• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Telê é o único brasileiro entre melhores da história para a France Football

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
tele-santana-comanda-treino-do-brasil-perto-de-leandro-e-zico-em-sevilha-espanha-1522081887309_v2_450x600.jpg


A próxima edição da revista France Football promete render polêmicas nas discussões sobre o futebol mundo a fora. A publicação francesa divulgou hoje (18) a lista dos 50 melhores técnicos da história, com apenas um brasileiro presente: Telê Santana, 35º colocado.

Bicampeão da Libertadores e mundial pelo São Paulo e comandante da história seleção brasileira de 1982, Telê aparece atrás de nomes contemporâneos como Arséne Wenger (32º), Diego Simeone (31º) e Jürgen Klopp (27º), por exemplo.

france-football-tele-santana-1552941082293_v2_750x421.jpg

Telê Santana, o único brasileiro entre os melhores técnicos da história para a France Football Imagem: Reprodução

O melhor técnico da história para a renomada revista francesa é o holandês Rinus Michels, treinador da Holanda na Copa do Mundo de 1974, imortalizada como a Laranja Mecânica e tratada como um dos times mais revolucionários taticamente da história do futebol.

O segundo colocado da lista é Alex Ferguson, treinador símbolo do Manchester United e hoje aposentado da função. Arrigo Sacchi, multicampeão com o Milan e vice com a Itália no Mundial de 1994, completa o pódio. Johan Cruyff (quarto) e Pep Guardiola (quinto) fecham o top-5.

Confira o ranking completo:

  1. Rinus Michels (Holanda)
  2. Alex Ferguson (Escócia)
  3. Arrigo Sacchi (Itália)
  4. Johan Cruyff (Holanda)
  5. Pep Guardiola (Espanha)
  6. Valeriy Lobanovskiy (Ucrãnia)
  7. Helenio Herrera (França/Argentina)
  8. Carlo Ancelotti (Itália)
  9. Ernst Happel (Áustria)
  10. Bill Shankly (Escócia)
  11. Matt Busby (Escócia)
  12. Giovanni Trapattoni (Itália)
  13. José Mourinho (Portugal)
  14. Miguel Muñoz (Espanha)
  15. Brian Clough (Inglaterra)
  16. Marcello Lippi (Itália)
  17. Nereo Rocco (Itália)
  18. Louis Van Gaal (Holanda)
  19. Ottmar Hitzfeld (Alemanha)
  20. Béla Guttmann (Hungria)
  21. Fábio Capello (Itália)
  22. Zinedine Zidane (França)
  23. Viktor Maslov (Rússia)
  24. Herbert Chapman (Inglaterra)
  25. Jupp Heynckes (Alemanha)
  26. Bob Paisley (Inglaterra)
  27. Jürgen Klopp (Alemanha)
  28. Albert Batteux (França)
  29. Guus Hiddink (Holanda)
  30. Udo Lattek (Alemanha)
  31. Diego Simeone (Argentina)
  32. Arséne Wenger (França)
  33. Vicente Del Bosque (Espanha)
  34. Jock Stein (Escócia)
  35. Telê Santana (Brasil)
  36. Vic Buckingham (Inglaterra)
  37. Rafa Benítez (Espanha)
  38. Hennes Weisweiler (Alemanha)
  39. Bobby Robson (Inglaterra)
  40. Dettmar Cramer (Alemanha)
  41. Mircea Lucescu (Romênia)
  42. Tomislav Ivic (Croácia)
  43. Stefan Kovacs (Romênia)
  44. Luís Aragonés (Espanha)
  45. Frank Rijkaard (Holanda)
  46. Otto Rehhagel (Alemanha)
  47. Raymond Goethals (Bélgica)
  48. Marcelo Bielsa (Argentina)
  49. Antonio Conte (Itália)
  50. Jean-Claude Suaudeau (França)
https://esporte.uol.com.br/futebol/...lhores-da-historia-para-a-france-football.htm
 
Pra quem colocou o City entra os 5 maiores de todos os tempos, não esperaria mais que isso.
 
Nessa de técnicos a FF apenas exagerou um pouco menos em relação a lista de clubes, mas continua mantendo a sua tradição.
 
Pra quem colocou o City entra os 5 maiores de todos os tempos, não esperaria mais que isso.
Isso foi ridículo.

Já essa lista não achei tãão absurda. Discordo de muita coisa - por exemplo, o próprio Telê merecia estar bem acima, no Top 10 -, mas concordo com a maioria. Quanto a brasileiros, talvez Zagallo mereceria um lugar, especialmente por 70. Mais nenhum outro.
 
Essa lista colocou Otto Rehhagel, aquele baita retranqueiro que ganhou a Eurocopa com a Grécia. Só por isso isoladamente já mata a credibilidade da lista.
 
Isso foi ridículo.

Já essa lista não achei tãão absurda. Discordo de muita coisa - por exemplo, o próprio Telê merecia estar bem acima, no Top 10 -, mas concordo com a maioria. Quanto a brasileiros, talvez Zagallo mereceria um lugar, especialmente por 70. Mais nenhum outro.
Não consigo concordar com Simeone por exemplo.
 
Não consigo concordar com Simeone por exemplo.
Talvez não com a colocação, mas ele elevou o Atlético de Madrid de um time médio a uma das potências da Europa, e assim tem se mantido por quase uma década (parece agora estar entrando em decadência). Chegou a duas finais de Champions League em três anos e ficou a um detalhe de ser campeão. Foi campeão da La Liga desbancando o Barcelona e Real Madrid, os times mais poderosos do mundo, que já revezavam por 11 anos, e continuaram de lá pra cá. Nos últimos 7 anos esteve sempre entre os três melhores da Espanha, como primeira, segunda ou terceira força, mesmo tendo um orçamento muito inferior aos dois. Os êxitos de Simeone são inquestionáveis, na minha opinião, independente de o futebol jogado não ser lá tão vistoso.

Essa lista colocou Otto Rehhagel, aquele baita retranqueiro que ganhou a Eurocopa com a Grécia. Só por isso isoladamente já mata a credibilidade da lista.
Mas não deixa de ser impressionante ser campeão da Eurocopa com a GRÉCIA. É isso, acho que eles levaram mais em consideração a capacidade de ser eficiente do que de fazer jogar bonito.
 
De forma alguma questiono os feitos do Simeone com o Atlético e o Otto com a Grécia que sem dúvida foram históricos, mas no meu conceito pessoal acho mais importante olhar técnicos que tenham realizado não apenas um trabalho destacado em apenas um único clube ou seleção e sim em mais de um lugar ao longo da carreira, pois é trabalhando e ao mesmo tempo se destacando em mais de um lugar, encarando outros desafios e diferentes níveis de dificuldade é que avaliamos melhor a capacidade daquele profissional fazer a diferença.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo