• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

União de crenças e pessoas religiosas para um mundo melhor?

Amiguinha Wood

Usuário
Eu vi na tv uma vez ,tipo um evento com pessoas de diversas religiões ,as religiões que eu lembro eram;candomblé ,catolicismo ,budismo e espiritismo ,acho que tinha mais.
Eles tinham muito amor uns pelos outros ,rezavam juntos ,choravam juntos ,teve uma hora que cada representante de uma religião foi na frente e fez uma oração.Lembrei da frase;´´Eu tenho um sonho.Sonho com a igualdade´´Martin Luther King.Todo ano tem esse encontro e esse ano els estavam mais unidos por causa da ameaça de ter guerra(acho que vi no Fantástico).
É maravilhoso ver a união de pessoas ,as religiões pregam o bem ,nos ajudam e nos fazem ajudar o próximo.Pra mim as religiões são caminho diferentes para um mesmo rumo;o bem e Deus.
Cada um escolhe o caminho que preferir.Se o objetivo é o bem ,já é uma igualdade.Não devemos julgar uma pessoa que escolhe um caminho diferente.
Lembrei de O Senhor dos Anéis ,quando diferentes seres se unem com o objetivo de destruirem o anel.Acredito que esse foi um dos objetivos de Tolkien ,a união do bem contra o mal ,ele sentiu a guerra e estamos sentindo uma agora.Os guardiões do anel tinham culturas diferentes ,crenças ,eram seres diferentes ,mas queriam o bem e fariam tudo para o bem vencer.Hoje há a diferença também de religião ,quando uma pessoa diz´´guerra religiosa´´ fico triste porque deveria ser o contrário e muitas vezes usam a religião como desculpa pra uma guerra p/ conseguir poder.
Há pessoas que acreditam em mais de uma religião.Sou espìrita ,mas fui batizada na igreja,sou metafísica(é uma crença e não religião)já fui a lugar de candomblé ,leio coisas misticas.
Acredito que aos poucos se forma e promove o universalismo ,porque na história houve tentativas de igualdade ,aproximando religiões antagônicas ,pessoas.Despertar da humanidade para a união de crenças religiosas e pessoas.´´Você até me dizer que eu sou um sonhador/Mas não sou o único/E espero que algum dia você se junte a nós/E o mundo será como um só´´John Lennon.Lembrei do momento(As Duas Torres)que os elfos se juntam aos humanos para lutarem contra os orcs. :lily:
 
Sim,é sempre bom ver pessoas se unirem em prol de um bem comum.
Qt à guerra santa é um conceito do Islamismo (se n me engano). Maomé teria dito q sua religiao se fundiria em diversar "vertentes" diferentes e no fim haveria uma espécie de guerra santa onde uma delas resistiria. N sei se to confundindo tudo (é o vestibular q faz isso c/ a gente) mas é por aí.

Vc lembrou d tt coisa no seu post, Amiguinha (hehehe) q eu lembrei de uma musica do Nightwish q diz : In this world of many religions everyone prays the same way"
É por aí.
 
Amiguinha, nesta mesma música do Lennon:

Imagine there's no countries,
It isn't hard to do,
Nothing to kill or die for,
And no religion too...

Já tive a oportunidade de participar de um debate entre representantes de 5 religiões: um padre católico, uma mãe de santo, um muçulmano, um monge budista, e mais uma garota da Brahma Kumaris (que acho que não é bem uma religião, não estou com certeza). O debate girava em torno da "Cultura de Paz" e foi muito bom. Ficamos, todos, com o pensamento de que a religião não deve impedir o mundo de ser um ambiente de fraternidade, de amor, de compreensão e respeito.

Acho utópico imaginar uma religião única para o mundo atual porque cada um tem suas crenças e seus valores. Mais importante que isto é conhecer as diferenças e respeitá-las.
 
Hobbit_de_Cueca disse:
Acho utópico imaginar uma religião única para o mundo atual porque cada um tem suas crenças e seus valores. Mais importante que isto é conhecer as diferenças e respeitá-las.

Eu não acho utópico. É muito difícil, sim, mas por causa de divergencias culturais e históricas entre os povos que seguem cada religião. Basicamente, todas as religiões tem os mesmos princípios e valores: respeito ao próximo, paz, amor, existência de um (ou alguns) ser supremo...
 
No fim de semana me disseram e eu vi uma faixa dizendo ´´Terceiro projeto juventude contra as drogas´´ e um representante me informou que participam (juntos)padres ,pastores e espíritas.Lembro da música ´´Imagine´´ ,acho q qdo ele diz ´´nenhuma religião também´´ e o resto´´céu e inferno´´ele quis dizer que as pessoas usam desculpas pra guerra ,pra conflitos ,a desculpa q surgiu atualmente foi de terrorismo.Nada justifica conflitos.Tem uma base em comum entre religiões ,como o Eönwë citou ,tem uma lingua´´esperanta´´ p/ todos do mundo(talvez eu aprenda ,tô pensando) ,acho que o importante é lutarmos (não importa a religião ,se é ateu ou não) p/ o bem e contra o mal ,sempre haverá bem e mal ,acredito que um dia o bem predominará o mal e q hj é o contrário.
 
"Pessoas de todas as religioes estao doando sangue, e ao fazerem, elas percebem que o sangue de todos tem a mesma cor."

Amiguinha: "Esperanto"
 
Bom, é justamente por brigas e rivalidades entre as religioes que eu optei por não ter uma religiao.
Todos rezam.. não existem varios deuses, existe um Deus e ele é só um. Só que em cada lugar tem um nome...
Eu rezo pro meu Deus e faço o bem em nome do meu Deus, que é o Deus de todos.
E acho que só iria entrar para uma religião quando não houvesse competições para ver qual é a melhor.(e isso existe, todos sabemos)
 
Assisti também ao evento no Fantástico, muito interessante. Contudo creio que não venha a existir apenas uma religião em todo o planeta. No máximo, a tolerância entre elas aumentará. Como já vem aumentado gradativamente...

O importante é aprender a respeitar a opinião e crença alheia...

"Pessoas de todas as religioes estao doando sangue, e ao fazerem, elas percebem que o sangue de todos tem a mesma cor."

Que eu saiba Testemunhas de Jeová não doam sangue.

Todos rezam.. não existem varios deuses, existe um Deus e ele é só um. Só que em cada lugar tem um nome...

Enquanto não houver como provar sua afirmação, ela não passa de uma suposição pessoal sua. É nisso em que vc acredita. Respeito seu pensamento, mas não é possível impô-lo a outros como verdade absoluta sem provas.
 
Enquanto não houver como provar sua afirmação, ela não passa de uma suposição pessoal sua. É nisso em que vc acredita. Respeito seu pensamento, mas não é possível impô-lo a outros como verdade absoluta sem provas.

A respeito de Deus ninguém pode provar nada, daí qualquer religiao ou crença é pessoal.
 
Brigada pela correção;esperanto.
-

Tem um homem que passou por várias religiões e hoje ele diz que todas levam a um só caminho e fala que não tem religião ,acredita um pouco em tudo.Pra mim pessoa religiosa é aquela que segue e pratica o que estuda e acredita. :lily:
 
Parabéns a todos!... Os pensamentos e opiniões de vcs podem ter algumas divergências, iguais as religiosas, mas caminham na mesma direção!... A do bem, sem dizer a quem!

Acredito que servir/seguir a Deus ou ao seu Deus, não seja somente ter uma religião, deve ser adotada como um estilo de vida.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo