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Será mesmo que um mago de lvl 50 poderia fazer tudo o que Gandalf faz (sendo ele um feiticeiro bastante sutil), apesar de suas magias escancaradas? Hoje, há poucos níveis deste, duvido muito ter tal capacidade.
Se formos discutir a origem, quantidade ou a validade da existência dos magos perante Tolkien e quanto ao MUD, então teremos de ir muito mais fundo e praticamente escalpelar todas as outras classes. Por mais que desejemos tornar o MUD extremamente fiel a Tolkien, é preciso que ele tenha um mínimo de jogabilidade, que uma fidelidade radical poderia não dar. A classe dos magos é importante para o RPG, e mesmo soando estranha quanto a Tolkien, não pode ser banida e dificilmente seria substituída. Os povos da Terra Média, ao seu modo de ver a magia, chamavam Gandalf de mago mesmo antes de realmente conhecê-lo. No Condado, ele era conhecido por este título mesmo sem ter demonstrado em público um real poder: ele era assim chamado porque era velho, sábio e errante, com seus fogos de artifício e cia ltda, sendo uma que outra história não muito credível dita sobre ele. Se quisesse e tivesse, talvez, a permissão para isso em sua missão, ele soltaria bolas de fogo por aí.
Está certo que, de forma ou outra, magos eram raros. Mas em geral, todas as classes jogáveis não eram exatamente comuns se pensarmos no cotidiano da Terra Média em tempos de relativa paz, e justamente por isso são jogáveis - somos, ou queremos ser heróis, de modo ou outro.
Assim, os magos se firmam como presentes no MUD, como todas as outras classes. O máximo que poderíamos fazer é modificar o sistema de magias profundamente, buscar algo que não prejudicasse a 'funcionalidade' dos magos, e no entanto coincidisse com a magia de Tolkien, mas duvido muito que isso poderia ser feito em um jogo de computador que precisa ser totalmente programado. Por isso, penso que é melhor deixar-nos como estamos, em essência, talvez com mínimos ajustes num ou noutro encantamento ou habilidade que possa estar desnivelada. Na minha opinião, vale lembrar que nos níveis iniciais, o mago é uma classe extremamente fajuta, que só mostra seu real valor após muito tempo de jogo, comparada com outras, que têm um desempenho linear em sua evolução.
Magos são excelentes quando consegue-se leva-los a altos patamares de experiência, e seus poderes são uma recompensa para quem tem tanto trabalho no início de sua carreira. Exigem paciência, e é justamente isso que um mago, em termos gerais, mais tem, e assim, demonstra sabedoria. Para quem deseja pancadaria de verdade, existem guerreiros e seus companheiros. Assim, penso que não exista uma classe totalmente superior a outra: depende do gosto do freguês. Todas se complementam, e todas precisam existir para um MUD realmente divertido
Uni-vos Rangers e Guerreiros!
Deixemos Magos, Ladrões, Clérigos e Druidas no chinelo!!!
Aahuahua,. Desenterrou xD
Mas concordo, mago é muito poderosa, mas ranger... é sempre ranger.