• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Radagast

Éowyn - the white lady disse:
O unico q obteve permissao p/ voltar foi gandalf, já os outros em nada ajudaram em sua missao original. isso inclui os magos azuis q se tivessem feito algo de siginificativo provavelmente seria relatado

Acho que o Tolkien pecou em não explorar os outros territórios da Terra-média.. Tipo Rhûn, Harad...
 
Acho que o Tolkien pecou em não explorar os outros territórios da Terra-média.. Tipo Rhûn, Harad...
Eu acho que foi intencional, ele queria deixar essas áreas mesmo fora do foco da história dele. É um pouco como a questão dos Istari, é interessante deixar algumas lacunas abertas pra estimular nossa imaginação.

Essa omissão não é necessariamente um "pecado", é uma questão de foco apenas ;)
 
Pode trocar o "acho" por "tenho certeza" ;) Ele deixou bem claro isso nas Letters, afirmando que muitas pessoas n"ao gostariam do Silma pq revelava "todos" os segredos.
 
O Radagast é interessante (acho até seria interessante a presença de mais magos), ele me lembra São Francisco de Assis, mas é claro que ele não era essencial para a história.
 
Radagast foi importante para a história, claro q num grau menor, mas foi.

Sem falar q Radagast era o tipo de gente em quem vc podia confiar, pq ele era mto honesto. Não bobo, ele era ingênuo, sim, mas não bobo.

Alatar e Pallando não se sabe, podem ter caído sob o domínio de Sauron tb, ou fundado eles mesmos cultos em terras distantes. Podem ter se tornado grandes senhores de homens e/ou avari e/ou anões em regiões distantes.
 
Pode trocar o "acho" por "tenho certeza" Ele deixou bem claro isso nas Letters, afirmando que muitas pessoas n"ao gostariam do Silma pq revelava "todos" os segredos

o que certamente não é meu caso... sou curioso demais...hehehe
 
Participação de Radagast....

Radagast realmente fala no livro, bem Gandalf fala que falou com ele pag. 266 sda....

Ali vc ve a grande influencia de Radagast, ele tira Gandalf da torre de saruman, e tambem é com a ajuda dele que Gandalf vai resgatar Frodo e Sam...obviamente é a aguia quem vai mas a pedido de Radagast.... alguem pode falar mais alguma dele?????
 
Eu não sabia que foi Radagast quem disse para a águia socorrer Gandalf, mas deve ter sido mesmo.
 
Se você pensar bem, Radagast é bem inútil...tirando o salvamento de Gandalf, ele não fez nada, a não ser que muito pelas entrelinhas. Se ele agisse como Gandalf, não seriam um, mais dois Istari ajudando a TM :obiggraz:
Alias, uma coisa que eu penso: assim que Radagast chegou na TM, ele se apaixonou pela sua faúna e flora, certo? Não seria essa a ideía de Yavanna ao mandar ele para lá? Dar um protetor à suas criações?
 
Bem, essas entrelinhas são importantes... a participaçao dele nos conselhos dos Sábios pode ter ajudado em mta coisa.

E qto a Gwaihir, axo q foi o proprio Gandalf q chamou ele. Ele nao era "bichinho de estimaçao" de istar nenhum.
 
eu acho q radagast e tom bombadil sao bem parecidos...sao personagens mto importantes, mas q tem seus raios de ação bem restritos, os dois podem ser retirados da obra q ela naum perderá o sentido, agora tenta fazer isso com algum personagem tipo pippin, merry, eh impossivel retirar eles da historia sem alterar o sentido.
Nemesis, boa sacada, mas ele era um maia de Yavanna?
The Man, ele participava do conselho dos sábios?!? :o?:
 
eu acho q radagast e tom bombadil sao bem parecidos

Excelente comparação, os dois não tem função no enredo principal, mas tem um significado metafórico importante. Enquanto Bombadil representa a ausência de desejo de posse, Radagast mostra uma outra forma de corrupção, diferente da de Saruman. Ele é um traidor, e foi corrompido pela natureza, algo que em princípio é bom, como as silmarils.

O saruman não tinha manipulado o Radagast não?

Sim. Ele foi manipulado como Gandalf, durante muitos anos, e mandou a mensagem a Gandalf para que este fosse a Isengard. Mas não colaborou com Saruman nos feitos dele depois. O erro de Radagast foi a negligência, nunca se tornou mal.
 
Bem esse tópico aborda o grande Radagast certo???

Radagast chegou na Terra Média e gostou dos animais, mais do que qualque outra coisa... seriamos atrevidos em dizer que Radagast e Tom não tem uma participação significativa....
quanto a Tom não quero abordar, mas Radagast se caso fosse tirado da história, não teriamos as aves de Saruman, não teriamos as grandes aves do norte ajudando Gandalf.... e isso alteraria totalmente a história na mente do próprio Tolkien (se é que me entende)...

Rdgt para Tolkien era um mago neutro, não se preocupava muito com os humanos, hobbits.... mas ajudava da sua forma a todos os pedidos de Saruman e Gandalf, pois para isso havia sido enviado....

Gwaihir a grande ave, realmente não era um "bicho de estimação", mas vive na região norte pertinho de Radagast, então se uma mensagem chegasse a Radagast obviamente esse avisaria a todos os seres existentes naquela redondesa podendo até vazar a informação, mas principalmente que Radagast ia avisar??? Gwaihir
tanto que no livro vc lê claramente que Gandalf pede para Radagast que envie mensagem para a Torre de Saruman...... como radagast sabia que os Nove tinham atravessado o rio???? aves....


Saruman não conseguiria de fato fazer com que Radagast se tornasse mal-feitor por quê??? porque Rdgt amava fauna e flora, Sauron, orcs, uruk-hais, Saruman (depois de ter se convertido) não gostavam, destruiam-nas para produzir mecanismos para um futuro governo soberano e ditador... radagast não iria fazer isso e Saruman sabia disso por isso falou para ele ficar tranquilo em suas terras, mas antes pedir para Gandalf (que esta em toda parte atras de qualquer informação enfiando o nariz onde bem entende) ir pra Torre, pois Gandalf sim poderia ser um "calo" para Saruman..... porque Saruman não prendeu Radagast tb???!!!!!
 
Acho que não tem mais nada muito significativo sobre o Radagast além do que está no SdA.

A idéia do Nemesis é bem interessantre. Se eu lembro bem, não foi explicado porque Yavanna fez tanta questão de que o Radagast fosse para a TM. Essa explicação é boa, mas por outro lado mostra que Yavanna teria um caráter um tanto... fútil, em querer se aproveitar de uma situação delicada na TM para proteger os seres favoritos dela (os animais e as plantas). Eles tinham valor por si mesmos, ora...

Agora, pra quem acha que Radagast não era importante, vamos lembrar a ginástica que o PJ teve que fazer no filme para tirar o Gandalf de Orthanc... :mrgreen:

Se bobear aquela traça lá é que era o Radagast... :mrgreen:
 
Sempre achei que aquela traça era o Peter Jackson em pessoa... :mrgreen:

Não acho que a Yavanna tenha sido fútil. Ela enviou o Radagast porque não podia ir ela mesma. No Silmarillion dá para perceber bem como a Yavanna é um dos poucos Valar que continuam se preocupando com a Terra-média por detrás das Pelori.

Mas a maneira dela interferir é pela força criativa e indefesa, às vezes brutal, mas nunca má ou objetiva: ela é, por assim dizer, a força da Natureza.

Radagast não podia ser objetivo como Saruman, nem grandioso e sutil como Gandalf. O Cinzendo era um Maia de Manwë (o Vala dos ares, da sabedoria); o Branco era um Maia de Aulë (o Vala da habilidade).

O Castanho não podia ser como eles. Se fosse objetivo seria um outro Saruman. Se fosse sábio e elevado, seria outro Gandalf.

A função dele ali era outra, e de certa forma, ele a cumpriu. Se errou por negligência é quase certo que foi perdoado.

Uma coisa que sempre me intrigou sobre a ética dos Valar e Maiar é que, pensando bem, não dá para responsabilizá-los da mesma forma como se faria a um humano. Apesar de superpoderosas e sábias, essas entidades não eram maliciosas. Faltava-lhes dicernimento para algumas coisas que para nós são básicas.

Radagast não me parece mau. Não acredito também que se pudesse esperar dele o tipo de malícia que é necessária para lidar com tipos como Saruman. Ele era bom. Era puro. Chegou na Terra-média e fez o que qualquer criatura inclinada à perfeição faria: apaixonou-se pela natureza.

Acredito que se Yavanna pudesse ir no lugar dele, não agiria diferentemente. Talvez ela própria fosse ludibriada por Saruman, da mesma maneira que Sauron escapuliu dos Valar por não apenas uma, mas duas vezes.
 
Digo que acho a posição de Yavanna em querer impingir o Radagast mal colocada, fora de hora. Sempre tive melhor impressão de Yavanna do que isto, não a via como um Manwë ou um Aule, a quem de fato faltava discernimento para algumas coisas simples, como você coloca.

A Yavanna era bem esperta. Ela defendeu e discutiu muito bem com os dois os interesses dos olvar no capítulo 2 do Quenta.
 
Yavanna estava certa em defender suas criaçoes. :clap:

Mas o que significa esse lance de Radagast ser um traidor???
Tá certo q ele se tornou negligente, mas o que tipo de traiçao ele fez?
 
A traição seria em ele ter abandonado a missão dele, que era combater Sauron.

Uma coisa que sempre me intrigou sobre a ética dos Valar e Maiar é que, pensando bem, não dá para responsabilizá-los da mesma forma como se faria a um humano. Apesar de superpoderosas e sábias, essas entidades não eram maliciosas. Faltava-lhes dicernimento para algumas coisas que para nós são básicas.

Eu também penso parecido, os ainur parecem ser pouco complexos mentalmente. Parece que suas naturezas são muito nítidas, definidas. Não acho que elas tivessem muita escolha, assim o desejo de criar e de independência de Melkor e o desejo de ordem de Sauron levariam fatalmente a revolta. Mas eles ainda tem livre-arbítrio, direito de escolha, então acho que se Radagast foi negligente ele tem sim alguma culpa, mesmo que esta fosse inevitável.
 
Ele não se preocupa muito com guerra, defesa... Pra ele o mais importante é viver protejendo as coisas belas do mundo, o resto é perda de tempo...

Ele pode estar certo nesse ponto, simboliza as pessoas ou o sentimento que as pessoas tem de querer viver fora do mundo, fora da realidade. Acho que é mais ou menos isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo