• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Relação entre Heavy Metal e Música Clássica

  • Criador do tópico Silenzio
  • Data de Criação
Cido disse:
O andamento de Phantom of the Opera é variado. Isso quer dizer que se aproxima da música clássica? Claro que não, não por isso.

Entao porque?

Por nada. Não acho que Phantom of the Opera se aproxime da música clássica.

A questão é afirmar que qualquer música seja pertencente a um estilo por "ter um andamento variado" não quer dizer nada.
 
Jorge disse:
Não existem não. Nem Haggard, nem Therion. Tem alguns elementos, mas não pertence a nenhum estilo existente de música clássica, nem o avant garde. Eu tenho o And Thou Shalt Trust, e a base das músicas ainda é calcada no Metal, com uso massivo de uma pequena orquestra. Excessões para algumas músicas instrumentais e a última faixa, mas essas se afastam do Metal, não se concretizando a fusão. Se você acha que músicas como In a Pale Moon's Shadow e De la Morte Noire são música clássica, você não conhece música clássica.

Do meio do rock, eu creio que as bandas mais próximas do clássico são algumas de rock progressivo, que além de beberam na fonte da música sinfonica também se aproximam do Fusion, perto do que bandas como Mahavishnu Orquestra fazia.

O que eu conheço de música clássica é Beethoven, Bach, Wagner, Tchaikovsky, Mozart, Strauss e etc....E reparei várias semelhanças.
 
Jorge disse:
Cido disse:
O andamento de Phantom of the Opera é variado. Isso quer dizer que se aproxima da música clássica? Claro que não, não por isso.

Entao porque?

Por nada. Não acho que Phantom of the Opera se aproxime da música clássica.

A questão é que afirmar que qualquer música que seja pertence a um estilo por "ter um andamento variado" não quer dizer nada.
Eu só acho que b]Metal[/b] tem influencia clássica. Principalmente no lado da melodia
 
Bom, eu não entendo tanto assim de música clássica, mas dizer que tal estilo não influencia o metal é absurdo.
 
Não é absurdo não. Apenas algumas bandas de metal se inspiram na música clássica. A maioria das bandas de Heavy Metal não tem influencia significativa direta de nenhuma vertente da música clássica. Como as bandas de Heavy Metal tradicional (NWOBHM), de Thrash Metal, etc.
 
Pow eu também concordo que não existe relação tão íntima como muitos acreditam entre o Heavy Metal e a Música Clássica...
Eu percebo sim uma inspiração ao usar elementos clássicos como já foi dito por outros aqui nesse mesmo tópico. É muito dificil comparar os estilos pois tudo influía na execução das notas no clássico: o ataque, o volume, a intensidade.. Eu acho que no metal Malmsteen foi o que chegou mais perto disso porém em POUCOS TRECHOS DE MÚSICA.
E como já foi dito também, eu acredito que o Rock Progressivo tenha mais relação com música clássica romântica.. Podendo citar uma música do Genesis chamada Firth of Fifth. Prestem atenção nas partes instrumentais dela! As partes de piano e teclado, o uso da flauta transversa, o som da guitarra, o clima da música.. Ouçam essa e vejam se não estou certo.. Agora se eu não tiver desconsiderem essa mensagem hahaha!
 
Leosgf disse:
Pow eu também concordo que não existe relação tão íntima como muitos acreditam entre o Heavy Metal e a Música Clássica...

já eu discordo, a influência de música clássica no metal não está só no som de alguns grupos, mas nas escolhas dos temas, muitas óperas e sinfonias eram batizadas e inspiradas em momentos históricos e mitológicos da história da europa, e isso foi resgatado pela musica nova justamente pelas bandas metal, que usaram esses temas em larga escala.
 
Leosgf disse:
Pow eu também concordo que não existe relação tão íntima como muitos acreditam entre o Heavy Metal e a Música Clássica...
Eu percebo sim uma inspiração ao usar elementos clássicos como já foi dito por outros aqui nesse mesmo tópico. É muito dificil comparar os estilos pois tudo influía na execução das notas no clássico: o ataque, o volume, a intensidade.. Eu acho que no metal Malmsteen foi o que chegou mais perto disso porém em POUCOS TRECHOS DE MÚSICA.
E como já foi dito também, eu acredito que o Rock Progressivo tenha mais relação com música clássica romântica.. Podendo citar uma música do Genesis chamada Firth of Fifth. Prestem atenção nas partes instrumentais dela! As partes de piano e teclado, o uso da flauta transversa, o som da guitarra, o clima da música.. Ouçam essa e vejam se não estou certo.. Agora se eu não tiver desconsiderem essa mensagem hahaha!

Hum...eu acho que tem MUITO mais coisa próximo de música clássica que o Malmsteen . Therion e Haggard são dois exemplos supracitados...mas tem MUITO mais coisa também...o que aocntece é que é de conheicmento muito restrito.


AH, um exemplo do que eu digo é Therion - O Fortuna
 
Tu tá sabendo que "O fortuna" é do Carl Orff, né?

Eu nunca escutei mas pelo que eu entendi eles fizeram um cover metalizado, certo?
 
Waters disse:
Leosgf disse:
Pow eu também concordo que não existe relação tão íntima como muitos acreditam entre o Heavy Metal e a Música Clássica...

já eu discordo, a influência de música clássica no metal não está só no som de alguns grupos, mas nas escolhas dos temas, muitas óperas e sinfonias eram batizadas e inspiradas em momentos históricos e mitológicos da história da europa, e isso foi resgatado pela musica nova justamente pelas bandas metal, que usaram esses temas em larga escala.
Ou seja eles se inspiraram em algo que já existia concorda? O estilo em si não é parecido.. As músicas CRIADAS ORIGINALMENTE no estilo Heavy Metal não se assemelham com as músicas clássicas, a não ser algumas músicas de MEtal que resgataram temas clássicos manjados, mas eu não vi nada criado atualmente que tivesse grande semelhança em termos de música clássica no metal, a exceção de algumas coisas do Malmsteen que eu já disse..

E Therion e Haggard eu confesso que ouvi pouco.. Vou pesquisar o som dessas bandas com mais atenção para ver se estas estão incluídas no grupo da inspiração ou no da criação..
 
Leosgof disse:
Ou seja eles se inspiraram em algo que já existia concorda?

Se for assim é verdade mesmo, mas nada mais normal, grande parte da música hoje em dia é feita de inspirações.
 
-Feanor- disse:
Tu tá sabendo que "O fortuna" é do Carl Orff, né?

Eu nunca escutei mas pelo que eu entendi eles fizeram um cover metalizado, certo?

Sim, que por sinal fazem parte de Ópera Carmina Burana.

Ouça e quero ver alguém achar algum estilo musical que se aproxime tanto de música clássica dessa maneira.

Ah, Metal é o estilo que mais busca inspiração na música clássica, quem diz que não é pq conhece 6 dúzia de bandas. Se quiserem posto uma centena de nomes de bandas que tem como principal fonte Bach e companhia.

Até Ninnghizhidda, Black Metal Sinfônico, as passagens de tecladoe violino são inspiaradas nesses compositores.
 
Ai ai ... Ainda que "centenas" de bandas de Metal busquem inspiração na música clássica, a maior influencia delas não é nenhum compositor clássico. Se fosse, em primeiro lugar seria abolida a bateria por outro tipo de percussão. Sairia o vocal rasgado, a guitarra elétrica, o baixo elétrico, o rítmo 4/4, 2/4, o esqueminha básico riff, refrão, solo e mais um monte de coisas. As pessoas pensam que é so por um violino e esta se fazendo música clássica. A propósito, se fala de música clássica, mas esse termo é completamente genérico também.
 
Jorge disse:
Ai ai ... Ainda que "centenas" de bandas de Metal busquem inspiração na música clássica, a maior influencia delas não é nenhum compositor clássico. Se fosse, em primeiro lugar seria abolido a bateria, por outro tipo de percussão. Sairia o vocal rasgado, a guitarra elétrica, o baixo elétrico, o rítmo 4/4, 2/4, o esqueminha básico riff, refrão, solo, e mais um monte de coisas. As pessoas pensam que é so por um violino e esta se fazendo música clássica. A propósito, se fala de música clássica, mas esse termo é completamente genérico também.


Nossa, conheço tanta banda que não segue esse padrão :tsc:
 
Ai ai ... Ainda que "centenas" de bandas de Metal busquem inspiração na música clássica, a maior influencia delas não é nenhum compositor clássico. Se fosse, em primeiro lugar seria abolida a bateria por outro tipo de percussão. Sairia o vocal rasgado, a guitarra elétrica, o baixo elétrico, o rítmo 4/4, 2/4, o esqueminha básico riff, refrão, solo e mais um monte de coisas. As pessoas pensam que é so por um violino e esta se fazendo música clássica. A propósito, se fala de música clássica, mas esse termo é completamente genérico também.

Hmmm... se tudo isso fosse abolido substituído, praticamenteo metal se transformaria em música clássica e esse não é o ponto, o ponto é a inspiração que a musica clássica causou em algumas vertentes do Heavy Metal... Um exemplo é que é perfeitamente possível tirar Mozart na guitarra e no baixo assim como Bach e como Beethoven... Claro que não é a mesma coisa e usando esses instrumentos, se deixará de ser um clássico digamos "verdadeiro" mas mesmo assim a essencia continuará a mesma... E muitos e muitos riffs e solos e licks de guitarra de várias bandas tem como inspiração frases usadas por compositores clássicos... Em muitas bandas é evidente a influência clássica, mas concordo que na maioria delas essa influência é quase nula...
 
Esse é o ponto Relgal. Algumas bandas de Heavy Metal buscam na música clássica inspiração e elementos para enriquecer o próprio som. Para por ai, senão deixa de ser Heavy Metal. E existem outros estilos musicais mais próximos ao clássico.

Morgul??? Desde quando uma banda que bota a bateria a mil por hora tem como maior influencia música clássica? Ok, a banda tem uns elementos folclóricos dispersos e para por ai. Eu tenho o Sketch of Supposed Murderer e não vejo nada além disso. Pazuzu é uma porcaria pretensiosa. Eu comprei um CD deles pensando tratar-se de música com aspirações medievais, mas so ouvi melodios desconexas, que não se encaixavam, não chegavam a lugar algum, sem contar toneladas de recursos eletronicos. Isso é música clássica?
 
O q vc ouviu do Pazuzu? tah certo que o som não é muito bom, mas não é eletrônico da forma como vc disse e foge MUITo do padrão que vc citou, o que foi minha intençao apontar essa banda.

Morgul, com bateria a mil? Tennho o The horror grandeur e não reparei nesse detalhe.


Faltou o Suidakra...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo