• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resultado da Pesquisa para a Monografia sobre O Senhor dos Anéis

Caros amigos,
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p> </o:p>
Desculpem-me pela demora, mas depois da ralação para finalizar a Monografia, defendê-la e tê-la aprovada, demorei um pouco para organizar as informações de forma a divulgá-la para aqueles que pediram. Mas agora estou aqui.
<o:p> </o:p>
A monografia em si ainda não está registrada, mas tentarei publicá-la até o meio do ano. Mas venho aqui divulgar os números da pesquisa realizada com a colaboração de vocês:
<o:p> </o:p>
214 pessoas responderam à pesquisa, e a média de idade foi de 22 anos. 60 pessoas passaram por todos os processos perguntados na pesquisa (leu todos os livros, jogou ou RPG ou videogame, e aprendeu a escrever e a pensar em um dos idiomas criados por Tolkien).
<o:p> </o:p>
Um fator importante para a monografia foi o último aspecto, referente às pessoas que aprenderam a escrever (32% do total) e pensar (27% do total), pois mostra como uma obra literária pode ser Linguisticamente interessante.
<o:p> </o:p>
Outro fator, que define a importância literária de uma obra bem escrita pôde ser vista no número de pessoas que foram encorajadas a escrever um novo final ou uma nova obra (67% para ambos) depois de terem lido o SDA. Essa transposição da passividade para a atividade é extremamente importante para a manutenção da literatura.
<o:p> </o:p>
A maior surpresa para mim foi o número de citações à banda Led Zeppelin, cuja relação com o SDA era desconhecida para mim. Este resultado me levou a pesquisar mais a fundo, e então destacar em meu trabalho um trecho da música “The Battle of Nevermore” (1971), que expressa bem a relação com a obra:
<o:p> </o:p>
A Rainha da Luz fez sua reverência
E em seguida virou-se para ir
O Príncipe da Paz abraçou a melancolia
E caminhou sozinho á noite

Oh, dance na escuridão da noite
Cante à luz matutina
O Senhor do Escuro cavalga com força total esta noite
E o tempo nos contará tudo<o:p></o:p>


Oh bem, a noite é longa
As areias do tempo passam lentamente
Olhos cansados cravados no amanhecer
Esperando pelo brilho oriental

A dor da guerra não pode exceder
A aflição da seqüela
Os tambores irão sacudir as muralhas do castelo
Os espectros do anel cavalgam de preto
Seguem cavalgando<o:p></o:p>

<o:p> </o:p>
A pesquisa foi fechada com a relação entre filme e livro, cujo primeiro resultado (55% dos entrevistados viu o filme primeiro contra 45% que leram o livro primeiro) chamou a atenção pela proximidade entre os resultados (eu esperava uma diferença maior do que 10%). Porém, ao dividir a pesquisa por faixa etária, a pesquisa mostrou algo mais próximo do esperado:<o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
Acima de 36 anos, 63% das pessoas leu o livro primeiro;<o:p></o:p>
Entre 28 e 36 anos, 60% das pessoas leu o livro primeiro;<o:p></o:p>
Entre 21 e 27 anos, 45% das pessoas leu o livro primeiro;<o:p></o:p>
Abaixo de 21 anos, 37% das pessoas leu o livro primeiro.<o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
De qualquer forma, o fato de 37% dos mais jovens terem lido primeiro é encorajador para aqueles que lidam com literatura, pois mostra que, ao contrário do que o dia a dia parece mostrar, muitos jovens ainda tem interesse por uma boa leitura.<o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
Muito obrigado a todos aqueles que responderam a pesquisa, pois contribuíram enormemente para o sucesso de minha monografia. E, quando precisarem, podem contar comigo.<o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
Abraços a todos,<o:p></o:p>
<o:p> </o:p>
Posco Pé-Soberbo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo