• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Viajando na Europa

Já ouviram falar em Servas? www.servas.org, é uma rede internacional de hospedagem gratuita. Posso procurar aqui se tem alguma coisa da Servas em curitiba, .e bed & breakfast, funciona mais ou menos como um intercâmbio.
 
Viajar de trem é uma boa. Mas ouvi falar de umas passagens aéreas por 15 euros, tipo Londres-Paris... alguém me diz se isso procede?
 
O que me falaram e que eu li (e por uma baita coincidência saiu até na Veja dessa semana) é que além do preço da passagem tem as taxas, o que eleva o preço. Somando isso ao tempo de check-in (que o trem não tem) e a distância dos aeroportos às cidades (trem chega no centrão) a gente tá tendendo a trem.

Outra dúvida é sobre o dinheiro: dá pra viajar só com cartão de crédito? Ou é melhor levar travellers check?
 
Se vocês quiserem mesmo fazer um tour por toda Europa eu recomendo o Eurotrem, afinal ele é "barato" e as paisagens são recompensadoras. Mas, se for para ficar em um local fixo, recomendo um lugar já considerado "clichê", Viena na Áustria.
 
O que me falaram e que eu li (e por uma baita coincidência saiu até na Veja dessa semana) é que além do preço da passagem tem as taxas, o que eleva o preço. Somando isso ao tempo de check-in (que o trem não tem) e a distância dos aeroportos às cidades (trem chega no centrão) a gente tá tendendo a trem.
tem opção pela airfrance, que você desembarca no charles de gaule, retira a sua bagagem, e já vai para o trem. PORÉM, é absurdamente recomendado que, na hora do check-in você informe para o atendente que você vai só até o charles de gaule de avião, que os demais trechos são via trem, se não é capaz do atendente cometer um erro, e você acaba com a sua bagagem cremada, já que isso é um procedimento contra erros em Charles de Gaule.
 
O que me falaram e que eu li (e por uma baita coincidência saiu até na Veja dessa semana) é que além do preço da passagem tem as taxas, o que eleva o preço. Somando isso ao tempo de check-in (que o trem não tem) e a distância dos aeroportos às cidades (trem chega no centrão) a gente tá tendendo a trem.

Outra dúvida é sobre o dinheiro: dá pra viajar só com cartão de crédito? Ou é melhor levar travellers check?

Eu acho traveller check tosco :P sempre achei, actually.

Na China usei um cartão VTM - Visa Travel Money, é como um cartão que já tem créditos, você faz ele no Brasil e deposita quanto de dinheiro quiser (tem um mínimo) e retira dinheiro nos caixas de cada país que for - moeda local. Achei bem útil, pois ele cobra acho que USD2,5 a cada saque, não importando o valor (bom pra quando você saca bastante dinheiro). Já cartão de crédito, não sei como funca, mas acho que tem taxa de adm. proporcional ao valor que você saca.

No fim das contas, usei dinheiro (dólar/euro, que levei pra trocar lá) + cartão de crédito + VTM e só.

Se bem que... prov. só usarão Euro né.. :dente:
 
Eu acho traveller check tosco :P sempre achei, actually.

Na China usei um cartão VTM - Visa Travel Money, é como um cartão que já tem créditos, você faz ele no Brasil e deposita quanto de dinheiro quiser (tem um mínimo) e retira dinheiro nos caixas de cada país que for - moeda local. Achei bem útil, pois ele cobra acho que USD2,5 a cada saque, não importando o valor (bom pra quando você saca bastante dinheiro). Já cartão de crédito, não sei como funca, mas acho que tem taxa de adm. proporcional ao valor que você saca.

No fim das contas, usei dinheiro (dólar/euro, que levei pra trocar lá) + cartão de crédito + VTM e só.

Se bem que... prov. só usarão Euro né.. :dente:
A gente só usou cartão de crédito em Nova York. Muito prático, e vc paga o dólar comercial e não o turismo. Tem uma taxinha de IOF que vem cobrada, não é muito não... tenho q dar uma olhada na minha fatura.
 
Outra dúvida é sobre o dinheiro: dá pra viajar só com cartão de crédito? Ou é melhor levar travellers check?

Saia fora de Traveller Check. Hoje em dia mais ninguém usa isso e é uma furada. Leve cartão e dinheiro. Veja com seu cartão de crédito/débito como sacar dinheiro com eles na europa se vc precisar. O Banco do Brasil por exemplo tem agencia na Champs Elisees e o HSBC costuma ter muita agencia fora do Brasil tb. Normalmente vale a pena a taxa q vc paga(muitas vezes é IOF mais algum trocado). Aliás, os Cartões do BB costumam cobrar uma pequena taxa por uso no exterior, mas não é todo cartão q cobra isso não.

Vale a pena comprar o máximo de coisa no cartão pois com ele vc paga o valor do dolar comercial enquanto traveller checks e euros comprados em banco vc paga o valor do turismo(as vezes até 20 centavos mais caro) além de uma taxa do próprio Banco q costuma ser de 10 dólares mais 4%(se não correntista ou 2% se correntista).

Resumindo: Leve oq quiser em grana, mas se não quiser andar com muito dinheiro use como plano B sacar no cartão ao invés de usar travellers checks.

************************

Qto a dicas de viagem, meu pai foi há 2 anos num roteiro clássico(Itália, Espanha, Portugal, França e Inglaterra) e mês passado num roteiro mais diferenciados(Itália, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Suiça, Austria, Rep Tcheca, Polonia e Hungria) e de tudo isso a cidade q ele mais gostou foi Amsterdã. E olha q eu achei q ele ia odiar pois até hoje só conheço quem vai pra lá fumar maconha e haxixe. Já ouvi muita gente falar maravilhas de Brugges na Belgica tb. Como Holanda e Belgica são pequenos e bem pertos da França acho q vale a dica.

************************

Ultima dica... existe um site Francês que faz reviews de hoteis na europa com videos. Ele virou referencia na europa noq diz respeito a isso. Vi uma reportagem sobre os caras mas esqueci o nome deles agora... então não é de muita utilidade. Não ser pq o nome "Tripod" vem na minha cabeça. Não é isso mas é parecido.
 
Dados do meu cartão de crédito após viagem a NY no mes passado.

No meu cartão Ourocard do BB(Visa) eu gastei USD 2000 - paguei de taxa de uso no exterior R$ 39.00 +ou- isso ein. +ou- 1% se considerar o dolar a 1,85 na época.

No TAM-Itaucard(Visa) gastei USD 1000 e não paguei nenhuma taxa por uso no exterior(nem IOF)

No Caixa Federal Card(Master) - US 650 e não paguei nenhuma taxa por uso no exterior(nem IOF)


Resumindo... Maldito seja o Banco do Brasil

********

PS: Viu, era próximo de Tripod... q memória boa eu tenho.
 
Vou ver com o Vatho q sempre tem q viajar p/ lá (acho q aquele safado pão duro nunca vai me levar p/ lá... :disgusti:).

Mas uma das coisas q ele disse é q a única coisa q realmente presta em Paris é o Versalhes, a cidade é bonita, mas é tão fedida qto SP...
 
Deriel disse:

Bom, depende de muita coisa. Antes de mais nada dos locais que vão visitar. Se não têm restrições, aconselho vivamente Roma, Londres, Paris, esses sítios do costume indespensáveis. Tenham também em conta cidades como Praga ou Amsterdão. As ilhas gregas, se conseguírem, são um óptimo destino.

Fala-se muito no Interrail, uma viagem de comboio entre vários países da Europa. Nunca tentei nada do género nem conheço ninguém próximo que tenha, mas dizem que os preços são acessíveis, se consegue visitar muita coisa, é cómodo, e as condições são bastante aceitáveis.

Deriel disse:
O problema é que Madri é longe, por mais que seja na Europa também. E o problema dos aviões é que os aeroportos são normalmente fora das cidades e tem os prazos de check-in e outros detalhes chatos

E Madrid é sem graça também. Se reconsiderarem em relação à Península Ibérica é bem melhor Barcelona. E tem muito sítio que vale a pena em Portugal.

E roubadas? Aquele tipo de coisa que se vê em todo guia turístico mas é um pé no saco ou simplesmente uma furada, vocês sabem de algo?

Sim, cuidado com isso quando andarem de transportes públicos ou forem em ruas com muita gente. Se prestarem bem atenção dá para ver quais os indivíduos que se prestam a isso, em geral só os com muita experiência não dão um pouco nas vistas. Sempre que levarem um encontrão verifiquem se não vos falta nada e mantenham o sujeito debaixo de olho até se certificarem que não falta nada.

Em todo o caso, para prevenir essas coisas, sempre levem dinheiro e documentos num lugar seguro. Mantenham a carteira presa à roupa de alguma forma, de preferência, usando um fio por exemplo (vendem modelos com isso).
 
Sempre que levarem um encontrão verifiquem se não vos falta nada e mantenham o sujeito debaixo de olho até se certificarem que não falta nada.

Sair do Rio de Janeiro pra ser assaltado na Europa é dose. Se eu der um encontrão num sujeito qq na rua, é ele quem deve verificar seus bolsos pra ver se não falta nada.
 
Acho que o Décimo não entendeu, e você foi na confusão dele. O que o Deriel quis dizer ali com roubadas não foi roubo ou assalto, mas sim aqueles passeios que todo o guia turístico tem, mas que é chato bagarai. Programa de índio, como se diz por aqui.
 
Bom. De viagem eu tenho bagagem de sobra... já rodei bastante lugares e talvez possa dar umas dicas úteis. Como estou no trabalho vou tentar ser resumido por enquanto depois volto aqui para dissertar com mais calma rsrsr

1 - Existem milhares de tipos de viagens para Europa. Para dar dicas depende muito do que você pretende fazer/ver e como você curte uma viagem.
Eu particularmente não acho as grandes capitais o mais atrativo numa viagem para Europa, mas é fato que elas geram aquele gosto de "Putz preciso ir nesse lugar antes de morrer rsrsr" mas depois que você vai em algumas dessas cidades vê que poderia muito bem passar batido por elas hehehe Paris (para mim) é uma delas... Não é uma cidade legal de se vivenciar. Outro estilo de viagem pela Europa é fora dos grandes centros. Cidades mais características, parece que é uma viagem no tempo. Esse tipo de viagem demanda uma elaboração de roteiro mais cansativa e muita pesquisa (e mais grana)

2 - Em 15 dias eu não iria em mais do que 3 cidades. Se vc for do tipo que vai em Londres, passa em frente ao big ben, london tower, Abadia de Westminster, anda no london eye, etc... e sai satisfeito com o conhecimento da cidade aí tudo bem... dá pra ir em mais lugares. Mas se você curte ir pra cidade, se habituar com a cultura local, fazer uns circuitos mas "OFFs" (que geralmente as pessoas que vivem nas cidades fazem) aí sinceramente em 15 dias você vai curtir no máximo 3 cidades.

3 - Busque se capitalizar o máxximo que puder. Uma viagem pela Europa com dinheiro MUITO contado não vale a pena. Claro que a intenção é otimizar sempre os gastos. Mas permita-se alguns exageros (principalmente os gastronômicos)

4 - Trem as vezes são boas opções mas nem sempre as melhores (e custa caro tb) Existem essas passagens de aerolineas muito baratas (mesmo com as taxas) mas o problema delas é que nunca tem vaga, então se for usá-las reserveas desde já. Já nas cidades depende muito de cada uma o melhor tipo de transporte. Em Barcelona e Roma por exemplo você pega táxi pra qqer lugar e sempre fica em torno de 7 ou 8 euros hehehe já em londres eu paguei corridas de até 70 pounds. Mind the gap é o que há. Metrô te deixa em qualquer esquina londrina. e por aí vai

5 - Cartão de Crédito é aceito em praticamente todos os lugares na maioria dos países. A única preocupação é sair daqui com um carão com limite bem alto e sem o limite comprometido.

6 - Não desconsiderem a peninsula Ibérica. Barcelona é FENOMENAL e Portugal tem altos lugares para visitarem.

7 - Na França eu prefiro mil vezes Lyon que Paris.

8 - Praga é FODA. Tentem ir lá de qualquer jeito.

9 - Alemanha é Berlim e cidades mais interioranas

10 - Londres é fenomenal e muuuuuito cara. A conversão mata. Quem converte não se diverte. 1 pound = 2,2 dólares
 
Acho que o Décimo não entendeu, e você foi na confusão dele. O que o Deriel quis dizer ali com roubadas não foi roubo ou assalto, mas sim aqueles passeios que todo o guia turístico tem, mas que é chato bagarai. Programa de índio, como se diz por aqui.

Pois, relendo a frase do Deriel acho que fiz confusão. É que no mesmo dia em que postei tinha falado com uma amigo que foi a Barcelona e tinha tido problemas com isso (os assaltos).

Nem ligem. :dente:
 
Eu recomendo o interior da Inglaterra, fantástico. Warwick, onde se encontra o maior castelo de guerra da Inglaterra, Nothingam e Sherwood Forest, lar do Robin Hood, Stratford Upon-Avon, bela cidadezinha que tem o Shakespeare Center e a casa-museu onde ele nasceu. São perto uma da outra, então dá pra ver mais de uma no mesmo dia. Fora Warwick que merece um dia inteiro. Oxford acho que não precisa recomendar.

Em Londres a única coisa que eu falo é: não percam tempo com a troca da guarda. :roll:

E se conseguirem, vão pra Escócia também. Eu não fui pessoalmente, mas, invariavelmente, todas as pessoas que eu conheço que foram, falam que é o melhor lugar que já visitaram.
 
E se conseguirem, vão pra Escócia também. Eu não fui pessoalmente, mas, invariavelmente, todas as pessoas que eu conheço que foram, falam que é o melhor lugar que já visitaram.

Deve ser bacana mesmo. Dá pra visitar os castelos onde gravaram o Monty Phyton e o Cálice Sagrado. :mrgreen:
 
Então, por enquanto o que conseguimos de roteiro foi:

* chegada em Londres pela Varig (passagens mais em conta)
* Inglaterra por seis ou sete dias, mas é um país caro da p***... devemos ficar quatro a cinco dias em Londres com dois dias pra visitar o interior, possivelmente Oxford e Dover. Queríamos entrar mais no país mas não dá, mesmo $$$$$$. Estamos tentando encaixar dois dias em Dublin mas é de matar.
* via Ferry noturno chegamos na Holanda
* com Eurail Pass Benelux-France de 4 dias visitamos Holanda (Amsterdã) / Bélgica (Antuérpia e Bruxelas) / Luxemburgo (mais uns seis dias ao todo)
* chegamos na França (Paris) e passamos mais uns seis ou sete dias por lá, com visita a Versailles
* avião pra Itália (Roma), mais três dias e voltamos pela Varig pro Brasil

Roteiro que varia entre 20 e 23 dias. Precisamos fechar hospedagem ainda.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo