1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre Gandalf...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Passolargo, 19 Set 2003.

  1. Passolargo

    Passolargo Your face warped in pain...

    Bom pessoal, eu li o Senhor dos Anéis e O Hobbit apenas uma vez cada (pretendo ler mais algumas vezes pra dar aquela refrescada na memória :) ) e fiquei com algumas dúvidas quanto ao poder do Gandalf.
    Ele é um Maia poderoso (posso dizer que ele é o mais poderoso entre eles?) e no entanto eu achei que ele poderia ter feito mais pra ajudar os homens na guerra do Anel, por exemplo; ele poderia facilmente ter acabado com aquele monte de Orcs em Helm's Deep, não poderia? Eu até entendo que isso tudo tiraria a graça das coisas mas ele era totalmente capaz disso, não era? Se era, teria algum outro motivo pra ele não ter facilitado mais as coisas?

    Desculpem se to fazendo essas perguntas no lugar errado, é que vi o propósito acolhedor desse fórum e achei que deveria fazê-las aqui. :)
     
  2. Passocurto

    Passocurto Ouch!

    Bom... eu acho que ele é poderoso, mas não tanto pra acabar c/ todos aqueles inimigos...
    Ixi, fiquei na dúvida agora... :o?:
     
  3. Ruby Moon £

    Ruby Moon £ Usuário

    Pelo que eu saiba, é mais ou menos assim:
    Gandalf é um maia sim. Mas quando ele foi enviado pelos valar para a terra média para evitar o avanço do mal, ele foi enviado com um corpo de um humano. É mais ou menos o mesmo esquema de elfo: não morre por velhice mas morre se for morto por alguém. Acho que ele não lutava com todo mundo sozinho pra evitar esse tipo de coisa...
     
  4. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    A função do Gandalf na Terra média era prestar auxílio através de conselhos, não de dizer Alakazim Alakazam e matar todos os orcs. Além disso, ele estava preso a um corpo mortal (hröa), o que limita muito os seus poderes.
     
  5. Passolargo

    Passolargo Your face warped in pain...

    É que ele voltou com mais força depois da luta contra o Balrog, correto? Por isso pensei que ele talvez pudesse ter dado uma mãozinha mais devastadora na guerra, já que ele é um Maia poderoso. Ele poderia ter enfrentado os inimigos de uma maneira que não fosse física pra evitar a morte (eu vi em algum lugar que ele é imortal, mas não tenho certeza). Eu sei que ele foi de extrema ajuda, a minha dúvida é só na questão "ele poderia ter facilitado bem mais, não?"
     
  6. Passolargo

    Passolargo Your face warped in pain...

    Ah ta, não sabia que tinha esse lance do corpo limitar o poder dele.
    Mas isso ficou menos limitado depois da luta contra o Balrog, certo? Pelo menos é o que da a entender...
     
  7. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Ele tinha um Hroa (corpo comum) antes d Lutar com o Balrog e um Fána (corpo sem restrições) depois d reviver, então naquela epoca o Gandalf poderia sim usar qse todo o seu poder. Mas os valar tinham proibido ele de se meter diretamente nos assuntos da TM (por exemplo lutando), dando um auxilio mais indirteo (por exemplo com conselhos).

    Mas eu acho q se ele quisesse e fosse liberado ele poderia queimar boa parte do exercito d Uruks. :mrgreen:
     
  8. Gwindor

    Gwindor Usuário

    Bom, Gandalf tinha a missão de ajudar os homens e elfos a derrotarem Sauron, mais ele mesmo que tivesse poder para libertar seu poder ele não poderia fazer nada pois sua missão foi definida pelos Valar como apenas ajudar os povos da terra-media. Os Valar qeriam que os homens derrotassem Sauron, do contrario mandariam alguns Maiar poderosos e pronto :wink:

    E o que vc está esperando para ler O silmarillion? :roll:
     
  9. ÉWONY

    ÉWONY Usuário

    ao meu ver gandalf foi mandado para ajudar,para intalar no coraçào do povo da terra media a vontade de lutar e destruir o grnade mau.mas não cabia ao gandalf intervir muito,ele tinha que deixar o pvo da TM tomar as decisões por contra propria.E tbm ele estava com o poder restrito pois tinha um corpo mortal!
     
  10. Link

    Link The Hero of Time

    Só pelo fato de estar preso num corpo humano já diminui muito a capacidade de Gandalf... e quando ele "morresse" acho que somente o corpo morreria e ele ficaria só "espírito"... como aconteceu com Saruman...
     
  11. Passolargo

    Passolargo Your face warped in pain...

    Do jeito que você falou até parece que o Gandalf era fraco. hehehe
    Mas beleza, eu entendi a essência dos acontecimentos, esse lance do corpo e tal.

    Na verdade eu já comecei a ler, mas ainda não cheguei a uma parte que falasse do Gandalf... e retomei a leitura hoje que me sobrou um tempo, esse é o principal fator que me impede de ler com mais frequência.

    Mas valeu as explicações ae galera.
     
  12. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Na verdade, Passo, se você já leu pelo menos até o final do Valaquenta, o Gandalf já foi citado. Ele é citado com seu nome original, Olórin, e respondendo:

    Ele é de fato textualmente citado como um dos mais poderosos entre os Maiar.

    Acho que não preciso entrar na discussão de "porque ele não interferiu", já foi dito tudo de bom :D
     
  13. Vendo o que todos postaram, fico meio confuso c/qual a relevancia de Gandalf se envolver na 1ª aventura de Bilbo? :o?:

    Ele era um Maia, e veio para ajudar na Guerra do Anel, e tal... mas a impressão que tive em "o Hobbit"; foi que Gandalf era um Mago poderoso, mas sem uma missão como a do SdA. :?
     
  14. Passolargo

    Passolargo Your face warped in pain...

    Vixi velho, eu retomei o Silma hoje depois de uns 8 meses parado, é vergonhoso mas é verdade, tava na parte "De Beren e Lúthien" e tem coisas que eu já nem lembrava mais. Mas a minha dúvida tava mais nesse lance do envolvimento dele na guerra do Anel e tal, agora ta tudo mais claro. :wink:
     
  15. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Herenvarno, eu fortemente recomendo que você arranje um "Contos Inacabados da Terra-média e Númenor".
    Lá tem um conto chamado "A Demanda de Valle" (ou algo assim :roll: ), que explica e mostra bem porque balrogs o Gandalfo "agitou" os eventos contados em "O Hobbit".

    :wink:
     
  16. Ok, Tar... eu estou fortemente tentado ler "Contos...", porém estou tentando seguir uma ordem específica (O Hobbit; SdA'S;Silma), pois ví mensagens aqui no fórum aconselhando esta sequencia, mesmo assim obrigado! 8-)
     
  17. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Olha, este conto citado pelo Tar-Palantir é realmente muito bom (uma das passagens que eu mais gostei nos CI). Se conselhos é o que você quer, leia-o o quanto antes. Não há a menor necessidade (nem sentido) você ler o resto do CI agora, mas a hora de ler este conto em particular sem dúvida é essa. :D
     
  18. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Valeu Vilya! :mrgreen:
    Eu também gosto bastante desse conto, juntamente com o "The Hunt For the Ring"... :obiggraz:
     
  19. Aira_Eldar

    Aira_Eldar Usuário

    Gandalf é imortal

    Mithrandir é parcialmente imortal, por ser um Maia... O corpo dele pode sim morrer na guerra, mas sua alma volta para Valinor. Foi justamente isso que aconteceu na luta contra o Balrog. Ele morreu fisicamente, sua alma voltou a Valinor e ele retornou como O Branco, num corpo físico (Hröa) que não mais limitava seus poderes. O fato é esse: como ele possui um corpo humano, o corpo morre, mas o seu estado original, de Maia, é imortal.
     

Compartilhar