• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RADAGAST (Seu Destino na TM)

Então, eu também sempre defendo o Gandalf contra o povo que acha que Sarumam era o cara (Lyvio a afins XD), nos CI diz muita coisa sobre a superioridade de Olórin. NO SdA o Gandalf diz que Sarumam era o maior de sua ordem, mas isso não quer dizer mutia coisa, afinal, Gandalf sempre fora mais "humilde" e via Sarumam como o chefe da Ordem e só.
 
Droga, fui interrompida enquanto respondia.
Mas, Radagast NÃO virou 'O Branco'.
Saruman desprezava todo mundo. Ele se achava. Mas acho que o motivo que o fazia desprezar mais ainda Radagast foi por ter sido forçado a trazê-lo na TM.
Acredito que ele seja citado nos outros livros que você falou, no SdA e nO Hobbit é certeza. Não tenho muita certeza sobre o Silma porque não tenho o livro aqui, mas acho que ele é citado 'por cima'. Radagast não se envolvia muito com os problemas dos Eruhin, mas sempre ajudava 'indiretamente' quando podia.
Ele falhou na missão dele, mas era apaixonado pelos animais, e embora tenha permissão pra voltar pra Aman, acho que ele deve ter ficado na TM junto com os animais.
Radagast veio pra TM depois que Saruman e junto com Gandalf, eu acredito. Sua missão era de combater Sauron, mas ele falhou! (na verdade, eu acredito que ele tenha 'fugido' um pouco da função dele por ser fiel demais a Yavanna e ter preferido cuidar dos animais do que ficar entrando em problemas ) :) Menos que Saruman, por isso teve permissão pra voltar pra Aman. E concordo sobre 'explorar mais' o personagem. Radagast sempre foi secundário, mas nunca inútil. Acho que ele devia ter um pouco mais de espaço nas obras do Tolkien. Ele seria de grande ajuda se fosse um pouco mais usado!
 
Pois é Camila!!!!

Tolkien foi um grande escritor, muito sábio quando explorou todas as histórias na Beleriand e Terra Média através de todas as Eras.

Agora, pensando por um outro lado o seu filho Christian Tolkien pelo que vejo também é escritor (se não me engano), um grande estudioso e organizador das obras do pai durante e depois do seu falecimento (se não me engano).

Bom, como o Christian possui um alto conhecimento das obras, ele mesmo poderia dar continuidade ao trabalho do seu pai, porque não? Eu não vejo nada de errado nisso.
Se Christian trabalhasse numa grande história explorando a Quarta Era, bem que poderia colocar Radagast com um papel importante na Terra Média. Claro, isso se o Christian tivesse vontade de fazer.
A história mostrou que muitos filhos/filhas seguiram a carreria dos pais. Penso eu que poderia se explorar a Quarta Era e deixá-la bastante rica!

Há uns rumores de uma nova sombra na Terra Média após a guerra do anel onde alguns cultuavam a um deus do maligno chamado Herumor. Quem sabe um dia o propria Christian ou algum outro descedente Tolkien tenha a permissão, inteligência, competência e sabedoria de fazer esse trabalho maravilhoso.
 
Então, Belfalas_77, existe um tópico comentando sobre essa possibilidade de Christopher continuar escrevendo os livros do John, mas eu não gostaria.

Tá aqui o tópico:
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=53465

Não sei se os verdadeiros fãs levariam tão a sério e com receptividade os Livros do filho né?

p.s: Christopher, não Christian.
 
Não cite o encontro de Gandalf com Sarumam como Sarumam o branco. Sarumam ali mesmo, se chamou de "O de muitas Cores". E Gandalf foi dominado, pois foi preso em Orthanc, pelos servos de Sarumam.

Bem não lembro de ter escrito isso em lugar nenhum, apenas se fala que Saruman aprisionou Gandalf, nada de servos é mencionado.

Só um detalhe: Sarumam nunca foi o mais sábio dos Istari. Gandalf (Olórin) era o mais sábio dos Maiar (isso é dito no Silma). Sarumam era o mais habilidoso dos maiar, por era pupilo de Aulë e nem é dito que era mais poderoso que Gandalf.

Nem é dito que gandalf era mais poderosos que ele...

nesse caso eu aceito no máximo um empate, até Gandalf virar o branco.

Voltando ao tópico, bem pelo que vejo e não se tem muito o que explorar de radagast, ele foi um personagem completamente coadjuvanto de tolkien, com algumas participações importantes, tudo de pesquisa ou quase, sobre ele já foi citado aqui, ele é um dos varios mistérios de tolkien onde buscamos mais coisas sobre ele e mais limites encontramos.
 
Bem, ao menos escreveram de forma correta Radagast.

Mas, enfim, Lyvio, nosso colega está correto, Olórin era mais sábio, porém Curumo era mais habilidoso com o domínio da matéria, legado de seu antigo Mestre, Aulë. Pensando desta forma, ele possuía (e é dito em Contos Inacabados) o maior "poder" dentre os Istari.
 
Bem, ao menos escreveram de forma correta Radagast.

Mas, enfim, Lyvio, nosso colega está correto, Olórin era mais sábio, porém Curumo era mais habilidoso com o domínio da matéria, legado de seu antigo Mestre, Aulë. Pensando desta forma, ele possuía (e é dito em Contos Inacabados) o maior "poder" dentre os Istari.

Pois é acertei edssa vez uhahahah. Realmente eu sei que olorin era mais sábio.

E por saber mexer na matéria, sendo pupilo de aulë a devastação que curumo poderia causar com essa habilidades é maior que Olorín, vide a destruição das muralhas do abismo de helm, por isso ela era considerado o de maior poder entre os istari.
 
Poder não se resume em habilidade manual ou sabedoria. Não dá para comparar esses dois pontos e dizer qual dos dois é mais poderoso.

Tirando um trecho em que diz ser Curumo o Istar de mais elevada estatura valinoreana, e que Olórin era o segundo, todos os outros textos dos Contos Inacabados dão a entender que Gandalf era mais poderoso. Lembrando que esse trecho começa com "Diz-se (por exemplo, o próprio Gandalf afirma) que Saruman era o chefe dos Istari (...)" ou seja, era uma opinião, era o que diziam, não era uma afirmação.

"O primeiro a chegar tinha nobre semblante e porte, com cabelos negros e uma bela voz, e trajava branco. Tinha grande habilidade nos trabalhos das mãos, e era considerado por quase todos, mesmo pelos eldar, o chefe da Ordem."
Ele era considerado, nunca foi designado como tal.
Radagast só queria saber dos kelvar e olvar. Os Azuis foram pra regiões muito distantes. Gandalf era muito humilde para se intitular Chefe, isso tem muito mais a ver com a personalidade de Saruman. Acho que foi uma conseqüencia natural e não uma ordem hierárquica baseada em Poder.

"(...)e por último chegor um que parecia o menos importante, menos alto que os demais, e de aspecto mais idoso, de cabelos grisalhos, trajado de cinza e apoiado em um cajado. Mas Círdan, desde seu primeiro encontro nos Portos Cinzentos, adivinhou nele o maior e mais sábio espírito. Deu-lhe as boas-vindas com reverência e entregou a seus cuidado o Terceiro Anel, Narya, o Vermelho."
Ora, a aparência de Gandalf só demonstra o quanto era humilde e que não desejava ostentação alguma. Qualquer Maia de Aman poderia assumir uma forma muito mais bela que um elfo, não foi por falta de poder que ele se apresentou nessas condições.
Palavra interessante é que Cíndar adivinhou (Não achou, deduziu ou teve a impressão. Ele adivinhou, ou seja, acertou) que Gandalf não era apenas o mais sábio, como era também o maior de sua ordem.

Comentário de Christopher Tolkien sobre o que era digno de nota: "a percepção de Cíndan de que Gandalf era o maior deles"

"Manwë respondeu que desejava que Olórin fosse como terceiro mensageiro à Terra-média (...) Mas Olórin declarou que era demasiado fraco para tal tarefa e que temia Sauron. Então Manwë disse que essa era ainda mais razão para que ele fosse, e que ordenava a Olórin (seguem-se palavras ilegíveis que parecem conter a palavra 'terceiro'). Mas a essas palavras Varda ergueu o olhar e disse: - Não como terceiro -; e Curumo lembrou-se disso."

Ainda tem mais um texto de Tolkien em que ele diz não saber ao certo quem era Olórin, mas achava que seu poder se equiparava ao poder original de Sauron.
 
Nenhuma, dessas suas colocações dizem claramente que olorin era mais poderosos que curumo, é como eu falei, para mim eles se equiparam, um é melhor que o outro em alguma coisa, mas nunhum dos dois é plenamente superior.

O fato de cidran advinhar que deveria dar o narya a gandalf não quer dizer que ele era mais poderoso, e sim o de maior confiança.

Cristopher não é tolkien, apesar do profundo conhecimento sobra as obras de seu pai, ele não pensa igualmente a ele, simplesmente tem uma interpretação sua assim como nós.

o fato de varda dizer isso, também não implica em dizer que ele era o mais poderosos, ela simplesmente já previa que olorin ia ser o primeiro não pelo poder, mas por que seria o único a cumpriri sua missão, o verdaderiro branco mais a frente o que naquele momento também não quer dizer que ele seja o mais poderosos, mas como muito se falou o mais forte de espírito, se tornando mais poderosos posteriormente apos derrotar o balrog.

Quanto a esse texto de tolkien afirmar isso poste ele se é que existe que agente analisa direitinho, sem ele em mãos ainda não há claramente quem era o mais poderoso.

talvez esse texto vc não lembra bem , mas quando se fala semelhante a isso, é na possibilidade de gandalf ficar de posso do um e enfrentar saurom mano a mano, nesse caso os poderes se equiparariam, e como tolkien falou em sua carta não lembro bem, qualquer um poderia sair vitorioso, no entanto Gandalf não conhecia tanto do um como saruman, logo não poderia usar o poder do um como saruman usaria, saruman estudou os anéis e o um durante muitos anos enquanto gandalf sabe o basico.
 
Última edição:
Interessante Finarfin, claro, como não participou de nossas discussões anteriores não pôde pressupor a forma na qual analisamos poder, mas a ressalva é sempre válida.
No entanto, esse "poder", colocando de forma mais clara, se refere a potência de combate.
Olórin poderia ser o "maior dentre os Istari" em "n" sentidos diferentes, portanto deve-se então pensar em como pautar essa análise.
Quanto a ser tão poderoso quanto Sauron, em um dos trechos usados por Christopher na compilação de Contos Inacabados existe aquele no qual é dito que Olórin temia Sauron, em contrapartida de assemelhar seus poderes, realmente, graças a esses fatos conflitantes, tornar-se impossível (ainda bem) precisar alguma coisa.
 
Lyvio, C. Tolkien não era Tolkien? :sacou:

Ele com certeza sabia o que Tolkien queria dizer sobre Olórin X Curumo. Pense, não fique cego pensando que Sarumam era o maior, pois ele não era.
Veja, leia bem o post do Finarfin (BELO POST), mas leia direito. Nos Contos diz mais de uma vez sobre a superioridade de Gandalf:

"Manwë respondeu que desejava que Olórin fosse como terceiro mensageiro à Terra-média (...) Mas Olórin declarou que era demasiado fraco para tal tarefa e que temia Sauron. Então Manwë disse que essa era ainda mais razão para que ele fosse, e que ordenava a Olórin (seguem-se palavras ilegíveis que parecem conter a palavra 'terceiro'). Mas a essas palavras Varda ergueu o olhar e disse: - Não como terceiro -; e Curumo lembrou-se disso."

Ele foi requisitado, pois Manwë e Varda sabiam do seu poder. E ele foi como primeiro.

"(...)e por último chegor um que parecia o menos importante, menos alto que os demais, e de aspecto mais idoso, de cabelos grisalhos, trajado de cinza e apoiado em um cajado. Mas Círdan, desde seu primeiro encontro nos Portos Cinzentos, adivinhou nele o maior e mais sábio espírito. Deu-lhe as boas-vindas com reverência e entregou a seus cuidado o Terceiro Anel, Narya, o Vermelho."

Círdan foi o elfo que tinha a maior visão de Arda. Ele viu desde o começo que o maior era Gandalf. E isso se msotrou verdade no final, quando a FALTA DE INTELIGÊNCIA E SABEDORIA de Sarumam mostraram seus efeitos, e quando a força e sabedoria de Gandalf foram fundamentais para o final feliz.

Sarumam só foi Presidente do Conselho, pois nenhum outro queria. :lol: Gandalf rejeitu a presidência, então Sarumam se tornou o presidente. Simples.


Mas, você queria o que mais? Um trecho dizendo: "Gandalf era mais poderoso que Sarumam." ?

Não existe nada dizendo que Sarumam era o mais forte, porém existem muitas evidências mostrando a superioridade de Gandalf! Na falta de provas (trechos dizendo claramente que Gandalf era mais superior) usamos as evidências. :roll:
 
Não falei que Gandalf era mais poderoso que Saruman nem que Saruman era mais poderosos que Gandalf.

Sim, um trecho que ficasse mais claro que a luz do sol quanto a superioridade em tudo de Gandalf o que não ocorre, ele não era superior a tudo em Saruman, portanto não é mais poderosos.

Saurom é superior rm tudo a Gandalf e a Saruman logo ele é mais poderosos e só.

Quanto aos textos, eu entendi do meu modo, aquela foi minha interpretação se vc e o firnaflin tem interpretações diferentes que a explanem como fizeram, mas que não tentem me convercer disso que não vão conseguir.

Cristofer Tolkien não é o JRR Tolkien, nem nunca será ele é filho, não sabe como seu pai sobre a obra deste, portanto pode interpretar como for.
 
:rofl:

Então você não considera o Livro Contos Inacabados né? :lol: Típico de Lyvio.

Sauron não é superior a tudo. Olórin era o mais sábio. PONTO!!!
Sauron era superior a Sarumam em tudo, aí concordo com você.

Sobre CI, é apenas ler. Os trechos mostram como Gandalf era superior. Agora, ler do seu modo, e ficar cego e sempre com a mesma opinião (errada) sobre Sarumam, já é (IMO) ignorância, mas isso não vem ao caso. (não quero tmar advertência, nem te irritar. Qualquer coisa, me manda MP, ok?)

E outra: Gandalf era o maior em espirito certo? Maiar são espiritos certo? (embora os Istar incorporaram corpos, o poder deles estava no espirito) Beleza....se ele era o maior de espirito, encarnado no hröa, ele era o maior. Ou não? Maior E mais sábio. E Sarumam era o mais habilidoso (:roll:)

Nunca disse que Gandalf era superior em TUDO. Mas, em poder (força de espirito, já que são todos maiar) e mais sábio. Isso está nas Obras, é só ler (a não ser que você não considere C. Tolkien. :roll: e os Contos :roll:³)
 
Claro que considero neithan, más eu me refiro que esse nrgocio de superior a os outros maiar só Saurom, superior em tudo.
 
Foi o que eu disse. Sarumam era mais habilidoso. Mas Gandalf era mais sábio e com maior espirito.

Voltando ao tópico: Radagast. Ele foi para o Pólo Norte, acho umas Renas, fez elas voarem e virou Rad, O Vermelho, mais conhecido como Papai Noel.

Falando sério: Creio que Tolkien nunca desenvolveu Radagast por completo. Tanto é que ele é citado apenas para compeltar lacunas. São pouquíssimos os textos que falam sobre a vida dele. Graças a isso, temos um destino rápido pra ele: Abandonou a causa dele, pois se apaixonou pelos animais e plantas da TM.
 
O fato de cidran advinhar que deveria dar o narya a gandalf não quer dizer que ele era mais poderoso, e sim o de maior confiança.
Ele não adivinhou que deveria dar o Narya e nem que Gandalf era o mais confiável. Ele adivinhou que Gandalf era o maior e o mais sábio dos Istari e por isso deu o anel a ele.

Cristopher não é tolkien, apesar do profundo conhecimento sobra as obras de seu pai, ele não pensa igualmente a ele, simplesmente tem uma interpretação sua assim como nós.
Com certeza. Mas a única coisa que eu postei ali que foi escrita por Christopher foi a frase que eu indiquei. Todos os outros trechos foram escritos por J.R.R Tolkien.
E sim, é apenas uma interpretação minha, o Contos Inacabados está cheio de textos incompletos de Tolkien e que muitas vezes entram em conflito, não dá pra ter como uma verdade absoluta sobre a obra, mas é bastante interessante e dá pra usar várias coisas como complemento. Mas claro, é sempre interpretação.

Quanto a esse texto de tolkien afirmar isso poste ele se é que existe que agente analisa direitinho, sem ele em mãos ainda não há claramente quem era o mais poderoso.

Ele não afirma, apenas disse que não sabe ao certo e acha isso.
Aqui está o trecho, escrito pelo prórprio J.R.R. Tolkien:
"Quem era 'Gandalf'? Diz-se que em dias posteriores (quando outra vez se ergueu uma sombra do mal no Reino) muitos dos 'Fiéis' daquele tempo acreditavam que 'Gandalf' era a última aparição do próprio Manwë, antes de seu retraimento final à torre de vigia de Taniquetil. (O fato de Gandalf ter dito que seu nome 'no Ocidente' fora Olórin era, de acordo com essa crença, a adoção de um codinome, uma mera alcunha.) Eu (é claro) não conheço a verdade neste caso; e, se a conhecesse, seria uma erro ser mais explícito do que Gandalf foi. Mas creio que não era assim. Manwë não descerá da Montanha antes da Dagor Dagorath, e a chegada do Fim, quando Melkor retornará. Para vencer Morgoth, ele enviou seu arauto Eönwë. Para derrotar Sauron, então, não mandaria algum espírito menor (mas poderoso) do povo angélico, alguém coevo e igual, sem dúvida, a Sauron nos seus primórdios, porém não mais? Olórin era seu nome. Mas de Olórin nunca saberemos mais do que aquilo que ele revelou em Gandalf."


Quanto a ser tão poderoso quanto Sauron, em um dos trechos usados por Christopher na compilação de Contos Inacabados existe aquele no qual é dito que Olórin temia Sauron, em contrapartida de assemelhar seus poderes, realmente, graças a esses fatos conflitantes, tornar-se impossível (ainda bem) precisar alguma coisa.
Nesse caso não vejo conflito. Olórin era humilde. Além do que, Melkor, o ser mais poderoso de Arda, sentia medo, mesmo dos filhos de Ilúvatar, infinitamente inferiores a ele.
 
Não é o mesmo "tipo" de medo, e o medo de Melkor advém de outro momento, e de outros sentimentos.
Compreendo a aproximação que fez, mas Melkor teme seus inimigos somente quando não mais possue todo seu poder, o que pode ser uma colocação simplista, mas lógica.
No entanto, lembro-me ainda de uma colocação em cartas onde é dito que Gandalf não poderia vencer Sauron numa luta de iguais, mas talvez o pudesse usando o Um Anel, creio que isso implique numa desigualdade de poderes, mesmo Sauron estando debilitado na Terceira Era.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo