1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

União de crenças e pessoas religiosas para um mundo melhor?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Amiguinha Wood, 17 Abr 2003.

1. Amiguinha Wood

Amiguinha Wood Usuário

Eu vi na tv uma vez ,tipo um evento com pessoas de diversas religiões ,as religiões que eu lembro eram;candomblé ,catolicismo ,budismo e espiritismo ,acho que tinha mais.
    Eles tinham muito amor uns pelos outros ,rezavam juntos ,choravam juntos ,teve uma hora que cada representante de uma religião foi na frente e fez uma oração.Lembrei da frase;´´Eu tenho um sonho.Sonho com a igualdade´´Martin Luther King.Todo ano tem esse encontro e esse ano els estavam mais unidos por causa da ameaça de ter guerra(acho que vi no Fantástico).
    É maravilhoso ver a união de pessoas ,as religiões pregam o bem ,nos ajudam e nos fazem ajudar o próximo.Pra mim as religiões são caminho diferentes para um mesmo rumo;o bem e Deus.
    Cada um escolhe o caminho que preferir.Se o objetivo é o bem ,já é uma igualdade.Não devemos julgar uma pessoa que escolhe um caminho diferente.
    Lembrei de O Senhor dos Anéis ,quando diferentes seres se unem com o objetivo de destruirem o anel.Acredito que esse foi um dos objetivos de Tolkien ,a união do bem contra o mal ,ele sentiu a guerra e estamos sentindo uma agora.Os guardiões do anel tinham culturas diferentes ,crenças ,eram seres diferentes ,mas queriam o bem e fariam tudo para o bem vencer.Hoje há a diferença também de religião ,quando uma pessoa diz´´guerra religiosa´´ fico triste porque deveria ser o contrário e muitas vezes usam a religião como desculpa pra uma guerra p/ conseguir poder.
    Há pessoas que acreditam em mais de uma religião.Sou espìrita ,mas fui batizada na igreja,sou metafísica(é uma crença e não religião)já fui a lugar de candomblé ,leio coisas misticas.
    Acredito que aos poucos se forma e promove o universalismo ,porque na história houve tentativas de igualdade ,aproximando religiões antagônicas ,pessoas.Despertar da humanidade para a união de crenças religiosas e pessoas.´´Você até me dizer que eu sou um sonhador/Mas não sou o único/E espero que algum dia você se junte a nós/E o mundo será como um só´´John Lennon.Lembrei do momento(As Duas Torres)que os elfos se juntam aos humanos para lutarem contra os orcs. :lily:

2. Sra. Pseudo

Sra. Pseudo I'm a blueberry pie.

Sim,é sempre bom ver pessoas se unirem em prol de um bem comum.
    Qt à guerra santa é um conceito do Islamismo (se n me engano). Maomé teria dito q sua religiao se fundiria em diversar "vertentes" diferentes e no fim haveria uma espécie de guerra santa onde uma delas resistiria. N sei se to confundindo tudo (é o vestibular q faz isso c/ a gente) mas é por aí.

Vc lembrou d tt coisa no seu post, Amiguinha (hehehe) q eu lembrei de uma musica do Nightwish q diz : In this world of many religions everyone prays the same way"
    É por aí.

3. Hobbit_de_Cueca

Hobbit_de_Cueca Usuário

Amiguinha, nesta mesma música do Lennon:

Já tive a oportunidade de participar de um debate entre representantes de 5 religiões: um padre católico, uma mãe de santo, um muçulmano, um monge budista, e mais uma garota da Brahma Kumaris (que acho que não é bem uma religião, não estou com certeza). O debate girava em torno da "Cultura de Paz" e foi muito bom. Ficamos, todos, com o pensamento de que a religião não deve impedir o mundo de ser um ambiente de fraternidade, de amor, de compreensão e respeito.

Acho utópico imaginar uma religião única para o mundo atual porque cada um tem suas crenças e seus valores. Mais importante que isto é conhecer as diferenças e respeitá-las.

4. Eönwë

Eönwë Usuário

Eu não acho utópico. É muito difícil, sim, mas por causa de divergencias culturais e históricas entre os povos que seguem cada religião. Basicamente, todas as religiões tem os mesmos princípios e valores: respeito ao próximo, paz, amor, existência de um (ou alguns) ser supremo...

5. Amiguinha Wood

Amiguinha Wood Usuário

No fim de semana me disseram e eu vi uma faixa dizendo ´´Terceiro projeto juventude contra as drogas´´ e um representante me informou que participam (juntos)padres ,pastores e espíritas.Lembro da música ´´Imagine´´ ,acho q qdo ele diz ´´nenhuma religião também´´ e o resto´´céu e inferno´´ele quis dizer que as pessoas usam desculpas pra guerra ,pra conflitos ,a desculpa q surgiu atualmente foi de terrorismo.Nada justifica conflitos.Tem uma base em comum entre religiões ,como o Eönwë citou ,tem uma lingua´´esperanta´´ p/ todos do mundo(talvez eu aprenda ,tô pensando) ,acho que o importante é lutarmos (não importa a religião ,se é ateu ou não) p/ o bem e contra o mal ,sempre haverá bem e mal ,acredito que um dia o bem predominará o mal e q hj é o contrário.

6. Vela- o Rousoku

Vela- o Rousoku Sirius Black

"Pessoas de todas as religioes estao doando sangue, e ao fazerem, elas percebem que o sangue de todos tem a mesma cor."

Amiguinha: "Esperanto"

7. Clarice Starling

Clarice Starling Usuário

Bom, é justamente por brigas e rivalidades entre as religioes que eu optei por não ter uma religiao.
    Todos rezam.. não existem varios deuses, existe um Deus e ele é só um. Só que em cada lugar tem um nome...
    Eu rezo pro meu Deus e faço o bem em nome do meu Deus, que é o Deus de todos.
    E acho que só iria entrar para uma religião quando não houvesse competições para ver qual é a melhor.(e isso existe, todos sabemos)

8. -Feanor-

-Feanor- Usuário

Depende da sua religião. Na minha, por exemplo, existem 0. :mrgreen:

9. Ellion Cold

Ellion Cold Usuário

Assisti também ao evento no Fantástico, muito interessante. Contudo creio que não venha a existir apenas uma religião em todo o planeta. No máximo, a tolerância entre elas aumentará. Como já vem aumentado gradativamente...

O importante é aprender a respeitar a opinião e crença alheia...

Que eu saiba Testemunhas de Jeová não doam sangue.

Enquanto não houver como provar sua afirmação, ela não passa de uma suposição pessoal sua. É nisso em que vc acredita. Respeito seu pensamento, mas não é possível impô-lo a outros como verdade absoluta sem provas.

10. Clarice Starling

Clarice Starling Usuário

A respeito de Deus ninguém pode provar nada, daí qualquer religiao ou crença é pessoal.

11. Amiguinha Wood

Amiguinha Wood Usuário

Brigada pela correção;esperanto.
    -

Tem um homem que passou por várias religiões e hoje ele diz que todas levam a um só caminho e fala que não tem religião ,acredita um pouco em tudo.Pra mim pessoa religiosa é aquela que segue e pratica o que estuda e acredita. :lily:

12. E.Matos

E.Matos Usuário

Parabéns a todos!... Os pensamentos e opiniões de vcs podem ter algumas divergências, iguais as religiosas, mas caminham na mesma direção!... A do bem, sem dizer a quem!

Acredito que servir/seguir a Deus ou ao seu Deus, não seja somente ter uma religião, deve ser adotada como um estilo de vida.

Última edição: 1 Dez 2011

Compartilhar