• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Windows Vs. Linux

Calaquendi

Usuário
Estou para formatar meu PC aqui em casa e queria a ajuda de vcs.
Windows ou Linux? e ah duvida que me bate. Eu queria que vcs me ajudassem a me decidir pondo tipo um prós&contras.

Abrigado pela colaboração :mrgreen:

Acho q n tem nenhum tópico sobre isso se tiver perdoem-me e movam/deletem ele...
 
Tudo depende do que você quer fazer. Para algumas coisas (leia-se: jogos, ou suporte a alguns tipos de hardware), você vai precisar do Windows.

Se não for rodar nada que necessite do Windows, aí o Linux pode ser uma boa alternativa.

E lembre-se que se você tiver espaço suficiente pode deixar os dois instalados e alternar entre eles à vontade.
 
ex disse:
E lembre-se que se você tiver espaço suficiente pode deixar os dois instalados e alternar entre eles à vontade.

Ditto... E já existem versões do Linux que rodam direto de CD, você nem precisa instalar. Talvez seja uma boa opção testar estas versões (Kurumin, Demo Linux, etc.) antes de resolver instalar uma distro Linux, assim você fica conhecendo melhor o Linux. Dá uma olhada nas bancas de jornal que sempre sai alguma revista com a versão mais nova do Kurumin. :mrgreen:
 
O Linux é um sistema mais estável, mas de menor compatibilidade com softwares e com hardwares, como o ex falou. Se vc for usar o PC para rodar jogos o ideal é o Windows (98 ou XP). Se for um computador para escritório, que utiliza apenas internet e editor de texto, eu recomendo o Linux, que possui softwares compatíveis excelentes, como o OpenOficce e o Mozilla. Ou então ponha um dualboot. Se vc quiser baixar uma versão do Linux Kurumin 2 (gratuito), dê uma olhada nessa página:
http://info.abril.com.br/download/3343.shl

O arquivo tem 186mb
 
Pelo visto terei que fikar com o ruindows mesmo pois n vivo sem os jogos... Faze oque e talvez eu vejah essa de roda o Linux direto do CD :mrgreen:

Valw pela ajuda :D :D :D
 
Olha o Linux é o melhor sistema operacional sem exagero, o único problema é: você já mexeu com Linux, sabe como ele funciona.

O linux funciona com comandos e é bem mais chatinho nisso.E tem também o caso da compatibilidade. Não são todos os programas que têm compatibilidade com Linux.
 
Hobbit_de_Cueca disse:
E já existem versões do Linux que rodam direto de CD, você nem precisa instalar. Talvez seja uma boa opção testar estas versões (Kurumin, Demo Linux, etc.) antes de resolver instalar uma distro Linux, assim você fica conhecendo melhor o Linux.

Bem lembrado. Elas são também muito boas para ver se o seu hardware vai ser reconhecido.

Glorfindel disse:
O linux funciona com comandos e é bem mais chatinho nisso.

Certamente, há uma interface de linha de comando que é muito poderosa, muito mais que aquele "Prompt de Comando" do Windows, que por sua vez já é muito melhor que o do finado DOS.

Porém já existem interfaces gráficas, e todas as distribuições (exceto algumas especializadas para tarefas específicas) vêm com as interfaces gráficas que permitem que você faça 90% ou mais das coisas em modo gráfico como no Windows.
 
Eu usei por um tempo o chamado Monkey Linuz que roda com o windows, mas talvez por problemas no pc ele n rodo direito, quanto a essa história dos comandos e talz eu jah sei alguma coisa, eu escolheria certamente o Linux se não fosse a incompatibilidade com os jogos... Faze oq não vivo sem eles
 
Eu usei por um tempo o chamado Monkey Linuz que roda com o windows, mas talvez por problemas no pc ele n rodo direito, quanto a essa história dos comandos e talz eu jah sei alguma coisa, eu escolheria certamente o Linux se não fosse a incompatibilidade com os jogos... Faze oq não vivo sem eles

Acho que esse é um dos grandes problemas, para mim o maior.
 
Vou completar uns 8 meses de Linux.


Até que eu me dei bem com ele... só fico enraivecida quando ele não lê meus cds. :disgusti:

Mas tudo se resolve rapidinho... hehehe

Nunca pensei que eu fosse falar isso: Sinto falta do Windows... e do Ctrl + Alt + Del.
 
Calaquendi disse:
A linguagem do Linux eh baseada no unix né?

Que linguagem do Linux? A linguagem do shell, o interpretado de comandos, que permite desde rodar aplicativos até escrever scripts complexos? Sim, é baseada na original do Unix, mas mais poderosa.

Calaquendi disse:
e otra o Unix n tem interfaçe gráfica, ou tem?

Originalmente não tinha, mas acho depois teve. Atualmente creio que mesmo os Unices mais antigos possam rodar uma versão recente o suficiente do X para poder executar os aplicativos gráficos que existem.

Calaquendi disse:
eu escolheria certamente o Linux se não fosse a incompatibilidade com os jogos

O Linux não tem incompatibilidade com jogos. Ele permite rodar jogos, e há sim jogos para Linux. Inclusive alguns com suporte a gráficos 3D e tals. O que acontece é que não há versões para Linux dos jogos que você vai querer jogar (ex: Counter Strike). Culpa do fabricante, não do Linux.

Ainda assim, alguns jogos do Windows rodam sob o emulador de Windows.
 
O Linux não tem incompatibilidade com jogos. Ele permite rodar jogos, e há sim jogos para Linux. Inclusive alguns com suporte a gráficos 3D e tals. O que acontece é que não há versões para Linux dos jogos que você vai querer jogar (ex: Counter Strike). Culpa do fabricante, não do Linux.

Não acho isso defeito do linux não. Eu sei que é dos fabricantes, espero o dia em que todos os programas vão vir com suporte linux.
 
Não é um defeito do Linux, pq isso ocorre pq os jogos são feitos para a plataforma Windows. Entretanto, para quem gosta de jogar, usar o Linux se torna uma desvantagem, exatamente pq a maioria dos jogos do mercado são incompatíveis com a plataforma Linux. Eu espero que com o passar do tempo os fabricantes produzam mais softwares para o Linux, pq só assim o Windows não terá mais vantagem sobre esse promissor OS.
 
Realmente, os desenvolvedores deviam pensar + nisso, mas o problema eh que seria mt poko lucrativo, teriam que fazer duas versões diferentes uma pra cada plataforma, sairia mt caro para o ganho que eles teriam... E como as indústris não pensam en nós... Mas um dia o Linux e o Opensource venserão!!!
 
Realmente, os desenvolvedores deviam pensar + nisso, mas o problema eh que seria mt poko lucrativo, teriam que fazer duas versões diferentes uma pra cada plataforma, sairia mt caro para o ganho que eles teriam... E como as indústris não pensam en nós... Mas um dia o Linux e o Opensource venserão!!!

É só questão do Linux começar a ser usado por nós e pelas empresas pois assim eles serão obrigados a desenvolverem softwares para a plataforma Linux.
 
Por nós, do jeito que está, só se for para curiosos ou programadores, mas muitas empresas já usam o Linux. O simples motivo de não ter que pagar nada já vale a sua instalação. E como em empresas não há importância se o Linux suporta jogos ou não, a tendencia é só que cada vez mais empresas adotem o Linux. Além disso, o governo também está instalando computadores em escolas públicas com ele, diminuindo os custos para uma politica de inclusão digital. Ou seja, o Linux é cada vez mais presente.

Mas bater de frente com o Windows? Bom, aí é outra história...
 
Mas bater de frente com o Windows? Bom, aí é outra história...

Para usuários doméstico é mesmo mais dificil

Além disso, o governo também está instalando computadores em escolas públicas com ele, diminuindo os custos para uma politica de inclusão digital. Ou seja, o Linux é cada vez mais presente.

O problema é ensinar Linux a quem nunca viu um computador. O windows é famoso por isso, bem mais facil de usar.
.
 
Glorfindel disse:
O problema é ensinar Linux a quem nunca viu um computador. O windows é famoso por isso, bem mais facil de usar.

Considerando-se pessoas que nunca viram um computador, seria ensinado (pelo menos no princípio) apenas as coisas mais básicas: usar um editor de textos, talvez uma planilha, navegar pela internet, talvez mais uma coisinha e outra.

Esse tipo de coisa mais básica já tem equivalentes iguais no Linux e no Windows, a dificuldade é exatamente a mesma. Mesmo a necessidade de fazer login no Linux com um nome de usuário e uma senha pode ser removida.
 
Se a dificuldade de utilização fosse igual o crescimento da taxa de penetração do Linux no Desktop seria muito mais rápida do que é hoje em dia. Convenhamos, mesmo um profissional experiente como eu desanima um pouco ao ver o tanto de tempo que se perde configurando e reconfigurando as tranqueiras do Linux. Recompilar kernel então, é coisa pra quem realmente não tem mais oq ue fazer da vida. Muito mais fácil meter um Win qq coisa que em 20 min vc usa tudo na sua máquina numa boa. E com o mesmo nível de estabilidade gráfica. Eu uso RH9 notrabalho e o sistema gráfico aqui me dá muito mais problema do que meu WinXP em casa.

Por enquanto, Linux em desktop é coisa de piazada com tempo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo