• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a Queda de Gondolin / Dúvidas

Sigmund_

Usuário
Estava eu a ler o texto de Tolkien na página da Dúvendor, este que pode ser encontrado aqui -> http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Tolkien/Textos/QuedaGondolin_01.htm , e nele encontrei diversas partes bastante detalhadas que contestam muitas outras que se dizem por aí. Recomento a todos lerem se já não o tiverem feito pois relata muito bem o que aconteceu nessa batalha. Eu não tinha noção da majestade que foi esse confronto, apesar de saber do poder de Gondolin e de sua obscuridade à Melkor. Dentre as famosas Casas de Gondolin, me chamou a atenção a do Martelo da Ira e as lideradas por Ecthelion e Tuor.

A primeira dúvida é a que menciona dezenas e dezenas de Balrogs, que estavam montados em serpentes de fogo e dragões de vários tipos e não apenas 7 como a maioria diz. Sendo que em determinado trecho fala que se não me engano Tuor mata 4 e Ecthelion 5, tirando aí nada mais nada menos do que Gothmog.

A segunda dúvida é que nesse texto as Águias só são lembradas e ajudam propriamente dito quanto Tuor e alguns exilados fogem pelo túnel cavado em segredo de Maeglin e dos demais e chegam à Cristhorn, onde seu Senhor Thorondor lança um ataque a alguams hostes de orcs que tentam se aproximar.

Alguém poderia me ajudar e/ou debater sobre estas 2 dúvidas ?

Acho que a principal explicação está na Nota da Tradutora:

"Nota da Tradutora: O texto abaixo foi traduzido da série HoME (history of middle earth), publicada e editada por Cristopher Tolkien, filho do professor Tolkien. Os contos desta série são, na verdade, um grande apanhado de textos e histórias que Tolkien desenvolveu ao longo dos anos, mas que nunca teve oportunidade (ou mesmo vontade) de publicar. Algumas destas informações são arcaicas, e podem entrar em conflito com as histórias publicadas em suas edições oficiais."

[]`s
 
Realmente nestes textos mais antigos da Queda de Gondolin Tolkien descrevia os Balrogs como um tipo de infantaria ou até uma cavalaria em que existiam pra mais de mil deles. Eles eram grandemente inferiores às versões posteriores dos Balrogs. Nesse mesmo texto se não me engano Tolkien faz um puxado e comenta de lado que os Balrogs não deveriam ser mais do que sete. É nesse momento que nasce o conceito dos Balrogs como criaturas da mesma raça dos deuses.
 
Sobre os Balrogs, Elrond já respondeu a sua dúvida....

A respeito das Águias.... elas serviam a Manwë, e este disse que naum ajudaria os noldor exilados na guerra contra Melkor, embora muitas vezes tenha ajudada indiretamente.... Além do que, o destino dos noldor estava marcado pela Condenação de Mandos, sendo que a ruína de Gondolin tinha que acontecer, portanto, Manwë naum deixaria suas Águias empedirem isto....
A Águias ajudaram Tuor e seu grupo, mas naum ajudaram Gondolin, pois aquele era o destino dos noldor exilados....
 
Mas em algumas citações encontramos coisas do tipo: "...deu um golpe mortal som seu machado de dois lados em um dos pés da cria de fogo..." , nisso dá pra ter uma idéia de que eles apesar do q o Elrond Meio-Elfo disse, já eram considerados pelo proprio Tolkien apesar de serem textos bem antigos, grandes, fortes e, enfim, Balrogs "semi-deuses do fogo". Além do que cita que a auto-estima dos orcs estava diretamente, senão unicamente ligada, à estima dos Balrogs, que eram espelhos e davam o terror e impulsionavam as hordas de orcs em seus ataques.

Quanto às Águias, concordo com que o Finarfin disse, mas deve ter sido um tanto quanto bizarro elas assistirem a queda e saque de Gondolin sentados em seus ninhos no alto das montanhas de gelo, até porque elas ajudavam na vigia da Cidade Oculta e de certa forma, contribuiram em sua construção e seu esplendor.

Bom, quem mandou o Turgon não obedecer ao recadinho do Ulmo através do Tuor :mrgreen:

[]`s
 
A queda de Gondolin não poderia ser evitada, quem sabe se Turgon tivesse dado ouvidos a Ulmo, mas de qualquer jeito a obra magnifica dos noldors seria abandonada. O destino descrito por Mandos era uma profecia q cedo ou tarde iria acontecer, não acho q as aguias tenham simplesmente se omitido, acho q mesmo com a ajuda delas deve-se considerar q o ataque de Morgoth foi terrivel.
 
Na concepção antiga, os balrogs deviam ser tidos como criaturas um pouco mais fortes que Trolls; já que o fato de Tuor matar 5, Ecthelion mais uns 7 e coisa e tal são atos vistos como grandiosos; entretanto, nem de perto esses balrogs antigos são como os que conhecemos em questão de força; à essa época, eles nem eram Maiar.

Para você ter uma idéia, nessa concepção antiga, Gothmog, senhor dos balrogs, era filho de Melkor com uma ogra. :eek:

Depois Tolkien preferiu aumentar sua força consideravelmente e transformá-los em Maiar, mas reduzindo drasticamente seu número, que ele mesmo [Tolkien] dizia que, na Primeira Era, não deviam haver mais de 7 balrogs.
 
É comum o exageiro de Tolkien em seus estudos mais antigos. Que eu me lembre, já foi postado por aqui uma de suas Letters oonde um herói, que eu me lembre, foi Turgon, matou doze balrogs com um simples machado. :o?: 8O
Certamente essa parte em que Balrogs montam em Dragoes e outras coisas absurdas, devem ser outras das "viagens de Tolkien...
 
Faerum disse:
É comum o exageiro de Tolkien em seus estudos mais antigos. Que eu me lembre, já foi postado por aqui uma de suas Letters oonde um herói, que eu me lembre, foi Turgon, matou doze balrogs com um simples machado. :o?: 8O
Certamente essa parte em que Balrogs montam em Dragoes e outras coisas absurdas, devem ser outras das "viagens de Tolkien...

Foi Tuor quem matou 5 balrogs com seu machado, Dramborleg. E não foi uma "viagem de Tolkien"; era simplesmente uma versão anterior da Queda onde os balrogs eram criaturas muito mais fracas do que vieram a se tornar mais tarde.
 
De nomes conhecidos 4... Smaug, Glaurung, Ancalagon e Scatha. Agora no total é impossível dizer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo