• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Serial Experiments Lain (idem, 1998)

Por favor, não postem mensagens seguidas. Usem o
icon_edit.gif
¬¬...

Quanta à resenha, por acaso eu conheço o Marcelo Reis, por acaso ele é meu amigo e pertence à Toca Campinas. Mas eu já estava de longe concordando com o que ele diz antes de ler a assinatura, então não me acusem de parcial. 8-)

Primeiro: ele diz que o anime "acaba virando um monte de bobagem pseudo-intelectual", nisso não estava se referindo aos fãs, mas à obra em si. Não há motivos para qualquer fã de Lain se ofender com a frase, a não ser que a carapuça tenha servido.

Segundo: concordo com a comparação a Matrix. A verdade é que esses roteiristas têm se preocupado em fazer roteiros melancólicos demais e inteligentes de menos, embora à primeira vista possam parecer geniais.

De uns anos pra cá, os animes se envolveram numa crosta de superficialidade e renderam-se ao fan-service. Lain pode até ser interessante, mas ainda não vi anime algum que valha minha indignação quanto às críticas. Portanto, acho que é um pouco demais que se exaltem pelas palavras da resenha quando, como o Ash disse, nenhuma delas foi agressiva, mas o autor tem argumentos e coloca sua opinião de forma respeitosa.
 
pow, eu comecei a ver lain mas naum terminei.... eh meio complexo... qdo eu tiver mais saco eu continuo....
mas perece ser bom

ah, eu sou novo no forum, prazer =)
 
Eu concordo que o ritmo do anime não é empolgante, vai em um devagar-quase-parando mesmo, mas para mim, é o ritmo da garota Lain.
Sobre a história,se for pra chegar no âmago, não é aquele 'deus' esquisito, nem os homens de preto, nem as explicações tecnológicas que realmente interessam.O que interessa é que, independente do que a Lain fosse, em um momento em que estava duvidando da própria existência, totalmente sozinha, ela adquiriu sua humanidade através da amiga Arisu, e conseguiu 'consertar o que estava errado' na sua vida."Se ninguém se lembra, é como se nunca tivesse existido", ou seja, a partir do momento em que Arisu a considerou, foi como se ela tivesse passado a realmente existir, e pôde tomar uma atitude.Assim, como todas as pessoas, que só 'funcionam' se estiverem conectadas a outras.
No fundo, a história de Lain é intensamente humana.
E se o que eu disse não tem nada a ver, ao menos, de alguma forma, a série dá a oportunidade de cada um ver a história de um jeito diferente, quer dizer, você pode tirar algo bom para você, e somente para você, ao assitir.E eu já conheci pessoas, além de mim, com quem isso aconteceu.
 
Caramba....


*Lorien*, o Autor do texto falou que acha que Lain em certos pontos é "baboseira para pseudo Intelectuais".

Você se ofendeu com isso, disse que não é baboseira e se sentiu ofendida.

Ele disse isso mas apresentou seus argumentos.


"Eu acho uma baboseira, por isso, isso e isso."

Usando seu exemplo:

Se alguém me chega e diz: "senhor dos Anéis é coisa de ácefalo, idiota e criança"

Eu vou me irritar? não. Pergunto porque ele diz isso. Se ele argumentar bem, eu vou falar o que penso e argumentar, e me basear no que ele disse.

Estamo snum fórum de discussões, de opiniões. Se eu faço uma afirmação numa discussão eu tenho que ter argumentos para sustentá-la. Éstamos falando que ao inves de apenas criticar a resenha, você diga porque ela está errada.


____


Sobre Lain, eu gosto do traço, da trama e tudo mais. Tem momentos que é uma viagem enorme. Mas no geral, fala dos conflitos da juventude, da crise de identidade, da autoafirmação e do convivio numa sociedade...ahh e sim. Diz apra não sermos apenas mais um, mas sermso alguém que possa ser lembrado.....
 
Acho q o assunto tratado em Lain tem outras interpretações q vão além da internet simplesmente...creio q é como se fosse dado um tema como exemplo mas q tem lições de moral e filosóficas aplicáveis na vida real,em outros temas.
Por exemplo o livro do Pequeno Principe: o livro trata de um menino q viajava por vários planetas...e isso não quer dizer q seja um livro para crianças e infantil pelo fato de q o autor através das viagens do menino passa várias lições de moral aplicáveis na vida real ,por exemplo o amor q ele possui pela rosa...é óbvio q não será aplicado as rosas mas as pessoas reais q a gente ama.(Uma suposição)
Bem...não concordo com o autor na parte q ele diz:"Várias informações cientificamente comprovadas são introduzidas, falando sobre a possível fusão entre o mundo real e virtual, e a influência do inconsciente coletivo neste processo... todas muito interessantes, é verdade, mas insuficientes para salvar a série."
Acredito q esta seja uma opinião pessoal no caso depende do gosto de cada um ele não gosta mas outras pessoas gostam...e ele pode não gostar de animes do gênero,mas não pode falar como se fosse uma opinião pública ele fala de maneira como se a série estivesse em "decadência" e fosse uma porcaria,ele pode achá-la uma porcaria mas não pode dizer como se esta estivesse em decadência.POr exemplo eu odeio Kelly Key e considero uma porcaria mas não vou dizer como se esta estivesse em decadência pois não está.
Qto ao trecho de ser levantada a hipótese de existir um Deus na internet pode ter sido uma interpretação errada,as vezes não foi exatamente isso q quis passar.
Tudo isso no final depende da interpretação de cada um...se ele não gosta e não consegue enxergar algo além da história tratada em Lain então ele está certo pois se for analisar a história superficialmente realmente é uma grande baboseira...mas talvez se buscarmos um significado mais profundo com certeza não será...
Muitas coisas necessitam uma análise profunda além de simplesmente o tema e a maneira como é tratado inclusive os termos.
Como provérbios por exemplo,podem ser aplicados a outras coisas diferentes do q é falado,como o provérbio:"Nem tudo q reluz é ouro",não é aplicado só para jóias,mas para a vida cotidiana para as pessoa....etc
 
Desculpa, mas nã oentendi muito bem o que vc quis dizer nesse trecho:
*Lórien* disse:
Acredito q esta seja uma opinião pessoal no caso depende do gosto de cada um ele pode não gostar de animes do gênero,mas outras pessoas gostam...e não é de opinião pública ele fala de maneira como se a série estivesse em "decadência" e não é bem assim...
Primeiro vc diz que acha que ele tando dando uma opinião pessoal (o que é o caso da resenha) e depois fala que ele não pode falar assim como se fosse uma opinião pública?
Como assim? Se é pessoal, ele não coloca como sendo o que o público acha, mas o que ele acha.
 
Lord Ashram disse:
Desculpa, mas nã oentendi muito bem o que vc quis dizer nesse trecho:
*Lórien* disse:
Acredito q esta seja uma opinião pessoal no caso depende do gosto de cada um ele pode não gostar de animes do gênero,mas outras pessoas gostam...e não é de opinião pública ele fala de maneira como se a série estivesse em "decadência" e não é bem assim...
Primeiro vc diz que acha que ele tando dando uma opinião pessoal (o que é o caso da resenha) e depois fala que ele não pode falar assim como se fosse uma opinião pública?
Como assim? Se é pessoal, ele não coloca como sendo o que o público acha, mas o que ele acha.

Vc não entendeu...na verdade acabei de postar e estava editando...estou dizendo q ele fala como se a opinião fosse pública e não uma opinião pessoal(pq esta é uma opinião pessoal) q ao dizer isso:"...é verdade, mas insuficientes para salvar a série." parece q o autor está falando como se fosse uma opinião pública e não dele próprio.

É claro q se tem explicações com base comprovada em estudos científicos tbm se aplica a internet...mas creio q não tudo, e certas coisas já se aplicam a vida real.
 
*Lórien* disse:
Vc não entendeu...na verdade acabei de postar e estava editando...estou dizendo q ele fala como se a opinião fosse pública e não uma opinião pessoal(pq esta é uma opinião pessoal) q ao dizer isso parece q o autor está falando como se fosse uma opinião pública e não dele próprio.

É claro q se tem explicações com base comprovada em estudos científicos é tbm se aplica a internet...mas creio q não tudo, e certas coisas já se aplicam a vida real.

De forma alguma.
Ele ta colocando no texto o que o leva a achar que seja aquilo, afinal, ele assina a resenha como dele e não de opiniões que ele colheu.
Ele não usa 1ª pessoa, pois é uma resenha, um tipo e texto que é mais correto de ser feito em carater dissertativo. Mas de forma alguma isso descaracteriza o fato do texto ser a opinião pessoal do autor.

Quanto ao fato dele citar que algumas coisas tem base em fundamentos científicos, é apenas uma base de sustentação à parte relacionada do texto. Isso de forma alguma caracteriza que ele quis passar o texto como se fosse opinião de outras pssoas. É apenas embasamento argumentativo.
 
Eu sei q o texto é dissertativo e q o autor não colheu opiniões públicas porém,dá a impressão de q não é qdo ele fala é "...insuficientes para salvar a série" . Dá a impressão q ele está fazendo da opinião dele uma opinião pública.Creio q talvez ele tenha se expressado mal,digo incoerentemente.
Gostaria q vc lesse novamente a partir da minha primeira msg dessa página (a maior) pois estava editando-as,meu pc estava travando enquanto digitava e creio q engoliu algumas palavras,pois li novamente e estava incoerente e com outro sentido.:mrpurple:
Não quis dizer de forma alguma q ele colheu opiniões públicas em relação as partes comprovadas cientificamente q ele diz,quis dizer outra coisa com essas partes.(leia novamente)
É óbvio q são apenas recursos argumentativos do autor q em textos dissertativos possuem esse direito.
 
É isso aí, levar qualquer opiniao num forum, onde tem pessoas com opiniaos contrarios ou a favor das suas, é besteira. Você entrar num forum onde ache que qualquer opiniao contraria a sua é agressao, não deveria nem ter entrado.

Eu discordo do Ash, acho que tanto desenho, anime, quadrinhos... todas são formas de expressão, algumas são usadas de forma mais banal, outras mains introspectivo. Assim como um anime pode ser totalmente passa-tempo, pode ser usado como um crescimento, ou até perguntas com buscas as suas respostas. Há quem veja um filme por exemplo, e quando sai do cinema ou desliga a televisão, esqueça tudo que viu, foi só mais passa-tempo, há aqueles que mesmo sendo um filme de um cachorrinho que se perde no mato e tem um grande bicho papao atras dele, fica pensando os motivos pelos quais aquilo aconteceu e se interrogando.

Isso vai de cada um. Se alguém disse que tal coisa é uma baboseira,s endo que essa coisa pra você não é. Ignore. Coisas como preferencias, não são discutidas ;)
 
*Lórien* disse:
Eu sei q o texto é dissertativo e q o autor não colheu opiniões públicas porém,dá a impressão de q não é qdo ele fala é "...insuficientes para salvar a série" . Dá a impressão q ele está fazendo da opinião dele uma opinião pública.Creio q talvez ele tenha se expressado mal,digo incoerentemente.
Não acho que ele tenha se expressado mal com tais palavras. Mais uma vez ele só disse o que achava de acordo com o que havia falado antes.
Foi o mesmo que ele dizer: "P/ mim, tudo isso que eu acabei de citar como exemplo, não faz com que a série se salve". Ta implícito no texto.

Gostaria q vc lesse novamente a partir da minha primeira msg dessa página (a maior) pois estava editando-as,meu pc estava travando enquanto digitava e creio q engoliu algumas palavras,pois li novamente e estava incoerente e com outro sentido.:mrpurple:
Não quis dizer de forma alguma q ele colheu opiniões públicas em relação as partes comprovadas cientificamente q ele diz,quis dizer outra coisa com essas partes.(leia novamente)
É óbvio q são apenas recursos argumentativos do autor q em textos dissertativos possuem esse direito.
Vou reler sim, mas creio que vc não deva ter mudado de opinião em nada.
Acho que as partes que eu não entendi, eu perguntei o que queria ser dito e obtive as respostas. Fora isso a comunicação que se deu até agora foi satisfatória e totalmente compreensível, não?

Litz disse:
Eu discordo do Ash, acho que tanto desenho, anime, quadrinhos... todas são formas de expressão, algumas são usadas de forma mais banal, outras mains introspectivo. Assim como um anime pode ser totalmente passa-tempo, pode ser usado como um crescimento, ou até perguntas com buscas as suas respostas. Há quem veja um filme por exemplo, e quando sai do cinema ou desliga a televisão, esqueça tudo que viu, foi só mais passa-tempo, há aqueles que mesmo sendo um filme de um cachorrinho que se perde no mato e tem um grande bicho papao atras dele, fica pensando os motivos pelos quais aquilo aconteceu e se interrogando.

Isso vai de cada um. Se alguém disse que tal coisa é uma baboseira,s endo que essa coisa pra você não é. Ignore. Coisas como preferencias, não são discutidas
Ba, o que eu quis dizer com esse trecho
Animes pertencem à indrustria de entretenimento e na sua maioria (assim como qq desenho seja ele de onde for), realmente não tem valor (a não ser o comercial) e não prestam p/ nada mais do que puro entretenimento.
Entretenimento esse que pode ser substituído por algo mais útil e saudável como um esporte, por exemplo.
Resumindo, o que eu quero dizer é que é dado muito valor a alguma coisa que é totalmente dispensável na vida de alguém como um desenho animado.
foi que dão muito valor a algo tão superficial como um filme, um desenho ou mesmo um livro a ponto e se ofenderem se alguém fala algo que seja contrário ao que essas pessoas acham.

Como eu disse na parte em negrito, nem tudo é porcaria. De forma alguma! Existe coisa boa de onde se pode tirar algo em qq tipo de mídia e entretenimento.
Não foi algo generalizado.
 
Litzhel disse:
É isso aí, levar qualquer opiniao num forum, onde tem pessoas com opiniaos contrarios ou a favor das suas, é besteira. Você entrar num forum onde ache que qualquer opiniao contraria a sua é agressao, não deveria nem ter entrado.

Isso vai de cada um. Se alguém disse que tal coisa é uma baboseira,s endo que essa coisa pra você não é. Ignore. Coisas como preferencias, não são discutidas ;)

Me desculpe,apenas estava tentando explicar(como me pediram acima) pq não acho uma baboseira pseudo-intelectual.
E me ofendi em relação a maneira como foi colocada,apenas isso mas não estou brigando com ng,apenas estou argumentando as minhas opiniões como me foi pedido.

Ah...bem...
Não me ofendi pelo falto das pessoas não gostarem de Lain...ou terem opiniões contrárias as minhas.
Me ofendi pela maneira como foi dito.Como disse não me importo das pessoas não gostarem,mas acho q temos de respeitar o gosto de cada um e não chamá-los de "pseudo-intelectuais" por exemplo,e tbm não chamar o trabalho de alguém de baboseira,na minha opinião nenhum trabalho deve ser tratado com desprezo (obras de arte ou qq coisa desempenhada com esforço e dedicação por alguém,ainda mais se este trabalho quer nos passar algo mais do q uma simples histórinha.
E ainda sim me ofendi pela maneira como o autor do texto disse e não com as pessoas daqui do fórum. :wink:
Acho q vc tem razão em relação aquele negócio de ter se expressado mal,li novamente e vi q realmente ele se expressou corretamente,falha nossa(minha), :lol:
Mas continuo achando q ele não analisou de maneira mais profunda,como pede animes desse tipo. :wink:
 
Ah...bem...
Não me ofendi pelo falto das pessoas não gostarem de Lain...ou terem opiniões contrárias as minhas.
Me ofendi pela maneira como foi dito.Como disse não me importo das pessoas não gostarem,mas acho q temos de respeitar o gosto de cada um e não chamá-los de "pseudo-intelectuais" por exemplo,e tbm não chamar o trabalho de alguém de baboseira,na minha opinião nenhum trabalho deve ser tratado com desprezo (obras de arte ou qq coisa desempenhada com esforço e dedicação por alguém,ainda mais se este trabalho quer nos passar algo mais do q uma simples histórinha.
E ainda sim me ofendi pela maneira como o autor do texto disse e não com as pessoas daqui do fórum. :wink:
 
É como eu falei no início da discussão.
É a mesma coisa que um moleque da 3ª série se ofender por um colega o chamar de FDP...
Ele sabe que não é certo? Então, é isso que importa.
Se o sujeito acha que é baboseira p/ pseudo-intelectualóide, deixe-o achar, ou então se baseie nisso p/ contra-argumentar e dizer o pq não é.
Simplesmente falar que não concorda e que acha que foi agressivo não vai levar a exatamente nada.
 
*Lórien*, pelo que entendi o ashram tah usando o velho termo " Se doeu é porque a carapuça serviu".

VoC~e não sendo pseudo-intelectual, tendo entendido as ditas baboserias, não tem porque se irritar com a opinião alheia. Você sabe que aquilo não se encaixa no seu caso.


QUando não se gosta de uma resenha ou algo do tipo, há duas saídas. Mandar um e-mail parao autor, mas de forma sucinta, e argumentativa para uma possível discussão (como está do fórum). Ou o mais fácil. Ignore a resenha^^.


Enfim, voltando a Lain, que é o assunto do tópico....


no meu ver a série não trata diretamente de assuntos tecnologicos, ets, internet e tudo mais. Ela trata dos conflitos sociais, do relacionamento interpessoal.


Adoro a citação do último episódio


"What is not remembered, never happened...


If you are not remembered, you never existed"
 
:obiggraz: eu já argumentei a cima...heheh
mas de qq forma o q eu mais gosto em Lain é q ela se parece bastante comigo em alguns aspectos sociais ....
Não fiquei irritada,apenas estava explicando... :wink:
 
NeoDeSampa disse:
no meu ver a série não trata diretamente de assuntos tecnologicos, ets, internet e tudo mais. Ela trata dos conflitos sociais, do relacionamento interpessoal.
É essa a conclusão que eu cheguei também.Naqueles momentos em que a Lain não sabe o que ela é, se é realmente uma pessoa, se sente "invisível"...tudo pode parecer muito confuso, mas, mais do que pensar "mas que diabo essa guria é, então?" serve pra vc notar que todo mundo um dia passa por essas mesmas dúvidas, e precisa se conectar a alguem, como ela estava conectada à Arisu, para sentir-se vivo.
No fundo, tudo é muito simples, se vc deixar em segundo plano o modo cibernético de abordar esses temas :mrgreen:
 
Washu_Hakubi disse:
NeoDeSampa disse:
no meu ver a série não trata diretamente de assuntos tecnologicos, ets, internet e tudo mais. Ela trata dos conflitos sociais, do relacionamento interpessoal.
É essa a conclusão que eu cheguei também.Naqueles momentos em que a Lain não sabe o que ela é, se é realmente uma pessoa, se sente "invisível"...tudo pode parecer muito confuso, mas, mais do que pensar "mas que diabo essa guria é, então?" serve pra vc notar que todo mundo um dia passa por essas mesmas dúvidas, e precisa se conectar a alguem, como ela estava conectada à Arisu, para sentir-se vivo.
No fundo, tudo é muito simples, se vc deixar em segundo plano o modo cibernético de abordar esses temas :mrgreen:


Exatamente. Tanto que olhe os episodios. Rumors, love, e proaih vai

rumors, pq o homem s epreocupa com qo eu falam dele... protocol... é o mais tecnologico dos episdoios mas fala um pouco das leis do mundo..de outra forma
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo