• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Symphony X Dream Theater

Curunír

Usuário
Esse tópico tem a função de comentar as coincidências e diferenças entre as duas maiores bandas de prog metal do mundo. Ou até mesmo de se defender a preferência por uma delas.

A mídia tem instigado uma rivalidade entre as bandas. Os fãs, que normalmente quando gostam de uma também gostam da outra, defendem que isso não existe. Mas existem algusn detalhes interessantes:

- Ambas as bandas são americanas;
- Seus primeiros álbuns lançados não fizeram grande sucesso;
- Já os segundos lançamentos são considerados majoritariamente os melhores álbuns de suas carreiras;
- Nos segundos lançamentos as bandas trocaram de vocalista, que permanecem até o presente;
- O DT lançou seu primeiro álbum conceitual, o Scenes From a Memory, em 99; o Symphony X lançou o seu primeiro conceitual logo após, o V: The New Mythology Suite, em 2000;
- Em 2001 ambas lançaram ábuns ao vivo; o do SyX um duplo, e o do DT triplo - imagina-se que essa diferença de número de cds é devido à carreira do DT ser mais extensa;
- Nesses álbuns, os cds 1 levam quase todas as músicas dos lançamentos, na ordem original de estúdio;
- Os últimos álbuns das bandas são os seus mais pesados e agressivos já lançados.

Se lembrarem de mais coindicências, contribuam. :mrgreen:

Parece mesmo que uma possível concorrência teria sido surgida nos anos recentes, e as bandas têm tido comportamentos similares... mas seria isso imposição das gravadoras? Ou uma rivalidade surgida entre as bandas mesmo? Ou pura expeculação da mídia? E os fãs ganham ou perdem com isso?
:o?:
 
As duas são bandas chatas.
Ambas possuem guitarristas virtuosos chatos.
Pq os guitarristas virtuosos são gordos?

Minto, SX não é tão chato, mas DT me dá nauseas... :tsc:
 
Aragorn II disse:
Pq os guitarristas virtuosos são gordos?
besouro_a.gif

Isso deve ser pelo fato deles passarem a maior parte de suas vidas punhetando suas guitarras ao invés de fazerem outros tipos de atividade.
Somando isso à cerveja + alimentação precária = pança.
besouro_a.gif


Minto, SX não é tão chato, mas DT me dá nauseas... :tsc:
Concordo plenamente.

Enfim... eu acho que é mais uma rivalidade natural e saudável.
Não creio que exista aquele sentimento de "vamos passar por cima deles p/ que sejamos os melhores". Simplismente trabalham em cima dos discos p/ brindar os fãs com um bom trabalho.
A diferença é que o DT soa chato p/ caralho enquanto o SX consegue ser mais legal. :mrgreen:
 
Interessante as coincidências; não as conhecia (não da parte de DT, pelo menos).

SX me soa muito melhor que DT. SX me emociona, ao ponto que DT me entedia.
 
DT é legal, mas Sx é melhor...
DT as musicas são parecidas deamais,
Sx tb, mas não no mesmo limitrofe

Aliás, Shadow Gallery é melhor que DT tb
 
eta topicuzinho complicado
sao duas das minha bandas favoritas, mas acho que elas seguem um estilo um pouco diferente. o symX sempre apostou no peso, enqto o dream theater usa mais variaçoes, quebradeiras, enfim, o prog metal tradicional. acho que seria mais justo comparar o DT com bandas como Pain of Salvation e o Symx com o evergrey ou com o shadow gallery
mas se é pra comparar:
the odissey X train of thought - the odissey
images and words X dwot - images and words
russel allen X james labrie - russel allen
michael romeo x john petrucci - empate
john myung X mike lepond - myung
pinnella x rudess - empate
portnoy X rullo - portnoy
 
Tenho um amigo que ama Dream Theater... Ele sempre tenta me mostrar algo mas a única musica que eu gostei de DT foi As I Am do novo CD, mesmo pq ela puxa um pouco mais pro mel´[odico, ou sei lá o que hehe... Mas ele num gosta dessa musica hehe...

E Symphony X eu tenho algumas musicas e acho beeeeeeem melhor que DT, mas Symphony é mais melódico num é não? Por isso que eu gosto...

Outra coisa, os próprios caras da banda do Syumphny falamq ue sua principal inspiração é o DT... Que sem eles não haveria Symphony, então sei lá hehe...
 
Symphony X é A Banda!! Os vocais do Russel Allen são perfeitos, misturam agressividade com um quê até de soul music, que cara versátil!!Além de que os arranjos das musicas são perfeitos. O que o Romeo faz com a guitarra para ter aquele peso "seco" e destruidor?Alguem sabe? tenho muita curiosidade.

Quanto ao DT, são simplesmente os melhores instrumentistas, não há como negar. Eu gosto muito da música Six Degrees of inner Turbulence, por exemplo, mostra um Dream Theater muito diferente e buscando realmente o sentimento, não dando prioridade à técnica. Musicas como Goodnight Kiss e Solitary Shell, torceram muito nariz de fãs antigos mas há de se concordar que mostram o como os caras são versáteis e tem sim, muito feeling.
 
Antes de tudo já vou dizendo que DT é uma das minhas bandas preferidas. Mas e daí? Eles estão longe, muito longe da perfeição.
Murhtash disse:
the odissey X train of thought - the odissey
images and words X dwot - images and words
russel allen X james labrie - russel allen
michael romeo x john petrucci - empate
john myung X mike lepond - myung
pinnella x rudess - empate
portnoy X rullo - portnoy

Gostei da idéia.

The Odyssey x Train of Thought: The Odyssey; não precisa nem pensar duas vezes. O SX está melhorando a cada trabalho, mas o DT me decepcionou demais com o ToT. New Metal... malditos! :evil:

Images And Words x The Divine Wings Of Tragedy: Divine Wings com certeza. Eu não curto o IaW e considero o DWoT o melhor álbum do SX. Sem dúvida alguma muito melhor.

Russel Allen x James LaBrie: Russel Allen. Mesmo porque eu tenho um ódio mortal do LaBrie, e o Allen é muito mais afinadinho, tem uma voz melhor, é menos afeminado etc.

Michael Romeo x John Pertucci: John Petrucci. O Romeo é extremamente punheteiro. Dá pra julgar pelo trabalho solo de cada um: o Petrucci é punheteiro mas quando pega pra fazer um solo lento ele é fantástico; é difícil ele caprichar mas quando capricha sai algo decente. Mas o Romeo não sabe fazer solo lento, rápido ou qualquer solo. Criatividade zero nos solos do Romeo; o disco solo dele eu não suportei ouvir inteiro de tanto tédio; é pior que Malmsteen! Ponto pro Petrucci.

John Myung x Mike Lepond: John Myung. Mesmo que nas duas bandas o baixo seja um tanto deixado de lado na sonoridade da coisa (é tanto arranjo intrincado que só prestando muita atenção você consegue discernir o baixo), os arranjos do Myung são mais criativos. Além do que não é quanquer um que consegue tocar aquele baixo de 6 cordas e duetar com a guitarra da maneira que ele faz. Ele consegue ser mais rápido que o Petrucci; não dá pra competir com esse cara. Ponto pro Myung.

Michael Pinella x Jordan Rudess: Rudess. No campo da criatividade os dois ficam palmo a palmo; as introduções de SDoIT e The Odyssey que o digam. Ambos fizeram simfonias nos seus teclados. Mas... não tem jeito. Tecnicamente ninguém supera o Rudess. Os músicos mais entendidos da coisa chegam a dizer que o único superior a Rudess é Rick Wakeman, e isso é coisa pra caralho! Fico com Rudess, mas aqui por pouco empata.

Mike Portnoy x Jason Rullo: Portnoy, sem discussão. Eu já ouvi tudo de SX e eu nunca vi nada que chegasse perto da criatividade do Portnoy. Esse batera é o melhor cara que existe no DT, é um puta músico, puta compositor e tem uns projetos solo mais do que ferrados. Pelo conjunto da obra, dou o ponto pro Portnoy.

Artes das capas: Dream Theater. Ambas as bandas fazem capas fantásticas, mas eu tenho uma preferência pessoal por capas psicodélicas, algo bem prog. E depois da capa do Awake, que é uma das capas que eu mais amo no planeta, não tem como não achar o DT o melhor.

Por que, depois disso, eu ainda prefiro DT?
Porque eu acho o som deles mais interessante. DT é mais prog do que SX, e esse é o meu motivo principal. Eles viajam mais, as letras são mais interessantes, as melodias são melhores. Eu só acho que eles precisam de um vocalista melhor. :P

Agora, quanto essa história de rivalidade... ela não existe, pois a galera geralmente curte as duas bandas. E a galera pode até xingar DT, mas as comparações com SX sempre são pacíficas. Agora, se as brigas das duas deixarem as musicas delas melhores... let´s go to the catch fight! :lol:
 
The Odyssey x Train of Thought: The Odyssey; não precisa nem pensar duas vezes. O SX está melhorando a cada trabalho, mas o DT me decepcionou demais com o ToT. New Metal... malditos!

eu até gostei do ToT, mas o the odissey detona ele mesmo

Images And Words x The Divine Wings Of Tragedy: Divine Wings com certeza. Eu não curto o IaW e considero o DWoT o melhor álbum do SX. Sem dúvida alguma muito melhor.

os meus favoritos sao o Metropolis pt 2 e o The odissey, mas como esses sao os albuns mais queridos eu preferi comparar eles. acho o IaW mais regular. tem umas musicas chatas no DWOT

Russel Allen x James LaBrie: Russel Allen. Mesmo porque eu tenho um ódio mortal do LaBrie, e o Allen é muito mais afinadinho, tem uma voz melhor, é menos afeminado etc.

concordo em numero, genero e grau

Michael Romeo x John Pertucci: John Petrucci. O Romeo é extremamente punheteiro. Dá pra julgar pelo trabalho solo de cada um: o Petrucci é punheteiro mas quando pega pra fazer um solo lento ele é fantástico; é difícil ele caprichar mas quando capricha sai algo decente. Mas o Romeo não sabe fazer solo lento, rápido ou qualquer solo. Criatividade zero nos solos do Romeo; o disco solo dele eu não suportei ouvir inteiro de tanto tédio; é pior que Malmsteen! Ponto pro Petrucci.

eu gosto do estilo de tocar do romeo. apesar de realmente punhetar pra caralho, ele nao abusa do cromatismo, o que torna os solos dele mais interessantes e menos repetitivos. alem disso ele tem uma pegada fantastica

John Myung x Mike Lepond: John Myung. Mesmo que nas duas bandas o baixo seja um tanto deixado de lado na sonoridade da coisa (é tanto arranjo intrincado que só prestando muita atenção você consegue discernir o baixo), os arranjos do Myung são mais criativos. Além do que não é quanquer um que consegue tocar aquele baixo de 6 cordas e duetar com a guitarra da maneira que ele faz. Ele consegue ser mais rápido que o Petrucci; não dá pra competir com esse cara. Ponto pro Myung.

faço minhas as suas palavras

Michael Pinella x Jordan Rudess: Rudess. No campo da criatividade os dois ficam palmo a palmo; as introduções de SDoIT e The Odyssey que o digam. Ambos fizeram simfonias nos seus teclados. Mas... não tem jeito. Tecnicamente ninguém supera o Rudess. Os músicos mais entendidos da coisa chegam a dizer que o único superior a Rudess é Rick Wakeman, e isso é coisa pra caralho! Fico com Rudess, mas aqui por pouco empata.

Mesmo sabendo que o rudess é superior tecnicamente (nao muito, ja que o pinnela tbm é fora de serie), eu considero o pinnela mais criativo (ou menos contido) que o rudess

Mike Portnoy x Jason Rullo: Portnoy, sem discussão. Eu já ouvi tudo de SX e eu nunca vi nada que chegasse perto da criatividade do Portnoy. Esse batera é o melhor cara que existe no DT, é um puta músico, puta compositor e tem uns projetos solo mais do que ferrados. Pelo conjunto da obra, dou o ponto pro Portnoy.

concordo. mas o portnoy é um pessimo backing vocal :lol: ]

Artes das capas: Dream Theater. Ambas as bandas fazem capas fantásticas, mas eu tenho uma preferência pessoal por capas psicodélicas, algo bem prog. E depois da capa do Awake, que é uma das capas que eu mais amo no planeta, não tem como não achar o DT o melhor.

no geral, num gosto de nenhuma das duas. mas a minha preferida é do symphony x: the damnation game
 
Vocês todos estão discutindo isso no ano de 2004, e agora? Que me dizem em pleno ano de 2009?
Devo dizer que ambas apresentam mais um ponto em comum: seus últimos álbuns, apesar de apresentarem uma qualidade técnica evidentemente superior, deixaram a desejar quanto à musicalidade; é totalmente possível apontar em ambas as discografias os melhores trabalhos.
No Dream Theater, "Octavarium (2005)" com certeza simboliza o climax da banda, já no Symphony X, o "V" representa o ápice de um período de grandes trabalhos!
É claro que isto é um fórum livre e aberto a quaisquer discussões e assuntos, mas mesmo assim, achei um completo contrasenso o que vocês fizeram, comparando as duas bandas no que diz respeito à habilidade de seus integrantes. Primeiramente, o Dream Theater é um grupo mais experiente, portanto é óbvio que a qualidade de seus integrantes está num nível diferente do Symphony X, inclusive o vocal, concordo que Russel Allen foi incrivelmente abençoado com aquele timbre forte e com uma voz potente capaz de alcançar bons agudos, porém basta observar os shows mais recentes, o James La Brie desenvolveu muito sua técnica vocal, apesar da idade.
Depois, tem a questão de estilo. Apesar de enquadrarem-se como progressivas, as duas bandas são muito diferentes estilisticamente.
É só começar a observar pelas letras; a partir daí, avaliem o primeiro álbum de cada banda - admito, ninguém tem que aturar o seu Rod Tyler cantando, ou seja lá o que ele faz no microfone -, mas apenas como questão de curiosidade. Por fim, analisem as músicas apenas em instrumental de cada uma, irão perceber que torna-se uma tarefa completamente inviável comparar bandas tão distintas. Contudo, como o ser humano se diverte muito fazendo comparações (tipo Ali versus Tyson)...
Somente para concluir, a evolução das bandas chegou a um desfecho no qual os novaiorquinos saíram do Rock há muito tempo para, arrisco dizer, criar um novo gênero musical pouco progressivo e muito técnico (vide Rite of Passage), os novajersianos, por outro lado, sempre tiveram muito pouco progressivo, pela grande fragmentação estilística do rock em geral acabaram generalizados e enquadrados nesse gênero, no entanto, estão mais pra alternativo. O fato é que a combinação melódica e harmônica destes últimos é quase que perfeita; é impossível um bom ouvinte do rock não gostar de ouvir o que o Symphony X propõe, em contrapartida, é necessário ter um grande amadurecimento musical para começar a valorizar devidamente a proposta musical do Dream Theater.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo