• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

tom bombadil podia ser ferido?

sei que deve ter vários tópicos sobre esse assunto, mas não achei nenhum espicífico.
mas a pergunta é: tom bombadil podia ser ferido por espadas ou lanças?
 
Na verdade eu nunca vi discussão sobre isso. E você me colocou em um ponto em que eu estou encucado...
Bombadil teria um hröa? Não me lembro dele comer junto dos Hobbits em sua casa (estou sem livros para confirmar), o que talvez fosse indício de que ele possuísse um fána. Se Gandalf quando retorna diz que as armas de Aragorn, Legolas e Gimli não podiam feri-lo, e ele usava um fána, então creio que o velho Tom também não precisaria se preocupar com armas. Mas sendo ele, na minha opinião, um espírito da natureza, acho que a destruição das terras onde estão seus domínios causaria sua queda.
 
Sou da opinião de que ele poderia ser ferido sim.
Até Morgoth, que era um Vala poderoso, foi ferido pelo elfo Fingolfin e ficou mancando para o resto da vida! E pelo que eu saiba, os Valar usam fána.
Não sei se Bombadil usava fána ou hröa mas , de qualquer modo, um fána também pode ser ferido por espadas ou lanças. A diferença é que o Fána é mais resistente.
 
Morgoth ficou tão ligado à Arda, Helluin, que ficou impossibilitado de mudar de forma, permanecendo para sempre com aquela aparência horrível. Mas na minha opinião ele usava um hröa depois que foi perdendo seu poder de Vala.
 
Sim, ele usava hröa, porque assim ficaria mais ligado à matéria de Arda. É o chamado Anel de Morgoth. Mas o tiro saiu pela culatra... Acho que se ele tivesse continuado com seu fána, ele não teria sido ferido por Fingolfin, nem mancado pelo resto da vida, nem perdido a capacidade de mudar de forma.

E quanto ao Bombadil, não dá pra saber com certeza, a gente nem sabe direito o que ele é!
 
Pandatur disse:
Não me lembro dele comer junto dos Hobbits em sua casa (estou sem livros para confirmar)
realmente
eu vi no livro e ele se senta a mesa com os hobbits, mas ñ deixa nada explicito q ele comeu ou bebeu

oq ser hröa e fána ????
 
Charlie Brown disse:
Sim, ele usava hröa, porque assim ficaria mais ligado à matéria de Arda. É o chamado Anel de Morgoth. Mas o tiro saiu pela culatra... Acho que se ele tivesse continuado com seu fána, ele não teria sido ferido por Fingolfin, nem mancado pelo resto da vida, nem perdido a capacidade de mudar de forma.

Sim, Minduim, mas pense no que Morgoth fez. Ele conseguiu imacular TODA Arda! O Elemento Morgoth está presente em tudo. Creio que isso fora uma grande satisfação para o Vala caído, apesar da enorme perda de poder que lhe ocorreu após.
 
Charlie Brown disse:
Sim, ele usava hröa, porque assim ficaria mais ligado à matéria de Arda. É o chamado Anel de Morgoth. Mas o tiro saiu pela culatra... Acho que se ele tivesse continuado com seu fána, ele não teria sido ferido por Fingolfin, nem mancado pelo resto da vida, nem perdido a capacidade de mudar de forma.

Não acho que o tiro saiu pela culatra. Sem esse artificio, Melkor teria sido derrotado bem antes. Os Valar receavam tanto em guerrear com ele por isso, já que grande parte de Arda estava impregnada com sua maldade. Sem isso, no primeiro momento, os Valar já estariam em seu encalço. Foi um artificio inteligente, em que as vantagens eram maiores do que as desvantagens.
 
É, lendo o que vocês escreveram eu sou obrigado a concordar. Não tinha pensado dessa maneira. Ele foi bem inteligente mesmo, porque, mesmo banido, Arda ainda está inpregnada com a essência dele.

MaxDirty, hröa é um corpo, igual ao nosso, feito de carne e osso, músculos, que precisa de comida, água, sono, etc., senão o indivíduo morre (ou seja, o espírito se desprende do corpo).

Já fána era apenas uma vestimenta. Poderia até ter tamanho humanóide (no caso de Gandalf, como o Branco), ou ser gigantesco como um Balrog. O fána é mais ressitente à ferimentos do que o hröa, e o Ainu (e somente os Ainur podem usar fána) não precisa ter tantos cuidados com ele. Pode ainda, se quiser, abandonar o fána a seu bel-prazer e construir outro depois.
 
Na verdade eu nunca vi discussão sobre isso. E você me colocou em um ponto em que eu estou encucado...
Bombadil teria um hröa? Não me lembro dele comer junto dos Hobbits em sua casa (estou sem livros para confirmar), o que talvez fosse indício de que ele possuísse um fána. Se Gandalf quando retorna diz que as armas de Aragorn, Legolas e Gimli não podiam feri-lo, e ele usava um fána, então creio que o velho Tom também não precisaria se preocupar com armas. Mas sendo ele, na minha opinião, um espírito da natureza, acho que a destruição das terras onde estão seus domínios causaria sua queda.

É verdade... Como ja disseram nao deixa nada expicito no livro... Como eu sou da teoria q Bombadil nao é nem Maia, nem Vala nem nada desse tipo, pra mim ele é o espirito da propia Arda, aceitaria a sua ideia... Q nada "concreto" poderia feri-lo, e o unico geito de feri-lo seria "ferir" Arda, ou seja, destriundo Arda, como Melkor fez em suas epocas... Acho isso bem a cara de Tolkien
 
Bem, eu adotei esse ponto de vista... Q na minha opiniao é o mais sensato q ja chegaram perto, depois de tantas especulaçaoes...
 
mas em relação a arda e bombail serem um só tem algo que tem que ser levado em conta:Arda ainda sofria fortes influencias de Morgoth, então, seguindo essa teoria bombadil tbm teria alguma influencia de melkor?
 
Nao vejo por esse lado... Arda sempre foi pura, feita dos pensamentos mais puros dos seres mais puros! Nao vejo q Tom tinha infuencias de Melkor, e sim q ele sofria (no sentido de estar sendo ferido) com a infuencia de Melkor na terra. Porque Melkor so destruiu Arda, e para mim esse era o grande ponto fraco de Tom. Acho q o unico geito de Tom ser destruido, era Arda ter seu fim. Resumindo, Tom era tao eterno quanto Arda, tao puro quanto Arda, e tao sofrido quanto Arda.

Essa é minha humilde opiniao! :wink:
 
Bombadil de novo...

Não há no legendarium nada que explique o ser Tom Bombadil, portanto qualquer conjectura sobre a origem dele ou a forma física dele será expeculativa e, até onde sei, amparada tão somente pelas nossas impressões pessoais dele.
 
Pandatur escreveu :
Mas sendo ele, na minha opinião, um espírito da natureza, acho que a destruição das terras onde estão seus domínios causaria sua queda.


Concordo, pois se destruissem as arvores e seres no meio aonde ele vive, então acho que ele seria "derrotado", já que ele é o personagem mais intrigante de tolkien.
Como disseram que ele não poderia ser ferido por gmili, aragorn e legolas, então poderia ser ferido indiretamente pelas armas que destruiriam o seu meio aonde tom vive.

Certo ? :o?: penso eu...
 
acho que a destruição das terras onde estão seus domínios causaria sua queda.
....totalmente apoiado!!!!...
Mudando de assunto um pouquinho!!!...Tipo... Tom Bombardil sem sombra de duvidas obteve meu respeito com poucos capitulos!!! e uma coisa que me deixou enloquecida foi q no filme cortaram-no!!! :x .... mas tudo bem....... :disgusti: ....fazer o q.....
 
Pode ainda, se quiser, abandonar o fána a seu bel-prazer e construir outro depois.
Olha só, não é bem assim que funciona não, ao criar um fána a entidade
deposita parte de seu poder nela, como Sauron fez com o UM e com vários fána que ele habitou ao longo das eras, portanto cada vez que um fána é destruido o poder que fora gasto para construi-lo se perde e a entidade fica mais fraca.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo