• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Runas

Balbo

Usuário
O objetivo deste tópico é esclarecer dúvidas sobre runas.

Eu tenho muitas:

1] Na página XIV dO Hobbit está escrito:

"Runas eram antigas letras originalmente entalhadas ou riscadas em madeira, pedra ou metal e que, portanto, eram finas e angulosas. Na época desta história, apenas os anões¹ empregavam-nas com regularidade, especialmente para registros privados ou secretos. Suas runas estão representadas neste livro por runas inglesas², que hoje são conhecidas por poucos. Se as runas do mapa de Thror forem comparadas com as transcrições em letras modernas (...), o alfabeto, adaptado ao inglês moderno, poderá ser descoberto, e o título rúnico acima também poderá ser lido³. No mapa são encontradas todas as runas normais, exceto # para X. I e U são usados no lugar de J e V. Não havia runas para Q (use CW) nem para Z (pode-se usar a runa dos anões ## se necessário)."

"Algumas runas individuais do mesmo tipo (### ea e #### st) também foram usadas algumas vezes"

¹ - Se essas eram as runas empregadas pelos anões, por que não correspondem aos Angerthas Daeron?

² - Quem inventou essas runas foi Tolkien?

³ - O alfabeto rúnico de acordo com O Hobbit possui alguns caracteres que diferem da fonte AngloSaxon Runes. Por quê?

2] Os alfabetos Angerthas Daeron e das runas do Hobbit possuem muitos caracteres em comum, mas com significações diferentes. Por quê? Qual a origem desses alfabetos e quem usa qual deles?


#, ##, ###, #### - vide tabela abaixo

balbofiguras-2-fl_album1.png
 
Pelo q eu sempre soube, essas runas dos anões quem inventou foi tolkien!
Provavelmente ele se baseou em outros topos de runas para criar as suas, assim como ele se baseava em algumas linguas para fazer as dele!

Eu ja li algum texto sobre isso em algum lugar, mas nao lembro onde!
Acho q tem uma materia em uma das primeiras universo fantastico!
 
Eu tb estou com as mesmas duvidas q vc Balbo.
1- Acredito q as Runas do O Hobbit nao sejam os Angerthas Daeron (bom isso vc mesmo disse e esta claro, pois sao diferentes), mas sejam uma derivacao de Certhas Daeron, assim como os Angerthas, portanto tendo muitas em comum.
Sao duas escritas com a mesma origem. Os anoes usam os Angerthas, mas de repente aquelas de O Hobbit por acaso (por excessao tb) eram outras.
Se vc for neste site: http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/Dowloads/Dowloads_Fontes.htm
vera q tem varias angerthas (moria, dos anoes, etc...) e elas diferem um pouco.
2- No caso das runas inglesas, acredito q ele tenha alterado para se traduzir para o ingles mais facilmente.
3- E diferem exatamente pq sao runas diferentes (meio repetitivo neh? ehee).
Acho (chutando feio) q o AngloSaxon Runes sao as Runas Inglesas... Q portanto sao diferentes das runas usadas no O Hobbit.
Eu tb continuo com as duvidas ate chegar alguem de mais conhecimento e confirmar/contradizer.... Mas acho q eh mais ou menos assim.
Achei algumas coisas destas nos apendices.... a segunda joia da colecao.. (a primeira eh a colecao em si... hehee :-) ) eheehh.
Grandes abracos.....
tchau
 
Sim, mais o coitado ai em cima perguntou como escrever em runas ehheeh :D.
Acho q sim, se vc quiser escrever em runas, eh so usar a tabela e talvez seguir algumas regrinhas.
[[[[]]]]]'s
 
Ah, eu nao tinha lido o post da Senhora de Avalon ^^ hehehe

Voce escreve como escreve com ASSIM.. entende? hehehe =)
 
Tolkien simplesmente modificou o significado das runas Vickings
para o ingles
mas quem inventou as runas foram os Vickings
as runas sao usadas para fazer bruxarias mas tambem sao usadas para escrever alguma mensagem na parede para as pessoas que sabem ler
elas tambem eram usadas em tempos de guerra pelo povo vicking mas hoje em dia nao sao usadas


meu teclado nao tem acentos e algumas letras saem trocadas e eu escrevo muito rapido
por isto dos erros
 
(editado)

As runas do Hobbit sao runas inglesas, como esta dito no post inicial do
Balbo. Nao e nenhum dos alfabetos runicos explicados no SdA.

Runas inglesas: nao foram inventadas pelo Tolkien. Elas sao um tipo antigo
(ie Idade Media inicial, c.500-1000) de alfabeto, boas para se
fazer escricoes entalhadas em madeira ou pedra, por causa do jeito das letras
(tracos retos seguindo quase sempre a mesma direcao). Existe um padrao basico
de onde se especula que as runas inglesas foram tiradas. Nao tenho como
desenhar isso aqui, mas vejam o link seguinte:

http://www.kami.demon.co.uk/gesithas/runes/index.html

Tipos de certas: foram inventadas pelo Tolkien a partir do mesmo principio das
runas inglesas, so que provavelmente a partir de uma padrao basico um pouco
diferente (as runas do Tolkien apresentam mais tracos curvos, por exemplo).
 
Pelo que eu sei esta são as Runas dos Anões...
A Runa para "q" pode ser outra!!!!
Eu descobri as runas já faz um tempo, conheço poucas pessoas que as conhecem(umas 3)...
 
Posso falar algo:
Bem como vcs perguntaram as runas só precissam de pegar a letra e colocar no lugar perceber que deve se usar uma letra com o som que ela tem... ex casa será escrito kaza, saco = sako.
É colocado tres pontos um em cima do outro no inicio de frase, no espaço entre uma palavra e outra usa-se um ponto no meio e outros tres pontos um em cima do outro... para vcs verem como funciona podem pegar o mapa do o Hobbit que tem as runas em ingles... na capa do hobbit que saiu com ilustração do tolkien, e nas notas de tradução... estou pensando em fazer um guia mais completo e falar tambem da diferenças com as Angerthas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo