1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

RADAGAST (Seu Destino na TM)

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lord Khamûl, 13 Dez 2007.

  1. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Anteriormente eu tinha comentado com alguns companheiros na sala de discussão sobre os filmes que Radagast deu uma ajuda muito importante para Gandalf. Radagast tinha ido a Mirkwood e pediu para a Grande Água Gwaihir ajudar o Peregrino Cinzento.

    Gostaria de saber se foi isso mesmo que aconteceu. Radagast deu uma ajuda importante a Gandalf, não é mesmo?

    Com a derrota de Sauron, qual foi o destino de Radagast? Continuou na Terra Média? Posteriormente foi para as Terras Imortais?

    Ele chegou junto com Gandalf e Saruman ou cada um chegou num período diferente?

    Qual era a grande missão de Radagast? Será que o destino mais importante para a Terra Média e Radagast foi para ajudar a Gandalf?

    Ele era o CASTANHO; depois ele virou RADAGAST O BRANCO também?

    PARECE QUE SARUMAN O MENOSPREZAVA MUITO, achei isso muito ridículo e repugnante de sua parte

    No Silma ou nos Contos Inacabados fala mais sobre Radagast?

    Vocês acham que Tolkien poderia tê-lo explorado mais na saga?

    Abraços!!!!
     
  2. Tuor

    Tuor Usuário

    Bem, ele ajudou sim. Mas não me recordo se Gwaihir resgatou Gandalf em Zirak-zigil à pedido de Radagast. Creio que Radagast talvez tenha ajudado nos bastidores da Guerra do Anel, de alguma forma, como as Águias em frente ao Portão Negro. A não ser que tenham ido por conta própria.

    Olha, eu poderia jurar que ele tinha ido à Aman, mas há quem diga que não.

    Eu estive observando a data da vinda dos Istari, e todos eles apareceram como se chegando numa mesma data, ou seja, o Ano 1000 da Terceira Era. Pode ser que tivessem vindo em datas distintas dos meses deste ano 1000.

    Nunca ouvi sobre isso. Creio que não seja verdade.

    Seria mais interessante uma participação mais constante de Radagast, como ajudar a Comitiva em algum momento, ou até participando da Sociedade, ou aparecendo aqui e ali com alguma ajuda necessária.
     
    Última edição: 13 Dez 2007
  3. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Alisson Tuor!
    Agora eu vi aqui no livro, O CONSELHO DE ELROND, pg 271 que há um trecho onde fala de Radagast referindo-o como o Castanho, e ainda aponta que o mesmo morou em Rhosgobel, perto das fronteiras de Mirkwood.

    Há um outro trecho mais à frente onde o próprio Saruman o menospreza "Radagast, o Castanho!". E ainda: "Radagast, o Domador de Pássaros!, Radagast, o Simplório!, Radagast, o tolo".

    Bom, agora não sei se na ordem os Istari a denominação, o CASTANHO, seja inferior ou superior às denominações CINZENTO e/ou o BRANCO.

    Depois Alisson Tuor, dê uma olhada no livro e especificamente no capítulo O Conselho de Elrond, lá fala sobre Radagast.

    Meu caro obrigado pelas informações!!!!
     
  4. Tuor

    Tuor Usuário

    Gandalf era o Cinzento, morreu, e voltou mais poderoso como Branco. Suponho que o Branco seja o mais poderoso enquanto que as outras cores estejam num nível equilibrado. Mas creio que a cor seja somente pra definir quanto de poder tem o Istar, e não que a cor seja o poder propriamente dito.
     
  5. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    É como vc falou; talvez as cores abaixo do branco sejam de certa forma equilibradas, até porque, todos são um Istari...
     
  6. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Não, gwair foi a pedido de galadriel.

    Não se sabe, diz-se que apenas Gandalf cumpriu sua missão e por isso foi as terras imortais, radaghast falhou, ficou cuidando dos animais.

    ele chegou junto com Saruman, eles foram os primeiros dos istaris a pisar na terra-média, posteriormente veio Gandalf e os azuis, allatar e pallando.

    Não só Radagast mas os outros 4 istaris vieram a terra média para ajudar os povos livres contra saurom.

    Ele continuou sendo o castanho, falhou em sua missão, não se tem certeza disso mas é o que mais se fala nas discurssões.
    Ele não poderia virar o branco, apenas um teria esse posto, primeiramente foi saruman e logo depois Gandalf, saruman traiu a missão e ficou sem cor.

    Saruman menosprezava a todos que julgava inferior a ele, kinclusive gandalf quando ainda era o cinzento.

    No silma não se fala nada sobre ele ou quase nada, talvez as cartas e os contos tenham algo mais não lembro bem.

    Talvez sim, mas acho que isso ele não fez, é por isso que a maioria diz que radaghast assim como todos os demais istaris falharam,. com exceção de gandalf.

    Satisfeito XD
     
  7. kytarkiton-eru

    kytarkiton-eru Usuário

    Radagasth perdeu seus poderes por ficar na Terra-Média depois da Guerra do Anel?
     
  8. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Creio eu que abaixo do branco todos tem um mesmo patamar de poder, seus poderes variam, só isso.

    nota: era para ter um vermelho não acham?
     
  9. Tuor

    Tuor Usuário

    Também acho que as outras cores ficavam niveladas no que diz respeito e quanto poder o Istar tinha. Mas a cor somente diz respeito a quanto poder o dito cujo tinha, né?! O poder não está na cor, pois a cor é somente uma espécie de representação, certo? Porque se fosse assim, se Gandalf caísse na lama, perderia poderes... :eh:

    Nhá, ia ficar muito Carmen Sandiego. :mrgreen:
     
  10. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Carmen Sandiego, nossa, não necessariamente, porque pensou nisso?^^
     
  11. grlopez

    grlopez Usuário

    O Branco é o chefe da ordem dos istari, portanto, ser da cor branco representa sim PODER sobre os demais da ordem.

    Exemplo: Saruman como branco subjulga Gandalf como cinzento e o aprisiona em Isengard. Outro exemplo: Gandalf com um simples comando quebra o cajado de Saruman (de várias cores!?!?!?).

    Valeu.
     
  12. Syd Barrett

    Syd Barrett Shine on you, crazy diamond.

    Radagast, após uma pequena participação no lado mau da guerra do Anel (ajudar no aprisionamento de Gandalf), Radagast desapareceu da história conhecida da Terra-média. Existem muitas teorias sobre seu destino ao final da Guerra do Anel. Alguns acham que ele deixou a Terra-média sob as ordens dos Valar, mas outros acham que ele ficou, ainda apaixonado pelas florestas e animais, com o tempo sendo esquecido pelos homens e elfos e se tornando uma figura tão misteriosa e enigmática quanto o próprio Tom Bombadil.
     
  13. Asca

    Asca Usuário

    Calma, Capitão... Radagast não tava do lado do mal. Ele apenas repassou uma informação a Gandalf, que Saruman tinha dado a ele, já que Saruman ainda era o líder dos Istari. Ninguém sabia que Saruman estava do lado do mal.

    No mais, tem-se apenas especulações sobre Radagast. Assim como Allatar e Pallando, os magos azuis.
     
  14. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito


    Não cite o encontro de Gandalf com Sarumam como Sarumam o branco. Sarumam ali mesmo, se chamou de "O de muitas Cores". E Gandalf foi dominado, pois foi preso em Orthanc, pelos servos de Sarumam.
     
  15. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Trechos retirados do livro Contos Inacabados:

    "De fato, de todos os Istari apenas um permaneceu fiel, e esse foi o último a chegar. Pois Radagast, o quarto, apaixonou-se pelos muitos animais e aves que viviam na Terra-média, e abandonou os elfos e os homens para passar seus dias entre as criaturas selvagens. Assim obteve seu nome (que é do idioma de Númenor de outrora, e significa, dizem, 'o que cuida dos animais')"

    "Em uma nota muito tardia sobre os nomes dos Istari, consta que Radagast era um nome derivado ds homens dos Vales do Anduin, 'não claramente interpretável agora'. Está dito que Rhosgobel, chamada de 'o antigo lar de Radagast" em A Sociedade do Anel II, III, ficava 'nas bordas da floresta entre o Carrock e a Velha Estrada da Floresta'."

    "(...)Curumo [Saruman] levou Aiwendil [Radagast] porque Yavanna lhe imporou que o fizesse(...)"

    "Aiwendil deve significar 'amante das aves'."

    "Curumo foi obrigado a levar Aiwendil para agradar a Yavanna, espoda de Aule."

    "Não há vestigio de explicação do motivo pelo qual o evidente desejo de Yavanna, de que os Istari deveriam incluir alguém com um amor especial pelas coisas que ela fizera, só podia ser realizado pela imposição da companhia de Radagast a Saruman; enquanto a sugestão no ensaio sobre os Istari de que, apaixonou-se pelas criaturas Selvagens da Terra-média, Radagast abandonou o propósito para o qual fora enviado, talvez não esteja em perfeita harmonia com a idéia de que foi especialmente escolhido por Yavanna. Ademais, tanto no ensaio sobre os Istari quanto em Dos Anéis de Poder, Saruman chegou priemiro e sozinho. Por outro lado, é possível ver uma sugestão da história da companhia indesejável de Radagast no extremo desprezo que Saruman tinha por ele, conforme foi relatado por Gandalf ao conselho de Elrond"

    "Temos de presumir que eles [os Istari] eram todos Maiar, isto é, pessoas da ordem 'angelical', mas não necessariamente da mesma classe. Os Maiar eram 'espíritos', porém capazer de auto-encarnação, e podiam assumir formas 'humanóides' (especialmente élficas). Diz-se (por exemplo, o próprio Gandalf afirma) que Saruman era o chefe dos Istari - isto é, mais elevado na estatura Valinoreana que os demais. Gandalf era evidentemente o próximo na ordem. Radagast era apresentado como uma pessoa de muito menor poder e sabedoria. Dos outros dois nada se diz em obras publicadas(...) Ora, esses Maiar foram enviados pelos Valar em um momento crucial da história da Terra-média para reforçar a resistência dos elfos do oeste, cujo poder minguava, e dos homens incorruptos do oeste, em número muito menor que os do leste e do sul. Pode-se ver que cada um deles era livre para fazer o que podia nessa missão; que não eram comandado e nem se esperava que agissem juntos como um pequeno corpo central de poder e sabedoria; que cada um tinha poderes e inclinações diferentes, e que foram escolhidos pelos Valar com essa intenção."
     
  16. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Muito Bacana suas observações Finarfin!!!

    Infelizmente eu não cheguei ao Silma e os C. I.
    Após ler o SDA começei a ler o Hobbit.

    Uma pergunta: De acordo com os C. I., Radagast ficou sabendo do fim de Saruman?


    Pra você ver: o mais "sábio se tornou o mais cego e ignorante dos Istari" (Saruman) devido a inacabável busca pelo O Um Anel.

    Valeu!!!
     
  17. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    OBS: Não quiz dizer que Gandalf, bem como Radagast e os outros Allatar e Pallando, os magos azuis eram ignorantes. Mas sim Saruman pelo desprezo aos homens, a Radagast, e porque não aos elfos. Penso eu que Saruman era muito arrogante, principalmente depois que se trancou em Orthanc após receber as chaves de Isengard e feito toda aquela bestialidade. Entretanto, talvez como tolkien mesmo escreveu que isso aconteceu porque deveria acontecer. Essa era o fim de Saruman na Terra Média; não esquecendo claro mesmo sendo o destino do mesmo, ele teve a oportunidade de se redimir de seus erros quando Gandalf, Aragorn, Legolas, Gimli e os homens de Rohan foram visitá-lo após a queda de Isengard.

    Um abraço!!!!
     
  18. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Não é dito nada a respeito.
    Ao ler os Contos Inacabados eu fiquei com a impressão de que a corrupção de Saruman já vinha de muito antes e se devia à inveja que ele sentia de Gandalf. Isso já tinha origem em Aman, antes deles virem para a Terra-média como Istari.
    A cobiça pelo Um Anel só foi um meio dele aplicar essa corrupção. Mas ele ja vinha remoendo "maus" pensamentos muito antes de conhecer e desejar o Anel.
     
  19. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Só um detalhe: Sarumam nunca foi o mais sábio dos Istari. Gandalf (Olórin) era o mais sábio dos Maiar (isso é dito no Silma). Sarumam era o mais habilidoso dos maiar, por era pupilo de Aulë e nem é dito que era mais poderoso que Gandalf.
     
  20. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Nos Contos Inacabados da para pegar vários pontos que deixam claro que Gandalf era o maior e mais sábio dos Istari. Mesmo Saruman sendo o chefe da ordem e Gandalf tendo a aparência de mais fraco dentre os 5 magos.

    Só tem um momento em que Saruman foi apresentado como o mais poderoso, que é o trecho que postei no outro post no qual diz ser ele o "mais elevado na estatura Valinoreana que os demais"

    Levando em consideração que o Contos Inacabados é formado por vários textos de várias épocas e muitas vezes entram em conflito.
     

Compartilhar