• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Roteiros

Olha aqui, Smeagol, essa é a estrutura básica:

PÁGINA 1

QUADRO 1

Carlinha, uma pequena garota, caminha pela floresta, com um cesto de flores na mão. O lugar é escuro e úmido, mesmo ao meio dia; o vento empurra as folhas caídas no chão, etc.

CARLINHA: Bla bla bla, eu sou promíscua.

QUADRO 2

Carlinha encontra o corpo de um coelho gigante caído no chão, aparentemente morto. O corpo deve ser duas vezes o tamanho dela, e ela mostra medo no seu olhar.

CARLINHA: Mas que porra é essa?

PÁGINA 2

QUADRO 3

O coelho abre um dos seus olhos vermelhos.

COELHO: Bú!

QUADRO 4

Carlinha se espanta e dá alguns passos para trás. Deixa o seu cesto de flores cair no chão, e as flores também são empurradas pelo vento. A cabeça do coelho está levantada, apontada para ela.

COELHO: Fifafofu, etc.


etc

etc

etc

Deu pra entender como é, né? Não precisa descrever muito, apenas mostrar o que está aparente na imagem. Não precisa detalhar muito também, é melhor deixar a criatividade pro artista, ele vai saber melhor como criar um bom ambiente para a cena. Termos técnicos também são desnecessários.

Eu acho que quando você quer colocar algum texto na imagem que não é dito pelo personagem, você tem que colocar assim...

RECORDATÓRIO: bla bla bla bla, etc

E quando você quer indicar que um personagem está narrando é só colocar...

CARLINHA (narração): bla bla bla estou narrando, etc.

Isso é tudo o que eu sei, mas o V deve ter mais algumas informações no assunto; espero ter ajudado.
 
Hmmm.. bem.. tô escrevendo meu primeiro roteiro de HQ... me baseando num roteiro de filme que escrevi... tô escrevendo esse roteiro seguindo aquele método 4 que o V falou na página anterior... é uma experiência nova pra mim, e como não sou tão familiarizado com o esquema de HQ, duvido que fique bom.. se ficar razoável, já fico satisfeito... mas o que mais gostei nesse jeito de escrever, é que de certa forma, transcendo os limites que um roteiro de cinema dá... não tem aquela frescura de escrever só o que acontece, como muitos julgam o roteiro de cinema... escrever um roteiro de HQ é legal pq se escreve o que acontece, e como! é um misto de escrever E dirigir a história no papel... tô gostando da experiência...
 
Knolex disse:
não tem aquela frescura de escrever só o que acontece, como muitos julgam o roteiro de cinema...

Não é escrever o que acontece, é escrever o que APARECE na tela. Tudo que você vê.

escrever um roteiro de HQ é legal pq se escreve o que acontece, e como! é um misto de escrever E dirigir a história no papel... tô gostando da experiência...

Como assim?
 
Folco Gamgee disse:
Knolex disse:
não tem aquela frescura de escrever só o que acontece, como muitos julgam o roteiro de cinema...

Não é escrever o que acontece, é escrever o que APARECE na tela. Tudo que você vê.

exato... só não me expressei corretamente.. De qualquer forma. Vc descreve o que aparece, mas muito da forma em que o que vc escreveu acontecerá de fato, depende da forma em que o diretor quiser passa ro que está escrito. Seguindo aquele modelo 4, o que já responde à sua pergunta do seu quote posterior, vc decide não só o que aparece, e sim COMO aparece, em cada um dos mínimos detalhes. Vc não só escreve o roteiro nesse caso. Vc cria 100% da cena... não depende da visão de um diretor que não seja vc, ou d aliberdade da atuação. Entendeu? Captou? O único obstáculo entre vc e a perfeita cópia do que vc imaginou é o desenhista, que nessa situação, está submisso a TUDO que vc escreveu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo