1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

REDE RPG Dará continuidade e suporte a 3ª Edição (3.X) no Brasil

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Arcanjo[SK], 7 Jul 2008.

  1. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)




    Hum... parece uma boa iniciativa pra quem não deve abraçar o 4ªEdição tão cedo ou para quem não gostou da 4ªEdição, ou para quem de um jeito ou de outro, ainda irá continuar a jogar o 3.x por um bom tempo.

    O que vocês acham?
     
  2. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu acho ruim, na verdade. O jogo evoluiu, seja pro mal, seja pro bem. Acho que quando o principal site de RPG do Brasil decide concentrar esforços pra dar continuidade e suporte ao jogo antigo acarreta diretamente em uma menor quantidade de suporte ao jogo novo.
     
  3. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Eu acho que ambas edições podem coexistir por um bom tempo ainda no Brasil, por serem bem diferentes entre si. E dependendo do resultado final dessa initiativa, não necessariamente o jogador precisa escolher um OU outro. Acredito que meu grupo pelo menos pretende ora jogar um, ora jogar outro. É diferente de Gurps, que o 4ªEdição é uma atualização da 3ª. Não, no D&D são versões bem diferentes, não se trata de uma mera atualização, portanto, acho que por um tempo no Brasil, ambas são possíveis de coexistir passíficamente. Mas parece claro, que a longo praso, com a auxencia de livros e novidades da 3ªEdição e com o suporte cada vez maior a 4ª, é natural que a 3ª finalmente se aposente e a 4ª inicie seu reinado absoluto.


    De qualquer jeito, acho bom você ter a opção de uma alternativa. Mas sinceramente, eu ainda prefiria o Arcana Evolved como essa alternativa no Brasil, mas pleo visto, tá difícil.
     
  4. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    Sinceramente, eu acho isso uma das piores idéias do ano. Pior do que se resolvessem lançar uma 5ª Edição de Gurps, ou 5D&T.
    Por quê? Bem, porque lançar uma edição revisada (3.5) ainda passa, mas lançar uma nova versão re-revisada (e não oficial) é ridículo. Ainda por cima depois de tão pouco tempo. Mas espera, não é uma, são duas dessas! Parece até piada.
    Além disso, se a intenção deles é suportar a terceira edição, por que diabos eles vão lançar uma revisão dela? Para aumentar as incompatibilidades? Falando sério, a razão número 1 para isso é que eles tem muito material de terceira edição e não querem perder o esforço. Eu até sou a favor de continuarem a lançar material da terceira edição (embora a quantidade de material que já existe seja considerável), mas isso de lançar uma edição 3.75 não faz nenhum sentido nesse contexto. Seria muito melhor eles simplesmente tentarem adaptar cenários, classes, etc da 4E para a 3.5. Ou, se é para vender, criar algo novo de verdade.
     
  5. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Eu até entendo a posição deles pelo seguinte: levando em conta a quantidade de pessoas que acessam o site deles (muito maior que o nosso setor aqui de RPG), há uma considerável quantidade de gente que não vai jogar o 4ªEdição de jeito nenhum. E dessa gente há quem admite vários defeitos da 3ªEdição e gostariam de corrígi-los e continuar nela, ao invés de pular pra uma nova edição completamente diferente.

    Se for mesmo lançarem um livro em PDF de graça que seja compatível com o material da 3ª edição, pode ser uma boa para essas pessoas que querem apenas uma versão melhorada do 3.5. Se eu não tivesse gostado do 4ªEdição, meu grupo e eu possívelmente faríamos algo caseiro parecido, pega o que achou conceitualmente interessante na nova edição, adiciona alguns elementos de suplementos da 3ª também e faz uma 3ªEdição caseira que corrigisse problemas que nos incomodasse. Seria algo como um SP (Service Pack) 1, 2 ou 3, só que para D&D ao invés de Windows.


    Eu não sei como será a adoção do 4ªEdição direito em meu grupo (estamos em processo de adquirir os livros realmente), mas dependendo de como for, se ainda continuarmos com uma ocasional partida de 3.x, pode ser que usar elementos desse projeto deles possa ser interessante. Agora, se a adoção do 4ªEdição entre nós for igual ao da 3ª na época de seu lançamento, onde o AD&D foi pro limbo, então, esse projeto de nada nos será útil.
     
  6. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Tenho CERTEZA que essa 3.75 da Paizo vai ser o maior tiro no pé da história. Se fizer sucesso, passarei um mês usando como rank D&D fede e gurps chuta bundas.
     
  7. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Eu dei uma olhada na versão alpha e não curti mto. Pode até ter mudanças interessantes, mas sei lá... acho que só curti alguma das raças. Talvez olhando direito possa gostar de uma ou outra coisa, mas depois de ler o Arcana Evolved, vai ser muito difícil um outro LdJ Alternativo fazer meus olhos brilharem.


    Mas Sky, independente da qualidade, se fizer sucesso, vou achar muito engraçado você cumprir sua promessa. Será algo realmente inesquecível para nós aqui da sessão de rpg da valinor.

    XD
     
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    E olha que eu tô me arriscando, hein? A 3.75 conta com ninguém menos que Monte Cook e o Sean K. Reynolds na equipe :wink:
     
  9. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Eu ia comentar isso agora, já que você é fã de carterinha do MC. Acho que até vou botar sua promessa como assinatura!

    XD

    Pensando na equipe que está se juntando, eu não dúvido que o negócio até dê certo. Mas eu acho que teriam que voluir mto além da versão alpha pra poder ficar bom, em minha opinião.
     
  10. Elda King

    Elda King Senhor do passado e do futuro

    A idéia é ruim. Supondo que consigam fazer uma coisa boa, mesmo assim não vai fazer sucesso. Quem não vai migrar para a 4E em geral é porque acha que "a 3.5 já está boa demais", "4E não é mais D&D, é MMORPG", "acabaram com o jogo, antes era melhor"... Ou seja, quem não vai mudar para a 4E é porque não quer mudar, então por que mudar para uma 3.75? Além disso, não tem como competir com o marketing da Wizards, dificilmente vai atingir a mesma qualidade do jogo oficial (e isso vale para suplementos), não vai ser compatível com nada oficial... quero ver lançarem um número razoável de suplementos sem perder a qualidade.
     
  11. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Podemos não ter curtido tanto, mas até que da parte que acessa o REDERPG, lá ods usuarios parece ter tido uma razoavel recepção a idéia. O negócio é q até agora, tanto eu quanto o Sky não nos entendemos direito com o pessoal do rederpg, pelo que me lembro. Ainda posto por lá uma vez ou outra, mas evito discussões por lá. Em geral posto na sessão que o D3 responde o pessoal lá sobrea asituação da devir e seus rpgs.
     
  12. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Só pra endossar o coro: péssima idéia. Nem há muito mais o que dizer.


    :rofl::rofl::rofl:
     
  13. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    A recepção é boa, todo mundo acha uma boa idéia... Mas chega na hora, o pessoal prefere comprar o novo mesmo e não usar o que saiu.

    Tá certo que tem gente que gosta de ter os livros em português, e imagino que a Devir só vá lançar a versão traduzida em 2014, pra coincidir com a Copa no Brasil, então não chega a ser uma má idéia hehehe
     

Compartilhar