• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ssssim preciosssso, nósss gosstar dele!

elfah

Usuário
smeagol.jpg


Gostar do smeágol?
Oh, tudo bem, tudo bem...

Ele atrapalhou bastante os pobres "hobbitizesss",
fez coisas muito desagradáveis (o dedo de frodo que o diga!)
porém foi de grande importancia para toda a história.
*não fosse por ele, já era Mr. Bilbo bolseiro :loser:
*não fosse por ele, o Um anel estaria aí, existindo, e fortalecendo o sauron, e já era terra média também :loser:

Mas daí a gostar do smeágol...
Ora, eu gosto dele!
ele me diverte! é engraçado de ler seus "ésses" (Sss) exagerados
[peixesssesss]
o acréscimo de "preciosssso" depois de cada palavra/frase
e seus monólogos-Diólogos =D

fora que ele é meio que inocente na história né?
coitado, não virou "isso" porque quis
uma pobre " miséria respirante e movente, que os próprios cães distinguém pela marca do despreso social" [retirado do livro vítimas algozes, Joaquim manoel de macedo, Muito bom ^__^]

=D "golum, golum!"

ah, falem oq eu vocês acham dele
eu o acho particularmente inspirador, e sua mediocridade deplorável me dá pena =/

^___^


um viva para o golumzinho :cerva: :cerva: :cerva:
 
elfah, em primeiro lugar, usa o editar em vez de postar duas vezes. =D

Bem.. Sobre o Gollum.

Eu poderia dizer com sinceridade que não me lembro de quase nada deste ser no livro.. Mas no filme ele teve papael fundamental sim. Além do mais, é uma criatura muito simpática e sociável..

Querem ver o grau de sociabilidade dele?

Sociável que SÓ VENDO... (Não, não sei alemão, ignorem as legendas se não souberem, como eu)
 
ah, foi post-duplo proposital [sério]
nossa! no livro ele aparece muito mais que no filme!
e tem o mesmo papel importante, tirando o fato ridiculo da suposta traição de sam [o caso das lembas mostrado no filme que NÃO existe no livro]

no filme ele é o tirano malvado e falço =/
no livro da pra estudar psicologicamente melhor o smeagol /o/
:loser:
 
O Smeagol me da pena, tipo um viciado em drogas, virou um "refem" do anel.
Mas é aquilo: quem só assitiu os filmes e não entendeu a história acha ele um ETzinho pra dar comedia pra história, ja quem leu os livros e mergulhou d cabeça na historia (como todos nós), vê q ele é tão importante e complexo...

foi mal, esse post ta ruim, é q eu to com sono...
 
elfah disse:

Bom que ele era falso, eu não posso concordar com você.

Pelo fato, de que uma parte de Sméagol estava tentando evitar o Anel... mas sempre era pego desprevinido e acabando a fazer o que não queria.
 
elfah : eu acho que vc precisa da santa orientação de um Saitor ;)
 
Eu acho o Gollum engraçado...mas eu tenha pena do coitadinho.
Tudo que ele sofreu em sua longa vida...:cry:

Mas vejamos pelo lado bom: ele NUNCA será esquecido, seu nome estará em inúmeras cantigas Terra-Média afora... Pena que ele nunca ouvirá nenhuma...
 
Eu também gosto um pouco do Gollum, não por ele ter atrapalhado Frodo e o Sam.. mas ele é engraçado [mais no filme] e, sem ele eles não iam conseguir passar das Emin Muil (é assim que escreve?) e chegar em Mordor.
 
Eu também gosto do Smeagol/Gollum, mesmo ele tendo arrancado o dedo do pobrezinho do Frodo, tenho pena da existencia dele que devia ser triste e vazia e imagina viver tanto tempo sozinho! Mas como Gandalf disse o papel dele na historia foi fundamental então se ele é falso é falso.
 
Gostar do Gollum?
YUK!
(mas acho que alguém já fundou no Orkut a comunidade " Eu amo Gollum ")
 
Eu gosto do Gollum. Falando sério. =]

Tudo bem, é fácil odiá-lo se formos observar seus atos superficialmente. Mas pô... coloquem na missão de um psicólogo avaliar seu comportamento, tendo ele acesso à história e a todas as passagens do personagem que o SdA conta. Suponho que o resultado seria diferente: Gollum é merecedor de compaixão e até carinho.

Primeiramente: ele já possuía, desde ainda hobbit "imaculado", uma personalidade incomum. Gostava de montanhas e do escuro, se isolava, não tinha muitos amigos, não era amado como seu primo Déagol. Isso são inferências. Seu caráter já tinha tendências a algo que o colocasse como ser importante, algo que lhe desse alegria, respeito, talvez - algo precioso.

Surge a oportunidade de possuir um bonito anel. Claro, ele não matou o primo por isso, mas pela força de dominação que a jóia possuía, e que facilmente o dominou, uma vez possibilitada pela própria personalidade de Sméagol. O livro deixa claro que esse homicídio aterrorizou-o pelo resto da vida, de remorsos e ódio do Anel - principalmente depois que foi expulso pela matriarca da família e deixado ao relento, em posse apenas de seu precioso.

Por 200 anos, se não me engano, Gollum viveu sozinho sob as montanhas, comendo peixes cegos e orcs, sem alguém para conversar, amar, ser amado; pelo contrário, odiado por homens e orcs, sem qualquer diversão que não seu Anel, que com o passar dos anos o consumia. Imaginem o que deve ser isso. A aparição de um hobbit perdido em sua caverna, propondo-lhes Adivinhas, o qual não jogava desde seus tempos felizes, deve ter-lhe parecido até mesmo um momento de alegria, nostalgia. Mas foi dali que veio uma nova etapa de sua vida, que duraria até o fim dela, nas chamas onde seu único objeto/objetivo de vida foi criado.

Lembrem-se de algumas passagens, como a dele admirando Frodo e Sam em Cirith Ungol, que para mim é a mais bonita de ADT:

"Gollum olhou para eles. Uma expressão estranha passou por seu rosto magro e faminto. Apagou-se o brilho de seus olhos, que ficaram opacos e cinzentos, velhos e cansados. Um espasmo de dor pareceu contorcer seu corpo, e ele se virou, olhando para trás na direção da passagem, balançando a cabeça, como se empenhado em alguma discussão interior. Depois voltou, e lentamente, estendendo uma mão trêmula, com todo o cuidado tocou o joelho de Frodo - mas o toque foi quase uma carícia. Por um momento fugaz, se os que dormiam pudessem tê-lo visto, pensariam que estavam observando um velho hobbit cansado, encolhido pelos anos que o tinham carregado para longe de seu tempo, para longe dos amigos e parentes, e dos campos e riachos da juventude, um ser velho e faminto merecedor de compaixão."
As Duas Torres, pág. 333

Prestem bem atenção a esse trecho. Gollum, que tinha praticamente acabado de selar a morte dos dois hobbits, ao voltar, sofre uma guerra interior, em que combatem sua bondade e o mal que surgiu em virtude da longa posse e do roubo do Anel e dos longos anos de ódio e falta de carinho e compaixão.

Acho que de forma alguma Gollum deve ser odiado por quem ele realmente era.
 
Última edição:
Eu adoro ele!!!
muito mesmo...me diverti muito com ele nos livros...

Mesmo..aliás todos os personagens do lado negro da força que tolkien fez são maravilhosos
 
Olha eu tambem acho que o smeagol tem sua importancia na historia da terra media mas nao chega a se comparar com outros personagens como o proprio Bilbo, ou Froto, pois acho que mesmo sem Smeagol Frodo iria jogar o anel de algum modo.
Mas as pessoas se identificam com os personagens do professor, pois eram muito reais nos seus "atributos".
 
desculpem a pedrada de portugês, e sim, buscarei um saitor, porem, acho que deveria além do erro, pretar mais atenção no post ;D
 
Eriadorion disse:
Que é isso. Ninguém tem obrigação de escrever certo. :wink:


Mas isso é realmente útil. :)

Não, ninguém tem, mas é mais agradável de se ler. Mas chega a irritar pessoas que só comentam o tópico para criticar ortografia. Por que não observam o conteúdo melhor? E sim, um saitor vem me ajudado bastante ^^
 
Na verdade, creio que se não fosse por Sméagol (Gollum), o Anel nem teria sido encontrado por Bilbo Bolseiro, assim não teria passado para Frodo, e sem ele os Nazgûl não atacariam o Condado, e portanto ele não teria que morrer (se bem que ele não existiria nessas hipóteses xDDD), o Frodo não teria ficado que nem o Lula, a amizade entre a sociedade não existiria, a floresta de Fangorn não teria se revoltado contra Saruman, e Sauron não direcionaria suas forças contra Minas Tirith achando que o Anel estava lá.
Concluindo: apesar de despresível o ser Gollum, ele foi eça fundamental na trama de O Senhor dos Anéis. Sem ele, a história seria outra...
 
Falando em eça, eu sei que não tem nada haver com o assunto, mas tem um escritor (ele escreveu O primo Basílio, entre outros) que se chama Eça de Queiroz. Que estranho não?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo