• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você gosta de regras pra "interpretar" ?

Você gosta de "regras pra interpretação" ?

  • Sim.

    Votos: 27 67,5%
  • Não.

    Votos: 10 25,0%
  • Nunca joguei um jogo com isso (ou se joguei, ignorei/não entendí essa parte)

    Votos: 3 7,5%

  • Total de votantes
    40
Sim porque qualquer besta pode editar e apagar coisas ou colocá-las sob seu ponto de vista, o que a torna uma fonte duvidosa no mínimo.
 
Ôpa pera lá!

Dain, a wikipedia brasileira é sim uma zona, e completamente não-confiável. Mas a inglesa é consideravelmente confiável, pois não é qualquer mulambo ignorante que posta. E ainda por cima ha grupos de pessoas verificando os conteúdos constantemente.

Então, por exemplo, indique alguma parte desse artigo que seja absurda, na sua opinião. (já digo de ante-mão, vai ser difícil achar).
 
Não é por conter absurdos, é porque ela pode ser criada por qualquer um e, por isso, isenta de imparcialidade (coisa que uma enciclopédia deve ser).

Ou seja: uma wiki sobre alinhamentos criada por um cara que curte D&D seria totalmente diferente da wiki sobre alinhamentos criada por um cara que não curte D&D.

Imagina uma wiki de GURPS criada por mim :P
 
Por exemplo, o conceito de alinhamento que ele colocou é totalmente equivocado e anacrônico. Ele foi daquele jeito nos tempos do AD&D, onde tu combinava um alinhamento moral com um ético. Na 3E não é assim. Os alinhamentos são 9 e cada um é explicado separadamente. Por exemplo, não diz o que é um personagem lawful nem o que é um personagem good. Tem o que é um personagem lawful good.
 
Um absurdo que eu achei no específico de D&D é que ele não segue as regras do Wikipedia, já que cita partes inteiras do Livro do Jogador sem indicar isso claramente.

Discussão sobre alinhamentos é a coisa mais sem frutos que existe. Não há no mundo duas pessoas que concordem totalmente sobre o assunto.

Minha opinião: quem joga com alinhamentos que forçam o personagem a tomar uma ação (e principalmente o mestre que usa isso) tá jogando errado. Quem usa eles como um guia para a interpretação, mas dinâmico e podendo mudar, fazendo o alinhamento seguir a ação do personagem e não o contrário tá jogando certo.
 
Pelo contrário, o barlach só confirmou minha teoria - de que os Alingments de D&D são tão ambíguos que permitem várias interpretações.

O que aliás, os veteranos com mais de 20 anos de experiencia do link que botei anteriormente, já tinham confirmado. :roll:
 
É, não foi isso que o Barlach disse, mas tudo bem.

E a minha interpretação mais objetiva e restritiva dos alinhamentos é perfeitamente embasável nos meus 16 anos de jogo, pelo teu raciocínio. :wink:
 
E a minha interpretação mais objetiva e restritiva dos alinhamentos é perfeitamente embasável nos meus 16 anos de jogo, pelo teu raciocínio.
Claro.
Mas é apenas 1 entre várias outras igualmente válidas - e não a verdade absoluta, como você desde o começo parece insistir. :roll:
 
Ué, todo argumento, desde que fundamentado (como o meu, já que eu só reproduzo o que diz o Player's Handbook), merece ser defendido. :wink:
 
Caraca, o Sky não desiste nunca! Tu é muito retruqueiro Sky! :lol:

ps: essa foto aí do teu avatar tá muito maneira! É o Drizzt?
 
O Armitage falando de D&D parece padre falando de mulher.

Quero ver se ele chegar a jogar D&D que nem gente um dia, se vai continuar pensando assim.
 
Calma gente, voltemos a discussão saudável!

Bem eu mestro Fallout PnP a uns 3 anos. Não existem classes ou tendências nesse RPG o que abre ao jogador um gigantesco leque de opções para a carreira de seu personagem.

Inicialmente achei que o fato de não possuir classes seria cruel, principalmente para jogadores novos. Mas na verdade foi a falta de tendência que sempre me preocupou.

Alguns jogadores, mesmo alguns mais experientes, ás vezes deixam de lado conceitos básicos que seu personagem expôs durante sua história de "vida", principalmente quando há alguma intriga dentro do grupo.

Eu entendo que a personalidade de uma pessoa possa ser inconstante, mas você não enfia um FN-FAL .223 na cara de teu amigo e descarrega o cartucho só por que ele reclamou por você ter feito besteira! Claro que, se você sempre interpretou um maníaco tudo bem...mas um personagem culto ou que sempre resolveu as coisas de forma mais pacífica agir assim é complicado!

No exemplo acima apliquei uma penalidade no XP ao fim da sessão, mas agi corretamente?

O livro de Fallout que uso é praticamente um fanbook, ou seja, não é oficial. O único medidor de "bondade;maldade" chamado Karma está muito vago e incompleto no livro, impossível de ser utilizado. A camapnha atual está terminando agora (depois de 3 anos...) e pretendo utilizar o Karma na próxima campanha, já que o grupo será refeito. Alguém joga ou já jogou Fallout (PNP ou de PC mesmo) e pode me ajudar com algumas idéias???
 
Alguém joga ou já jogou Fallout (PNP ou de PC mesmo) e pode me ajudar com algumas idéias???
Estás brincando? Fallout é um dos melhores CRPGs já criados pra PC! Muito legal saber que você curte, e ainda por cima joga a versão "de mesa", Ascaloth!

Não sei se você sabia, mas Fallout foi inicialmente desenvolvido usando Gurps, o nome até ia ser "Fallout: A GURPS post-apocalyptical role-playing game". Mas o dono do Gurps (Steve Jackson) achou que o jogo tava ficando violento e "sujo" demais (palavrões, sexo, drogas, etc.) daí se retirou do projeto e proibiu os caras de usarem o sistema. Conclusão: se fudeu, pois os caras criaram um sistema próprio, e o jogo foi um tremendo sucesso.

Você sabia que vem aí Fallout 3 pra PC e Xbox360? Olha uma foto aí só pra dar agua na boca:
falloutpz1.png



Mas voltando ao alinhamento em Fallout, Ascaloth. O Alinhamento de D&D não seria uma boa escolha a meu ver, por que Fallout é realista, adulto/moralmente ambíguo. Ou seja: rótulos do tipo "do mal" e "do bem" não funcionam.

Acho que algo nos moldes dos proprios traits do jogo (ou as vantagens/desvantagens de Gurps ) funcionariam melhor - "psicótico", "pedófilo", "honesto", "trapaceiro", "alcoólatra", "pacifista", "covarde", "cleptomaníaco", "sado-masoquista", "corajoso", "casto", "mentiroso compulsivo", "ambicioso", "egocêntrico", etc.

Assim você definiria caracteristicas de personalidade, que serviriam como guias na hora da interpretação.

Mas é bom lembrar: mesmo com as melhores regras de alinhamento do mundo, tem jogador que vai simplesmente ignorar tudo isso na hora do jogo começar, e só vai lembrar da ação, aventura e tiros de FN-FAL (ou, de PANCOR JACKHAMMER hehehe ).
 
Eu sabia dessa do GURPS sim, mesmo porque algumas regras do Fallout lembram muito as de GURPS! Sem contar que o jogo é 95% inspirado em um dos meus filmes favoritos: Mad Max!
Sobre os alinhamentos, minha idéia seria utilizar o sistema de Karma do jogo pra "rotular" os personagens e não uma tendência pré-determinada ao criar a ficha do personagem. Dessa maneira o jogador vai forjando a personalidade ao longo da carreira e seus atos modificam seu Karma - ou a maneira de agir e de ser visto pelos estranhos.
Isso aproxima mais o PnP do jogo original para PC, o único problema é que na adaptação não existe regra alguma para Karma e no jogo de PC você não tem tabela alguma para se basear.
Ai bolei duas alternativas para o problema:

1) Construir uma tabela de Karma que varia de -100 á +100 (ou -1000 até +1000 copiando o jogo para pc), onde o jogador recebe ou perde pontos de Karma junto aos seus pontos de experiência. Dessa forma um jogador com +100 de Karma que cometa um crime cruel perderia experiência na interpretação.

2) Rotular os personagens por suas ações. O grupo que foi contratado por um mestre de caravanas para matar os lobos que atacaram suas Bhamins na noite passada pode ganhar um rótulo mútuo de "Matadores de Lobo" ou "Mercenários". O problema deste método é que as primeiras ações dos personagens no mundo poderiam congelar suas personalidades para sempre e isso eu não quero, já que um ser humano é uma criatura imprevisível.

Então Armitage, eu já vi o trailer do Fallout 3 e ele já foi lançado para PC!!! Só não posso ainda afirmar se o jogo é bom ou não, já que mudou o produtor do game. O sistema de conversa por exemplo, antes aquela bela tela que parecia um monitor hi-tech enferrujado, mudou para um sistema muito parecido com o de Neverwinter. Parece que o jogo foca mais a ação do que os longos e divertidos dialogos dos seus antecessores. Digo PARECE por que realmente não vi o jogo ao vivo, só trailer!!!

FN-FAL? PANCOR? O negócio mesmo é Vindicator Minigun fazendo o jogador rolar uma montanha de dados (e o inimigo tomar uma montanha de danos rsrs)!!!
 
Na verdade Fallout 3 ainda não foi lançado pra PC. Vai ser no segundo semestre ( tanto pra Pc quanto pra Xbox360 ).

Acho difícil os caras da Bethesda fazer o role-playing tão maneiro quanto os caras da velha Black Isle, ainda mais se tomarmos como parâmetro sua ultima obra - Oblivion - que, sejamos francos, é um jogo muito divertido, mas em matéria de interpretação.... é bem raso, principalmente nos diálogos.

Aliás Ascaloth, se você curtiu os Fallouts de PC, recomendo Planescape: Torment e Arcanum, jogaços dos mesmos desenvolvedores de Fallout. Detalhe: ambos levam o role-playing a sério, com diálogos dinâmicos, enredos não-lineares e muita liberdade de interpretação. Show! :joy:
 
eu incentivo meus jogadores a interpretar de acordo com u PJ que eles criaram
eu sempre auxilio eles quando eles precisam
o fato e q no mais de 50% dos xp´s q eu distribuo são de interpretação independente do sistema que eu mestro

experiencia por combate em minhas campanhas so contam quando o Pj aprende algo com ela...afinal experiencia significa q vc ficou experiente com a situação...
quem vence um exercito de goblins de longe merece masi XP duq u cara q matou u dragão com um unico golpe de sorte...

pelumenus do meu ponto de vista
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo