• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Windows Vs. Linux

Muito mais fácil meter um Win qq coisa que em 20 min vc usa tudo na sua máquina numa boa. E com o mesmo nível de estabilidade gráfica. Eu uso RH9 notrabalho e o sistema gráfico aqui me dá muito mais problema do que meu WinXP em casa.

Mas no geral convenhamos que o Linux é bem mais estável que o Windows que mesmo bem configurado teima as vezes dar tela azul, operação ilegal etc.
 
Desde a versão 2k do Windows que não obtenho uma tela azul e as instabilidades que tenho no Windows em geral são as mesmíssimas que obtenho no Linux: culpa do software.

Não sou nem um defensor do Windows nem um denegridor no Linux, mas cada um no seu canto, por enquanto. Não troco meu Debian no server da Valinor mas não troco meu WinXP em casa
 
Não sou nem um defensor do Windows nem um denegridor no Linux, mas cada um no seu canto, por enquanto. Não troco meu Debian no server da Valinor mas não troco meu WinXP em casa

Uhm a valinor usa Debian. Legal!!

No caso do WinXP não há tantas instabilidades mas há o problema de "hardware". Em um pc mais novo e veloz podemos usar o XP mas e se formos observar um Pentium 200 ou menos. Sai muito melhor usar o Linux (em termos de instabilidade) do que Windows 95 e 98 já que é impossivel ultilizarmos o XP.
 
Deriel disse:
Se a dificuldade de utilização fosse igual o crescimento da taxa de penetração do Linux no Desktop seria muito mais rápida do que é hoje em dia. Convenhamos, mesmo um profissional experiente como eu desanima um pouco ao ver o tanto de tempo que se perde configurando e reconfigurando as tranqueiras do Linux. Recompilar kernel então, é coisa pra quem realmente não tem mais oq ue fazer da vida. Muito mais fácil meter um Win qq coisa que em 20 min vc usa tudo na sua máquina numa boa. E com o mesmo nível de estabilidade gráfica. Eu uso RH9 notrabalho e o sistema gráfico aqui me dá muito mais problema do que meu WinXP em casa.

Bem, não me referi à instalação, mas sim a utilização para as coisas mais simples e comuns. O tipo de coisa que seria ensinado num curso básico de informática numa dessas empresas que colocam pessoas na rua para parar as pessoas e oferecer cursos de informática. :mrgreen:

Agora ainda sobre a instalação, algumas distribuições são mais fáceis de instalar que o próprio Windows, e provavelmente mais rápidas. A maior parte do hardware comum é detectada e não oferece problemas. Se houver alguma imcompatibilidade aí sim a instalação pode ficar demorada e complicada (precisando talvez recompilar o kernel, coisa que não é necessária normalmente). Porém, se der problema de compatibilidade no Windows, também não vai ser tão rápido e fácil resolver...
 
Para quem quer conhecer o Linux, vale a pena dar uma olhada no Kurumin http://www.guiadohardware.info/linux/kurumin/ Uma distribuição nacional, roda direto do CD e é considerada uma das, se não a melhor distribuição voltada para o usuário comum. E é claro, é sempre bom ter um CD dele por aí caso você venha a ter problemas do tipo: Meu Windows não quer ligar e o ultimo backup é muito velho. Uma vez que dá pra usar ele para fazer o backup. Me surpreendi hoje a saber que a versão 2.03 (a que eu tenho) trabalha muito bem com partições NTFS, sendo que ele está atualmente na 2.13.
E como são apenas 187 MB dá até para baixar com um modem discado (usando um Getright lógico).
 
Bem ensinar linux para iniciantes n deve c muito dificil, pois minha prima começou em um curso aprendendo Linux com K-Desktop... Como o Ex falo o básico deve se fácil de aprender.

Tenho outra dúvida, o linux exige alguma config especial do PC? Tem versões especificas para cada processador, qntidade de memória etc?
Tenho um PIII 450, 128 Mb DIMM, Víd. 8Mb comp. e curtos 4gb de hd, qual linux vc me recomendam?

Calaquendi
 
Calaquendi disse:
Tenho outra dúvida, o linux exige alguma config especial do PC? Tem versões especificas para cada processador, qntidade de memória etc? Tenho um PIII 450, 128 Mb DIMM, Víd. 8Mb comp. e curtos 4gb de hd, qual linux vc me recomendam?

Geralmente há versões do kernel otimizadas para processadores mais novos (PIII, Athlon, P4, etc.), mas há também as comuns que rodam em qualquer um.

Esse seu hardware parece ser bem comum, então não deve dar problema de compatibilidade. O espaço em disco é suficiente...

Se você tiver uma conexão internet rápida, você poderia instalar o Kurumin no hd e baixar algumas coisas úteis que não estão no CD por falta de espaço. Se não tiver, aí fica incoveniente ficar baixando os programas. Tem o Knoppix, que é outro Linux que roda direto do CD e que pode ser instalado no HD. Esse vem com uma seleção de programas muito maior, e quando instalado ocupa 2,5Gb.

Ou você pode usar um Mandrake, um Conectiva ou algum outro e na hora da instalação marcar as coisas que quer e as que não quer para não ocupar tanto espaço.
 
mas é assim que todos nós aprendemos, e realmente "naquela época" era bem + difícil, pq nesse mundo tudo evolui mt rápido :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo