• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tetris

Giuseppe

Hey now
Como não existe ainda um tópico sobre o jogo mais vendido da história? Um jogo simples, divertido, viciante e que atravessa várias gerações e consoles mantendo sua popularidade e atraindo sempre novos jogadores.

Tetris nos dias antigos:
Tetris.jpg



E o bom e velho Tetris nos dias de hoje (Tetris Effect do PS4):
Tetris.Effect.10.29.Effect.Mode.Purify.0.png


41714655195_dccb823379_b.jpg


Interessantemente há pesquisas indicando que jogar Tetris pode até mesmo ajudar a combater o estresse pós-traumático, sendo que o Tetris se mostrou mais eficaz do que outros jogos nesse sentido.

Quando a gente começa a jogar não dá pra parar. O jogo pode ser jogado gratuitamente no site oficial (a versão simples, não o Tetris Effect) e o app também está disponível para download gratuito.

E aí, mais alguém aí é fã dessa maravilha?
** Posts duplicados combinados **
Sinceramente, fiquei com vontade de ter um PS4 só pra jogar Tetris Effect. Fizeram um trabalho incrível!

a-26202021899388.jpg


a-26201840602234.jpg
 
Última edição:
Obrigado, eu não lembrei de usar esse recurso. Putz, quase um ano de fórum e nem a busca eu sei usar. :o
 
Voltando ao tópico e ao jogo, quase me esqueci dessa versão em uma das calculadoras gráficas clássicas que mais gosto que é a 50g da HP

screenshot.63.jpg
 
Eu nem imaginava que tinha Tetris em calculadora!
Quando eu era garoto eu jogava muito Tetris num minigame parecido com esse:
106px-Brick_Game.png


Hoje em dia não tenho videogame, jogo Tetris no celular.
 
Por ser um jogo na essência simplíssimo, a grande vantagem é que ele ocupa pouco espaço de memória. Já joguei até em microcontrolador PIC num projetinho de eletrônica bem parecido com desse vídeo, só que no meu caso usando display LCD.

Se tiver algum eletrônico de plantão vendo isso e quiser montar o joguinho, no link do vídeo eles disponibiliza o código de programação e o esquema do circuito.

 
O Tetris foi criado por um engenheiro russo chamado Alexey Pajitnov, um cara que adora jogos de raciocínio lógico e quebra-cabeças. Na época, apesar do sucesso do jogo, ele não recebeu os devidos créditos por ser funcionário público da União Soviética, então os créditos ficaram para o governo. No trabalho dele o cara criava jogos para testar a capacidade de hardware dos computadores (a área dele é engenharia da computação). Após a queda da USSR, os direitos autorais passaram de uma empresa à outra até Alexey conseguir finalmente recuperar os devidos créditos pela criação do Tetris.
 
Tetris challenge: o novo desafio que está mobilizando a internet


desafio-comecou-em-uma-visita-a-policia-de-zurique-1568911290918_v2_900x506.jpg

Desafio começou em uma visita à polícia de Zurique Imagem: Reprodução/Facebook

Você já se perguntou quais os equipamentos guardados dentro de uma viatura da polícia ou de uma ambulância?
Para acabar com essa dúvida, a polícia de Zurique, na Suíça, iniciou o #TetrisChallenge. Baseado no famoso jogo, onde o jogador precisa encaixar as peças que caem de forma aleatória dentro de um espaço limitado, a assessoria divulgou uma foto mostrando todos os materiais que são guardados dentro de uma viatura de fiscalização de trânsito.

Rebeca Tilen, assessora de imprensa da Polícia de Zurique afirmou em entrevista ao jornal britânico The Guardian que a foto foi tirada no dia 1º de setembro, quando o departamento estava recebendo visitas dos cidadãos.

"Pedimos um carro e espalhamos o conteúdo ao lado. Dois policiais tiveram a ideia de participar também. A foto foi tirada com um drone", conta.

tetris.jpg

Publicada no facebook, a foto viralizou em pouco tempo e o desafio já cruzou continentes. Policiais, bombeiros e fiscais de trânsito do México, Alemanha, Holanda e Nova Zelândia já reproduziram a imagem com suas próprias equipes.
 
Amo Tetris, ainda tenho vários cartuchos do GBA. Joguei no tablet também, na versão galáxia, mas aí eles não adicionam novos níveis, aí perdeu a graça.
É simples e divertido, o melhor pra passar tempo.
 
E depois que vi essa notícia do Tetris Challenge, definitivamente não resta dúvidas que é um jogo bastante adaptável seja numa plataforma eletrônica ou física. Isso só amplia ainda mais o leque de opções e perpetua ainda mais sua existência conquistando novos fãs.
 
Da Rússia, com diversão: 36 anos de Tetris

Há quase quarenta anos viciando multidões a empilhar ao som da mais famosa Kalinka russa - Hello Im Nik/Unsplash


Há quase quarenta anos viciando multidões a empilhar ao som da mais famosa Kalinka russa
Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash

O universo dos videogames é realmente fascinante não apenas por conta dos jogos e aparelhos fantásticos que fazem parte da já longa trajetória do entretenimento eletrônico, mas por nos apresentar a histórias incríveis que estão por trás da criação dessas obras.

Tetris, em especial, destaca-se por ter surgido de um local improvável, a fria, cinza e decadente Rússia soviética, concebido por um personagem que nunca pensou que criaria um dos jogos mais populares de todos os tempos, que inclusive foi fruto de uma batalha comercial em plena Guerra Fria.

Confira abaixo um pouco mais da origem do eterno game de empilhar bloquinhos.

É tetra


Divulgação/ChatamHouse


Imagem: Divulgação/ChatamHouse

Imagine um mundo sem diversão, com filmes, músicas e livros censurados com mão de ferro por um regime ditatorial. Pois bem, esse era o mundo de Alexey Pajitnov quando se formou em matemática aplicada pelo Instituto de Aviação de Moscou, em 1979.

Fernanda Ezabella/START


Imagem: Fernanda Ezabella/START

Se nessa época o ocidente capitalista experimentava o florescimento de games para computadores, com os primeiros anos do Atari 2600 e salões de arcades se tornando cada vez mais comuns, isso era impensável na Rússia dos tempos da União Soviética.

Reprodução/High Score! The Illustrated history of electronic games


Imagem: Reprodução/High Score! The Illustrated history of electronic games

Lá os computadores eram insanamente caros, e os poucos disponíveis ficavam nas mãos do governo, como o centro de computação da Academia de Ciências de Moscou, onde Alexey Pajitnov trabalharia pouco tempo depois de se formar.

Divulgação/ExploraCultura


Imagem: Divulgação/ExploraCultura

O trabalho de Pajitnov no centro de computação era exaustivo, chegando a 60 horas semanais. Sem muito o que fazer para se distrair nos raros momentos de pausas, ele desenhava pequenos jogos para testar determinados recursos ou comandos em um computador.
Divulgação/Domus


Imagem: Divulgação/Domus

Em uma dessas oportunidades, o matemático desenvolveu um jogo para o computador Electronica 60 a partir de um quebra-cabeça chamado pentaminos (pentaminós, em português): um jogo com 12 formas com cinco quadrados, em que o jogador tem que encaixar todas as formas dentro de uma caixa retangular.

Fatto com amore


Imagem: Fatto com amore

O Pentaminós fez parte da infância de Pajitnov, que sempre foi fã de todo tipo de quebra-cabeças matemáticos. Ele resolveu, então, experimentar esse conceito no computador, e escreveu uma rotina para girar as peças. Empolgado com o resultado, resolveu fazer um jogo inteiro sobre esse conceito.

giphy.gif


O matemático reduziu as peças para quatro quadrados, diminuindo a quantidade de formas de 12 para 7 e simplificando o jogo. Em seguida, nomeou o programa como Tetris.

giphy.gif


"Pentaminos tem esse nome por causa do nome grego do número cinco. Eu percebi que podia pegar o nome grego do número 4, tetra. E daí veio o Tetris", Alexey Pajitnov explicou ao livro High Score: the Illustrated History of Electronic Games.

Na Rússia soviética, o Tetris joga você


Divulgação/BostonGlobe


Imagem: Divulgação/BostonGlobe

O Electronica 60 em que Alexey Pajitnov trabalhava não exibia gráficos, apenas caracteres alfanuméricos. Foi então que o jovem programador Vadim Gerasimov, um dos colegas de Pajitnov no centro de computação, conseguiu contornar as limitações do Electronica 60 e criou uma interface visual para o programa.

giphy.gif


A primeira versão do jogo funcionava do mesmo modo que o pentaminós, cabendo ao jogador a tarefa de encaixar as peças dentro de um retângulo. Pajitnov achou que essa mecânica era limitada e tediosa, então chegou ao desenho utilizado até hoje: um retângulo vertical por onde as peças caem, formando linhas.

giphy.gif


Em seguida, criou uma mecânica para apagar as linhas já preenchidas e que criavam um espaço inútil na tela, além de um sistema de geração aleatória das próximas peças. Em 1984, nascia a primeira versão para computador de Tetris.

Reprodução/High Score! The Illustrated history of electronic games


Imagem: Reprodução/High Score! The Illustrated history of electronic games

Viciante e superdivertido, Tetris fez grande sucesso entre os programadores da Academia de Ciências, ficando ainda mais popular depois que Vadim Gerasimov conseguiu converter o jogo para o IBM PC, adicionando mais detalhes gráficos e cores para os tetraminos (como se chamam as peças do Tetris).


giphy.gif


Em 1986, o jogo acabou indo parar no Instituto de Ciências da Computação de Budapeste, na Hungria, depois que um dos amigos de Pajitnov enviou um disquete com uma cópia de Tetris para lá. O jogo acabou descoberto por acaso pelo empresário Robert Einstein, presidente da Andromeda, uma produtora de softwares de Londres. Einstein se apaixonou instantaneamente por Tetris, e vislumbrando o potencial que o jogo tinha, procurou as autoridades soviéticas para negociar a compra dos direitos autorais. As sementes para um futuro conflito estavam plantadas.

Nintendo, Atari e Tengen: A guerra sob a cortina de ferro


Divulgação/AliensStudios


Imagem: Divulgação/AliensStudios

Robert Einstein procurou Alexey Pajitnov e a Academia de Ciências para negociar os direitos por Tetris, acreditando que Pajitnov fosse o dono legal de seu jogo. Diferentemente do que acontecia no ocidente capitalista, produtores de conteúdo da União Soviética não tinham direitos sobre suas obras, que pertenciam ao Estado. Dessa forma, o trabalho de levar obras do leste europeu para o ocidente era burocrático, lento, confuso —e muitas vezes envolvia até suborno de autoridades.

giphy.gif


Mesmo sem ter a assinatura das autoridades do Electronorgtechnica (ELORG), a agência soviética de importação e exportação de informática, que era a responsável por gerenciar as criações intelectuais de pesquisadores soviéticos, Einstein vendeu os direitos de Tetris para computadores europeus para a Mirrorsoft, e os direitos para computadores americanos para a Spectrum Holobyte.



A confusão começou, porém, quando a Spectrum Holobyte vendeu os direitos de Tetris para computadores e arcades japoneses para Hank Rogers, um empresário com fortes laços com a Nintendo, ao mesmo tempo que a Mirrorsoft vendeu os mesmos direitos à Tengen, uma produtora de jogos derivada da Atari, que por sua vez vendeu os direitos para consoles japoneses para o mesmo Hank Rogers.

giphy.gif


Quem nunca? - TPopova/Getty Images/iStockphoto


Quem nunca?
Imagem: TPopova/Getty Images/iStockphoto

O empresário percebeu que ninguém detinha os direitos de Tetris para consoles portáteis, e sabendo que a Nintendo desenvolvia o Game Boy, viajou para Moscou para fechar essa transação. Rogers, porém, ficou estupefato ao descobrir que na verdade a ELORG nunca licenciou para ninguém os direitos de Tetris para consoles, e então chamou a Nintendo para participar das negociações com a agência soviética. Assim, em março de 1989, a Nintendo, com a ajuda de Hank Rogers assinou um contrato com a ELORG que garantia os direitos de Tetris para consoles domésticos e portáteis para o mundo inteiro.


A versão Tengen de Tetris para NES foi lançada em maio de 1989, com a da Nintendo saindo um mês depois. Acreditando ter sido prejudicado pela Nintendo, Hideyuki Nakajima, presidente da Tengen, processou a companhia, alegando ser o verdadeiro dono dos direitos autorais para consoles. Teve início uma batalha nos tribunais, da qual a Nintendo se saiu vencedora, obrigando a Tengen a recolher todas as cópias de sua versão de Tetris para Nintendo das lojas.


Ainda em 1989, a Nintendo lançou o Game Boy, que vinha com uma cópia de Tetris incluso na caixa. O console e o jogo se tornam um fenômeno mundial, com Tetris vendendo mais de 30 milhões de cópias.

Dança do mascate


Divulgação/LostInGames


Imagem: Divulgação/LostInGames

A versão Game Boy de Tetris foi responsável por espalhar Tetris pelo mundo inteiro, sendo um grande embaixador do primeiro console da Nintendo. Mas acabou sendo também, por absoluto acaso, um embaixador da música folclórica russa, graças à música "A-Type":


Parte indissociável de todas as versões de Tetris até hoje, a "A-Type" é na verdade uma rendição chiptune feita por Hirokazu Tanaka, da Nintendo, da canção Korobeiniki, baseada em um poema publicado em 1861. Graças ao sucesso do título de Game Boy, Korobeiniki ganhou o planeta em incontáveis homenagens e versões, a ponto de muitas pessoas ainda acharem se tratar do tema de Tetris.

Quem nunca viu Tetris em cenários da vida real? - Nick Ericson/Getty Images/iStockphoto


Quem nunca viu Tetris em cenários da vida real?
Imagem: Nick Ericson/Getty Images/iStockphoto

Final Feliz

Reprodução/The Gaming Historian


Imagem: Reprodução/The Gaming Historian

Durante todo o processo das diversas negociações pelos direitos de Tetris, Hank Rogers e Alexey Pajitnov se tornaram amigos. Em 1991, Rogers ajudou Pajitnov e sua família a imigrar para os Estados Unidos, onde vivem até hoje. Em 1995 os direitos por Tetris expiraram, então Rogers e Pajitnov formaram juntos a Tetris Company, que comprou 50% dos direitos.


giphy.gif


Os 50% restantes pertenciam a ELORG, que foi privatizada após o colapso da União Soviética, e ficou com esses direitos até 2005, quando a Tetris Company esse restante. Foi somente a partir de 1996 que Alexey Pajitnov finalmente começou a ganhar dinheiro gerado por sua invenção. Desde então, o ex-matemático vive da renda de Tetris.


 
Alô aos gamers aí do fórum: o Jstris é um jogo no mesmo estilo do Tetris que dá pra jogar online contra outros jogadores. Daria até pra criar uma sala valinoreana pra galera jogar. Tem vários modos de jogo pra escolher e não é necessário fazer cadastro (é opcional), é só mandar um link pro(s) jogador(es) em questão. Ainda estou aprendendo a usar, mas é bem legal. Algum interessado?

@Loveless @Béla van Tesma @Turgon @Focr_BR @Fúria da cidade entre outros que frequentam o sub-fórum de games e qualquer outro usuário do fórum que esteja lendo aí e que queira jogar, manifestem-se.
 
O que será que tem de diferente nesse aí, pra aprender? :think:
Eu costumava jogar no Windows um joguinho chamado Klotz (same thing): certa vez meu jogo durou tanto, que eu me matei pra terminar logo haha. O cérebro já estava no modo automático basicamente.

Vou dar uma bisolhada aqui e algum dia desses podemos brincar, sim!
 
Depende do modo de jogo. Por exemplo, no Tetris clássico as peças vão caindo cada vez mais rápido, certo? Nesse multiplayer não é bem assim. No modo Maratona por exemplo ganha quem limpar/eliminar X linhas primeiro. Tem também o modo onde cada linha que você elimina você "manda" ela pro adversário dificultando as coisas pra ele, etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo