• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quimica do Amor

Digo_s

Olifantástico
Entrando no clima do dia dos namorados vamos discutir aqui como esse complicado sentimento afeta a mente humana em contexto tanto filosofico como cientifico!

Se vcs puderem colocar aqui materias de alguns sites sobre o assunto para iniciar as discuções seria otimo! :mrgreen:, ou melhor! :grinlove:
 
Contexto filosófico?


Hummmm... seria uma inspiração pra que coisas belas sejam feitas :grinlove:

Muitos tiveram no amor sua matéria-prima que os tornaram imortais :grinlove:
 
Ok! Contexto filosófico saindo...

Empédocles (c.490-c.430 a.C.).
Filósofo grego. Pré-socrático.


Empédocles nasceu em Agrigento, Sicília, então parte da Magna Grécia, por volta de 490 a.C. Continuador da tradição dos jônicos, desenvolveu uma interpretação do universo em que todos os fenômenos da natureza eram entendidos como resultado da mistura de quatro elementos: água, fogo, ar e terra. Esses princípios, também chamados "raízes", seriam eternamente subsistentes, jamais engendrados, e de sua união ou separação nasceriam e pereceriam todas as coisas. Os quatro elementos se uniriam sob a força do amor e se separariam sob o influxo do ódio. Os mananciais e os vulcões seriam provas da existência de água e fogo no interior da Terra.
Segundo Empédocles, no poema Katharmoi (As purificações), do qual resta somente uma centena de versos, a intervenção do ódio está na origem de todas as coisas e dos seres individuais, que se vão diversificando até a separação total e o domínio absoluto do mal. Entretanto, o princípio do amor voltará a triunfar, unificando e misturando tudo até a configuração de uma só coisa, Sphairos, a esfera perfeita, na qual o mundo presente tem princípio e fim. No mundo atual há seres individuais e, portanto, ódio e injustiça, o que exige um processo de purificação que só terminará quando o amor triunfar. Mas esse triunfo é ainda relativo: a evolução dos mundos é um processo no qual se manifesta um domínio alternado do amor e do ódio, do bem e do mal.

Origem: http://sites.uol.com.br/e.terranova/empedocles.htm

Eu acho isso Genial. Relacionar princípios físicos aos relacionamentos e pensamentos humanos é algo que a física quântica e estudos da psicologia análitica (Jung) já vêem apontando. É curioso ver que Empédocles já pensava em algo parecido. Ao meu ver isso mostra o quão elegante é o Universo, os mesmos princípios e padrões permeiam tanto os ditos “concreto” e “abstrato”.
 
Nossa...eu acho q o amor é algo tãooooooooooooooo fprte que não dá pra escrever assim...quem ama sabe como é!
Vou pegar uns versos de Camões e depois posto aki^^
Obs: AMEI O TOPICO! :grinlove: :grinlove: :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo