• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Tolkien Machista?

Bem se vê que não conhece nada de exércitos ou acontecimentos contemporâneos correlatos a essa sua afirmação tola e sem nenhum embasamento!

Leia com atenção o que eu escrevi, e depois comente... Eu disse em todo o meu post, que sim, as mulheres estão sim, junto com os homens nas batalhas de guerra hoje...

ELAS EMPUNHAM ARMAS, ATIRAM, ESFAQUEAM SE PRECISAR E MATAM E EXPLODEM SIM, E ISSO EM TODO O MUNDO... SANTA IGNORÂNCIA...!


Infelizmente. Isso não é motivo algum de orgulho... :osigh:

Como já disseram antes, sem feminismo. Aliás, eu acho que temos que exaltar as qualidades de cada sexo, sem querer criar mulheres machos e homens femininos.
 
Infelizmente. Isso não é motivo algum de orgulho... :osigh:

Como já disseram antes, sem feminismo. Aliás, eu acho que temos que exaltar as qualidades de cada sexo, sem querer criar mulheres machos e homens femininos.

Poque infelizmente, e isso não é motivo de orgulho?
Uma mulher não pode impunhar uma arma, matar
e ainda conseguir ser mulher, feminina?
Só por isso as transforma em mulher-machos?
Eu, sinceramente, acho isso um pouco de machismo^^

Bjus
 
Poque infelizmente, e isso não é motivo de orgulho?
Uma mulher não pode impunhar uma arma, matar
e ainda conseguir ser mulher, feminina?
Só por isso as transforma em mulher-machos?
Eu, sinceramente, acho isso um pouco de machismo^^

Bjus

Acho que o que a Srta. de Rohan quis dizer foi que empunhar armas e matar não coisas legais que mulheres ou homens devem fazer. Ela não estava falando do mundo de Tolkien, de orcs ou homens malvados. Estava se referindo ao mundo real.
 
Acho que o que a Srta. de Rohan quis dizer foi que empunhar armas e matar não coisas legais que mulheres ou homens devem fazer. Ela não estava falando do mundo de Tolkien, de orcs ou homens malvados. Estava se referindo ao mundo real.

Isso isso! ^^

Acredito na capacidade tanto das mulheres quanto dos homens. E eu acredito que os dois sexos são belos em suas diferenças...
 
Acho que o que a Srta. de Rohan quis dizer foi que empunhar armas e matar não coisas legais que mulheres ou homens devem fazer. Ela não estava falando do mundo de Tolkien, de orcs ou homens malvados. Estava se referindo ao mundo real.

Ah sim, contra violencia, tanto para homens quanto para mulheres. Isso eu concordo definitivamente^^

Isso isso! ^^

Acredito na capacidade tanto das mulheres quanto dos homens. E eu acredito que os dois sexos são belos em suas diferenças...

Sim sim^^

Eu realmente tinha entendido outra coisa, dessa forma, eu concordo contigo.

Bjus
 
Isso isso! ^^

Acredito na capacidade tanto das mulheres quanto dos homens. E eu acredito que os dois sexos são belos em suas diferenças...

Sem contar que eu acho muito mais bonito quando homens e mulheres adquirem importâncias diferentes, mas não superiores ou inferiores.
Até concordo que mulheres podem fazer de tudo e homens também de tudo e se saírem bem, mas por exemplo, biologicamente no geral, os homens são mais fortes, por isso eles lutam nas guerras, eu acho legal considerar que somos diferentes, o que não pode ocorrer é valorizar uma ação e desvalorizar outra, tipo ficar em casa pra cuidar dos filhos e do futuro pós guerra não pode ser considerado de menor importância do que lutar.
Antes do capitalismo, do comércio (resumidamente, generalizando de uma forma bem simples) o homem caçava e a mulher cuidava da casa e tudo o que se referia a tarefa domésticas, e não achavam que por isso um sexo era inferior ou superior ao outro, com a idéia de comércio, de lucro a atividade que gerava riqueza era a do homem, por isso passou a ser considerada mais importante, e tudo que antes era da mulher dentro da casa passou a pertencer ao homem e ela apenas usufruir do que é dele.
Eu quis mostrar essa idéia pra dizer que não é porque as mulheres no SdA não aparecerem muito principalmente nas guerras que ele era machista, eu acredito que ele tanto não foi machista que não colocou as mulheres apenas para se envolver com os homens importantes da história, elas não lutaram na guerra elas não apareceram, e eu achei isso ótimo, pois é horrível ver mulheres em livros que foram plantadas ali como mulheres apenas pra ter um caso amoroso com o homem da história.
 
Sem contar que eu acho muito mais bonito quando homens e mulheres adquirem importâncias diferentes, mas não superiores ou inferiores.
Até concordo que mulheres podem fazer de tudo e homens também de tudo e se saírem bem, mas por exemplo, biologicamente no geral, os homens são mais fortes, por isso eles lutam nas guerras, eu acho legal considerar que somos diferentes, o que não pode ocorrer é valorizar uma ação e desvalorizar outra, tipo ficar em casa pra cuidar dos filhos e do futuro pós guerra não pode ser considerado de menor importância do que lutar.
:clap: Perfeito.
Quem me dera se todos os homens e mulheres pensassem assim.

Antes do capitalismo, do comércio (resumidamente, generalizando de uma forma bem simples) o homem caçava e a mulher cuidava da casa e tudo o que se referia a tarefa domésticas, e não achavam que por isso um sexo era inferior ou superior ao outro, com a idéia de comércio, de lucro a atividade que gerava riqueza era a do homem, por isso passou a ser considerada mais importante, e tudo que antes era da mulher dentro da casa passou a pertencer ao homem e ela apenas usufruir do que é dele.
Eu quis mostrar essa idéia pra dizer que não é porque as mulheres no SdA não aparecerem muito principalmente nas guerras que ele era machista, eu acredito que ele tanto não foi machista que não colocou as mulheres apenas para se envolver com os homens importantes da história, elas não lutaram na guerra elas não apareceram, e eu achei isso ótimo, pois é horrível ver mulheres em livros que foram plantadas ali como mulheres apenas pra ter um caso amoroso com o homem da história.

Perfeito novamente.
É o que eu sempre digo. Precisamos ver além dos nossos próprios preconceitos.
Não é porque foi um homem e não uma mulher que destruiu o anel que as mulheres tem papeis secundários na obra de Tolkien.

Quem pensa assim, é a mesma pessoa que deve achar que o pai é mais importante que a mãe porque ele vai trabalhar e ganha o dinheiro, enquanto a mãe fica cuidando da casa.

Papeis diferentes. Não estão em uma escala de maior ou melhor.
 
Sim, acho que, muitas vezes, o grande problema de muitos argumentos "feministas" é que eles pregam que a mulher independente ideal é aquela que absorveu uma série de características tidas como "masculinas" e rejeitou qualquer traço de feminilidade, rotulando-o como submissão. Isso é tão fora de propósito quanto querer que todo mundo tenha a mesma profissão, ou colocar um papel social acima de outro.
 
Eu acho que, levando em conta que as histórias de Tolkien giram muito em torno de guerras e reinados, as mulheres até que ganharam papéis muito bem destacados. Por exemplo, Tolkien se esmerou bastante em criar todo um perfil psicológico complexo sobre Galadriel e Éowyn.
 
Na nossa história medieval e antiga o mundo foi dominado pelo machismo. Não é diferente nas estórias épicas inventadas... Mas acredito que Tolkien não foi machista, simplesmente ele pôs em evidência o que poderia ser, num mundo antigo.
 
Machista ele não era. Mas fato é: Tolkien era extremamente religioso, e como todos sabem, para as Igrejas Cristãs, o homem tem suma importância, dando á mulher papel mais coadjuvante.
O exemplo de Éowyn mostra que ele se importava tanto com a religiosidade que ela poderia ser uma versão de Judite, uma heroína do Antigo Testamento, que salvou seu povo ao matar o general babilônico de Nabucodonosor, Holofernes. Ou seja, embora a religião de Tokien, que é refletida na obra, seja um tanto machista ela não deixa de valorizar a mulher também, comprovado pelos exemplos acima. Mas fatoinegável é a influência cristã na obra do J.R.R.
 
Perfeito novamente.
É o que eu sempre digo. Precisamos ver além dos nossos próprios preconceitos.
Não é porque foi um homem e não uma mulher que destruiu o anel que as mulheres tem papeis secundários na obra de Tolkien.

Quem pensa assim, é a mesma pessoa que deve achar que o pai é mais importante que a mãe porque ele vai trabalhar e ganha o dinheiro, enquanto a mãe fica cuidando da casa.

Papeis diferentes. Não estão em uma escala de maior ou melhor.

É, o problema é que as pessoas acham que papéis diferentes tem escalas diferentes. Quase nenhum homem aceita ficar em casa e cuidar da casa, enquanto a mulher vai trabalhar, porque acha isso "inferior" a ele.
Eu tenho um ótimo exemplo em casa, quando meu pai perdeu o emprego, ele assumiu o papel de "dono de casa" numa boa, enquanto minha mãe trabalhava, ele não deu piti, nem nada. Agora, junto com ele, um outro cara foi despedido, esse cara tava irritadissimo da última vez que falei com ele, porque, segundo ele "eu fico em casa, cuidando das coisas, enquanto minha mulher vai trabalhar! Que absurdo, ela que tinha que ficar em casa"....
É menos importante cuidar de casa? Eu não acho, mais infelizmente como foi uma função atribuida a mulher anos atras, acabou perdendo o valor de trabalho, sendo que qualquer trabalho honra o homem (em geral).

Sim, acho que, muitas vezes, o grande problema de muitos argumentos "feministas" é que eles pregam que a mulher independente ideal é aquela que absorveu uma série de características tidas como "masculinas" e rejeitou qualquer traço de feminilidade, rotulando-o como submissão. Isso é tão fora de propósito quanto querer que todo mundo tenha a mesma profissão, ou colocar um papel social acima de outro.

O que eu acho ruim, é que ainda hoje acontece, de um homem e uma mulher exercerem o mesmo cargo, e ela ganhar metade do que ele ganha. E isso ainda acontece MUITO, infelizmente.

Acho que pela época que o Tolkien escreveu o livro, ele não é muito machista. Tem preceitos da Igreja, mais não é aquela coisa machsita. Ele valoriza a mulher. Principalmente alguns anos atras....

Bjus
 
Logo, não acredito que ele tenha sido machista, tanto para os padrões da época dele, quanto para os de nossa época.

Você resumiu tudo em uma frase apenas :yep:

Acho que além de deixar as mulheres 'em casa', Tolkien também quebrou algumas barreiras de sua época sim.

Só fato de ter criado uma personagem feminina, Éowyn, que vai à batalha, comprova que ele não pensava como o resto da sociedade, mas algumas coisas eram um pouco 'automáticas', não necessariamente escritas com um pensamento de querer 'escravizar' a mulher.

Há outras personagens que comprovam muito bem essa dualidade. Alguns fatos, aliás, são o que torna muitas vezes a história interessante. (acho que o melhor exemplo seja o capítulo de Beren e Lúthien)

Lúthien também sofria com a autoridade excessiva que os pais tinham sobre suas filhas na época de Tolkien, principalmente por seu pai ter mandado Beren recuperar as Silmarils, etc. Imagine se Thingol tivesse permitido a união dos dois, sem exigir nada - não teria história, concordam?

O que os escritores escrevem não necessariamente refletem sua opinião pessoal, concordam?
 
O que acontece é que todos querem achar chife em cabeça de cavalo. E procuram macas da religião, machismo etc. Se não há um número igual de heróis e heroínas eles chiam. Se os negros são inimigos eles chiam. Se na Bíblia tem outro artefato perigoso ou outra mulher que mata um general eles chiam. É demais né?
 
Bom
mais pelo que eu saiba a idéia de um Forum é justamente levantar essas questões. Não é exatamente reclamar, mais levantar topicos interessantes para se debater. Aqui é justamente o lugar para colocar pontos de vista.
E eu acho que é da natureza do ser-humano colocar defeito em tudo mesmo XDXD
hihihihihihihihi
Ninguém nunca ta satisfeito XD

Bjus
 
Concordo!! Eu trabalho com o público e sei o que é isso!! O que não se pode deixar acontecer por aquí e com uma obra tão interessante.
É preciso analisar que, para a época em que "O Mestre" a compôs, a sociedade tinha outro comportamento e o debate de certos preconceitos ou assuntos eram diferentes.
Hoje, todo comentário dá brecha pra processos! Até parece que voltou a Censura, e isso é péssimo para o desenvolvimento humano e pessoal!!
 
Concordo 100% com o MNeithan e com a Hellchan. Fica sem graça se a gente discutir apenas coisas que estão EXPLICITAMENTE escritas na obra. Uma hora não vai mais ter assunto e a Valinor acaba (ou pelo menos a seçao "diga amigo e entre").
O mais legal é discutir aspectos diferentes que pode dar margem a mais de uma interpretação, como este do machismo, por exemplo.
 
Sem contar que eu acho muito mais bonito quando homens e mulheres adquirem importâncias diferentes, mas não superiores ou inferiores.

:yep:
A diferença existe e é óbvia. O que não dá é transformar uma ou outra diferença em superioridade.

O que os escritores escrevem não necessariamente refletem sua opinião pessoal, concordam?

Exato. E é sempre bom ter isso em mente. O que um personagem diz ou faz não precisa corresponder às idéias do autor sobre determinado assunto.

Se as mulheres não vão à guerra e são submissas em sua maioria, não significa que Tolkien ache que deva ser assim. Mas que a própria sociedade que ele criou é assim, como um reflexo da sua própria sociedade.

Entretanto, a presença da personagem Éowin é uma clara afronta a esse paradigma.
 
O que me incomoda é que d temos em temos vem um "chato" (sentido não-literal) e levanta essas questões já discutidas à doer de novo. E sem ler o que veio antes, o que teia provavelmente sanado suas dúvidas, porque
n00b disse:
é muito grande esse tópico!8-O
e coisas assim.:roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo