Hm... sim, mas vc escreve como o Folco falou ou como se fosse prosa normal?
Vou tentar explicar isso direito, embora eu não lembre muito bem das nomenclaturas. Basicamente você tem quatro jeitos de escrever um roteiro:
1- Você escreve um texto em prosa e diz pro desenhista "coloque isso em x páginas". Ele vai ter liberdade total pra fazer o que quiser em termos de narrativa e etc. Aí quando o desenhista terminar as páginas, vc encaixa o argumento a partir de como ele distribuiu a narrativa. Não recomendo. Desenhistas tendem a não entender o que você imaginou, e eu sei disso porque sou um maldito desenhista também. Se você não impor nada ele vai soltar a imaginação, e talvez você tenha que alterar muito do que vc tinha visualizado quando for fazer o argumento, e isso pode estragar a sua história. Também há a opção outra pessoa escrever o argumento, o que pode estragar de vez a sua história. Grandes editoras costumavam fazer isso pra poupar tempo, mas parece q pararam.
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2- Você separa por páginas. Como no modelo:
Página 1:
Texto em prosa
Páginas 2:
Texto em prosa
...
etc
Também não recomendo, porque é quase a mesma coisa do modelo 1, se você for ver bem. Apesar de você controlar a narrativa página/página (que é importantíssima pra adicionar suspense, diga-se de passagem), a distribuição dos quadros ainda vai estar nas mãos do cara que vai desenhar, e nunca se sabe se o cara que vai desenhar é o R** L******.
Esses dois primeiros modelos só são recomendáveis se você confiar mais na capacidade de narrativa do desenhista que na sua própria.
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3- Você separa por quadros, seguindo o modelo que o Folco colocou. Ou seja,
Página 1
Quadro 1
Fulano encontra Cicrano.
Fulano: "Oi, Cicrano."
Cicrano: "Vai te catar."
Quadro 2
Cicrano dá um soco no estômago de Fulano
Fulano: "Ouch!"
...
etc.
É bastante recomendável se você tiver uma boa noção de narrativa, porque você controla a seqüencia da ação quadro-a-quadro, e isso é a coisa mais importante de uma história em quadrinhos. Normalmente se usa abreviaturas: página = P, quadro = Q, recordatório = Rec, Onomatopéia = ... não lembro da abreviação de onomatopéia, mas já deu pra entender (espero).
Sobre a descrição da cena:
Você pode:
3A - fazer uma descrição básica e simples, dando certa liberdade pro que o desenhista vai colocar dentro dos quadros, e o layout dos mesmos. Você apenas define se é dia, se os personagens estão espantados, tristes, felizes, etc.
3B - você dá uma descrição bastante detalhada do que acontece em cada quadro, não dando muita margem pra interpretação. Você define planos, ângulos de "câmera", poses, etc.
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4- Junto com um roteiro do modelo 3A, você faz um esboço de cada página, definindo planos, ângulos, poses, layout dos quadros, etc. É o jeito mais completo de roteiro, e é aquele que te dá o direito de xingar o desenhista se ele não fizer direito.
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Claro que estes modelos se aplicam quando não é você que vai desenhar a sua própria história.