• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    36

Hugo

Hail to the Thief
(Star Wars: Episode VI: Return of the Jedi, EUA, 1983)

Gênero: Ficção
Disponível em: VHS
Duração: 134 min
Distribuidora: Fox
Produtora: Lucasfilm Ltd.
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, Peter Mayhew, Sebastian Shaw, Ian McDiarmid.
Diretor: Richard Marquand
Roteirista: George Lucas, Lawrence Kasdan
Sinopse: Luke salva Han Solo do perigoso Jabba the Hutt além de enfrentar a morte de seu mestre, Yoda. E agora descobre que tem que enfrentar o seu pai, Darth Vader.
Site Oficial: http://www.starwars.com/episode-vi/
Nota do Hugo: 10
Comentarios do Hugo: Quase nada mudou. Exceto que a trama ficou um pouco infantil com as criaturas chamadas Eowks. Mas toda a equipe técnica do filme ainda continua de primeira (inclusive os efeitos especiais). As batalhas no espaço estão mais bem feitas. E o final está mais completo do que no filme anterior. Além das atuações estarem bem melhores do que no último filme. Esse é o filme com maior quantidade de ação e efeitos da trilogia original. Com o roteiro e produção de Lucas e direção de Richard Marquand, a saga é fechada com chave de ouro, contendo em cada fotograma uma alta dose de adrenalina. "O Retorno de Jedi" é na minha opinião o melhor de todos os "Star Wars" já lançados.
Poster:

retorno-de-jedi-poster02.jpg
 
Eu de novo Hugo...

A meu ver tb essa foi a melhor tb até agora...
Mais bem feita, tb acho que teve o seu toque mais infatil, mas não tirou o clima dark, mais ameno desta vez, do filme.
A grande atuação de Wedge mais uma vez aparece nesse filme... e lógico, desta vez ele naum foge da raia como no episodio 4 e 5.

Espero que se lembrem do Wedge.....
 
Po, "grande" atuação do Wedge? :)

Tudo bem que o personagem é maneiro, mas ele aparece muito pouco na trilogia...
 
É, digamos que Bobba Fett tb teve pouca atuação, mas teve um papel importante, principalmente no episódio 5. Já no 6 ele mais parecia capataz do Jabba do que um caçador independente... se bem que Jabba era o que mandava e controlava praticamente tudo em relação a crimes e tudo mais.
 
Episódio VI

Concordo totalmente... esse é o melhor filme dos já feitos até agora(esperemos o 3). Tem horas que o que deve ser feito parece impossível, sem falar na luta de Skywalker e Vader na presença do Imperador, é simplesmente fantástico! E quanto a questão de Wedge x Boba, eu com certeza prefiro o Boba, talvez por ser filho de Jango Fett que é um dos meus preferidos! :D
 
Não sei se a versão original era assim... pelo menos na versão remasterizada... na cena em que o imperador esta jogando energia em luke e vader fica soh olhando.... parece que demorou um pouco mais... mostrando o luke mais tempo dizendo: "Me ajude...pai...." pelo menos com a versão que passou na tv em 89 não aparecia o luke pedindo ajuda a vader.
 
De fato, a special edition acrescentou algumas cenas a mais recuperadas. Você pode até reparar que a qualidade não é a mesma do restante do filme, sendo um pouco mais granulada.
 
Nossa, é o meu favorito disparado... e eu perderia um dia inteiro aqui só enumerando o que faz de Retorno o melhor de todos os filmes. Acreditem, tem muito mais qualidades que defeitos :)
 
Não só a qualidade de imagem... a história tb é muito boa.
O modo que Luke (Mark) age durante o filme mostrando o quanto emadureceu.... vc já nota isso no início do filme no castelo de jabba.
Pena no brasil terem traduzido com Retorno de Jedi.
 
Ok, Ok...

O que me faz achar Retorno de Jedi o melhor de todos é o seguinte:

- Trilha Sonora: Pra mim a mais animada de todas. Tem temas fantásticos, como o primeiro da Batalha de Endor, o Forest Battle, o tema de Leia e Luke e o tema do Imperador, maravilhoso;

- Sail Barge: Aquela seqüência do Luke detonando todo mundo no Sarlacc enquanto a Leia tenta matar o Jabba também é fantástica. Lembra os filmes de capa e espada de antigamente e tem uma adrenalina só :)

- Jabba The Hutt: Foi o primeiro filme que vimos o alien mais asqueroso da galáxia, e que perturbou meus sonhos durante muitos anos. Com certeza uma das melhores tiradas do Lucas;

- Corrida de speeder: Pra mim, a melhor cena de perseguição de todos os filmes. Eu ficava encucado quando pequeno de como conseguiram fazer aquela cena, tão ágil, tão perfeita. Fora que as speeder são demais :)

- Batalha espacial de Endor: Considerada pela maioris dos críticos como a maior batalha espacial da história do cinema. E realmente é... emoção do começo ao fim. Ver a Millennium Falcon entrando na Death Star e desviando de todos aqueles tubos e obstáculos é de tirar o fôlego;

- Duelo entre Luke e Vader: O duelo do filme anterior com certeza é melhor, mas esse também é demais! O conflito em ambos, a raiva crescendo em Luke e a compaixão voltando a Vader. Nossa, é emocionante.

- Imperador: Quer vilão melhor que ele? O trabalho de maquiagem foi assustador, e conseguiram um vilão à altura de Vader pra fechar a saga. O cara domina todo mundo nos 6 filmes, mas até então só sabíamos de parte da história, e o Imperador botava muito medo. O cara soltava até raios... hehehe

- Morte do Yoda: O bom velhinho se despede da saga com uma grande revelação, e em uma cena muito bonita também;

- O final: Acho muito emocionante aquele final, quando Vader aparece em forma de espírito, redimido de seus erros passados. Pra mim, não haveria melhor maneira de fechar a saga. Tanto a versão antiga quanto a Special Edition são emocionantes :)
 
Peregrin disse:
O que me faz achar Retorno de Jedi o melhor de todos é o seguinte:


- Batalha espacial de Endor: Considerada pela maioris dos críticos como a maior batalha espacial da história do cinema. E realmente é... emoção do começo ao fim. Ver a Millennium Falcon entrando na Death Star e desviando de todos aqueles tubos e obstáculos é de tirar o fôlego;

Só lançando um comentário sobre isso:
Vc lembrou muito bem... essa cena da Millennium dentra da Estrela da Morte, se vc botar a cuca pra funcionar, não se compara a nenhum outro filme já produzido sobre o gênero "guerra estelar". Um sequencia muito bem feita mesmo... até levando-se em conta os efeitos da época.

A da morte de yoda tb... muito emocionante.
 
Bueno...

Como eterno defensor de ESB, pergunto uma coisa...

Alguma cena de RoTJ te deixou embasbacado como I'm your father?
 
É o que eu mais quero... Lucas tem uma oportunidade única nas mãos... Fechar a maior saga do cinema com chave de ouro... E partir tranqüilo para outras empreitadas...

Meu maior desejo é sair do cinema dizendo: Este filme é melhor que ESB. Vai ser difícil, mas ainda tenhos esperanças.
 
Talvez por eu não ter visto os filmes em ordem, ou por não ter visto no cinema na época, a revelação do Vader não tem grande impacto sobre mim. Eu nem me lembro da minha reação quando vi pela primeira vez (só lembro que pra mim não fazia o mínimo sentido o mocinho ter a mão cortada e o filme acabar daquela maneira). É claro que a cena mexe comigo, por causa do duelo, pela reação do Luke, e por eu saber o significado daquela revelação.

Agora, ROTJ me emociona mais que ESB. Principalmente no final, o confronto Palpie X Vader X Luke é demais. E em Endorl, com Anakin Skywalker ao lado de Obi-Wan e Yoda, com a musiquinha no fundo... Putz! Acho lindo quando a Leia chega perto do Luke, aí o Ben dá aquela olhada pro Anakin como que dizendo "ae, paizão" e o Anakin tá sorrindo todo orgulhoso :)

Fora a Batalha de Endor, que me deixa boquiaberta sempre que eu vejo. E a conversa de Luke e Leia, principalmente quando ela fala da mãe (a reação dela ao saber que era irmã do Luke é ridícula, mas isso não conta. A cara de nojo que ela faz quando sabe que o Vader é pai do Luke compensa um pouco :P)... São muito momentos emocionantes nesse desfecho :)

Com certeza, é o meu favorito, e cito as mesmas razões que o Peregrin :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo