• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Torre de Sauron

-= Rafael =-

Usuário
Eu li os livros a um bom tempo , e nãop me recordo muito bem se a torre de Sauron possui um olho em cima dela , ou se isso qeh invenção do filme
Poderiam me ajudar?
 
Isso é invenção do filme.
Não existia olho nenhum em cima de torre nenhuma. Sauron era chamado de "O Grande Olho" ou de "Olho sem Pálpebras" metafóricamente, possivelmente Sauron já tinha um corpo (humanóide) durante a guerra do anel.
 
Proview disse:
Isso é invenção do filme.
Não existia olho nenhum em cima de torre nenhuma. Sauron era chamado de "O Grande Olho" ou de "Olho sem Pálpebras" metafóricamente, possivelmente Sauron já tinha um corpo (humanóide) durante a guerra do anel.
Eu também acho que esse olho ficou um pouco errado, mas falar que Sauron tinha um corpo?!?!?!
É lógico que não!!! :|
 
Tinha sim Astoraut...
Vamos aos fatos:

1) No hobbit é citado a volta do Necromante, sendo Sauron o tal necromante
2) No Senhor dos Anéis Gollum fala que viu Sauron em pessoa, e ainda deu o detalhe que a mão de Sauron tem 4 dedos.
3) Esse trecho da carta 246 de Tolkien
"Sauron deveria ser resistente como muito terrível. A forma que ele assumiu era de um homem maior que a estatura humana, mas não gigantesco.
 
Astoraut disse:
Proview disse:
Isso é invenção do filme.
Não existia olho nenhum em cima de torre nenhuma. Sauron era chamado de "O Grande Olho" ou de "Olho sem Pálpebras" metafóricamente, possivelmente Sauron já tinha um corpo (humanóide) durante a guerra do anel.
Eu também acho que esse olho ficou um pouco errado, mas falar que Sauron tinha um corpo?!?!?!
É lógico que não!!! :|
Lógico que não pq? Ele tinha sim corpo, pelos motivos que o Proview falou acima. Ele só não foi guerrear pq tinha certeza da vitória e porque esse corpo era muito fraco. Ele não tinha mais poder pra fazer um corpo como o que usou na Ultima Aliança.
 
Eu vi uma torre de Barad-dûr ilustrada no TheOneRing.net e o Olho do Sauron estava não no topo (e fora da torre), mas "dentro" da torre como se fosse uma janela.
 
Ahh, quem não gosta do Senhor dos Faróis? :mrgreen:
E Gollum diz ainda que ele era de uma forma assustadora (o nu falando do mal vestido). Tio Pete coloca esse olho para o público que não leu o livro entender que Sauron é o todo poderoso, que vê tudo o se passa.
 
Na verdade, ele colocou porque o pessoal de Hollywood não ia gostar de um filme onde o chefão não aparece, e os fãs não iam gostar de ver Sauron lutando. Então ele arrumou um meio termo bem meia-boca.
 
Legolas Greenleaf disse:
Na verdade, ele colocou porque o pessoal de Hollywood não ia gostar de um filme onde o chefão não aparece, e os fãs não iam gostar de ver Sauron lutando. Então ele arrumou um meio termo bem meia-boca.
Mas o povo ia ficar uma Era para entender que dentro daquela torre que havia um inimigo dentro e que fora derrotado lááá no primeiro filme! :|
 
Eu acho que o livro estava lá para ser adaptado! PJ poderia muito bem ter criado uma forma "humana" para Sauron...com 4 dedos e tal como no livro...nao precisava ter criado aquele "farol" horrivel...nada a ver! :x

ate mais...
 
..:Elessar disse:
Eu acho que o livro estava lá para ser adaptado! PJ poderia muito bem ter criado uma forma "humana" para Sauron...com 4 dedos e tal como no livro...nao precisava ter criado aquele "farol" horrivel...nada a ver! :x

ate mais...
Ficaria bem mais foda, com certeza! Mas aí iria reforçar aqueles comentários que é coisa do diabo e etc. mas vamos deixar os comentários de filme de lado! :mrgreen:
 
Deixa eu comentar só uma coisinha aqui, posto que falar de Sauron não é meu assunto predileto. Mas PJ não retirou aquele olho do nada. Naturalmente Sauron tinha uma forma humanóide, e não havia farol de neón algum em cima de sua torre. Mas, no próprio livro, o olho flamejante de Sauron é visto por Frodo no espelho de Galadriel, que afirma também poder senti-lo sempre " de olho" (literalmente ! :lol: ) nela...
Logo, foi daí que Tio Pete tirou a inspiração da forma que daria ao vilão, e não puramente da sua cabeça. Beijos a todos !!! :)
 
Lasgalen disse:
PJ não retirou aquele olho do nada. Naturalmente Sauron tinha uma forma humanóide, e não havia farol de neón algum em cima de sua torre. Mas, no próprio livro, o olho flamejante de Sauron é visto por Frodo no espelho de Galadriel, que afirma também poder senti-lo sempre " de olho" (literalmente ! ) nela...
Logo, foi daí que Tio Pete tirou a inspiração da forma que daria ao vilão, e não puramente da sua cabeça.

Exatamente. Sauron é visto tambem com um olho atraves do palantír, isso é, quem olha o palantír verá o tal olho.

Mas me lembro que este assunto foi debatido noutro tópico e que falaram algo: sobre que metaforicamente existia um olho sim, como se fosse um olho que vê as coisas. Em histórias mitológicas, ou seja qualquer história que há citação de um olho, é (depende do caso) metaforicamente dizer que alguem esta te observando, "o olho de fulano esta te olhando".

Portanto no caso de Sauron, não existe de forma alguma um olho de fogo na torre de Barad-Dûr, o que existe é um olho metaforicamente que vê as coisas.

Jamais Sauron foi um corpo pela metade, como um só olho, mas ou tinha ou não forma física, na época da guerra da Ultima Aliança Sauron tinha forma física, mas acabou sendo morto fisicamente, e seu espirito ainda existia, até que chegou a Guerra do Anel e ele se recompôs de novo com forma física. O olho do filme é só mesmo do filme, pois no livro há citações de olho, mas só metaforicamente.

:wink:
 
Será que este olho não é ´so uma metafora aos "Olhos que tudo veem"?! Então...simplesmente colocaram ele lah como metafora..nada fisico...ao contrario do PJ.

ate mais...
 
Resumindo: não há Olho (fisicamente) algum no livro é uma metáfora, o mesmo foi empregado por PJ. Certo?
 
A própria expressão de "sentir" um olho, sentir-se observado, já é figurativa; ninguém sente que está sendo observado; não literalmente.

E de "ver" ou "sentir" o Olho de Sauron para dizer que o Olho é Sauron há um salto gigantesco. O Olho é o estandarte de Sauron e seu símbolo de poder; e como a Mão Branca de Saruman.

A forma "final" de Sauron (que ele assumiu depois que não podia mais assumir uma forma bela) era semelhante à humana, mas era maior, e tudo leva a crer que era negra, pois no Conselho de Elrond, Gandalf cita o Pergaminho de Isildur, em que ele diz que a mão de Sauron era negra e queimava como fogo.
 
Sim, gente- é uma metáfora - mas uma metáfora que foi "vista" literalmente por Frodo no Espelho. Que foi vista no palantír. Frodo descreve o Olho flamejante, como um objeto visto. Não foi apenas uma " sensação" de ser observado que ele teve: ele VIU a forma deste olho lá ... agora, se Sauron conseguia, digamos - tingir suas sensações e dar formas a ela, já são outros quinhentos. O fato é que este olho não fazia parte de sua forma física* , e sim de seu pensamento - mas que ele conseguia " formatar" ele, conseguia .... e PJ nada mais fez que utilizar esta imagem e transformá-la numa forma física, concreta - nada tão herético assim.

* Olho vermelho e flamejante? que nada .. ele devia ter lindos olhos azuis, prá combinar com as vestes negras :mrgreen:
 
E de "ver" ou "sentir" o Olho de Sauron para dizer que o Olho é Sauron há um salto gigantesco. O Olho é o estandarte de Sauron e seu símbolo de poder; e como a Mão Branca de Saruman.
Agora fiquei imaginando Saruman como uma mão branca gigante em cima de Orthanc :eek: :lol:
 
Olha, eu sou muito purista com relação aos filmes, critico muito. Mas o olho num ficou tao ruim pelo fato de que era a coisa que possibilitaria melhor entendimento por parte das pessoas que vêem o filme, pra ver onde ele estava olhando e tal, e tambem pra representar o Sauron. Ficou meio toscão por realmente paracer um farol. Mas eu entendo.....
 
Fëaruin Alcarintur disse:
(...)Gandalf cita o Pergaminho de Isildur, em que ele diz que a mão de Sauron era negra e queimava como fogo.
Não me lembro o nome de quem morreu com o calor do corpo de Sauron, mas isso deve dar uma indicação que ele era negro.:eh:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo