• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SUPERCOPA da Libertadores pode voltar.

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Campeão mundial em 1983, o Grêmio disputa entre os dias 18 de julho a 14 de dezembro a Copa dos Campeões Sul-americanos. Realizado o sorteio das chaves, o Tricolor caiu no Grupo C, juntamente com Cruzeiro, Santos e Estudiantes, da Argentina. Vasco, Flamengo, Palmeiras e São Paulo formam o Grupo A da competição, que vem sendo organizada pela TV argentina Canal Gol e espera somente a autorização da Conmebol para ser anunciada oficialmente.

O plano dos organizadores é realizar uma competição para fazer frente à Copa Sul-americana, além de resgatar a Supercopa da Libertadores, disputada entre 1987 e 1997. Para convencer a entidade máxima do futebol sul-americano, os argentinos organizaram grupos regionais, evitando assim longas viagens e garantindo o sucesso entre o público com clássicos regionais.

Os clubes aceitam a idéia, pelos cerca de US$ 13 milhões (cerca de R$ 39 milhões) distribuídos em prêmios e pela chance de ter maior visibilidade que jogando a Sul-americana. Os organizadores estudam uma proposta de realizar a competição por pelo menos cinco temporadas.

Serão cinco grupos de quatro equipes cada. Todos jogam contra todos em ida e volta, dentro das chaves, e os três primeiros colocados, mais o melhor quarto, passam às oitavas-de-final. Mesmo a fórmula sendo copiada da Supercopa, com a participação dos campeões da Libertadores, o regulamento lembra a extinta Copa Mercosul.

Confira os grupos da Copa dos Campeões Sul-americanos:

Grupo A
Vasco (BRA)
Flamengo (BRA)
Palmeiras (BRA)
São Paulo (BRA)

Grupo B
Boca Jrs (ARG)
River Plate (ARG)
Racing (ARG)
Independiente (ARG)

Grupo C
Cruzeiro (BRA)
Santos (BRA)
Grêmio (BRA)
Estudiantes (ARG)

Grupo D
Vélez Sarsfield (ARG)
Argentinos Jrs (ARG)
Nacional (URU)
Peñarol (URU)

Grupo E
Atlético Nacional de Medellín (COL)
Colo Colo (CHI)
Olimpia (PAR)
Once Caldas (COL)
 
Nossa, tem um super domínio de times brasileiros e argentinos nessa supercopa. Porque não fazem logo Brasil vs Argentina? :lol:
 
O principal motivo pra sul-americana não dar certo é esse lance de fase regionalizada e os idiotas vão lá e repetem...

Mas isso não é brincadeira de primeiro de abril não? Classificar o ultimo de um grupo??? Isso é muito estranho...
 
Acho que o título do tópico deveria ser editado. Isso pode parecer, mas não é uma supercopa. A própria conmebol está estudando a possibilidade de realizar este ano novamente a supercopa ou recopa (devido ao seu centenário se não me engano), mais tarde isso pode causar dúvidas.

Está bom, pra mim tudo é válido ($$). Só não sei se o vai haver calendário sobrando para essa competição.
 
Sim, o regulamento é muito furado classificando 3.. O mata-mata deveria ter somente 8, pois tem muito time que só joga com o nome.
 
Eu acho isso ruim.....

O único motivo da Sul-Americana naum dar certo é porcausa dessas coisas.....
Se não der continuidade para uma competição, ela NUNCA será valorizada.....Aí ficamos nós fazendo a cada 5 anos uma competição secundária continental com regulamentos e nomes diferentes.....
E vem alguem e fala q ganhou a Mercosul, outro diz q ganhou a Sul-Americana, outro diz q ganhou a Conmebol.....Mas q no fundo são tudo a merma coisa.....Ou, ao menos, deveriam ser......Mas como ficam com esses nomes diferentes e todo fragmentado, acabam naum tendo importancia NENHUMA.....
Perde-se o fator de comparação (afinal, em vez de poder falar q ganhou 3 ou 4 competições secundárias sul-americanas, como é a UEFA lá na Europa, o cara tem q separar tudo dizendo q é 1 competição X, 1 competição Y e 2 competiçõez Z).....Outro que poderia discutir na boa que ganhou 5 dessas competições secundárias acaba nem notando isso já q são 2 competições W, 1 competição J, 1 competição N e 1 competição H.....


Se até a Copa do Mundo demorou 4 ou 5 edições até ser levada a sério (q teoricamente seriam 16 ou 20 anos, mas q acabou sendo 20 ou 24).....Pq dar tão pouco tempo pra essas competições?
Imagina se a FIFA desiste em 34, 38 ou 50 da Copa só pq vários times deram cano na competição por não darem assim tanta importancia? Teríamos o Uruguai com 1 Copa Internacional e 1 Copa Intraplanetário, a Itália bicampeã da Campeonato dos Países Terrestres e campeã da Copa do Mundo, etc.....



PS: eu deveria estar feliz pq o Flamengo voltaria a jogar fora do país numa competição e poderia trazer mais algum dindin pra nós.....
Mas como sei q o dinheiro vai acabar nos bolsos dos dirigentes e q a gente vai levar uma piaba enorme do São Paulo e Palmeiras.....Nem dá pra achar isso bom.....
 
Última edição:
Se voltarem com o nome Supercopa sem problemas porque manteria uma tradição de 10 anos, diferente desses outros torneios que nem passaram de 5 anos.

Mas não esqueçam que o grande culpado disso tudo se chama EURICO PILANTRA que com inveja do Flamengo participando e tendo uma enorme visibilidade na Supercopa quis socar a todo custo o Vasco nela usando o argumento de um torneiozinho amistoso meia-boca da década de 40, num torneio que só tinha campeões da Libertadores. Daí no ano seguinte vários clubes se rebelaram e desde então até hoje não temos um torneio que conseguiu se firmar.
 
Daí no ano seguinte vários clubes se rebelaram e desde então até hoje não temos um torneio que conseguiu se firmar.

Detalhe que no ano seguinte o Vasco também ganhou a libertadores, ou seja, se não fosse a idiotisse do Eurico o Vasco teria um torneio internacional decente garantido pra disputar (isso se a Supercopa não fosse extinta por questões de calendario).

E valorizar a sul-americana é tão fácil, é so colocar ela pra ser disputada com o mesmo esquema da libertadores, no mesmo período (logo, seria disputada só por clubes que não estão na libertadores) e com o campeão se classificando pra libertadores, pronto, temos um torneio valorizado, e não essa droga que atualmente só serve pra dirigente enganar torcedor dizendo "nós não fomos mal esse ano, garantimos vaga pra sul americana"...
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Se voltarem com o nome Supercopa sem problemas porque manteria uma tradição de 10 anos, diferente desses outros torneios que nem passaram de 5 anos.

Mas não esqueçam que o grande culpado disso tudo se chama EURICO PILANTRA que com inveja do Flamengo participando e tendo uma enorme visibilidade na Supercopa quis socar a todo custo o Vasco nela usando o argumento de um torneiozinho amistoso meia-boca da década de 40, num torneio que só tinha campeões da Libertadores. Daí no ano seguinte vários clubes se rebelaram e desde então até hoje não temos um torneio que conseguiu se firmar.



E, indiretamente, socou o Vasco de novo nessa Sul-Americana porcausa de 2 pontos completamente ilegais e roubados no Campeonato Brasileiro do ano passado..... :g:



Mas eu tb prefiro o regulamento dessa sul-americana.....
Pq seria o q a lógica indicaria.....Os melhores dos países jogam a Libertadores, os segundos melhores jogam essa outra competição sul-americana......

Talvez o que se poderia fazer é colocar os piores colocados na 1ª fase da Libertadores (ou os eliminados naquela pré-libertadores) tb na Sul-Americana, como se faz na Europa.....

Pra dar objetivos pros clubes....Fazerem eles se colocarem em seus lugares.....
Os pontos corridos no Brasileiro serve mto pra isso tb....Coloca quase que bem claro as ambições e os objetivos de cada clube:
- "Ah, eu brigo sempre pra ser campeão" (como é com Real Madrid e Barcelona na Espanha; Milan e Juventus na Itália; Bayern Munich na Alemanha; etc).....
- "Ah, eu brigo pela competição principal sul-americana" (como é um Valencia ou Deportivo na Espanha; Inter, Lazio ou Roma na Itália; etc).....
- "Ah, eu brigo pela outra competição sul-americana" (como um Celta na Espanha; Parma na Itália; etc)....

O q não se pode fazer é um Flamengo ou Grêmio que entram no nacional pra não caírem já terem garantido uma vaga numa competição sul-americana (ou qlq outro time que passe por um período de má-administração ou coisa do tipo).....
Mas com essa nossa filosofia de vencedores onde qlq coisa menos importante vale a mesma coisa que nada (como ser vice, ir pruma competição sul-americana q naum seja a Libertadores, etc) eu sei q é dificil....Mas, pra mim, seria o correto.....


Mas isso é a minha opinião.....Eu prefiro esse esquema mais democrático.....
Contudo, se realmente essa competição voltar, vingar e virar realmente um título que os clubes se orgulhem e almejem.....Já vai ser ótimo.....
 
Última edição:
Sim, a sulamericana pode ser rentavel se disputada conjutamente com a Libertadores partindo do principio obvio que quem está num torneio não disputa o outro. Na Europa é assim. Só aqui que não fazem isso.

E o campeão dela poderia ter uma vaga na Libertadores, assim manteria a hierarquia de um torneio menor levar a outro maior.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo