1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Texto da matéria do Folhateen - Curso de Quenya

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Imrahil, 27 Set 2004.

  1. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Só para me vingar dos três anos em que o seu Frias arrancou o meu couro lá na Folha, estou passando para vocês abaixo o texto da matéria do Folhateen sobre o curso de quenya. Até que a menina mandou bem, embora obviamente não soubesse da existência do sindarin (se o casal Aragorn e Arwen conversasse em élfico, obviamente ia ser em sindarin, e não em quenya). Segue o texto:

    Livro ensina a falar o quenya, língua criada por J.R.R. Tolkien e utilizada pelos elfos em "O Senhor dos Anéis"

    Se Aragorn não estiver, deixe recado
    DENISE MOTA
    FREE-LANCE PARA A FOLHA

    Agora dá para bater um papo com Aragorn, o guerreiro do bem de "O Senhor dos Anéis". Não é necessário saber falar inglês nem espanhol. Apenas dominar o quenya, idioma que está sendo ensinado em livro e na internet e que é a língua falada pela mulher dele, a elfa lady Arwen, que, afinal de contas, deve ser quem manda em casa.
    No fim de "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei", Aragorn (Viggo Mortensen) canta na linguagem dos elfos. E, depois de a trilogia desembarcar dos telões, os fãs de Frodo e companhia podem mergulhar novamente na Terra-média com "Curso de Quenya - A Mais Bela Língua dos Elfos", que explica, em 20 lições, como se pronuncia e escreve o idioma dessas criaturas imaginadas pelo escritor e filólogo britânico John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973).
    Na Terra real, "conhecer o quenya dificilmente será de muita ajuda para arranjar um emprego", advertem os coordenadores do curso. Mas, na Terra que interessa aqui, a média, foi com o quenya que Frodo ganhou a simpatia dos seres que ajudaram no final feliz do pequeno predestinado.
    O jovem hobbit também era aluno aplicado. As lições não são mais simples do que destruir o Anel. De pronúncia e acentuação, temas da primeira aula, passa-se ao aprendizado do plural, das concordâncias, das conjugações verbais e dos pronomes, que ocuparão o restante das 19 etapas da aventura.
    Livro e site foram desenvolvidos com base no curso do filólogo norueguês Helge Fauskanger, especialista nas línguas de Tolkien. "Estudar quenya é uma atividade lúdica. É uma língua muito bonita e sonora. Foi construída com esse objetivo. E aqueles que querem realmente se aprofundar nas obras de Tolkien inevitavelmente estudarão os idiomas", diz Fábio Bettega, organizador da versão do curso em português. A equipe prepara agora uma nova publicação, dessa vez voltada para o sindarin, língua mais complexa e que ganhará um curso focado prioritariamente em diálogos.
    Finlandês, grego e latim foram os idiomas que inspiraram Tolkien a formular o quenya (ou alto-élfico), que significa "a fala" e começou a ser desenvolvido em 1910. Entre as línguas e dialetos criados por Tolkien, o quenya é o mais popular para os aficionados por sua obra -talvez por ser a mais fácil e possível de ser utilizada na versão escrita. Na mitologia de Tolkien, é também o idioma do Reino Abençoado, falado pelos elfos que viviam em Valinor, no extremo oeste, e considerado a língua mais nobre do mundo. O quenya chegou à Terra-média com os elfos do clã dos Noldor.
    O quenya abordado em "A Mais Bela Língua dos Elfos" não é o nativo, e sim a forma utilizada já fora de Valinor ou uma versão da Terceira Era (período sobre o qual se constrói "O Senhor dos Anéis").


    --------------------------------------------------------------------------------
    CURSO DE QUENYA - A MAIS BELA LÍNGUA DOS ELFOS. Editora: Arte & Letra. Quanto: R$ 15 e o custo do frete (se o livro for comprado pela internet:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ); nas livrarias, o preço sugerido é de R$ 30; 448 págs.
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    A mulé me citou 8O
     
  3. Tilion

    Tilion Administrador

    E não me citou. :(



    :mrgreen:
     
  4. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Ué, não sei porque o espanto, véio. As entrevistas são feitas para a gente citar o entrevistado mesmo, ué :lol:

    Abração,
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    É que eu sou mais totoso :obiggraz:
     
  6. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    E eu ele nem tentou entrevistar, só ligou pra pedir o livro :tsc: Mas é que é assim mesmo, o pessoal restringe um pouco até por falta de espaço o número de pessoas citadas.

    Best,
     
  7. Imrahil

    Imrahil Kyknos kyknón

    Isso aí eu assino embaixo :grinlove:

    Besitos,
     
  8. TT1

    TT1 Dilbert

    Sou mais o Décio :grinlove:
     
  9. YavannaLan

    YavannaLan Passando a Bola

    Parabéns a todos os citados e não citados pelo belíssimo trabalho!

    Beijos Cheio de abraços!
    YavannaLan
     
  10. Galera,

    Estou até agora boquiaberto 8O com a qualidade do livro!! Acabei de abrir o pacote e dei as primeiras olhadas...... sensacional....nao tenho palavras para descrever.

    Gostaria de parabenizá-los pelo alto teor de profissionalismo deste projeto! Um parabens especial para toda a equipe envolvida. Vcs são demais.

    Um forte abraço a todos!
     
  11. Ceblanth

    Ceblanth Usuário

    Parabéns.

    Ceblanth :mrgreen:
     
  12. Smaug

    Smaug Cacho

    Aham, o texto ficou belíssimo :clap:

    O que eu não agüento é ficar só olhando estas notícias enquanto meu livro não chega :lol:
     
  13. Gandalf The Black

    Gandalf The Black Vivo-Vivo

    Parabéns... :amem:
     
  14. Mutilador

    Mutilador Usuário

    Parabens ai pelo otimo trabalho que a equipe do livro de quenya tem feito! Parabens! :roll: :roll: :roll: :mrgreen: :mrgreen: :obiggraz: :obiggraz:
     
  15. Hyuuga_Neji

    Hyuuga_Neji Usuário

    O LIVRO
    TA
    FODA! @[email protected]

    O Meu chegou Sexta feira! \o/! PQP Nunka imaginei que ia comprar um livro com tão boa qualidade, por um Preço tão baixo! :D

    Parabens aos Idealizadores e Criadores do Projeto! :D
    E Vlw ao Ispaine que foi super Honesto e Atencioso Comigo! \o\

    QUENYA OWNZ! @[email protected]

    Fui! u.u
     
  16. izancan

    izancan Usuário

    pra alguém um pouco desenformado demais... :oops: .......tem alguma livraria em são paulo vendendo o livro???? :o?:
     
  17. Pandatur

    Pandatur Usuário

  18. YavannaLan

    YavannaLan Passando a Bola

    - você é uma espécie e bolo que acabou de sair do forno e foi desenformado? uhaauuhauhahauaauahauhauha
    para sua desInformação lhe darei uma resposta: não!
    me envia uma MP, que estamos fazendo o pedido em conjunto para abaixar o frete...

    Beijos Assados, Recheados e Com Cobertura! :lol:
    YavannaLan
     
  19. Vëon HIPPO

    Vëon HIPPO Usuário

    precisa dizer algo + sobre o livro??
    vcs tao d parabens!
     

Compartilhar