1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

sobre bilbo, gollum e o anel...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Anakruss, 13 Jul 2004.

  1. Anakruss

    Anakruss Usuário

    Tenho umas dúvidas e gostaria que vcs me ajudassem nisso. :D

    1- Pq gollum nao começou a sentir a velhice como Bilbo depois de perder qualquer contato com o anel?

    2- Se os hobbits sao a raça mais imune as tentaçoes do anel pq entao Sméagol se seduziu tao fácil a ponto de matar seu primo?

    valeu!
     
  2. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Olá, tentando responder à primeira:

    1- Ele provavelmente começou a sentir sim e realmente seguindo a lógica do que ocorreu com o Bilbo o Gollum deveria ter morrido alguns anos depois de ter perdido o Anel. Entretanto ele continuou vivendo por mais uns 60 anos. Eu acho que a vontade dele de ter o Um Anel e o próprio poder do Anel que passou para Gollum manteve ele vivo por todo esse tempo.

    2- Porque o Sméagol já era de alma podre.
     
  3. Anakruss

    Anakruss Usuário

    Tb acredito nessa possibilidade da vontade dele de voltar a ter o anel que o manteve vivo.
     
  4. Oakshield

    Oakshield Usuário

    concordo, mas com a ressalva abaixo

    É dito que Sméagol era de uma raça semelhante aos hobbits, semelhante nao é igual, entao acho que a diferença tanto na deterioraçao qto na corrupçao de sméagol em relaçao a bilbo, se deve a diferença entre as espécies a que ambos pertenciam.
     
  5. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Gollum tb demorou mais para sentir os efeitos do anel, pois permaneceu por mais tempo com ele.
    Algo como: Bilbo, permaneceu 60 anos com o anel, logo, demorou X anos (ou dias) para sentir o peso da velhice. Gollum ficou Y anos com o anel, logo demorou N anos para sentir o peso do anel. ( no caso, N seria maior que X, considerando que Y seria maior que 60)
    Pelo menos eu penso assim
    Mas a vontade imensa dele de possuir o anel, como disse o Elrond, também é um fator que colaborou muito com certeza!
     
  6. pelego

    pelego Usuário

    Sim, ele era obsecado pelo anel, e mantinha seus pensamentos somente nele.. Já Bilbo tinha o sonho de ver as montanhas de novo, rever os Elfos....
     
  7. Dante Aqueronte

    Dante Aqueronte Usuário

    Eu acho que o que ocorreu foi como uma "infestação" dos poderes do anel. Tipo, no Bilbo, o poder do anel começou a entrar nele quando o pegou e ficou se alastrando e o corrompendo durante esses 60 anos. Só que, no final, quando ele deu o anel pro Frodo, o "poder de corrompimento" não era o bastante pra fazer um efeito permanente, então ele foi voltando ao normal aos poucos. No Gollum não, ele passou 500 anos com o anel. Os efeitos do poder dele a essa altura já eram permanentes. Por isso ele não envelheceu nem morreu.
     
  8. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Como disse o Oakshield, ele era de uma raça parecida com os Hobbits. Mas o "X" da questão está no fato de que Smeagol já era um criatura de natureza má, apesar desse sentimento estar adormecido até ele encontrar o anel.

    E só uma ressalva... A raça mais resistente ao anel, são os anões. :wink:
     
  9. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Aos anéis élficos com certeza são os anões, os mais resistentes.

    Quanto ao UM não podemos afirmar com toda a certeza se os anões seriam ou não mais resistentes que os hobbits.

    mas de toda a forma, "Dwarves rules"!!!
     
  10. com certeza são mais resistentes!!

    Elfos, homens, hobbits....todos sucumbiram, de alguma forma, ao poder do UM, no entanto, os anões não!

    Smeagol era já de uma certa forma má....o UM o deixou desnorteado...ele queria de qq jeito o Anel....tanto que matou o Deagol por isso!

    ate mais...
     
  11. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Vejam bem... os anões são mais resistentes mas não são imunes !! O Um era poderoso o suficiente para corromper qualquer um... inclusive os maiar de poder inferior ao de Sauron !!
     
  12. OS anoes quando de posse de aneis do poder ficavam masi ambiciosos a procura de ouro e preciosidades e mais cegos com relaçao a como conseguir isso digamos q eles perdiam seu escrupulo!
    Isso pelo menos é oq me consta .
    A má fama por exemplo deles explorarem cavernas
    Isso seria um anao ao meu ver sem a influencia do anel, Tanto q Sauron tambem deu aneis do poder a eles q os corrompia, eram aneis q obedeciam ao Um, logo mais fracos entoa voltamos ao ponto d q os Hobbits sao os q resistem mais ao poder do UM,
    porem acredito pia mente q no caso dessa afirmaçao estamos contando com o fator, Marginalidade dos acontecimentos da Terra media, Uma mente mais simples e humilde e extrema bondade ja proveniente e nao uma pessoa boa q esconde sentimentos ruins como rancor raiva vingança etc...! Coisa q nos humanos todos temos! o racinha ne? por isso existe e polui o mundo ate hj!
    :evil: :tsc: :tsc: :tsc:
     
  13. Anakruss

    Anakruss Usuário

    Acho que os anoes sao os mais fáceis de se corromperem diante de qualquer tesouro que lhes agradem...
    vcs lembram o que eles fizeram com o rei Thingol por causa da Silma...
    É a raça mais materialista que há!
     
  14. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Eles são e sempre serão a raça mais ambiciosa de todas, mas em toda historia eles serviram apenas a eles mesmo... os aneis elficos apenas aguçavam um sentimento que já era parte da essencia dos anões, mas isso nunca fez com que eles passassem para o lado do senhor do escuro !!!!
     
  15. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Passaram sim. Anões lutaram ao lado de Sauron se não me engano na Batalha da Última Aliança. Os elfos foram os únicos seres que em toda a sua existência sempre renegaram os Senhores do Escuro, com uma única exceção. Maeglin.

    Mas eu acredito que os hobbits são a raça que suportam por mais tempo o mal contido dentro do Um Anel. Não que eles são imunes às tentanções ou coisa do tipo... tanto Gollum quanto o próprio Bilbo mostraram bem rapidinho seus lados corruptos quando em posse do Um Anel. A raça que eu acho que é mais imune às tentações do Um Anel é a raça élfica, principalmente por sua sabedoria e seu poder. Um elfo sabe que se ele pegar o Um Anel ele não resistiria por muito tempo ao seu mal. Esse tipo de auto-conhecimento é único e quase exclusivo dos elfos.
     
  16. Anakruss

    Anakruss Usuário

    Não me lembro de ter lido nada a respeito de anões ao lado de Sauron! :o?:
    onde vc viu isso?
     
  17. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    O Silmarillion, pág. 374. “Dos Anões, poucos lutaram, fosse de um lado, fosse do outro...”
     
  18. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Eu sabia disso.
    Mas toda regra tem sua exceção. Maeglin é um exemplo. :wink:

    Mas se vc for ver, talvez os anões tenham lutado ao lado de Sauron para defender seus proprios interesses... eles não precisariam ser nescessariamente corrompidos !!!
     
  19. Bagrong

    Bagrong RaG


    Exato...mas mesmo assim,isso é relativo,homens lutavam por Sauron por seus interesses,como poder que eles teriam como exército caso o mal ganhasse....Corromper não é escravizar,cada ser corrompido achava que lutava para seu bem,ninguém luta para o bem dos outros....oinclusive acho que os orcs só queriam sobrepujar as outras raças..por isso à fidelidade ao mal.....
     
  20. pelego

    pelego Usuário

    Os orcs achavam q, com a destruição total de Homens e Elfos, eles teriam um grande espaço, e ali poderiam construir grandes exércitos.
     

Compartilhar