• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien em Ingles, vale a pena?

:roll: "o"? Já fui confundida muitas vezes, agora achar que Prímula é homem foi a primeira vez!:lol:

Mas valeu por ter concordado! E por terem colocado o link da biografia, sou péssima com links!:oops:

Então você vai ter que me desculpar por isso! xD
Acho importantíssimo conhecer alguns dados como a bibliografia do autor, a época da obra... são coisas que a Dr. Lenita não fez ao traduzir o SdA (ela nem tinha lido o livro, segundo a própria).
 
Então você vai ter que me desculpar por isso! xD
Acho importantíssimo conhecer alguns dados como a bibliografia do autor, a época da obra... são coisas que a Dr. Lenita não fez ao traduzir o SdA (ela nem tinha lido o livro, segundo a própria).

Desculpado, dessa vez passa...:hihihi:

Ow nem sabia desses dados dessa tradutora...:think:, coisa feia traduzir de qualquer jeito!:disgusti:



:lol:
 
Pois é! Ela traduziu os três livros em pouquíssimo tempo e teve que traduzí-los direto! Ela não leu a obra antes (e disse que nem conhecia Tolkien). Não deu outra: dezenas e dezenas de erros (quase todos registrados pela Força Tarefa). Mas a MF parece ter uma equipe completa de tradutores incopetentes. A tradução do Silmarillion (pela Waldéa alguma-coisa) também está repleta de erros. E eles erram até no título! (Mestre Gil de Ham para "Farmer Giles of Ham" ["Fazendeiro Giles de Ham"]... que merda é essa? xD)
 
Vale a pena sim :D

O original é, geralmente, melhor..

E ler em inglês é ótimo e divertido :joy:

Você não terá problemas em entender a história, se já leu em português...

Dica: Um dicionário inglês-inglês ajuda muito... E perguntar não doi XD
 
eh mesmo.... e para algumas coisas mais especificas, se ficar dificil de entender mesmo com a ajuda de um dicionario, aki no forum tem um tópico sobre ingles, ai vc pode pergutar la :D
 
Você não terá problemas em entender a história, se já leu em português...

Ah, isso é uma coisa que eu tinha esquecido. Conhecendo a história, mesmo que não lembrando os detalhes, fica mais fácil de entender o original. Quando aparecer algum trecho mais complicado, seu conhecimento prévio te ajuda a compreender. É bem mais simples do que ler, no original, alguma coisa sobre a qual nunca ouvimos falar.
 
Concordo. Deve ser interessantissimo ler em inglês... Se um dia eu puder, comprarei ediçoes especiais em inglês. Nen que seja só pra ter na prateleira.:D
 
Comprar um livro só pra decorar a estante é o cumulo do consumismo ou o cúmulo do fake =P
Tinha um amigo meu que dizia que ia fazer direito, daih ele comprou uma penca de livros de direito e colocou na estante dele pra passar o ar de intelectual. Não aguentou o curso e fez só um semestre. Mudou pra letras. Daih ele comprou gramáticas e mais gramáticas, alem de romances clássicos e tals. Desistiu de novo depois de 3 semestres.
Agora ele está fazendo biologia comigo, 4 semestre, temos um record. Não preciso dizer que a estante dele está cheia de livros de botanica e zoologia...

Eu sou a favor de comprar um livro se vc for realmente ler(ou quem sabe revender em um futuro como eu). Sem essa de não amassar paginas e lalala. Eu acho que um livro com páginas com desgaste de uso são aqueles que vc mais ama e mais cuida não é mesmo?
 
Vendo as colocações, concordo com a crítica a equipe de tradução.
Vendo algumas palestras de Lenita, diria que, não foi apenas anacrônica em muitos termos, mas retirou totalmente a obra de seu contexto, o cerne da obra foi deixado de lado, e as adaptações feitas ao bel prazer.
 
Acho que você deveria comprar,mas se fosse e compraria um livr mais barato e tentaria lê-lo com a ajuda de um professor,afinal Tokien pra min vai até e grego arcaico(não que eu fale grego,mas vai)
 
Vai depender dos motivos pelo qual você gosta de Tolkien, além de você ter dinheiro para adquirir a obra (eu também não li em inglês, embora ainda o pretenda).
 
Sim vale a pena ler o livro/livros em ingles sim pois as traduçoes nunca ficam 100% correcta(seria impossivel ser traduzido à letra né?) e por vezes tem situações que mudam um pouquinho, apesar de a hisória principal estar nas duas.
MAs eu para mim gosto muito mais da versão inglesa(nunca li a portuguesa do brasil, mas sim a portuguesa de portugal).
 
Sim vale a pena ler o livro/livros em ingles sim pois as traduçoes nunca ficam 100% correcta(seria impossivel ser traduzido à letra né?) e por vezes tem situações que mudam um pouquinho, apesar de a hisória principal estar nas duas.
MAs eu para mim gosto muito mais da versão inglesa(nunca li a portuguesa do brasil, mas sim a portuguesa de portugal).

Mas têm muitas mudanças de um pro outro? Algumas detalhes pequenos mas que fazem a diferença?
Porque se forem iguais, talvez não valha a pena ler.. Mas não posso falar nada, já que nunca li a versão inglesa..
 
Mas têm muitas mudanças de um pro outro? Algumas detalhes pequenos mas que fazem a diferença?
Porque se forem iguais, talvez não valha a pena ler.. Mas não posso falar nada, já que nunca li a versão inglesa..

olha so, eu nao posso falar em relação as obras de tolkien, pq eu ainda nao as li em ingles, mt embora pretenda, mas com outras obras que eu ja tiva a oportunidade de ler a versão em portugues e depois a versão original em ingles, eu acho que perde mt sim, e mesmo quando é so com pequenos detalhes, as vezes eles fazem td a diferença
 
Eu não acho que haja perda substancial do ponto de vista da estória.
Mas certamente é muito mais interessante e realmente dá uma percepção melhor de detalhes lendo o original.

Um exemplo fácil são as canções. Sempre perdem MUITO na tradução.
 
sim, sim :yep:
deve ser muito legal ler Tolkien em inglês
Principalmente pelos poemas e músicas!
Se na parte em prosa eles já tem que mudar algumas coisas pelas diferenças entre as línguas, imagina nos poemas!
eles tem que traduzir e ainda conseguir rimar!
8-O
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo