• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem tem mais razão: Aldarion ou Erendis?

Swanhild disse:
A ilha naquela época estava longe de ser uma potência marítima, e a maior obrigação de um príncipe jovem não era passar a meior parte do seu tempo arriscando sua vida em viagens nas quais ninguém via sentido

Naquela época Númenor não era potência naval, mas tornou-se. Tornou-se como? Deve ter havido algum visionário, algum grande empreendedor por trás disso tudo. A maior armada de guerra da História requer tempo, planejamento, e uma grande liderança com visão para o futuro.
Àquela época parecia tudo muito sem sentido, as explorações e passeios levianos de um jovem imaturo, mas não era assim. Ninguém pode ser culpado pela própria imaturidade, principalmente quando se é jovem. O processo de desenvolvimento do comportamente humano acontece em etapas. Na juventude, o que parece "aventura", no futuro nitidamente pode vir a ser empreendimento. E não foi assim que aconteceu com Aldarion?

Mas é claro que ele errou! Errou ao atrasar-se tanto, falta de tato, de responsabilidade, da mesma maturidade que falei acima. Mas e a vontade de uma rainha que se nega simplesmente por não achar que o mar é seu lugar? E se Aldarion tivesse permenecido na ilha, como seria? Talvez a aliança com Gil Galad fosse muito menos sólida, não houvesse portos e fortificações pela Terra-Média, e lá em meados de 1600 da SE Sauron poderia vir a destruir completamente Eriador. Se havia uma armada e fortes e portos, Númenor e a Terra-Média devem o início desse processo às viagens sem sentido do jovem Aldarion.
 
Eu concordo com tudo isso, Maglor, e também acho, como você, que Erendis foi teimosa. \Como eu disse, os dois estavam errados. Mas o povo de Númenor não tinha como adivinhar essas coisas na época das viagens de Aldarion (em que pese ela ter durado 300 anos). E Aldarion começou como um jovem sem muita preocupação com o que seria do seu reino, interessado apenas em sua própria satisfação. E aí você fica pensando se isso fez algum mal a Númenor? Eu acho que não deixou de ter algumas consequências ruins para a ilha. Como por exemplo a incerteza sobre quem seria o próximo rei depois de Aldarion, isso porque ele não teve um filho homem.
 
E teve a prudência de criar uma lei que indistingüisse homens e mulheres como governantes?
Não teve filhos porque sua "situação conjugal" não estava boa. Mas não poderia estar melhor, ou pelo menos eles não estariam próximos por mais tempo, caso Erendis concordasse em fazer uma viagem e morasse por algum tempo na Terra-Média?

No final estavam mesmo os dois errados: Erendis era teimosa, e Aldarion, de certa forma, irresponsável com sua esposa. Mas Aldarion mostrou-se um visionário e um dos maiores reis de Númenor, e assim a razão pende muito mais para o seu lado.
 
Até concordo com o que a Swanhild defende. Sim, Erendis era mais rancorosa, mesquinha e egoísta. E sim, ela nunca abriu mão de nada pelos outros, como Aldarion.

Mas em se tratando de relacionamento, os dois foram fiascos cada um a sua maneira, e nenhum dos dois daria certo com qualquer outra pessoa. Ela pela possessividade, e ele pelo espírito livre demais.
 
Eu concordo qdo dizem q os 2 começaram errados. Eram tão diferentes q não podia mesmo dar certo, só acho q os 2 já sabiam dos sonhos e desejos um do outro, então acho q a Erendis já sabia q o Aldarion nunca deixaria de vez o mar. Por outro lado, ele quis "tirá-la" dos bosques dela (não lembro direito da história toda, mas sei q tinha algo assim) e isso não podia dar certo. Como acho q os 2 tinham culpa, não dou razão rpa ninguém :lol: Tenho pena é da Ancalimë, que não tinha nada a ver com isso e ainda ficou no meio do fogo cruzado.
 
Acho que Aldarion foi mais verdadeiro com Erendis, embora ele fosse um homem do mar, ele sempre voltava das suas viagens e Erendis era muito egoísta, só olhava e pensava no lado dela, queria tudo para ela no tempo dela.
Aldarion pelo contrário pensava nela e sempre voltava e tanto é que se casou com a mulher.

Acho que o melhor seria cada um seguir seu rumo. Ambos erraram, mas acho que Erendis foi mais egoísta.
 
Aldarion foi mais irresponsável...Erendis também errou mas, ele errou muito mais, mesmo com a justificativa de alguns de que " ele foi um visionário" oras, então Fëanor estava ileso de culpa por todos os seus atos porque ele era simplismente um gênio. :roll:
Eles eram muito diferentes, não daria certo mesmo...é um exemplo a ser seguido: nunca case com alguém que é o seu oposto! :lol:
 
Difícil mas dou razão para Erendis, se Eldarion sempre amou mais navegar do que ficar ao lado da família e cuidar deles, por que se juntou a ela?
Nos nossos sonhos sempre está incluído o amor também, ter alguém com quem compartilhar problemas, tristezas, alegrias, não somente aventuras, coisas materiais. Ele não teve conciência disso.
Já existe aquele ponto de vista de que ela deveria deixar ele seguir seus sonhos e suas conquistas porque isso deixava ele feliz e realizado, então entra aquela frase: " Quem ama quer ver a pessoa sempre de bem com a vida e feliz"...mas até onde isso é possível?As vezes a minha felicidade termina onde a dele começa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo