• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG Interpretativo

TorUgo

a.k.a. Tortoruguito...
Eu entendo pouco de RPG mas sempre me interessei muito pelo assunto. Uma das coisas que me atrai é, claro, o poder embarcar numa aventura e encarnar a pele de uma personagem idealizada por mim.

Sendo assim, surgiram-me umas perguntas que o pessoal daqui saberá, provavelmente, responder, sendo elas:

Existe algum sistema puramente interpretativo? Ou qual o sistema mais interpretativo que conhecem?

Acreditam que um RPG possa ser essencialmente interpretativo e com um pouco de regras, números e cálculos, essencialmente regras, números e cálculos e um pouco de interpretação, ou um equilíbrio?

Consideram a ideia de um RPG essencialmente interpretativo ambientado na Terra Média interessante ou não?


Enfim, obrigado adiantado a quem responder! ;)
 
Eu entendo pouco de RPG mas sempre me interessei muito pelo assunto. Uma das coisas que me atrai é, claro, o poder embarcar numa aventura e encarnar a pele de uma personagem idealizada por mim.

Sendo assim, surgiram-me umas perguntas que o pessoal daqui saberá, provavelmente, responder, sendo elas:

Existe algum sistema puramente interpretativo? Ou qual o sistema mais interpretativo que conhecem?

Acreditam que um RPG possa ser essencialmente interpretativo e com um pouco de regras, números e cálculos, essencialmente regras, números e cálculos e um pouco de interpretação, ou um equilíbrio?

Consideram a ideia de um RPG essencialmente interpretativo ambientado na Terra Média interessante ou não?


Enfim, obrigado adiantado a quem responder! ;)

Saudações!

Não sou um "expert" ou um grande Mestre, mas entendo um pouco do assunto.

Até onde eu ouvi falar, um sistema (estilo D&D, GURPS, 3D&T...) completamente interpretativo não há. Entretanto podemos encontrar meios (ou sistemas) alternativos que utilizem a interpretação como peça principal, utilizando poucos (as vezes quase nenhum) dados numericos nas fichas.

Um exemplo desses meios alternativos seria através da rede social do Orkut, eu mesmo participei durante anos de comunidades de RPG via orkut onde os dados utilizados eram bastante restritos e a interpretação pesava massivamente na hora das aventuras. Nesses casos os numeros eram usados basicamente para reprimir aqueles players sem noção que não conseguem impor limites, e sempre tentavam sobrepor outros jogadores que estavam dispostos a se divertir. A maior vantagem desse "sistema" era a facilidade de se jogar e também a disponibilidade de tempo, pois com apenas alguns minutos era possivel interagir com a história; mas a disponibilidade de tempo também era um grande problema, pois sempre que alguém demorava em uma resposta atrasava o grupo e todo o desenrolar da historia ocasionando na desistencia e desinteresse de muitos jogadores e consecutivamente do mestre.

Por fim se conseguir encontrar um grupo de jogadores com bom senso e disposição é possivel sim participar de uma história somente através da interpretação, com regras apenas para impor certos limites e sem numeros. Digo isso pela experiencia de participar de um forum onde jogamos apenas com a interpretação, com um universo parecido com o de Tolkien (o mundo é baseado no Ciclo da Herança de Eragon) e por isso creio que seria sim possivel criar um RPG Interpretativo com o cenario Tolkeriano.

Se precisar de alguma coisa, ou quiser saber algo pode falar! ^^
 
Até onde eu ouvi falar, um sistema (estilo D&D, GURPS, 3D&T...) completamente interpretativo não há. Entretanto podemos encontrar meios (ou sistemas) alternativos que utilizem a interpretação como peça principal, utilizando poucos (as vezes quase nenhum) dados numericos nas fichas.

Concordo com você Ywan, mas por um motivo básico: o sistema serve pra criar uma "mesma língua" para o Mestre e jogadores. Algo para o grupo se basear ao criar personagens e resolver conflitos.

Nesse post eu explico melhor, se interessar a alguém aprofundar no tema...

TorUgo, o primeiro sistema que eu penso que dê mais mecanismos que incentivem a interpretação é o Storyteller.

Mas, pelo que você escreveu, você quer algum sistema pra um RPG de fantasia, e acho que o Storyteller não "abastece" esse sistema adequadamente.

Sendo assim, como você procura algo básico e que seja para fantasia, te dou 2 sugestões:

1 - 3D&T Alpha

Eu adoro o processo de criação de personagem desse sistema. É simples, mas dá várias opções de deixa-lo com características únicas. Porém, uma coisa que incomoda muito, é a falta de equilíbrio no combate. Eu ainda vou testar variar essa regra, mas como ainda não testei, se você procura algo equilibrado, não recomendo.


2 - D6 Fantasy

Eu não tenho muita experiência com esse sistema, joguei-o apenas 1x. É bem simples, e até onde ví, não era desequilibrado entre os jogadores. Não sei se foi culpa do narrador, mas os monstros eram muito piores que nós.

Recomendo olha-lo!



E depois dá um feedback do jogo e do sistema utilizado!
(Se é que 6 meses depois você ainda quer jogar...)
 
pra mim o bom e velho AD&D 2º edição é perfeito, regras não tão complicadas e coerentes (na medida do possível para um RPG de fantasia medieval) e ótimo para interpretar (para quem curte, claro)... além do mais com cenários excelentes como: Dragonlance, Forgoten Realms e o sombrio Ravenloft...

recomendo... :yep:
 
Muitos RPGs de fórum são puramente interpretativos.
O RPG "Garr - Criação" do forum daqui é assim, por exemplo.(apesar de estar estagnado no momento) Pura interpretação.

Achoq ue a questão de interpretaçõaXregras é algo extremamente pessoal, cada jogador tem sua preferencia. Existem sistemas mais e menos interpretativos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo