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Só cabe uma fatia: por que a torradeira da Mitsubishi custa R$ 1.100?

Fúria da cidade

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A torradeira da Mitsubishi é para quem busca perfeição Imagem: Akio Kon/Bloomberg
Quanto você acharia aceitável pagar pela fatia de pão perfeita, torrada na medida, quentinha e crocante? A Mitsubishi Electric, gigante japonesa dos eletrônicos e eletrodomésticos, espera que a resposta seja "bastante".

A empresa colocou recentemente no mercado uma torradeira -- oficialmente chamada de "forno de pão" -- cujo preço varia entre 29.000 e 30.000 ienes (cerca de US$ 1.000). Mas, além do preço, outra coisa chamou a atenção: a torradeira faz apenas uma fatia de pão por vez. É isso mesmo que você leu.

Akihiro Iwahara, da divisão de eletrodomésticos da empresa, explicou à Bloomberg:

Queríamos focar na fatia individual, e tratá-la com respeito

O alto custo a se pagar para obter uma fatia de pão perfeitamente respeitada deve-se também à tecnologia por trás do utensílio, desenvolvido com a experiência acumulada da Mitsubishi em suas outras linhas de eletrodomésticos. Em particular, a empresa tirou lições de suas panelas de arroz (item praticamente indispensável em uma casa japonesa) como apoio para o desenvolvimento da torradeira.

A máquina é, em teoria, similar a uma sanduicheira comum: duas chapas de metal são aquecidas a temperaturas de até 260°C, com a sortuda fatia de pão no meio. O "tchans" é a forma como o interior da torradeira é selado para que o ar não circule, mantendo a umidade e evitando que o pão queime ou resseque --o que, dizem, faz toda a diferença. A temperatura é de até 260ºC.

Existe uma torradeira concorrente, a Balmuda (cerca de R$ 900), que usa uma pequena quantidade de água para impedir que o pão seque. A ideia é que o forno da Mitsubishi supere este método, mas só testando para saber.

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Torradeira Balmuda Imagem: Divulgação

O que já dá para perceber é que o tamanho é um diferencial. Enquanto a Balmuda parece um forninho chique, o "Bread Oven" é um quadradinho discreto, ideal para uma fatia de pão de forma (tentar espremer uma baguete ou pão francês ali dentro fica por conta e risco do usuário).

Para os porta-vozes da empresa, a ideia não é que os consumidores abandonem suas torradeiras, e sim encarem o "forno de pão" como uma experiência totalmente nova, mais refinada e delicada. O design elegante do produto, com aparência amadeirada por fora, também indica que é um item para ser exibido com orgulho e não abandonado no balcão da cozinha.

Por mais estranho que pareça, a torradeira premium é uma aposta de mercado baseada em mudanças nos hábitos de consumo dos japoneses. O café da manhã com pão, hábito importado do Ocidente, está se tornando cada vez mais comum no ambiente doméstico e também em cafeterias e padarias especializadas pelo país.

E os japoneses, sabemos, gostam de transformar tarefas simples do dia a dia em rituais cobertos de apuro e perfeição estética. Se você tiver (muito) dinheiro, poderá aproveitar desse padrão de qualidade.

https://noticias.uol.com.br/tecnolo...eita-a-torradeira-de-r-1100-da-mitsubishi.htm

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Por trás dessa torradeira, há com certeza alguém que literalmente torrou vários neurônios pra chegar nessa perfeição e por isso não vai querer vender sua dedicação cerebral por qualquer preço, mas é assim que acontece no início. Depois de algum tempo o preço cai.
 

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