• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Roteiros

olha gente eu nao leio HQs, nao q eu nao goste delas, mas eu ate q jah tentei fzr uns roteirozinhos (i don't know how to draw, sorry)... eu ia fzr prum site d HQs Online, mas esse site foi abandonado e o cara sumiu do mapa... eu troquei o PC e esqueci d gravar o roteiro ai ele foi pro espaço...

quem ja tentou fzr roteiros?
 
Meus amigos e eu estamos montando um manga.
Está ficando super legal...os personagens são baseados na gente mesmo.
Meu namorado é mestre d Rpg eu está montando a história com minha ajuda e de mais 2 colegas.
Tem outros 2 q desenham muito e estão fazendo a parte das figuras.
Um deles trabalha com pré impressão e offset e vai imprimir td p/ gente.É sério...daqui a uns meses vcs vão ver o manga meu d dos meus amigos nas bancas!!hihihi..sério mesmo!!
Aos poucos,se alguém se interessar eu conto td a histórinha..beijos :wink:
 
eu e uns amigos já fizemos umas revistas........

meu irmão sempre desenhava.... nos primórdios, os desenhos eram bem toscos, pq ele só sabia desenhar os caras de frente :mrgreen: :mrgreen: ...... mas depois eles foram ficando bem melhores....

eu lembro q a primeira revista era sobre um grupo de caras q ticha ganhado poderes e se tornaram herois do governo...... eu lembro q tinha um cara com braços de metal q se transformavam em armas (esse teve várias versões... no início era só um lutador com luvas de metal...), tinha um q chamava Gatuno e era peludo e super ágil....... era muito tosca a revista..... a gente fez uns três números nas férias e depois parou......

aí teve outra q era uma banda de rock formada por adolescentes q tinham poderes..... era bem engraçada...... eram três... um chamava Calvin e tinha o cabelo espetado e loiro do Calvin mesmo, tinha a Lara q era igual a Lara Croft e tinha o Charlie q era careca e parecia o Prof X........ a origem deles era bem tosca..... o Calvin tinha poderes elétricos pq tinha enfiado o dedo na tomada, a Lara era super forte pq tinha sido cobaia de um experimento de iogurtes super vitaminados e o Charlie era super rápido pq tinha ficado embaixo de um trem bala elétrico q o pai tava desenvolvendo.......

e teve a última q foi a mais bem feita mas a gente nunca terminou o primeiro número....... era um manga e um amigo meu desenvolveu umas onze fases.... a história era complexa pra caramba e os desenhos eram bons, mas parou na metado do primeiro número.......... :(
 
Folco Gamgee disse:
Eu fiz um. Pretendo fazer outros. É mais fácil do que roteiros de filmes.

É fácil mas nem tanto, você tem que fazer uma história boa, que não leve tanto trabalho na hora de passar para o desenho.

Eu apenas tenho roteiro de mangás, nunca tentei fazer de HQ´s.
 
Mullets disse:
É fácil mas nem tanto, você tem que fazer uma história boa

Escrever NUNCA é fácil, mas é mais fácil do que o roteiro de cinema.

que não leve tanto trabalho na hora de passar para o desenho.

Cuma? Tipo, acho que quanto mais complexo melhor. A não ser que vc pegue um desenhista bem chureta.
 
Não é o desenhista também, seu roteiro pdoe ser maravilhoso mas na hora de transformar em desenho você ve que não saiu legal.

Agora um roteiro de filme razoavel é só nas coxas, agora criar algo estupendo, criativo e até mesmo simples(por que não?) requer paciência, tempo e criatividade
 
Agora um roteiro de filme razoavel é só nas coxas, agora criar algo estupendo, criativo e até mesmo simples(por que não?) requer paciência, tempo e criatividade

roteiro de filme é mais difícil q roteiro de quadrinhos..... mesmo pq, se vc fizer no "estilo brasileiro", q é um roteiro criado desenhando, dá pra ver mais ou menos o resultado qdo vc vai fazendo......

além disso, no filme vc só trabalha com o cenário e as falas.... naum dá pra ficar usando (pelo menos naum muito) narração ou pensamento......
 
Eu tenho um. Bem num é um roteiro. É mais uma história. Mas dá prá fazer um Gibi. É um que eu fiz dos x-men e coloquei um personagem meu. Seu nome, se eu não me engano, é Voyage. o poder dele é viajar no tempo. Ah, o cara é brazuca. Eu achei que a história ficou bem legal. Só falata alguém que desenhe para virar um gibi.
hehehe

Ceblanth :mrgreen:
 
O máximo que fiz foi escrever um Fanfic de um mangá nacional (Holy Avenger).... Tenho planos de tentar escrever o roteiro pra um HQ nacional mas não tenho muito tempo.....
 
Valanice disse:
Dá uma olhada no meu blog, da minha assinatura.

Também tô atuando de co-roteirista numa história seriada da Tormenta

Sério? Digo, série? Er... aquela no final da revista, da Escola Oficina? Legal...


Eu queria conhecer alguém que estivesse envolvido no desenvolvimento daquela história. Achei legal, por que no mínimo quem tá desenvolvendo conhece ou pelo menos leu Tormenta. 8-)
 
Bom, ninguém respondeu a minha pergunta, então eu vou reformular.

Vocês fazem roteiro como? Aberto? Fechado? Com esboços?

Seguem algum padrão? Sabem da existência dos padrões?
 
V disse:
Bom, ninguém respondeu a minha pergunta, então eu vou reformular.

Vocês fazem roteiro como? Aberto? Fechado? Com esboços?

Seguem algum padrão? Sabem da existência dos padrões?

Eu sigo aquele formato...



PAG #

QUADRO #

Descrição...

FULANO: fala...

BELTRANO: fala...




, etc.
 
Hm... sim, mas vc escreve como o Folco falou ou como se fosse prosa normal?

Vou tentar explicar isso direito, embora eu não lembre muito bem das nomenclaturas. Basicamente você tem quatro jeitos de escrever um roteiro:

1- Você escreve um texto em prosa e diz pro desenhista "coloque isso em x páginas". Ele vai ter liberdade total pra fazer o que quiser em termos de narrativa e etc. Aí quando o desenhista terminar as páginas, vc encaixa o argumento a partir de como ele distribuiu a narrativa. Não recomendo. Desenhistas tendem a não entender o que você imaginou, e eu sei disso porque sou um maldito desenhista também. Se você não impor nada ele vai soltar a imaginação, e talvez você tenha que alterar muito do que vc tinha visualizado quando for fazer o argumento, e isso pode estragar a sua história. Também há a opção outra pessoa escrever o argumento, o que pode estragar de vez a sua história. Grandes editoras costumavam fazer isso pra poupar tempo, mas parece q pararam.

___________

2- Você separa por páginas. Como no modelo:

Página 1:

Texto em prosa

Páginas 2:

Texto em prosa

...

etc

Também não recomendo, porque é quase a mesma coisa do modelo 1, se você for ver bem. Apesar de você controlar a narrativa página/página (que é importantíssima pra adicionar suspense, diga-se de passagem), a distribuição dos quadros ainda vai estar nas mãos do cara que vai desenhar, e nunca se sabe se o cara que vai desenhar é o R** L******.

Esses dois primeiros modelos só são recomendáveis se você confiar mais na capacidade de narrativa do desenhista que na sua própria.

______________

3- Você separa por quadros, seguindo o modelo que o Folco colocou. Ou seja,

Página 1

Quadro 1

Fulano encontra Cicrano.

Fulano: "Oi, Cicrano."

Cicrano: "Vai te catar."

Quadro 2

Cicrano dá um soco no estômago de Fulano

Fulano: "Ouch!"

...

etc.

É bastante recomendável se você tiver uma boa noção de narrativa, porque você controla a seqüencia da ação quadro-a-quadro, e isso é a coisa mais importante de uma história em quadrinhos. Normalmente se usa abreviaturas: página = P, quadro = Q, recordatório = Rec, Onomatopéia = ... não lembro da abreviação de onomatopéia, mas já deu pra entender (espero).

Sobre a descrição da cena:

Você pode:

3A - fazer uma descrição básica e simples, dando certa liberdade pro que o desenhista vai colocar dentro dos quadros, e o layout dos mesmos. Você apenas define se é dia, se os personagens estão espantados, tristes, felizes, etc.

3B - você dá uma descrição bastante detalhada do que acontece em cada quadro, não dando muita margem pra interpretação. Você define planos, ângulos de "câmera", poses, etc.

______________

4- Junto com um roteiro do modelo 3A, você faz um esboço de cada página, definindo planos, ângulos, poses, layout dos quadros, etc. É o jeito mais completo de roteiro, e é aquele que te dá o direito de xingar o desenhista se ele não fizer direito.

______________

Claro que estes modelos se aplicam quando não é você que vai desenhar a sua própria história.
 
Por curiosidade...

Você sabe qual formato os escritores mais famosos de HQ usam? Tipo, Alan Moore, Frank Miller, etc?
 
Folco Gamgee disse:
Por curiosidade...

Você sabe qual formato os escritores mais famosos de HQ usam? Tipo, Alan Moore, Frank Miller, etc?


Alan Moore costuma esboçar tudo, quando se trata de uma Graphic Novel ou minissérie.

Ele fez assim em Watchmen, em LOEG, V de Vingança e a Piada Mortal, até onde eu sei. Mas os títulos regulares, como os da ABC, eu acho q ele não deve esboçar, pra ser mais rápido. Tanto que em Top 10 tem um cara só pra fazer o layout, o Zander Cannon - no caso dá pra ter certeza q ele não esboçou.

O Miller, quando não desenha o próprio trabalho, eu não sei como ele faz. Mas ele não deve definir o layout, já que o Mazzuchelli e o Romita Jr. colocaram muito do próprio estilo em Ano 1, A Queda de Murdock e O Homem Sem Medo.

Se você conhece bastante o estilo do roteirista e do desenhista, dá pra deduzir mais ou menos como foi feito.
 
V disse:
Folco Gamgee disse:
Por curiosidade...

Você sabe qual formato os escritores mais famosos de HQ usam? Tipo, Alan Moore, Frank Miller, etc?


Alan Moore costuma esboçar tudo, quando se trata de uma Graphic Novel ou minissérie.

Ele fez assim em Watchmen, em LOEG, V de Vingança e a Piada Mortal, até onde eu sei. Mas os títulos regulares, como os da ABC, eu acho q ele não deve esboçar, pra ser mais rápido. Tanto que em Top 10 tem um cara só pra fazer o layout, o Zander Cannon - no caso dá pra ter certeza q ele não esboçou.
Ele tb fez o mesmo em From Hell.
 
Achei o tópico que estava procurando... :mrgreen:

Bom, espero que alguém possa me ajudar aqui: eu e um amigo estamos fazendo um projeto de HQ. Eu escrevo razoavelmente bem, mas não sei nada de roteiros, e muito menos ainda de desenho (o máximo que faço são aqueles homenzinhos palitos), ou seja, não consigo fazer um esboço, apenas descrever. Já meu amigo desenha muito bem, e ele que vai entrar com a arte do quadrinho.

Por isso quero saber se alguém aqui conhece um site com dicas sobre roteiros de HQ, ou mesmo alguém aqui que queira me dar algumas, pra mim poder colocar pra frente esse projeto. Eu estava procurando alguma coisa parecida com que o Folco e o V já falaram nesse tópico, como estruturar um roteiro...

Agradeço desde já quem quer que venha me ajudar... :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo