1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. fabriciovalle

fabriciovalle Usuário

"Seven for the the Dwarfs in their halls made of stone"
    Sete para os anões em suas casas de pedra..
    sete anões...
    Seria uma referência a estória da branca de neve?
    hehe
    não tinha pensado nisto antes.

2. Nerwen

Nerwen Usuário

Acho que apenas uma coincidência... Não sei se a história da Branca de Neve foi alguma lenda transformada em desenho pela Disney.
    Mas levando em consideração o desenho, diria que não.
    Alguém sabe se este conto foi inspirado em alguma lenda ou algo assim?

3. também acho que seja uma conhecidência, mas sei lá Tolkien era doido e colocava várias coisas que ele achava interessante nas histórias quem sabe?

4. Ceblanth

Ceblanth Usuário

Aliás, quem eram esses sete anões? :o?:
    O Zangado tava no meio deles? :lol: :lol: Huehuehuehuehue. Desculpem, não pude evitar. Hahahahahahaha :lol: :lol:

Sério, quem eram esses anões?

Ceblanth :mrgreen:

5. Mith

Mith This server is too busy!

Bom, pode até ser alguma alogia à obra dele, mas nem sei...tantaaa coisa se passava pela cabeça do Mestre! :mrgreen:

6. Fingolfin

Fingolfin Feitiço de Áquila

Eu já vi uma analogia do tipo, mas a história da Branca de Neve e os Sete Anões é quase contemporanea a época onde tal história foi escrita... no início do século XX.

Só não sei se a história da Branca de Neve era uma lenda + antiga e só transcrita no inicio do século passado.

7. eu acho que é mais antiga sim. o disney só transformou a lenda em um desenho. :think:
    sei la. vai ver é só coincidencia.

8. Nerwen

Nerwen Usuário

Pois é, descobri que o desenho da Disney foi gravado em 1934... mas a lenda é bem antiguinha, foi publicada pelos irmãos Grimm entre 1812 e 1822, mas já fazia parte da tradição germânica oral desta época.

Considerando que a Disney o fez para crianças, o original deve ser muito mais elaborado e realista...
    Pode muito bem ter sido uma das inúmeras fontes do Tolkien. Vou pesquisar a versão original e posto aqui...

Só mais uma coisinha: O que o espelho mágico da Madrasta nos lembra? Um espelho que vê o passado, presente ou futuro... pura coincidência? eu apostaria que não.

Aqui vai um texto que achei a respeito do conto:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

9. Ceblanth

Ceblanth Usuário

"Há o predomínio da esperança e da confiança na vida, os personagens lutam por seus ideais, em sua maioria de cunho humanitário. Nota-se uma preocupação fundamental com a sobrevivência e as necessidades básicas do indivíduo. Em oposição a isso, a insaciabilidade humana causa transtornos sem tamanho, podendo até prejudicar a si mesmo e aos outros seres. No texto, a Branca de Neve luta por sua sobrevivência sem esmorecer, enquanto a Madrasta por seu ideal de beleza absoluta, contrapondo-se."

Muuuuito interessante. Essa, Nerwen, sempre surpreendendo. :wink:

Ceblanth :mrgreen:

10. Nerwen

Nerwen Usuário

Encontrei mais um texto explicando a simbologia dos 7 anões no conto dos Grimm. Vcs acham que poderia ser aplicado nas obras do Tolkien?
    Este tópico está muito interessante...

O fato histórico ; "Outros significados históricos dos anões podem servir a uma melhor explicação." A Cristandade, na Europa, não tolerava temas pagãos , resíduos contidos nos contos e lendas , de outras eras religiosas.A beleza perfeita de Branca De Neve, já sugere sutil e remotamente derivação proveniente da adoração do sol; e o nome , a pureza e brancura da luz."De acordo com os antigos , sete planetas circundam o sol, daí os sete anões.Anões e gnomos, no folclore germânico, são trabalhadores da terra, extraindo metais, dos quais só sete eram conhecidos nos tempos antigos - outra razão destes mineiros serem sete.E cada um dos sete metais estava relacionado a um dos sete planetas na filosofia natural antiga O o ouro ao sol, a prata á lua, etc...)"

surpreendente é descobrir mais fontes que influenciaram o prof... :kiss:

11. fabriciovalle

fabriciovalle Usuário

como Tolkien adorava mitologia e especialmente a nórdica, acho que a influência que ele teve nao foi diretamente da branca de neve, mas foi beber na mesma fonte que os irmaos Grimm. Inclusive achei isto:
    " As HQs da Marvel com personagens super-heróis como “O Poderoso Thor”; as famosas fabulas infantis dos irmãos Grimm, como "Branca de neve e os sete anões"; os livros de Tolkien, como "O Senhor dos Anéis"; além da música de Wagner e da poesia de Goethe. Todos são alguns exemplos de influência da rica mitologia Nórdica, com todas estas histórias de anões, gigantes, dragões, elfos e outros seres fantásticos. "

12. The_Raven

The_Raven Usuário

Na verdade assim como ocorreu com a branca de Neve tantas outras fábulas adaptadas pela Disney foram "moralizados", como ocorreu com Pinóquio por exemplo, e mesmo Chapéuzinho Vermelho, em A Branca de Neve a Disney ao meu ver tornou os anões da mitologia nórdica em meras pessoas portadoras de nanismo. percebi isto quando me lembrei que os sete anões no filme Disney eram mineradores e de certa forma preferiam tabém ficar reclusos em seus trabalhos a conviver com os outros. hehehe agora nem havia me ligado ao verso do anel, me parece que Walt Disney ao criar os personagens para sua animação preferiu dar a eles sua própria visão da estória, como se ele a tivesse escrito :mrgreen: sem dúvida prefiro adaptações que preservem ao máximo a obra do autor, pensei que talvez fosse difícil para as pessoas da época assimilarem os Anões que conhecemos dos contos de Tolkien e outros, seria muito mais simples troca-los por pessoas pequenas :disgusti: , porém ele acabou por interfirir na estória, sua visão particular desta passou a máxima e hoje a versão que temos como verdadeira na verdade é apenas uma versão qualquer em que boa parte de seu contexto original foi perdido. :disgusti:

13. Masei®

Masei® Usuário

Saibam que a primeira versão dos 7 Anões, não tinha Mestre, Zangado, Nem Dunga nem nada disso... inclusive um dos Anões se chamava Dwalin... Que coisa não? E a história era um pouco diferente do desenho... E a madrasta não morre no fim...

Compartilhar