[Enquete] Como você avalia a primeira temporada?

  • Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como você avalia a primeira temporada?


  • Total de votantes
    71
Sarcasmo meu 😝. A mudança da imagem de elfo Tolkiniano de cabelos longos que vinha se propagando em filmes e desenhos mudou tão drasticamente que estou brincando que devem ter usado tanto dinheiro para cenário e CGI que faltou para comprar as perucas para os elfos, mas espada de CGI para foto pegou pesado.
Com o orçamento gigantesco que teve essa série, falta de dinheiro não é a razão para essas adaptações, é mais uma questão de escolha da produção, pois os filmes tiveram um quarto do orçamento da série e na minha opinião supera muito o visual da série e de muitas produções de hoje em dia.
só me deixou mais triste ainda ler que os filmes tiveram 1/4 do orçamento da série, normalmente não sou criterioso com esses números e ter a consciência disso me mostra que é muito pior do que eu pensava
 
Marquei 1 - 2 pq estava sem opção zero.
Não entrava no Valinor a uns 15 anos, mas a frustração com a série foi tamanha que resolvi vir conferir o que se comentava por aqui.

Já nos primeiros minutos da série lágrimas correram em tristeza, e a tristeza prossegue, cresce e se renova a cada episódio.

Para prosseguir assistindo fiz um esforço mental de acreditar em quem determinou a série leu os livros a uns 20 anos atrás, assistiu os filmes, achou que os exageros de O hobbit não tinham sido suficientes e tinha dinheiro pra gastar criando essa série, mas quiz fazer ela meramente baseada nos acontecimentos dos livros e não se deu ao trabalho de reler os livros e a preocupação de colocar sentimento na trama, roteiro, visual e afins.

Assim, assisto apenas para testemunhar como é possível que coisas profundas sejam transformadas em rasas com o passar das décadas, e de como obras literárias importantíssimas podem ser esquecidas pela busca de seu próprio consumo.

É isso, assisto a série apenas para ficar triste pensando que a obra de Tolkien esvaeceu como tudo que é humano.
 
Na verdade, o orçamento da trilogia do PJ, se for atualizado para os dias de hoje, chegaria a algo próximo de 480 milhões de dólares. Não um quarto, mas metade do que a série vai custar, ao fim de cinco anos (se o orçamento original não for estourado rs).
 
Prevendo que os haters vão ignorar isso completamente, principalmente a parte que fala que a diferença entre a proposta da Amazon e Netflix é que a Amazon deu poder da Tolkien Estate dar pitaco

Amazon’s negotiating team (led by Sharon Tal Yguado, Roy Price and Dan Scharf) wooed the estate not with a specific pitch, but with a pledge of a close relationship that would give the estate a creative seat at the table so it could protect Tolkien’s legacy. There was also, of course, the money. Sources say the staggering number that’s been widely reported ($250 million) was actually Netflix’s bid and that Amazon’s number was tens of millions less (albeit, still staggering).

“It was our collective passion and fidelity to Tolkien that really won the day,” says Amazon Studios TV co-head Vernon Sanders
 
Ainda falta mais um ep, mas eu diria, pelas conversas q tenho com quem conhece pouco sobre o legendarium, q é nota 7-8. E esse é o público q interessa comercialmente. Acho q para a minoria q é leitora e conhece um pouco mais, a avaliação é bem misturada.
 
  • Curtir
Reactions: Mireille
Ainda falta mais um ep, mas eu diria, pelas conversas q tenho com quem conhece pouco sobre o legendarium, q é nota 7-8. E esse é o público q interessa comercialmente. Acho q para a minoria q é leitora e conhece um pouco mais, a avaliação é bem misturada.
Meus pais gostaram até aqui. Por outro lado, eles sabem que eu me importo e podem estar mentindo para mim :think:
 
Mantenho a nota 5-6, uma boa sessão da tarde. Eu realmente gostaria de ler/ver uma entrevista com Payne e McKay para entender o racional deles para algumas alterações no lore.

Enfim, pontos positivos:
- Anãos e Khazad-dûm (acho que isso é unânime, pelo o que tenho lido)
- Orcs (lavou a alma em relação aos filmes do Hobbit e arrisco dizer que se igualou ou superou a trilogia original)
- Sauron-Halbrand (foda-se, eu gostei; poderia ter sido melhor, há pontas soltas ainda, mas eu gostei do que se desenhou para esse primeiro arco de Sauron, ainda se reencontrando na Terra-média após a derrota de Morgoth, sua essência malígna está claramente ali, mas ele não começou a série como sucessor automático de Morgoth e eu gostei disso; vamos dizer que é um ponto positivo que ainda pode ser revisado a depender das próximas temporadas)
- Númenor (a cidade ficou muito boa e não pareceu nada novela da Record)

Pontos negativos:
- Galadriel (infelizmente foi muito difícil simpatizar com a personagem, que na verdade tinham um bom argumento na série, mas que ficou muito monótona até o episódio em que consegue convencer Halbrand a voltar para a Terra-média - nesse episódio deu uma inflexão na minha antipatia por ela)
- Harfoots (apesar de ter gostaro da caracterização deles, praticamente todas as suas cenas eram uma barriga no episódio; eu acho que a série arrumou um problema ao colocar um istar na Segunda Era, pq vão ter que dar um destino pra ele em diversos grandes eventos, como a Última Aliança)

Acho que os desvios do "cânon" merecem um tópico a parte, pq muitos podem ser necessários ou pelo menos justificáveis.
 
Votei na primeira opção, porque falar (bem ou mal, pouco importa) sobre a série foi uma das únicas coisas boas que eu pude fazer neste ano que, até agora, tem sido muito ruim para mim. Essa série* foi minha válvula de escape de um tanto de merda que tem me afetado, absurdamente.


*Depois de House of the Dragon, que é impecável, claro. Daemon, te amo, mesmo que você seja o pior ser humano do mundo.​
 
No geral, das coisas que eu gostei foram muito mais por ter o nome "Senhor dos Anéis", e o conjunto de referências, do que o mérito da Série. Não vejo problema criarem conteúdo novo ou personagens próprios para a série, mas eu sinto que é uma oportunidade perdida de uma produção que TINHA que ser inesquecível.

Eu vejo algo bonito na tela, mas não sinto algo marcante. É belo, mas vazio.

Do que genuinamente gostei:

- Sauron: Finalmente um personagem poderoso que não precisa de super-força, super-velocidade ou alguma arma infalível como já tô cansado de ver em filmes de super-heróis, por exemplo.

Sauron me pareceu uma mistura do Lúcifer do "Advogado do Diabo" com o Ozymandias do Watchmen;

Do que foi bem mais ou menos:

- Khazad-dum começa bem em sua apresentação, mas se perde na trama arrastada que não leva a lugar nenhum para este Núcleo;

- Númenor começa bem ao mostrar um Mix de civilizações mediterrâneas: Cartago, Minoanos, Creta, Fenícios, etc. Mas, de novo, não sai do canto;

Do que achei realmente ruim:

- Galadriel Karen, Temerária, Imprudente, Imatura...

- Os Hobbits. Eu sempre desconfiei deste Núcleo e, infelizmente, foi muito mais uma muleta narrativa e fan-service, que uma construção de trama

Do que me decepcionei:

- Harad e Rhûn não foram mostrados. Regiões com um potencial mitológico e worldbuilding tão inexplorados (baseados na África e Ásia, respectivamente). Deviam ter tirado o Núcleo dos Hobbits para expandirem o sul e leste da Terra-média.

- Temáticas não exploradas sobre vida x morte x imortalidade x natureza humana em Númenor.

- Amizade, humildade e simplicidade dos hobbits são conceitualmente destruídos com o abandono da família da Nori pela Tribo Inteira. Mais belo e poderoso tematicamente mostrar que nos momentos de crise a união e a amizade são maiores do que a Lei ou Sobrevivência. Vi mais união dos Orcs com Adar do que entre os Hobbits. Pqp.

No fim, dou uma nota de 5 reais para fazer caridade. Isso tudo que aconteceu com o SDA me lembrou o caso de Star Wars:

- Uma 1ª trilogia aclamada;
- Uma 2ª trilogia prequel detonada;
- Uma continuação (espiritual) mal-acabada
 
Última edição:
Mudei meu voto após terminar a temporada. Nota 6,5 seria a mais precisa, pra mim. É bacaninha, mas deixa muito uma sensação de que poderia ser realmente incrível.
 
  • Curtir
Reactions: Arner the Brave
Meu voto inicial de 5-6 não mudou.

A série é fraca. O texto é ruim, as soluções por vezes são porcas, é piegas, o ritmo não ajuda, várias atuações que não convencem. Deixou muito a desejar.

Pontos altos foram os anões ( :sacou: ) e a estética de maneira geral.
A dúvida sobre quem seria Sauron e qual a identidade do Estranho e dos Místicos foram pontos legais também, geraram boas discussões, mas não gostei das soluções dadas. Não pela identidade deles, mas pela forma repentina como foram revelados, enrolaram, enrolaram, pra no fim jogar correndo de qualquer jeito.

Pra melhorar precisa principalmente trocar de roteiristas.
 
Como não fiz nenhuma perspectiva positiva da serie, acho que gostei dela, não totalmente, até porque ela muito corrida, principalmente no ultimo capitulo, mas para o que eu esperava ela foi bem melhor. Principalmente quando se tratava da polemica do elenco nudista.
 
  • Curtir
Reactions: Melian
A melhor pior estreia de uma série.
Ainda bem que a Amazon tem mais quatro temporadas pra acertar.
Que venham as próximas.
:dance:
 
  • Curtir
Reactions: Melian
Agora com a conclusão, minha nota fica: ★★★☆☆

Eu diria que no geral foi bom, com possibilidades boas de ser melhor e quem sabe deslanchar nas próximas temporadas. Espero que os produtores aprendam com os erros e ouçam um pouco a crítica, mas não aquela ruim, mas sim a construtiva.
 
  • Curtir
Reactions: Arner the Brave
Mantenho 7-8

Eu comecei a assistir sem expectativa alguma, não esperava nada, não tinha ficado naquela ansiedade mortal como muitos ficaram, e acabei recebendo um conteúdo legal e que me agradou bastante. Poderia ter sido melhor? Sim. Em roteiro principalmente, mas eu estou satisfeito com o produto final e irei rever enquanto a minha assinatura está ativa.
 
  • Curtir
Reactions: Fúria da cidade

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em: