• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Relação entre Heavy Metal e Música Clássica

  • Criador do tópico Silenzio
  • Data de Criação
Conheço muito pouco do Suidakra para falar. Pazuzu contem elementos eletronicos, não é o que predomina, mas interfere na estética da música. As músicas do Pazuzu não tem estrutura nenhuma definida, como de grande parte das bandas de Atmosphere/Ambient/Dark Wave, etc. Se estamos falando de música clássica como maior inspiração, basta uma bateria a la Deep Purple em Fireball para ser considerada velocissima.
 
O Jorge colocou bem o que tinha que ser dito sobre assunto (sobre apercussão, o tempos e etc.) e não há quase nada mais pra discutir.

O que eu queria dizer primeiramente é que o metal em si não tem influência nenhuma da música clássica. Folk Metal, por exemplo. Metal não é obrigatóriamente Folk, a mistura sai bem mas são estilos completametne separados senão não haveria a especificação no nome.

Algumas bandas recentemente incluíram uns cellos e uns violinos (com sucesso, na minha opnião) e uma porção de garotos de 13 anos veio dizendo pros coleguinhas "Metal é minha religião, Metal é a evolução da música clássica, Malmsteeen é o segundo Bach e etc.". O problema: oq que eles sabem sobre o assunto?

A música erudita e a popular se separaram há muito tempo e ao longo dos séculos se subdividiram e evoluíram. Os autores mais citados pelos "bangers" são Bach, Grieg e Paganini. Todos gênios mas distanciados da corrente principal, ora se aproximando do gosto popular ora do virtuosismo extremo. A grande massa da música erudita dá mais importância ao vertical (harmonia) e menos ao horizontal (melodia) do que o metal e a abordagem dos dois é totalmente diferente. Sem falar que a percução, como já foi dito pelo Jorge, tem uma posição chave no metal e não só pra complentar a polifonia. Aliás, polifonia é o abismo entre os dois.

Sim, que por sinal fazem parte de Ópera Carmina Burana.
Calma, Jedan! Só tava fazendo uma pergunta. Eu queria dizer que O Carl Orff é um dos "diferentes" da música clássica.

Isso me lembra quando eu não aceitava que o violão não fizesse parte da orchestra. Com o tempo eu aprendi um pouco (bota pouco nisso, tanto é que o que eu falo não tem nada de garantia) e vi que virtuosismo solo não é tudo e que esse intrumento só serve pra dar uma popularizada ou regionalizada na música.
 
-Feanor- disse:
Algumas bandas recentemente incluíram uns cellos e uns violinos (com sucesso, na minha opnião) e uma porção de garotos de 13 anos veio dizendo pros coleguinhas "Metal é minha religião, Metal é a evolução da música clássica, Malmsteen é o segundo Bach e etc.". O problema: oq que eles sabem sobre o assunto?
HAHAHA é isso mesmo !
Eu canso de ver jovens descobridores do metal falando que Metal é a evolução da música clássica.. Muitos acham que só pelo uso por certos guitarristas da técnica de arpeggios o metal e a música clássica andam juntos..
Com o que o Jorge falou eu acho que não fica dúvidas que os estilos se diferem muito.. Até pela estrutura.. Na maioria das bandas de metal eu vejo até mais relação com Rock N' Roll simples do que com música clássica..

O assunto do tópico não é esse né? hahaha

Eu lembrei de uma banda que definitivamente NÃO pode ser a essência do metal:
MOTLEY CRUE
 
Eu lembrei de uma banda que definitivamente NÃO pode ser a essência do metal:
MOTLEY CRUE

Claro que não, e aliás não sei que coisa ridícula foi essa de rotularem essas bandas farofas da década de 80 como Metal: o Rat, o Poison e outras. Em resumo: rotulo é mesmo uma merda.
 
Eu citei essas 3 bandas ( Suidakra, Pazuzu e Morgul) pq são duas bandas que fogem ao padrão estabelecido por vc, vc que quis comparar com música clássica.

O que eu queria dizer primeiramente é que o metal em si não tem influência nenhuma da música clássica
Nenhuma?
Haggard = Inluência de Doom/Death e?
O que será o outro elemento aqui? Bolsa nova? :lol:



A música erudita e a popular se separaram há muito tempo e ao longo dos séculos se subdividiram e evoluíram. Os autores mais citados pelos "bangers" são Bach, Grieg e Paganini. Todos gênios mas distanciados da corrente principal, ora se aproximando do gosto popular ora do virtuosismo extremo. A grande massa da música erudita dá mais importância ao vertical (harmonia) e menos ao horizontal (melodia) do que o metal e a abordagem dos dois é totalmente diferente. Sem falar que a percução, como já foi dito pelo Jorge, tem uma posição chave no metal e não só pra complentar a polifonia. Aliás, polifonia é o abismo entre os dois.

E daí? Ambos fazem parte da música clássica...

Putz, em digam então quais as influências ( todas ) de bandas como Rhapsody, Sigur Ros, Haggard, Therion e Ninnghizhidda?
Se isso não tem influência de música clássica to surdo então...
 
Tipo, tu tem que entender que música erudita não é qualquer melodia bonitinha que toca em instrumentos de oriquestra. Se fosse assim Jazz seria a maior expressão da múscia clássica atual.

Todos gênios mas distanciados da corrente principal, ora se aproximando do gosto popular ora do virtuosismo extremo
Eles é que estava se aproximando dos estilos que influenciaram o metal no futuro.

... Aque que esse assunto não tem mais o que discutir.
 
-Feanor- disse:
Tipo, tu tem que entender que música erudita não é qualquer melodia bonitinha que toca em instrumentos de oriquestra. Se fosse assim Jazz seria a maior expressão da múscia clássica atual.

Nunca vi Jazz usar orquestra, agora bandas de Metal existem milhares..
E vc não respondeu sobre as influências :wink:
 
Jedan disse:
Nunca vi Jazz usar orquestra, agora bandas de Metal existem milhares..

8O 8O 8O

Jedan ... assim ... Jazz usa orquestra sim. Nem sei o que falar ... simplesmente o estilo não apenas comporta o uso de orquestras como tem elas em sua própria formação como estilo.
 
Jorge disse:
Jedan disse:
Nunca vi Jazz usar orquestra, agora bandas de Metal existem milhares..

8O 8O 8O

Jedan ... assim ... Jazz usa orquestra sim. Nem sei o que falar ... simplesmente o estilo não apenas comporta o uso de orquestras como tem elas em sua própria formação como estilo.


Mas não da forma como o Metal usa, que é a mesma forma que música clássica.
 
Antes de tudo, vou falar sobre essa versão de O Fortuna do Therion:

É bem legal. Mas cover de música clássica até eu faço! Cover você acha em qualquer lugar...isso não significa nada.

Agora, sobre a música clássica inspirar o metal...
Eu concordo plenamente que o progressivo chega muito mais perto disso, mas mesmo assim eu acho que se inspirar na música clássica não deve ser considerado algo tão trabalhoso assim! :?
Se inspirar não é crime; eu, por exemplo, considero Pink Floyd uma inspiração. Mas nunca eu vou conseguir compor algo com grandiosidade à la Roger Waters. E é o mesmo para o metal. Eles curtem música clássica, e portanto a consideram uma inspiração. Os caras podem se inspirar, ué! Eles não precisam copiar!

Inspiração não é cover nem plágio. Portanto, deixem eles fazer música à maneira deles... :dance:

Isso me lembra quando eu não aceitava que o violão não fizesse parte da orchestra. Com o tempo eu aprendi um pouco (bota pouco nisso, tanto é que o que eu falo não tem nada de garantia) e vi que virtuosismo solo não é tudo e que esse intrumento só serve pra dar uma popularizada ou regionalizada na música.

:eh: Hmm, popularizada?
Eu sou violonista e considero o violão um instrumento tão incrível quanto um violoncelo ou qualquer outro instrumento de cordas. Além de ser um instrumento versátil, é claro. Mas você não vai achar pessoas que solam Bach em qualquer esquina...
Ah, e você já teve a oportunidade de ouvir um violonista brasileiro chamado Yamandú? Não? Pois ouça e veja a música clássica numa interpretação incrível nesse "instrumento popular regional".
Concordo que o violão é um instrumento popular e que muita gente toca...mas a maioria não consegue fazer um simples Db4/7/9...
É triste que existam pessoas que desmeraçam tanto um instrumento tão incrível... :disgusti:
 
Puxa ... nem havia visto esse trecho sobre o violão o desmerecendo como instrumento erudito. Discordo de você Feanor, porque o violão é um instrumento clássico sim e é tão regionalizado, pelo menos em origem, quanto outros instrumentos. Na Espanha, onde a guitarra é um instrumento recorrente, é natural que as composições clássicas se preocupem em destaca-la. Rodrigo e Bacarisse são dois exemplos de como concertos para guitarra e orquestra podem ser coisas maravilhosas. O Concerto de Aranjuez é uma das melhores coisas que eu já ouvi. Vivaldi tem concertos fabulosos para guitarras, alaúdes e mandolins. Acho que apesar desses instrumentos aparecerem geralmente como solo, eles tem um papel importantissimo na música clássica.
 
Jorge disse:
Puxa ... nem havia visto esse trecho sobre o violão o desmerecendo como instrumento erudito.
Também discordo totalmente!
O violão demorou a ser considerado um instrumento dito erudito. Até Andres Segovia aparecer... Ele teve a visão de que aquele instrumento de apenas 6 cordas poderia ser grandioso e transcreveu varias suites e peças clássicas de vários compositores famosos... Incluindo Bach e Mozart.. Ou seja antes dele ninguém tocava Bourée do Bach, por exemplo, da forma mais completa possível(digamos assim)no violão..
Coisa pouca né?
 
Vcs não estão entendendo. Eu quis dizer no meu post é que o violão é um intrumento que trabalha maravilhosamente bem... sozinho. Mas tirando a parte solada ele não se encaixa bem com a o resto da orquestra, na minha opnião, devido ao timbre dele ser muito... como dizer... exótico. Já o alaúde se encaixa melhor pelo seu timbre menos agressivo, é só ver as composições de Bach pra alaúde. Mas eu curto muito violão clássico, tanto é que esse é meu instrumento.

Agora, se o principal papel do violão é solar ele tem muitas limitações. É só tentar tocar o Rondò Alla Turca de Mozart nele. Ele dá uma personalidade muito própria à música, isso não pode acontecer, a meu ver, com intrumentos solistas virtuosis.
 
Mas Feanor, tem que considerar para que instrumento é feito uma composição. O violão é realmente um instrumento bem particular e não vai se encaixar perfeitamente em qualquer composição. Mas nenhum instrumento vai se encaixar perfeitamente em uma composição para o qual não foi criado, mesmo o piano que é um instrumento versátil e com a tessitura bem abrangente. O violão pode se encaixar bem em uma orquestra, se derem escreverem o papel dele adequadamente.
 
Ruby_Moon disse:
Antes de tudo, vou falar sobre essa versão de O Fortuna do Therion:

É bem legal. Mas cover de música clássica até eu faço! Cover você acha em qualquer lugar...isso não significa nada.

Agora, sobre a música clássica inspirar o metal...
Eu concordo plenamente que o progressivo chega muito mais perto disso, mas mesmo assim eu acho que se inspirar na música clássica não deve ser considerado algo tão trabalhoso assim! :?
Se inspirar não é crime; eu, por exemplo, considero Pink Floyd uma inspiração. Mas nunca eu vou conseguir compor algo com grandiosidade à la Roger Waters. E é o mesmo para o metal. Eles curtem música clássica, e portanto a consideram uma inspiração. Os caras podem se inspirar, ué! Eles não precisam copiar!

Inspiração não é cover nem plágio. Portanto, deixem eles fazer música à maneira deles... :dance:

Cite algumas dessas músicas de Prog que chegam tão perto pra mim dar uma olhada.
E eu citei O Fortuna do therion pq simplesmente, of ato deles deciderem fazer cover dessa música mostra que eles tem influência Clássica.
 
Pra mim metal naum parece com musica classica. E se parece, naum deveria :D

Musica clássica é bem legal, eu tenho alguns cds, mas tenho que admitir que eu acho o heavy metal muito mais foda q musica clássica. Quando eu ouço a palavra "heavy metal" eu penso em vocais animalescos, guitarras rápidas e rasgadas, refrões que mais parecem hinos, e tudo isso naum me lembra nada de musica classica... naum to nem ai se o guitarrista da banda faz tres quartas de dó( ou coisa parecida hehehe) na musica desde q ele faça um som agradavel e "metal".


Quanto ao folk - medieval - viking metal, esse sim eu acho que merece tal titulo prq realmente consegue misturar musica folk com metal ( é só escutar o folk-lore do cruachan pra comprovar, principalmente a rocky road to dublin - ou tb escutar uma banda chamada In Extremo que regrava musicas medievais com elementos do punk-rock-metal).
 
Eu aho que o pessoal está levando isso muito pro lado pessoal e deixando de ser imparcial (até eu).

Os que gostam de Prog defendem que o estilo se inspira mais que o Metal na música clássica, já o Privateer que gosta de Folk Metal defendem que este título é o mais merecido por melhor respresentar música medieval nisso concordo com ele, mas se Haggard, Therion e todas outras bandas que citei não tem influências Clássicas, então tem influência do q?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo