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Veja o primeiro protótipo de TV holográfica

Conan

Cavaleiro Pendragon
Video da BBC em ingles(mesmo conteudo da materia abaixo)

Desvantagens das TVs 3D

Especialistas afirmam que as telas atuais com imagens tridimensionais forçam os nossos olhos a trabalhar de forma antinatural.

No mundo real, quando se observa um objeto, os olhos focalizam e convergem para um mesmo ponto.

Mas quando se vê imagens 3D, embora os olhos focalizem objetos que supostamente estariam na frente ou atrás da tela, na realidade, eles continuam convergindo sobre a tela.

Por isso, críticos dizem que assistir a muitas horas de TV tridimensional ou a imagens em que a profundidade do 3D é grande demais, pode forçar os olhos e provocar dores de cabeça.

Tanto assim que muitos fabricantes de equipamentos 3D recomendam que crianças jovens sequer assistam televisão 3D e alertam sobre os riscos dos videogames 3D.

TVs com hologramas


Os hologramas podem se transformar na alternativa mais saudável.

No atual protótipo, as imagens ainda são tremidas e tênues, e isso no modo monocromático. Colorido é pior ainda.

Por outro lado, a tecnologia é capaz de reproduzir tanto imagens de computador quanto filmes feitos em 3D.

O princípio é o mesmo usado em fotos holográficas, que surgiram nas últimas décadas.

As imagens são armazenadas em filme ou neste caso, reproduzidas na tela, através de uma complexa rede de interferências que só formam uma imagem quando vistas do ângulo correto e sob a iluminação perfeita.

Para cada objeto na cena, fachos de luz são projetados da tela para convergirem no ponto em que o objeto realmente estaria.

Isso significa que os olhos podem convergir para e focalizar o mesmo ponto.

E é isso que os olhos fazem na vida real, diferentemente do que acontece na atual tecnologia 3D.

Infelizmente, a imagem anterior em frente ao repórter era uma simulação de como ela podia ser vista do ponto de vista do repórter.

Rastreador de olhos

O problema é que para que as imagens possam ser vistas de vários ângulos, a TV precisaria produzir muito mais fachos de luz e interferências, o que necessitaria de uma quantidade enorme de informações.

O atual protótipo driblou esta limitação com um sistema que identifica os olhos do espectador para dessa forma projetar a luz no ponto ideal.

Atualmente, o máximo que o sistema pode fazer é acompanhar os movimentos de 4 pares de olhos de uma só vez, criando os respectivos hologramas.

A expectativa é que a tecnologia avance a ponto de os primeiros televisores holográficos chegarem ao mercado no fim do ano que vem. Recentemente, a IBM afirmou que espera que isso aconteça dentro de cinco anos - veja IBM promete projeção holográfica 3D em cinco anos

* Vídeo holográfico é feito com Kinect hackeado
 
Semana passada eu conversava justamente sobre isso com o pai de um amigo que estava interessado em uma televisão 3D. Falei que não compensa, pelas desvantagens citadas aí na matéria, e que o lance é esperar o dia em que sair uma televisão holográfica.

Enquanto isso, HD está mais do que bom. :yep:
 
Uma das consequencias "bizarras" é que por esta projetado no ar, vc vai poder realmente girar a cena 360º graus e ver a cena de qualquer angulo... pelo menos pra animação eu acho q seria viavel(filme mesmo nao sei como mudaria o paradigma de como é filmado, pra se captar as informações de todos os angulos)
 
Para mim a holografia é, sem dúvida, a melhor forma de se criar uma imagem tridimensional, já que gera as frentes de onda fisicamente.

O problema disso para jogos é a quantidade de computação necessária: criar uma imagem tridimensional coordenando a formação de uma rede de difração específica requer um processamento muito, muito alto. Mais que a estereocospia.
 

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