1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

'Senhor dos Anéis', o Filme por... J.R.R. Tolkien!!!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Deriel, 28 Nov 2002.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

  2. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Adorei o texto... aproveitar declarações do próprio Tolkien para presumir como seria a aceitação dele em relação ao filme... muitas dessas coisas eu não sabia.. realmente preciso ler os Letters...
     
  3. Alex deLarge

    Alex deLarge Usuário

    Eu tenho um ponto em comum com Tolkien:Tenho asco pelas obras da Disney.
     
  4. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ah... a Disney deturpa os originais mesmo, faz tudo de um jeito que eu tenho odiado muito atualmente, que é essa mania de ser certinho e politicamente correto. Mas os desenhos antigos da Disney são legais sim. :|

    E as opiniões de Tolkien são realmente interessantes. Ao mesmo tempo que nós temos como dar chutes com bastante precisão sobre as possíveis opiniões dele sobre a adaptação, já podemos descartar de cara a idéia de alguns bobões de que ele seria totalmente contra o filme.
     
  5. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Essa questão das cartas que o Tolkien trocou com o tal produtor (Morton Grady Zimmermann) é uma coisa que eu sempre tive curiosidade. No fim, mesmo depois de afirmar consistentemente que estava disposto a aceitar modificações na história se fosse vantajoso para ele do ponto de vista financeiro ("Art or Cash: Either very profitable terms indeed; or absolute author's veto on objectionable features or alterations", Letters 202), ele escreveu aquela carta esculhachando o roteiro do Zimmermann (Letters 210). Não fica claro, ali, qual foi o problema, se o acordo financeiro não foi "vantajoso o bastante" ou se realmente o Tolkien não conseguiu se conter por causa das besteiras que havia naquele roteiro... :confuso:
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    A sensação clara que eu tive é Tolkien se encheu. Deu no saco. Ele sugeriu mudanças pelo menos duas vezes antes e foi ignorado, daí resolveu meter o pé na porta. E aquela carta não foi de ruptura, foi de críticas, a ruptura deve ter ocorrido depois em outras circunstâncias ñão contidas no livro :mrgreen:
     
  7. ~Silmariën~

    ~Silmariën~ Usuário

    Também... ó só os absurdos que faziam com SdA... se fosse comigo (putz, nem em sonho...) nem passava da primeira vez... vou concordar, os desenhos da Disney... :roll:
     
  8. Linda Sacola

    Linda Sacola Usuário

    Q texto legal!! Muito bom mesmo!!

    Olha eu concordo com Deriel, acho q Tolkien não gosaria de ver sua obra banalizada daquele jeito, não teria concordado, apesar de sempre precisar de dinheiro e sempre estar sem ele.
    Não sei se algum de vcs chegaram ver o desenho do SDA. O desenho em si é podre, mas a adaptação da obra é bem legal. Não há banalização no meu ponto de vista, a não ser pelos desenho horriveis, como a Balroleta, o Sam q parecia o Zacarias, mas a adaptação ficou legal.

    E não podemos acusar PJ disso tbm, ele pode ter feito adaptações q talvez tolkien odiasse, como o caso da Arwen, mas em nenhum momento banalizou alguma situação ou personagem. Pode se ver isso nos documentários, nos Making off do filme. PQ eles trataram com um ar muito historico e com maior detalhismo a obra. Disso estavos livres pelo menos. :mrgreen:
     
  9. Joe Cool

    Joe Cool Usuário

    Acho que se Tolkien estivesse vivo, As Duas Torres nunca teria sido produzida! E como os filmes foram todos produzidos juntos, então ou a adaptação teria sido obrigatoriamente mais fiel ao livro ou então não haveria filme nenhum.

    Uma pena é que todo mundo tem seu preço. O fato é que alguns são mais caros do que os outros. Bem mais caros...
     
  10. Fox

    Fox Visitante

    Tolkien odiava cinema.

    E ainda tinha um amor (pra não dizer obsessão) pelo seu legendarium.

    Por esses dois fatores, não vejo como ele apreciaria a adaptação de sua obra pra tela de prata.
    Até porque ele não conseguiria enxergar que é uma adaptação, se nem mesmo os fãs conseguem.

    PS: Disney fez muitas obras de qualidade.
     
  11. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É complicado falar o que Tolkien conseguiria ou não, já que ele morreu. Pelas opiniões escritas dele, fica claro que compreendia bem o que é uma adaptação, já que chegou a dizer que o Tom dificilmente ficaria bem em um filme.

    O que ele não gostava era de deturpações sem motivo, que soassem como desrespeito ou descompromisso com o original. E eu acho que ele está com a razão. Os filmes do PJ alternam grandes momentos com outros lamentáveis.
     
  12. Pequeno_Hooligan

    Pequeno_Hooligan Usuário

    Eu naum diria que odeio a disney, mas a disney tem a mutio tempo transformadogrande obras de literatura complexas e desenvolvidas em pequeno desenhios infantis. Se bem que os filmes da disney tem sido de qualidade de um tempo pra ca. Os desenhos hojeem dia, com animacao 3d e cia os desenhos tem ficado muito mais qualidade mas isso naum e motivo para infantilizar complexas obras de literatura...
     
  13. volteryus

    volteryus Usuário

    Tolkien não queria que seu livro fosse transformado em narração.... tudo bem que devemos ver a época que ele vivera, não haviam filmes como hoje, talvez hoje ele aceitaria a idéia....
     
  14. Dyeison

    Dyeison Usuário

    Tolkien jamais venderia sua obra a empresarios corruptos que desejam alterar algo que fora sua consepção interior
     
  15. [Glorfindel]

    [Glorfindel] Usuário

    ah...
    do modo que Tolkien parecia perfeccionista... esses filmes não iriam ao ar NUNCA!!!!!
    acho que eu não sou metade perfeccionista que a imagem que o Tolkien passa e ja não concordaria nem com somas incontaveis de $$$ que tal filme viesse a existir....
     
  16. Glorfindel

    Glorfindel Usuário

    Não posso afirmar o que Tolkien realmente faria com os filmes de PJ mas certamente posso afirmar que ficariam bem melhores e mais fiéis. Prefiro ficar 4 horas sentado para assistir a um filme completo do que 3 e ver que mudanças horriveis foram feitas de última hora para explicar cenas cortadas. Quanto a Disney.. :tsc:
     

Compartilhar