• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

REDE RPG Dará continuidade e suporte a 3ª Edição (3.X) no Brasil

Arcanjo[SK]

Spartan Supersoldier
A REDERPG vem a público anunciar que continuará dando suporte à versão 3.X do Sistema d20 aqui no Brasil. Atendendo ao pedido de uma parcela significativa dos jogadores brasileiros, o portal continuará oferecendo material, manterá seu setor no fórum e criará uma nova logomarca que represente e mantenha o conceito e a iniciativa da Licença Aberta de Jogo (OGL - Open Game License) da 3a Edição do Sistema d20. Isso incluirá o lançamento em formato de PDF gratuito ou por um preço simbólico de uma versão 3.75 do sistema básico de regras no primeiro semestre de 2009.

A REDERPG considera a 4a Edição do D&D uma excelente iniciatia, que com certeza irá aquecer e trará bons frutos para o mercado brasileiro. Mas também entendemos que ela é um sistema totalmente novo e que não dá conta de todos os anseios e possibilidades de jogo existente, como o de alguns cenários que foram feitos para o conjunto de regras da 3a Edição e suas variantes.

Continuaremos dando suporte e trazendo material para essa nova edição do D&D, como temos feito desde o anúncio da 4a Edição. Mas igualmente iremos continuar apoiando os jogadores e iniciativas que desejem continuar com a 3a Edição e sua OGL.

http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=5468


Obrigado a todos pelos votos! Esperamos com isso criar uma alternativa sólida para o mercado brasileiro.

Respondendo às perguntas feitas...

Negrume, as aventuras citadas são produtos licenciados da Wizards pertencentes à Devir. Se e Devir desejar futuramente vendê-los em formato PDF, teremos imenso prazer em fazer isso (se o contrato com a Wizards permitir isso, é claro).

O OGL 3.75 não terá o nome Rede 20 ou qualquer coisa assim. Já temos um nome em mente, mais amplo e mais adequado ao espírito da Licença Aberta de Jogo.

Nós não temos nenhum problema em matar algumas vacas sagrada, mas em um primeiro momento nossa direção será outra, pois queremos dar suporte ao público que joga a 3a Edição.

Ou seja, nossa intenção é literalmente fazer uma edição 3.75, mantendo a compatibilidade, mas melhorando e mudando tudo aquilo que a maioria das pessoas reclamam (monge, feiticeiro, raças que deixam a desejar, perícias, etc).

Em outras palavras, Shido, nossa direção é mais Pathfinder/Arcana Evolved/Iron Heroes. Inclusive porque já existe o E20 da Eridanus Books nesse sentido e também para não inviabilizar um possível lançamento do True 20 por parte da Jambô, que é a detentora dos direitos desse sistema aqui no Brasil.

Ainda não batemos o martelo sobre como vai ser a nova Edição 3.75, uma vez que a REDE está à frente, mas não está sozinha.

Minha idéia é pegar o SRD e fazer algo no espírito do Pathfinder, mas não necessariamente apenas usando o material do Pathfinder. Vamos fazer um upgrade do 3.5, procurando manter a compatibilidade com os livros e os materiais já lançados. Ou seja, vamos literalmente fazer uma edição 3.75, mudando ou melhorando de cara tudo aquilo que todo mundo reclama (monge, feiticeiro, raças que deixam a desejar, perícias, etc). Estamos muito interessados e vamos esperar a versão Beta do Pathfinder. Mas ele não seria a nossa única fonte, em princípio.

Eu gostei muito do Pathfinder, mas tem algumas coisas nele que não ficaram legais. Pode ser que mude com a versão Beta, a qual vamos aguardar antes de definir tudo.

O nosso objetivo é pegar o melhor das melhores fontes OGL, e que sejam compatíveis com o material básico do SRD.

Ou seja, mantenham os seus livros da 3a Edição. No que depender dessa nova iniciativa, vocês ainda vão usá-los por um bom tempo.

Astralblade, o cenário do Pathfinder é material fechado, apenas o sistema é OGC. Mas iremos beber muito dessa fonte, pode ter certeza.

Exatamente isso, Uther. Estávamos esperando a publicação da GSL para confirmar o que já imaginávamos. Diante da "camisa-de-força" que é ela, decidimos dar esse passo ousado, fazendo um verdadeiro "combo" com a venda de material em PDF.


Obrigado novamente a todos e fiquem à vontade para fazer mais perguntas e tirar dúvidas.



Um grande abraço,


Marcelo Telles
Iniciativa OGL
Coordenador da REDERPG


Hum... parece uma boa iniciativa pra quem não deve abraçar o 4ªEdição tão cedo ou para quem não gostou da 4ªEdição, ou para quem de um jeito ou de outro, ainda irá continuar a jogar o 3.x por um bom tempo.

O que vocês acham?
 
Eu acho ruim, na verdade. O jogo evoluiu, seja pro mal, seja pro bem. Acho que quando o principal site de RPG do Brasil decide concentrar esforços pra dar continuidade e suporte ao jogo antigo acarreta diretamente em uma menor quantidade de suporte ao jogo novo.
 
Eu acho que ambas edições podem coexistir por um bom tempo ainda no Brasil, por serem bem diferentes entre si. E dependendo do resultado final dessa initiativa, não necessariamente o jogador precisa escolher um OU outro. Acredito que meu grupo pelo menos pretende ora jogar um, ora jogar outro. É diferente de Gurps, que o 4ªEdição é uma atualização da 3ª. Não, no D&D são versões bem diferentes, não se trata de uma mera atualização, portanto, acho que por um tempo no Brasil, ambas são possíveis de coexistir passíficamente. Mas parece claro, que a longo praso, com a auxencia de livros e novidades da 3ªEdição e com o suporte cada vez maior a 4ª, é natural que a 3ª finalmente se aposente e a 4ª inicie seu reinado absoluto.


De qualquer jeito, acho bom você ter a opção de uma alternativa. Mas sinceramente, eu ainda prefiria o Arcana Evolved como essa alternativa no Brasil, mas pleo visto, tá difícil.
 
Sinceramente, eu acho isso uma das piores idéias do ano. Pior do que se resolvessem lançar uma 5ª Edição de Gurps, ou 5D&T.
Por quê? Bem, porque lançar uma edição revisada (3.5) ainda passa, mas lançar uma nova versão re-revisada (e não oficial) é ridículo. Ainda por cima depois de tão pouco tempo. Mas espera, não é uma, são duas dessas! Parece até piada.
Além disso, se a intenção deles é suportar a terceira edição, por que diabos eles vão lançar uma revisão dela? Para aumentar as incompatibilidades? Falando sério, a razão número 1 para isso é que eles tem muito material de terceira edição e não querem perder o esforço. Eu até sou a favor de continuarem a lançar material da terceira edição (embora a quantidade de material que já existe seja considerável), mas isso de lançar uma edição 3.75 não faz nenhum sentido nesse contexto. Seria muito melhor eles simplesmente tentarem adaptar cenários, classes, etc da 4E para a 3.5. Ou, se é para vender, criar algo novo de verdade.
 
Eu até entendo a posição deles pelo seguinte: levando em conta a quantidade de pessoas que acessam o site deles (muito maior que o nosso setor aqui de RPG), há uma considerável quantidade de gente que não vai jogar o 4ªEdição de jeito nenhum. E dessa gente há quem admite vários defeitos da 3ªEdição e gostariam de corrígi-los e continuar nela, ao invés de pular pra uma nova edição completamente diferente.

Se for mesmo lançarem um livro em PDF de graça que seja compatível com o material da 3ª edição, pode ser uma boa para essas pessoas que querem apenas uma versão melhorada do 3.5. Se eu não tivesse gostado do 4ªEdição, meu grupo e eu possívelmente faríamos algo caseiro parecido, pega o que achou conceitualmente interessante na nova edição, adiciona alguns elementos de suplementos da 3ª também e faz uma 3ªEdição caseira que corrigisse problemas que nos incomodasse. Seria algo como um SP (Service Pack) 1, 2 ou 3, só que para D&D ao invés de Windows.


Eu não sei como será a adoção do 4ªEdição direito em meu grupo (estamos em processo de adquirir os livros realmente), mas dependendo de como for, se ainda continuarmos com uma ocasional partida de 3.x, pode ser que usar elementos desse projeto deles possa ser interessante. Agora, se a adoção do 4ªEdição entre nós for igual ao da 3ª na época de seu lançamento, onde o AD&D foi pro limbo, então, esse projeto de nada nos será útil.
 
Tenho CERTEZA que essa 3.75 da Paizo vai ser o maior tiro no pé da história. Se fizer sucesso, passarei um mês usando como rank D&D fede e gurps chuta bundas.
 
Eu dei uma olhada na versão alpha e não curti mto. Pode até ter mudanças interessantes, mas sei lá... acho que só curti alguma das raças. Talvez olhando direito possa gostar de uma ou outra coisa, mas depois de ler o Arcana Evolved, vai ser muito difícil um outro LdJ Alternativo fazer meus olhos brilharem.


Mas Sky, independente da qualidade, se fizer sucesso, vou achar muito engraçado você cumprir sua promessa. Será algo realmente inesquecível para nós aqui da sessão de rpg da valinor.

XD
 
E olha que eu tô me arriscando, hein? A 3.75 conta com ninguém menos que Monte Cook e o Sean K. Reynolds na equipe :wink:
 
Eu ia comentar isso agora, já que você é fã de carterinha do MC. Acho que até vou botar sua promessa como assinatura!

XD

Pensando na equipe que está se juntando, eu não dúvido que o negócio até dê certo. Mas eu acho que teriam que voluir mto além da versão alpha pra poder ficar bom, em minha opinião.
 
A idéia é ruim. Supondo que consigam fazer uma coisa boa, mesmo assim não vai fazer sucesso. Quem não vai migrar para a 4E em geral é porque acha que "a 3.5 já está boa demais", "4E não é mais D&D, é MMORPG", "acabaram com o jogo, antes era melhor"... Ou seja, quem não vai mudar para a 4E é porque não quer mudar, então por que mudar para uma 3.75? Além disso, não tem como competir com o marketing da Wizards, dificilmente vai atingir a mesma qualidade do jogo oficial (e isso vale para suplementos), não vai ser compatível com nada oficial... quero ver lançarem um número razoável de suplementos sem perder a qualidade.
 
Podemos não ter curtido tanto, mas até que da parte que acessa o REDERPG, lá ods usuarios parece ter tido uma razoavel recepção a idéia. O negócio é q até agora, tanto eu quanto o Sky não nos entendemos direito com o pessoal do rederpg, pelo que me lembro. Ainda posto por lá uma vez ou outra, mas evito discussões por lá. Em geral posto na sessão que o D3 responde o pessoal lá sobrea asituação da devir e seus rpgs.
 
Podemos não ter curtido tanto, mas até que da parte que acessa o REDERPG, lá ods usuarios parece ter tido uma razoavel recepção a idéia. O negócio é q até agora, tanto eu quanto o Sky não nos entendemos direito com o pessoal do rederpg, pelo que me lembro. Ainda posto por lá uma vez ou outra, mas evito discussões por lá. Em geral posto na sessão que o D3 responde o pessoal lá sobrea asituação da devir e seus rpgs.

A recepção é boa, todo mundo acha uma boa idéia... Mas chega na hora, o pessoal prefere comprar o novo mesmo e não usar o que saiu.

Tá certo que tem gente que gosta de ter os livros em português, e imagino que a Devir só vá lançar a versão traduzida em 2014, pra coincidir com a Copa no Brasil, então não chega a ser uma má idéia hehehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo