Mithrandir designem o mesmo ser, cada um deles representa um aspecto diferente deste ser, invocando e destacando características diferentes.

Não, não... Todos eram o mesmo ser com nomes dados em linguas diferentes. Ólorin seria o nome dado a ele em Aman, Gandalf e Mithrandir por exemplo são apenas "traduções" da mesma coisa. O mesmo pros nomes que ele recebeu dos Anões e outros povos...

Se por destcar caracteriscas vc quer dizer que enquanto os elfos o chamavam Peregrino Cinzento (Gandalf, Mithrandir) e os anões de Elfo do Cajado (Incánus), tudo bem. Mas convenhamos que não tem nada com "aspactos diferentes"...
 
Não, não... Todos eram o mesmo ser com nomes dados em linguas diferentes. Ólorin seria o nome dado a ele em Aman, Gandalf e Mithrandir por exemplo são apenas "traduções" da mesma coisa. O mesmo pros nomes que ele recebeu dos Anões e outros povos...

Se por destcar caracteriscas vc quer dizer que enquanto os elfos o chamavam Peregrino Cinzento (Gandalf, Mithrandir) e os anões de Elfo do Cajado (Incánus), tudo bem. Mas convenhamos que não tem nada com "aspactos diferentes"...

O que ele quis dizer, ou ao menos assim me pareceu, foi que cada nome ressalta uma característica que foi percebida em Gandalf pelos povos que assim o nomearam. Por exemplo:

Gandalf
significa Elfo do Cajado. Era o nome dele entre os homens do norte, e os motivos do nome são óbvios.

Mithrandir
significa Peregrino Cinzento. Era o nome dele entre os elfos. Novamente, os motivos ficam óbvios.

Tharkûn significa Homem do Cajado, e era como os anões o chamavam. Preciso dizer os motivos? :mrgreen:

E assim por diante...
Note que ele havia dito "destacando características diferentes", então são provavelmente as características físicas, conforme os diferentes povos percebiam-nas. Esses nomes não são meras traduções de uma língua para outra.


Enfim, acho que o escopo do tópico é outro e fugimos um pouco. =P
 
:cool:
Tadinho do legolas.... em outras batalhas se saiu tão bem....
Injustiça comparar um elfo arqueiro com um mago pré-branco... e ainda mais exigir que ele não tenha medo...
hehehhe

eu n axo injusto... ushaushas

até mesmo por q tenhu uma grande antipatia com os elfos... (os keridinhos do publico, eca!) haushaus
 
Legolas gemeu e teve medo pq sabia do que se tratava, se os outros tivessem o mesmo conhecimento teriam saído correndo chorando...tanto é que Gimli não conseguiu nem segurar o machado quando estava diante do ser responsável pela queda de Moria...
Discordo plenamente quanto à Legolas ser o mais inútil...
Ele sentiu medo sim, sabia que o balrog era estremamente poderoso e que se conseguisse derrota-lo, não o faria sem quase cair morto, o que também poderia tornar a comitiva um alvo fácil para os orcs...
Devemos lembrar que o fato de ser poderoso não torna os indivúduos imunes ao medo...o próprio Sauron teve medo de que se caso voltasse para os Valar eles o punissem...
 
Legolas gemeu e teve medo pq sabia do que se tratava, se os outros tivessem o mesmo conhecimento teriam saído correndo chorando...tanto é que Gimli não conseguiu nem segurar o machado quando estava diante do ser responsável pela queda de Moria...
Discordo plenamente quanto à Legolas ser o mais inútil...
Ele sentiu medo sim, sabia que o balrog era estremamente poderoso e que se conseguisse derrota-lo, não o faria sem quase cair morto, o que também poderia tornar a comitiva um alvo fácil para os orcs...
Devemos lembrar que o fato de ser poderoso não torna os indivúduos imunes ao medo...o próprio Sauron teve medo de que se caso voltasse para os Valar eles o punissem...

Você até pode não concordar, mas Tolkien concorda.
Ele mesmo diz que Legolas não é muito util para comitiva.
 
Tá em um texto ou numa carta de Tolkien, mas não sei qual é...tem um texto na Valinor - Legolas inútil? Em defesa dos elfos - Por Glória "Lasgalen" Espechit
25 de junho de 2005 - que diz:



E Legolas? Qual foi seu papel então ? Teria sido ele um mero observador, um representante estatístico na composição da Sociedade dos Nove? Não, sua função seria exatamente aquela que Tolkien sugeriu: a de um coadjuvante, um pilar na retaguarda, para apoiar e dar cobertura às ações e decisões que caberiam àqueles que buscavam o objetivo definido nestas batalhas: restaurar a glória dos antigos reinos dos homens
 
Epa, calma aí. Aí o Tolkien diz que ele era um coadjuvante, e não que não era lá tão necessário. IMO, ele é faria uma falta grande na Sociedade, pois era um elfo, o que significa que estava em maior comunhão com a natureza, além de ter um olhar aguçado e saber combinar cores de roupa.
 
Epa, calma aí. Aí o Tolkien diz que ele era um coadjuvante, e não que não era lá tão necessário. IMO, ele é faria uma falta grande na Sociedade, pois era um elfo, o que significa que estava em maior comunhão com a natureza, além de ter um olhar aguçado e saber combinar cores de roupa.

Na verdade, Tolkien diz com todas as letras que Legolas era o mais inútil da comitiva, subtendendo-se que não faria falta alguma.
 
Na verdade, Tolkien diz com todas as letras que Legolas era o mais inútil da comitiva, subtendendo-se que não faria falta alguma.

:think: Ah mas ele foi parceiro, e matou um monte de orcs, olifantes...
ajudou nas batalhas..
certo que qualquer um poderia ter feito.
 
Ué ele matou orcs numa batalha. Duh! É oq ue se espera de guerreiros numa batalha!

Tolkien fala da inutlidade do legolas numa das Cartas (procurem que tem iso na Valinor, bando de preguiçosos! :-P ); mas ele diz isso num certo contextos.

Seria algo como: essa era a era dos Homens, os elfos (e Legoals era a representação disso) foi o mais inútil da Sociedade pq os elfos em si estavam fadados a ter uma participação apenas marginal nesses acontecimentos...
 
:think: Ah mas ele foi parceiro, e matou um monte de orcs, olifantes...
ajudou nas batalhas..
certo que qualquer um poderia ter feito.

Legolas não matou um monte de orcs e olifantes (quer dizer, orcs até vai, mas olifantes não). Ele não era uma máquina de matar, como mostra o filme...
 
Legolas não matou um monte de orcs e olifantes (quer dizer, orcs até vai, mas olifantes não). Ele não era uma máquina de matar, como mostra o filme...
Mas ele era um elfo. Era valioso pra Comitiva, muito embora não fosse insubstituível, IMO. E a minha opinião e a de Tolkien não necessariamente precisam ser a mesma nesse quesito :D
 
acho que Gandalf tinha medo do Balrog por que sabia que o tal é muito poderoso além de estar em desvantagem como a comitiva que ele queria salvar, mas quem tem muito medinho mesmo é o Legolas que negócio é esse de "Ai é um Barolg" esses elfos hein...
Fazendo agora uma regressão ao livro "O Hobbit" naquela parte em que Gandalf salva os anões e Bilbo ele diz que encontrou alguns elfos de valfenda fugindo apavorados dos trolls... como eu estava dizendo esses elfos...
 
mas não é dito quantos elfos e quantos trolls haviam, nem se os tais elfos eram guerreiros ou não (bastaria um troll para botar pra correr um vilarejo inteiro de camponeses...)...
enquanto no filme Legolas ficou puramente com o papel de acertar flechas em qualquer coisa, no livro fica mais evidente que ele auxilia com conselhos e com seus sentidos...
mas independente do que se diga, merry e pippin foram os mais inúteis para a comitiva...além de não fazerem nada e terem de ser protegidos toda hora, foi Pippin q atraiu a atenção dos orcs qdo estavam em moria, e foi por um motivo bem estúpido ainda...
 
Bem, lendo esse tópico me bateu uma coisa (e não foi um trem de ferro):
Gandalf estava cansado quando enfrentou o Balrog. Isso colocou seus poderes em um limite mais amplo, pois lutando com o máximo de suas forças ele ultrapassou o que seu corpo físico poderia aquentar, tendo morrido e tido permissão para voltar, mas ai como o Branco...
 
Bem, lendo esse tópico me bateu uma coisa (e não foi um trem de ferro):
Gandalf estava cansado quando enfrentou o Balrog. Isso colocou seus poderes em um limite mais amplo, pois lutando com o máximo de suas forças ele ultrapassou o que seu corpo físico poderia aquentar, tendo morrido e tido permissão para voltar, mas ai como o Branco...


isso pode ser passar de nivel.......

São Paulo campeão brasileiro de 2006 !!!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo