1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Windows Vs. Linux

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Calaquendi, 15 Jan 2004.

  1. Calaquendi

    Calaquendi Usuário

    Estou para formatar meu PC aqui em casa e queria a ajuda de vcs.
    Windows ou Linux? e ah duvida que me bate. Eu queria que vcs me ajudassem a me decidir pondo tipo um prós&contras.

    Abrigado pela colaboração :mrgreen:

    Acho q n tem nenhum tópico sobre isso se tiver perdoem-me e movam/deletem ele...
     
  2. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Tudo depende do que você quer fazer. Para algumas coisas (leia-se: jogos, ou suporte a alguns tipos de hardware), você vai precisar do Windows.

    Se não for rodar nada que necessite do Windows, aí o Linux pode ser uma boa alternativa.

    E lembre-se que se você tiver espaço suficiente pode deixar os dois instalados e alternar entre eles à vontade.
     
  3. Hobbit_de_Cueca

    Hobbit_de_Cueca Usuário

    Ditto... E já existem versões do Linux que rodam direto de CD, você nem precisa instalar. Talvez seja uma boa opção testar estas versões (Kurumin, Demo Linux, etc.) antes de resolver instalar uma distro Linux, assim você fica conhecendo melhor o Linux. Dá uma olhada nas bancas de jornal que sempre sai alguma revista com a versão mais nova do Kurumin. :mrgreen:
     
  4. Thangorodrim

    Thangorodrim Usuário

    O Linux é um sistema mais estável, mas de menor compatibilidade com softwares e com hardwares, como o ex falou. Se vc for usar o PC para rodar jogos o ideal é o Windows (98 ou XP). Se for um computador para escritório, que utiliza apenas internet e editor de texto, eu recomendo o Linux, que possui softwares compatíveis excelentes, como o OpenOficce e o Mozilla. Ou então ponha um dualboot. Se vc quiser baixar uma versão do Linux Kurumin 2 (gratuito), dê uma olhada nessa página:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O arquivo tem 186mb
     
  5. Calaquendi

    Calaquendi Usuário

    Pelo visto terei que fikar com o ruindows mesmo pois n vivo sem os jogos... Faze oque e talvez eu vejah essa de roda o Linux direto do CD :mrgreen:

    Valw pela ajuda :D :D :D
     
  6. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    Olha o Linux é o melhor sistema operacional sem exagero, o único problema é: você já mexeu com Linux, sabe como ele funciona.

    O linux funciona com comandos e é bem mais chatinho nisso.E tem também o caso da compatibilidade. Não são todos os programas que têm compatibilidade com Linux.
     
  7. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Bem lembrado. Elas são também muito boas para ver se o seu hardware vai ser reconhecido.

    Certamente, há uma interface de linha de comando que é muito poderosa, muito mais que aquele "Prompt de Comando" do Windows, que por sua vez já é muito melhor que o do finado DOS.

    Porém já existem interfaces gráficas, e todas as distribuições (exceto algumas especializadas para tarefas específicas) vêm com as interfaces gráficas que permitem que você faça 90% ou mais das coisas em modo gráfico como no Windows.
     
  8. Calaquendi

    Calaquendi Usuário

    Eu usei por um tempo o chamado Monkey Linuz que roda com o windows, mas talvez por problemas no pc ele n rodo direito, quanto a essa história dos comandos e talz eu jah sei alguma coisa, eu escolheria certamente o Linux se não fosse a incompatibilidade com os jogos... Faze oq não vivo sem eles
     
  9. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    Acho que esse é um dos grandes problemas, para mim o maior.
     
  10. Calaquendi

    Calaquendi Usuário

    A linguagem do Linux eh baseada no unix né? e otra o Unix n tem interfaçe gráfica, ou tem?
     
  11. Papagena

    Papagena ƒƒ

    Vou completar uns 8 meses de Linux.


    Até que eu me dei bem com ele... só fico enraivecida quando ele não lê meus cds. :disgusti:

    Mas tudo se resolve rapidinho... hehehe

    Nunca pensei que eu fosse falar isso: Sinto falta do Windows... e do Ctrl + Alt + Del.
     
  12. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Que linguagem do Linux? A linguagem do shell, o interpretado de comandos, que permite desde rodar aplicativos até escrever scripts complexos? Sim, é baseada na original do Unix, mas mais poderosa.

    Originalmente não tinha, mas acho depois teve. Atualmente creio que mesmo os Unices mais antigos possam rodar uma versão recente o suficiente do X para poder executar os aplicativos gráficos que existem.

    O Linux não tem incompatibilidade com jogos. Ele permite rodar jogos, e há sim jogos para Linux. Inclusive alguns com suporte a gráficos 3D e tals. O que acontece é que não há versões para Linux dos jogos que você vai querer jogar (ex: Counter Strike). Culpa do fabricante, não do Linux.

    Ainda assim, alguns jogos do Windows rodam sob o emulador de Windows.
     
  13. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    Não acho isso defeito do linux não. Eu sei que é dos fabricantes, espero o dia em que todos os programas vão vir com suporte linux.
     
  14. Thangorodrim

    Thangorodrim Usuário

    Não é um defeito do Linux, pq isso ocorre pq os jogos são feitos para a plataforma Windows. Entretanto, para quem gosta de jogar, usar o Linux se torna uma desvantagem, exatamente pq a maioria dos jogos do mercado são incompatíveis com a plataforma Linux. Eu espero que com o passar do tempo os fabricantes produzam mais softwares para o Linux, pq só assim o Windows não terá mais vantagem sobre esse promissor OS.
     
  15. Calaquendi

    Calaquendi Usuário

    Realmente, os desenvolvedores deviam pensar + nisso, mas o problema eh que seria mt poko lucrativo, teriam que fazer duas versões diferentes uma pra cada plataforma, sairia mt caro para o ganho que eles teriam... E como as indústris não pensam en nós... Mas um dia o Linux e o Opensource venserão!!!
     
  16. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    É só questão do Linux começar a ser usado por nós e pelas empresas pois assim eles serão obrigados a desenvolverem softwares para a plataforma Linux.
     
  17. Heceldamar

    Heceldamar Usuário

    Por nós, do jeito que está, só se for para curiosos ou programadores, mas muitas empresas já usam o Linux. O simples motivo de não ter que pagar nada já vale a sua instalação. E como em empresas não há importância se o Linux suporta jogos ou não, a tendencia é só que cada vez mais empresas adotem o Linux. Além disso, o governo também está instalando computadores em escolas públicas com ele, diminuindo os custos para uma politica de inclusão digital. Ou seja, o Linux é cada vez mais presente.

    Mas bater de frente com o Windows? Bom, aí é outra história...
     
  18. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    Para usuários doméstico é mesmo mais dificil

    O problema é ensinar Linux a quem nunca viu um computador. O windows é famoso por isso, bem mais facil de usar.
    .
     
  19. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Considerando-se pessoas que nunca viram um computador, seria ensinado (pelo menos no princípio) apenas as coisas mais básicas: usar um editor de textos, talvez uma planilha, navegar pela internet, talvez mais uma coisinha e outra.

    Esse tipo de coisa mais básica já tem equivalentes iguais no Linux e no Windows, a dificuldade é exatamente a mesma. Mesmo a necessidade de fazer login no Linux com um nome de usuário e uma senha pode ser removida.
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Se a dificuldade de utilização fosse igual o crescimento da taxa de penetração do Linux no Desktop seria muito mais rápida do que é hoje em dia. Convenhamos, mesmo um profissional experiente como eu desanima um pouco ao ver o tanto de tempo que se perde configurando e reconfigurando as tranqueiras do Linux. Recompilar kernel então, é coisa pra quem realmente não tem mais oq ue fazer da vida. Muito mais fácil meter um Win qq coisa que em 20 min vc usa tudo na sua máquina numa boa. E com o mesmo nível de estabilidade gráfica. Eu uso RH9 notrabalho e o sistema gráfico aqui me dá muito mais problema do que meu WinXP em casa.

    Por enquanto, Linux em desktop é coisa de piazada com tempo.
     

Compartilhar